Democratização das comunicações

Este é um tema recorrente que, portanto, volta e meia entra em pauta. O blog acredita firmemente que seria bastante oportuna a criação, ou revitalização, de um movimento que possa lutar pela democratização das comunicações no Brasil.

Poderia ser reorganizado, por exemplo, um Fórum específico para tratar desse tema, como já ocorreu nos anos 80, com a participação dos sindicatos das categorias que integram o setor, como também de outras entidades da sociedade civil.

As instituições de ensino superior que mantêm cursos de jornalismo participariam do movimento. E, é claro, os debates, as reuniões teriam que ser públicos, abertos à população.

Na época acima referida, o coordenador do movimento era o jornalista e advogado José Rosa de Oliveira Neto, de saudosa memória, por sua integridade moral e ética. Assunto em pauta para discussão.

Fechamento de jornais – Ainda sobre comunicação, no último mês de novembro, encerraram suas atividades os jornais impressos: Jornal da Tarde, Marca Brasil e Diário do Povo. Esse fato evidencia o cenário de enormes dificuldades vivido pela imprensa brasileira. O Jornal da Tarde era do grupo Estado e circulava em São Paulo. O Diário do Povo tinha sede em Campinas. E o Marca Brasil era editado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A propósito, em Aracaju temos três jornais diários (Jornal da Cidade, Jornal do Dia e Correio de Sergipe). E um semanário (Cinform) que está nas bancas todas as segundas-feiras. Em tempo, também há o Superpopular, pertencente ao grupo do Cinform, que é editado às quintas-feiras. E alguns jornais alternativos que sobrevivem há algum tempo como o Folha da Praia, O Povão e outros.

Câmara de Aracaju: Vinicius Porto é o favorito
A cada dia que passa muda os nomes e as apostas sobre o futuro presidente da Câmara de Aracaju. O nome da vez é do vereador Vinicius Porto (DEM) que conta com o apoio do prefeito eleito, João Alves e a maioria das lideranças que apoiaram a candidatura vitoriosa.

Busca do consenso
Ontem Vinicius inclusive recebeu apoio de alguns vereadores da oposição. Vinicius Porto tenta agora formar uma chapa única que seja o consenso de todos os futuros 24 vereadores. Ontem à noite alguns vereadores de oposição procuraram o vereador Manoel Marcos (DEM) para que ele fosse o candidato alternativo. Manoel é do grupo de João.

Dilma pode inaugurar ponte dia 8 de janeiro
Uma luz ao final do túnel, ou melhor, da ponte. O governo estadual espera a confirmação da vinda da presidente Dilma a Sergipe para o próximo dia 8 de janeiro, uma terça-feira.  E que ninguém escute, meia dúzia de leitores. Por mais que informem que “faltam alguns reparos”, na verdade não falta nada.

No “tranco”
Que Deus ilumine a agenda da presidente para que os turistas e os sergipanos não esperem por mais tempo pela bendita ponte. Cá para nós: porque tudo em Sergipe tem que ser no “tranco”?

Todos caminhos levam ao Real Classic Hotel hoje pela manhã
E o prefeito eleito de Aracaju João Alves Filho (DEM) anunciará hoje, logo cedo, a partir das 7h, no Hotel Real Classic, os nomes dos futuros secretários da capital sergipana.

Lula visita Déda
Ontem, 27, o ex-presidente Lula visitou o governador Marcelo Déda no hospital Sirio Libanês, em São Paulo, quando da realização de mais um tratamento de quimioterapia. De imediato Déda postou as fotos no twitter com o agradecimento: "Recebendo a visita aqui no Sírio do meu querido companheiro e líder Luiz Inácio Lula da Silva". Só para lembrar: Lula venceu um câncer de laringe.

Shoppings Aracaju e uma boa notícia: lixo levado p/ local adequado
Depois do desgaste desnecessário com a cobrança do estacionamento (por conta da imposição do preço) os dois shoppings de Aracaju (Riomar e Jardins) demonstram a população que tem a preocupação e a responsabilidade social com o meio ambiente. Firmaram um contrato para que todo o lixo produzido nos dois locais sejam levados para o moderno Centro de Gerenciamento de Resíduos localizado em Rosário do Catete, único local em Sergipe que está preparado para tratar o lixo protegendo o meio ambiente e a saúde pública.         
                                                                         
Que as indústrias e outros segmentos sigam o mesmo caminho
Espera-se que as indústrias e outros segmentos, como o Shopping Prêmio (localizado em Socorro) e as grandes redes de supermercado e de atacado sigam também o caminho correto do descarte do lixo de forma adequada. Que esta atitude sirva de exemplo para outros empresários, que ainda fazem o descarte do lixo de forma inadequado não respeitando os seus clientes e destinando para lixões.

Anotem: João Alves passará para história por fechar o lixão do Santa Maria
Os leitores deste blog sabem que o titular deste espaço tem sérias restrições a forma de governar de João Alves, sobretudo, quando foi governador de 2002 a 2006. Porém, João Alves nunca foi de empurrar decisões com a barriga para agradar setores. Por isso não tem duvida que ainda em 2013 ele fechará a maior vergonha ambiental de Aracaju que é o lixão do bairro Santa Maria, até porque a legislação federal já obriga o fim de todos os lixões até 2014.

Déda mudará o perfil do seu governo nomeando Luciano Bispo?
E um dos pilares da gestão do governador Marcelo Déda, destacado até mesmo pelos opositores é preocupação com a moralidade administrativa. Ontem, 27, circulou a informação que o prefeito de Itabaiana, não reeleito, Luciano Bispo, poderá ocupar um cargo importante (secretário ou empresa) no atual governo por conta de um acordo dentro do PMDB. Seria uma indicação do deputado Luiz Mitidieri.

Liminares
Só para lembrar: Luciano Bispo tem diversos processos de improbidade administrativa e só conseguiu continuar no cargo por conta de diversas liminares. Luciano é um político carismático, mas como administrador público é um péssimo exemplo.

Nomeado e demitido pelo jornal
Questionado se irá compor o secretariado do prefeito João Alves, o ex-deputado Pedrinho Valadares foi irônico: “fui nomeado por alguns jornais e agora estou autorizando a estes jornais a me demitir”, disse. Pedrinho hoje é assessor do governador de Pernambuco, Eduardo Campos e um dos homens de confiança do presidente nacional do PSB.

Governo antecipa 2ª parcela de repasse do ICMS aos municípios
Sensível à situação dos municípios sergipanos, o governador Marcelo Déda autorizou o repasse nesta sexta-feira, 28, da parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente às receitas recebidas pelo Estado durante a última semana do mês de dezembro. Este repasse extra da parcela do ICMS, ainda da competência de 2012, ajudará no fechamento fiscal dos municípios sergipanos, fortemente afetados pela queda da receita do FPM.

Pedido
Conforme o secretário da Fazenda, João Andrade, o Governo repassa para os municípios, dentro do mês, a parcela do ICMS recebido nesta semana. "O Estado atende a pedidos dos municípios para ajudar no fechamento fiscal de 2012, ano muito sacrificado com a queda do FPM/FPE".

Emsurb e o comércio no Pré-Caju. Não seria melhor esperar a nova administração?
A administração está acabando e um diretor da Emsurb está tomando decisões que afetam o novo governo.  Marcou as inscrições para quem deseja comercializar no Pré-Caju até ontem e o sorteio para o dia 03 de janeiro. Será que o novo governo concorda com isso ou vai anular tudo e fazer de novo, sob nova orientação? O que está por trás da pressa? Ou será que esse Diretor pensa que vai ficar no cargo? Entre os dias 03 e 17, quando começa a festa, dá perfeitamente para inscrever e sortear.

Frei Paulo paga todas as contas de 2012
Quem acompanha este espaço sabe que já foram publicadas diversas criticas ao prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho, principalmente por conta de obras paralisadas. Porém o blog sabe reconhecer que as finanças do município, ao contrário da maioria esmagadora, estão em excelentes condições e o prefeito fechará o ano de 2012 não só com o pagamento dos servidores em dia, mas também todas as outras contas tendo a condição fiscal (certidões) completamente regularizada.

Professor Genaro
Como registrado ontem neste Blog, faleceu o professor Genaro, uma legenda do magistério sergipano. Introduziu o ensino da Matemática Moderna. E honrou, pelo seu conhecimento e por sua postura como mestre e cidadão, seus inarredáveis compromissos com a educação. Foi, sem dúvida, uma grande perda para o nosso Estado. Muito justa a homenagem que lhe prestou, em vida, a UFS: o título de professor Honoris Causa  daquela instituição de ensino superior.

Aviso sobre suspensão de serviços notoriais e de registro
O Tribunal de Justiça de Sergipe informa que, devido à manutenção de seus sistemas informatizados, haverá, de 2 a 6 de janeiro de 2013, a suspensão de todos os serviços notoriais e de registro. Os reconhecimentos de firma e autenticações de documentos serão realizados normalmente, pois o recolhimento dos emolumentos podem ser promovidos posteriormente.Essas informações, bem como a Portaria completa, podem ser acessadas através do link:http://agencia.tjse.jus.br/avisos/item/6738-interrupcao-no-sistema-informatizado-do-tjse

Definição de “repórter”
Uma das melhores definições da palavra Repórter foi dada, certa vez, pelo jornalista Acácio Ramos e imortalizada no livro “O Circo do Desespero”, que reúne algumas das reportagens escritas pelo jornalista Audálio Dantas, e publicada em 1976: “Repórter, meu senhor, é uma pessoa que pergunta.” É bom lembrar que Audálio Dantas, alagoano de nascimento, além de ter escrito alguns dos mais importantes textos já publicados na imprensa brasileira, teve participação decisiva à frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, durante o episódio do assassinato de Vladimir Herzog nos porões da ditadura militar em 25 de outubro de 1975. Audálio Dantas, o repórter, completou, recentemente, 80 anos.

Setrab e SergipeTec firmam parceria
Com o intuito de promover a formalização de Termo de Cooperação referente à oferta de cursos profissionalizantes, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), firmou parceria este semana com o 'Sergipe Parque Tecnológico' (SergipeTec). O convênio visa a oferta de cursos como Auxiliar Administrativo, Auxiliar Contábil, Manutenção de Micro, Inglês e Espanhol, a fim de fortalecer a qualificação profissional dos sergipanos. A assinatura do termo está prevista para a primeira semana de janeiro de 2013, bem como a abertura das inscrições aos interessados. As aulas das primeiras turmas dos cursos, a priori, serão iniciadas em fevereiro de 2013.

Rádio UFS
Estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe continuam protestando contra o acesso bastante pequeno que é concedido aos discentes na programação da Rádio UFS. O que poderia ser um ótimo laboratório para os alunos do curso de comunicação social não está sendo utilizado nesse sentido. A atual programação da 92 FM quase em nada a distingue das demais emissoras comerciais da frequência modulada.

Radiopatrulha comemora aniversário hoje,8
A Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), realiza nesta sexta-feira, 28, às 8h30, solenidade alusiva aos 47 anos de existência da Unidade. O evento, que acontece no auditório do Sest/Senat, contará com a entrega de medalhas de 10 e 20 anos de serviço prestados à corporação a determinados policiais militares.

Homenagens
Na oportunidade também haverá entrega de placas em homenagem a profissionais que mais se destacaram durante o ano nos seguintes aspectos: comportamento, companheirismo, apresentação pessoal, ética e dinamismo profissional. O Sest/Senat fica na Avenida Tancredo Neves, bairro Jabotiana, Aracaju.

Prêmio Esso de Jornalismo
A corrupção reinante no mundo do futebol deu o bi a profissionais da Folha de São Paulo no mais destacado prêmio jornalístico do país. Desta feita, na principal categoria do citado prêmio, a de reportagem, os jornalistas Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Matos e Sérgio Rangel foram contemplados com a láurea maior do certame pela série de reportagens “O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira”. Já em 2011, a mesma distinção fora conquistada pela jornalista Renata Lo Prete, com a reportagem “O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci.” Para refrescar a memória de nossos estimados leitores, Renata foi a jornalista que realizou a entrevista na qual Roberto Jeffferson revelou, para todo o país, o esquema do mensalão. A entrevista foi publicada também pela Folha de São Paulo.

Saldão com descontos de até 50%
Até este sábado, 29 de dezembro, o GBarbosa realiza o Saldão de Bazar e Eletro. São diversos produtos com descontos de até 50%: notebooks, TVs, celulares, além de artigos de cama, viagem e lazer, farão parte dessa grande festa de descontos, ideal para quem vai curtir o verão ou arrumar a casa para o Ano Novo. O público poderá aproveitar as ofertas nas lojas da rede de supermercados GBarbosa, presente nas principais cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco.

Futebol
Itabaiana atua amistosamente, sábado (29), contra o Fluminense de Feira de Santana, no Presidente Médici. /// Ronaldinho chega à Índia para lançar filme e causa tumulto. /// Na mira do Palmeiras, Riquelme reúne-se com o presidente do Boca Juniors. /// 5 mil torcedores corinthianos já visitaram a taça do mundial interclubes em apenas 3 dias. /// América de Propriá enfrenta dificuldades para estrear no campeonato sergipano. /// Estreias de clubes brasileiros já confirmadas na Libertadores da América: Fluminense e Atlético Mineiro em 13 de janeiro, Palmeiras no dia 14 e Cotinthians somente no dia 20 de janeiro. /// No ranking da CBF integrado por 229 clubes, o Confiança está na posição de número 81. É o primeiro dos seis sergipanos que figuram na classificação oficial da CBF. /// Na região Nordeste, o Dragão é ocupante da posição número 22.

Curtas
Sergipe lidera em oportunidades de emprego oferecidas em todo o Nordeste. /// Fiscalização intensificada no Ano Novo aperta o cerco nas infrações do trânsito. /// Após a nova lei seca, a PRF já puniu 29 condutores de veículos em todo o Estado. /// Financial Times chama Dilma de “rena do nariz vermelho”. /// Não falo sobre sucessão no meio do meu governo – palavras da presidente Dilma Rousseff. /// Ações de empresa de Eike Batista lideram perdas na BOVESPA em 2012. /// /// Obras contra enchentes ficam inconclusas na gestão de Kassab, prefeito de São Paulo. /// Dilma ironiza versão de RAIOS como causa de apagões. /// Presidente afirma que falhas humanas são responsáveis pelos “blecautes”. /// Vinícius Porto assume a liderança dos pretendentes à presidência da CMA. /// Principal postulante é ex-vereador, pertence aos quadros do DEM e é filho de um dos maiores seguidores de JAF. /// Senadora Maria do Carmo poderá assumir secretaria na PMA. /// Nomes confirmados são os de Carlos Batalha, Gorette Reis, Nilson Lima e Juvêncio Oliveira. /// Pastor Jony e Emmanuel Nascimento também desejam presidir a Câmara de Vereadores. /// Governo do Estado deverá reencaminhar o projeto 727 à Assembléia Legislativa, em janeiro. /// José Genoíno poderá assumir cadeira na Câmara dos Deputados na próxima semana. /// Mulher é demitida nos Estados Unidos “por ser muito atraente”. /// Paralisação dos trabalhadores da MULTSERV atrapalha o atendimento à população. /// Cerca de 30 por cento dos trabalhadores temporários acabam sendo contratados pelas empresas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/anderson_jor  Comunicar é acreditar que as palavras podem transformar ideias e ajudam a construir uma nova humanidade…

www.twitter.com/ClovisCBMelo A beira-mar somos tristes quando sonhamos. Na minha infância, no Rio Vermelho, em Salvador, gostava quando a onda se espalhava.

www.twitter.com/NadjaPiauitinga As vezes as lágrimas são um direito ou um merecimento

www.twitter.com/frednavarro Um país com 8 mil e tantos kms de praia, fora os rios, regatos, cachoeiras e chuveiros. E tem gente que reclama do calor.

www.twitter.com/Genildo_Farias Adoro que me invejem e me odeiem… Ninguém inveja um feio e ninguém odeia um fraco.

www.twitter.com/CABB07 Desabafo: Redes sociais ajudam a conhecer melhor as pessoas, mas também antecipam decepção. Custo acreditar em muitas idiotices q vejo aqui!

www.twitter.com/rosangeladoria Com caju a 1 real a unidade me senti na Finlândia comprando frutas exóticas do Brasil!

www.twitter.com/Gilbertotv As vezes os olhos falam mais que a boca, e quando você fala com os olhos, dificilmente a pessoa esquece.

ARTIGO

Turismo: Muito além das pontes             por Carlos Nascimento

Nos últimos anos para facilitar a acessibilidade aos nossos atrativos turísticos foram construídas pontes para substituir o sistema de balsas até então utilizadas para cruzar os rios Sergipe, Vaza-Barris e Real. Estas obras não só possibilitam melhorar o fluxo interno de turistas, mas também ampliam as possibilidades de acesso desde o vizinho estado da Bahia, especialmente a partir dos complexos hoteleiros do litoral norte baiano.

Cada ponte anunciada e construída gerou uma expectativa de aumento no fluxo turístico, o que de fato ocorreu e ocorrerá ainda mais. Entretanto os benefícios do turismo ainda não foram sentidos nos municípios diretamente impactados por estas infraestruturas.

Antes de tudo cabe colocar que tecnicamente somente é considerado turista se há um pernoite no destino, caso contrário é visitante. Faz-se necessário diferenciar para mostrar que o impacto das obras no turismo poderia ser maior se os municípios tivessem feito a parte deles.

Por ser a primeira das pontes iniciemos por aquela que cruza o Rio Sergipe unido Aracaju à Barra dos Coqueiros. Compreendendo o período de construção e funcionamento desta ponte duas administrações completas já passaram pela Barra dos Coqueiros, e qual o legado destas administrações para o turismo aproveitando-se da ponte? Não fora as intervenções do governo estadual tanto na promoção, quanto em obras infra-estruturantes nada haveria passado, e a cidade da Ilha de Santa Luzia seguiria cumprindo seu destino de ser uma cidade dormitório de Aracaju.

Mudando o olhar para o Litoral Sul, com as pontes sobre o Vaza-Barris e Real, a situação não muda, as administrações municipais nada fizeram para preparar os seus municípios para receber mais turistas, não há em nenhum município sergipano, o menor resquício de uma política municipal de turismo. Nos município muitas vezes confunde-se a atividade turística com promover eventos e a promoção do destino, quando há, deixando-se de lado as atividades que são inerentes ao governo municipal, tais como atração de investimentos, infraestruturas complementares, serviços urbanos (sinalização, limpeza, etc.); vigilância sanitária para garantir a qualidade dos meios de hospedagens e alimentação; transporte e trânsito para facilitar a acessibilidade aos atrativos, etc.

Dentre todos os municípios sergipanos nenhum tem um Conselho Municipal de Turismo instalado, poucos, mesmo dentre aqueles chamados municípios turísticos, têm um órgão municipal de turismo estruturado, não necessariamente um órgão especifico para o turismo, mas uma estrutura que conte muito mais que um secretário, ou diretor de departamento, que se desdobre para atender às suas inúmeras funções. Dadas as peculiaridades quem trabalha no turismo municipal não basta ser um técnico, um conhecedor da área, tem que conhecer minimamente o município e seu entorno, pois por certo não vai contar com o apoio de uma grande equipe que lhe dê suporte e, complemente com as informações que ele não possui.

Que venham mais pontes e estradas, mas que a estas acompanhem facilidades para a implantação de meios de hospedagem, bares e restaurantes, casas de show, locadoras de veículos, etc. Pois de nada adianta os turistas chegarem e não terem onde comer, hospedar-se e se divertir, e por certo eles não farão isto nos condomínios fechados que brotam em nosso litoral, a menos que também sejam pensados como turismo imobiliário, o que vai beneficiar somente uns poucos.
Os novos prefeitos têm um desafio colossal dotar seus municípios de tudo aquilo que estão carentes para fazê-lo realmente um município turístico e já se beneficiar imediatamente, não só do aumento do fluxo turístico que trará a infraestrutura rodoviária que vem sendo implantada, mas também do fluxo extra que acessará os nossos atrativos durante os grandes eventos que acontecerão no Brasil, tais como Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; e os Jogos Olímpicos, em 2016 (Salvador será sub-sede para futebol).

NOTAS DE ESCLARECIMENTOS

Nota Oficial do prefeito de Carira contra salário reajustado
Eu, Diogo Machado, prefeito eleito de Carira, venho a público, esclarecer aos meus eleitores e cidadãos de nosso município e de nosso Estado, que fui surpreendido ao ler na imprensa sergipana e nacional que sou o futuro prefeito mais bem pago do país.  Quero esclarecer, antes de qualquer outra afirmação, que sou absolutamente contra este salário abusivo e totalmente fora da realidade de nosso município, e que lastimo que a câmara de vereadores, ainda neste ano de 2012,  durante o processo eleitoral tenha aprovado uma lei que determinava este valor para o futuro prefeito, mesmo com vários servidores sem receber salários em nossa cidade. Quando este valor foi aprovado, eu não fazia parte da administração e ainda sempre, todos são testemunhas, fui contrário aos desmandos da administração anterior. Uma administração caótica que sequer teve o compromisso de realizar uma transição conosco, o que consideramos   uma atitude anti democrática e que não condiz com o atual momento histórico e social que vivemos. Diante do caos da atual administraçao, que fez com que muitas famílias carirenses ficassem sem receber salários, passando por dificuldades. Diante desta situação, o  Ministério Público bloqueou as ações de transferência financeira para evitar estes abusos ao erário público, ação esta que apoio incondicionalmente e desde já me proponho, assim que assumir, corrigir este equívoco e pedir oficialmente, junto a assessoria juridica da prefeitura a revisão do me salário e também a regularização da folha de pagamento do governo municipal.  Atenciosamente Diogo Machado, prefeito eleito de Carira.

Nota de Apoio ao Deputado Federal Laércio Oliveira
As entidades que subscrevem esta nota vêm a público externar seu apoio ao deputado federal Laércio Oliveira, tendo em vista as críticas de que ele foi vítima recentemente, por manifestar com liberdade sua opinião quanto à importância da aprovação, pela Assembleia Legislativa de Sergipe, de empréstimo disponibilizado pelo Governo Federal, o PROINVESTE. É uma posição com a qual concordamos integralmente. Destacamos que o deputado federal Laércio Oliveira defende uma posição legítima e coerente com sua atuação parlamentar focada no desenvolvimento de Sergipe, o que interessa não só aos setores produtivos, mas a todos aqueles que vislumbram um salto na qualidade de vida da população sergipana – parte dela responsável pelo mandato que Laércio Oliveira vem honrando por completo.Assim, o deputado nada mais fez do que agir conforme os princípios que norteiam seu trabalho na Câmara e, mais que isso, uma vida a serviço do bem comum, que todo Sergipe conhece.
FECOMERCIO- Federação do Comércio do Estado de Sergipe / FCDL- Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe / FACESE- Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Sergipe / FÓRUM EMPRESARIAL DE SERGIPE / CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju / ACESE- Associação Comercial e Empresarial de Sergipe / ACOMAC- Associação Comercial de Material de Construção / ASEOPP- Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas / ASSESPRO- Assoc. das Empresas Brasileiras de Softwaree Serviços de Informática  / ASES- Associação Sergipana de Supermercados / ADAS- Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados de Sergipe / ASSEDIS- Associação das Empresas do Distrito Industrial de Socorro / ABAV- Associação Brasileira das Agências de Viagens / ABIH- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe / SINDILOJAS  – Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe / SEAC- Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe / SINDESP-  Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe / SHRBS/SE- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Sergipe / SINDPESE- Sindicato do Comércio Varejista  Derivados de Petróleo do Estado de Sergipe / SINDETUR- Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe / SESCAP/SE- Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de Sergipe / SINCOMACTINTAS- Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Sergipe / SINCADISE – Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe / SINCOVESE- Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“As dificuldades fizeram-se para serem vencidas.” Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), industrial e político brasileiro nasceu em 28 de Dezembro de 1813 e morreu 1889.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais