Deotap, MPE e TCE unidos: Antidesmonte não será abortada

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde o início desta semana voltaram os rumores nos bastidores que tem autoridade e ex-prefeitos já apostando que a Operação Antidesmonte

 não vai apenas pegar “meia dúzia de gatos pingados”, que não tem pedigree, ou seja, não tem padrinhos no poder.

O blog continua otimista, não que não possam existir pressões, mas porque os membros do Deotap, do MPE e do TCE que estão nesta operação  têm responsabilidade com o erário e suas funções. Aliás, com o retorno das férias da delegada Danielle Garcia, certamente será finalizada no Deotap a investigação da Operação Antidesmonte e nos próximos dias os membros dos órgãos envolvidos devem anunciar tudo através de uma entrevista coletiva.

Só um detalhe para alguns desavisados, principalmente ex-gestores: tudo levantado no MPE, no TCE e no Deotap tem cópias com pessoas sérias e comprometidas. Se algo mudar, se algo for alterado ou retirado a sociedade sergipana saberá da verdade, através de parcela da imprensa também comprometida com a verdade. Inclusive os nomes dos responsáveis por qualquer tentativa, que pode até acabar sendo investigado pela PF já que envolve recursos federais, através do FPM.

Os ex-gestores que comemoraram o aborto antecipado da operação “quebraram a  cara”. Os sergipanos saberão de tudo e aplaudirão mais uma vez o Deotap, o MPE e o TCE.

Quem lembra do conselheiro, codinome “Touro sentado”
E com os boatos de bastidores um político aposentado lembrou do conselheiro do TCE de Sergipe que tinha o codinome de ”touro sentado”. Quando chegava em suas mãos algum processo de um político amigo o processo parava. Dizia-se que ele sentava no processo e ninguém, ninguém mesmo arrancar do gabinete dele…

Colégio Militar Público. Pode ser, desde que não seja entregue para a PMSE administrar
E o deputado capitão Samuel quer o governo do Estado criando um Colégio Militar Público. Pode até ser, desde que não passe para a PMSE administrar. Tem que ficar na competência da SEED. Em 2012 foi fechado o Colégio Militar em Sergipe que era cuidado por uma entidade da PMSE. Foram escândalos e mais escândalos. Lugar da polícia é nas ruas. O Colégio Militar, se for criado, deve ser gerido por educadores, de preferência sem vinculo algum com a PM.

Liderança nova 
E mesmo com o desmentido do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho que não tem acordo com o ex-deputado Machado para federal em troca do apoio ao filho dele para estadual, alguns meios de comunicação insistem na divulgação de um só lado. Parece que o factoide é para cacifar Machado já que Valmir de Francisquinho, que é uma liderança jovem jamais apoiaria um ex-deputado em fim de carreira. 

Governo estadual começa PMI para estudos de duplicação e concessão da BR-235 em SE, com autorização do Ministério dos Transportes
O governo do Estado, através da secretaria da Casa Civil, a qual a Agência Reguladora de Serviços Públicos – Agrese é subordinada, criou um grupo de trabalho (publicado no Diário Oficial de ontem,31) para a realização de um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, para fins de concessão do trecho da BR-235 que fica em Sergipe. O governo recebeu autorização do Ministério dos Transportes para realizar o PMI. O grupo terá integrantes da Agrese, Secretaria de Infraestrutura e DER/SE.

Preocupação com aumento do tráfego de veículos já que trecho da BR-235 na Bahia está sendo duplicado
Uma das preocupações é melhorar as condições de trafego na BR-235 em Sergipe, principalmente porque na Bahia, o trecho da referida BR vem sendo duplicado. O PMI vai realizar um estudo de viabilidade, com a contagem do tráfego de veículos e outras ações e a realização de um projeto.

DNIT não tem estudo nem projeto. Solução mais rápida é uma PPP
O DNIT/SE não tem estudo de viabilidade de duplicação da BR-235 e muito menos um projeto elaborado. Se for depender do governo federal a duplicação não sai. Aliás, a solução mais rápida pelo momento econômico que o país passa é uma PPP.

Atenção Energisa: trecho na rua Laura Fontes, na 13 de Julho, com problema em uma fase
Desde as chuvas fortes da semana passada, quando um transformador estourou próximo da esquina da Avenida Anisio Azevedo com a Rua Laura Fontes no Bairro 13 de Julho, um trecho da referida rua (entre a Rua Moacir Rabelo e a Av. Anísio Azevedo) que tem uma clinica, escritório de advocacia, uma construtora, residências e outros estabelecimentos comerciais encontra-se com um problema em uma fase. Quando são ligados diversos aparelhos, principalmente de ar-condicionado, eles não funcionam porque a energia não está chegando normalmente.

Assédios sexuais: áudios serão divulgados aos poucos nas redes sociais
E o sergipanos, nos próximos dias, terão a oportunidade de comprovar se estão com os ouvidos em pleno funcionamento. Serão divulgados áudios (gravados por celulares) onde um conhecido gestor público pratica assédio sexual contra servidoras. A voz é conhecida, só que está mais baixa e muito melosa. O ato é tão normal  por onde ele passa que, com certeza, não saberá direito identificar as gravações. Agora quem ouvir pelas redes sociais não terá dificuldade de identificar o meliante. Digamos assim…Alto lá!

Segundo Jornal da Globo, Sergipe é o mais violento do país
Num grupo de 100 mil pessoas em Sergipe, no ano de 2015, 58 foram assassinadas, a maioria relacionada com o uso e consumo de drogas.  Enquanto que em todo país o índice foi de 30 pessoas. Foi este índice que colocou o Estado de Sergipe como o mais violento do país na reportagem divulgada na terça-feira, pelo Jornal da Globo. Liderar o ranking do mais violento é um triste retrato para Sergipe.

Na saúde, o “Hora 1”, também da Globo divulgou tomógrafo quebrado
Outra reportagem negativa sobre Sergipe foi exibida logo cedo na Rede Globo no telejornal “Hora 1”, das 5h às 6h. Numa reportagem da Carla Suzanne foram mostrados pacientes que necessitam do tomógrafo do HUSE que está quebrado há vários dias. Será que o secretário Almeida Lima vai culpar a imprensa novamente?

Hospital de Lagarto não foi fechado, somente interdição ética. Liminar derrubou interdição ontem
O Hospital regional de Lagarto não foi fechado como informou o blog, sofreu intervenção ética por parte do Conselho Regional de Medicina. São problemas de escalas médicas. O Hospital vai passar para administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por conta do Campus da UFS de medicina existente no local. Leia abaixo nesta edição nota da Secretaria de Estado da Saúde informando da liminar que derrubou a interdição ética. 

Sobre o percentual de 46,55% com pessoal no relatório fiscal do governo
E ontem, 31, após o blog publicar que o relatório de gestão fiscal do governo estadual apontou gastos exatos de 46,55% com pessoal, o limite nem mais, nem menos, para conceder reajuste alguns servidores enviaram e-mails e pediram o anonimato, porque são técnicos que atuam em algumas áreas governamental.

Gatilhos
Um deles questionou: Depois desses cabalísticos (?) 46,55% da despesa de pessoal, em relação à Receita Corrente Líquida, o governo do estado vai pagar os gatilhos atrasados aos servidores da Administração Geral, que estão a ver navios há mais de 5 anos?

“Façanha” e republicação do edital para procurador
Outro lembrou do concurso para procurador: É muito estranho, no último quadrimestre o governo do estado ter alcançado o exato percentual de 46,55% da despesa de pessoal, justamente o fiel da "máquina" que autoriza ou não autoriza a concessão de reajuste de salários para servidores públicos. Como essa "façanha"da Sefaz, a PGE vai republicar o edital do concurso para Procurador do Estado que havia cancelado?

Perguntar não ofende?
Já outro técnico em gestão pública: “Alguém no TCE e na Alese já pensou em aferir a máquina calculadora que a Sefaz utiliza para calcular os percentuais da LRF?Certamente, teriam que chamar o Inmetro, para ajudar a tamanha tarefa de encontrar números, percentuais e outras "coisitas" mais!

Aumento ou enrolação
E um servidor considerado “barnabé” desabafou: “O Governo do Estado está encima da marca do pênalti, dos 46,55% no limite prudencial da LRF, vai chutar o pau da barraca fiscal e dar aumento de salário pra todos os servidores? Ou vai continuar enrolando os bobos que acreditam na "máquina calculadora" da Sefaz.”

Recursos para abastecimento
Após garantir liberação de recursos para adutora do São Francisco e barragem de Poço Redondo, o governador Jackson Barreto foi recebido pelo diretor da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, e pediu celeridade no financiamento de R$ 30 milhões para implantação de novas ligações domiciliares de água. O investimento beneficiará aproximadamente 40 mil pessoas em todo o estado, com ênfase nos municípios do Alto Sertão.

Delegado reafirma que governador estava incomodado com operações do Deotap
O delegado da SSP/SE, Alessandro Vieira, ao conceder ontem,31, entrevista a Carlos Ferreira, no Jornal da Ilha, reafirmou que “em conversas antes da exoneração o fato que incomodava o governador era a forma como conduzíamos a instituição Polícia Civil focada na investigação dos crimes contra a administração pública”, disse.

Reclamação
Segundo o delegado  existia uma reclamação constante sobre a exposição de investigados que tem cargos políticos, que são lideranças políticas, ou que são financiadores tradicionais de campanha. “Isso incomodava o governador do estado, ele falou algumas vezes com a gente sobre isso”, esclareceu Alessandro afirmando que Jackson Barreto estava insatisfeito com as investigações feitas.

Médico fala nesta quinta sobre a cardiopatia congênita
A importância do diagnóstico precoce e o devido tratamento da cardiopatia congênita serão alguns dos pontos abordados, na manhã de hoje (1/6), pelo médico cardiopata André Sotero, no plenário da Assembleia Legislativa, às 10h.

Dia Estadual da Cardiopatia
A exposição foi proposta pela deputada estadual Maria Mendonça (PP) – autora da Lei que instituiu o 12 de junho como Dia Estadual da Cardiopatia Congênita – em virtude do grande número de crianças afetadas pela doença, que surge nas primeiras oito semanas de gestação.

Alerta e atenção
“É nesse período que se forma o coraçãozinho do bebê”, observou Maria, acrescentando que essa é uma explanação relevante, pois traz um alerta sobre o problema e chama a atenção da sociedade e, especialmente dos pais, sobre a necessidade do rápido diagnóstico e do tratamento dessa anomalia que afeta a estrutura ou função do coração da criança, ainda em processo de formação.

Aracaju: vereadores foram à Brasília por conta própria, sem recursos públicos
O O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), esclareceu ontem, 31, que os vereadores que viajaram esta semana para Brasília, foram com recursos próprios. "A Câmara não pagou nenhuma diária aos parlamentares, nem passagens aéreas, conforme estão especulando", informa.

Apoio 
Os vereadores Palhaço Soneca (PPS), Thiaguinho Batalha (PMB), Manoel Marcos (PSDB), Vinícius Porto (DEM), Anderson de Tuca (PRTB) e Professor Bittencourt (PCdoB) foram à capital brasileira, buscar apoio para a realização do Forró Caju este ano.

Forró Caju: declaração de Edvaldo deixa vereador revoltado
O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, fez um discurso duro na Câmara lamentando a declaração do prefeito Edvaldo Nogueira, na FAN FM, ao radialista George Magalhães, que quando questionado se não podia fazer o Forró Caju apenas com artistas locais porque prezava pela qualidade do evento.

Valorização
“Só terá Forró Caju se puder trazer Aviões do Forró, Wesley Safadão, Elba Ramalho, As Coleguinhas e etc. Então, o que me indigna é a falta de valorização com os artistas locais pelo prefeito, que hoje pela manhã ouvi sua declaração de que a festa sem artistas de fora não teria qualidade. Ele tentou se retratar, mas não conseguiu”, declarou o vereador.

Cachês
“A maioria dos artistas locais apoiaram a candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira. Os músicos queriam que Edvaldo voltasse e está ai a resposta. Só acontece o Forró Caju se vierem artistas de fora para ganhar mais de R$ 500 mil. Agora para pagar R$ 2 mil aos artistas locais não tem”, criticou o vereador.

Sistema de Acessibilidade nas Praias de Aracaju
com as questões que envolvem o direito à acessibilidade, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou esta semana na Câmara de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei (PL), de sua autoria, que institui o Sistema de Acessibilidade nas Praias de Aracaju, denominado “Praia para Todos”.

Calçadões
O vereador lembrou que muitas das praias brasileirasencontram-se inacessíveis às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Quando muito, o acesso restringe-se aos calçadões existentes. “Este projeto tem como propósito garantir o acesso e ofertar praias acessíveis aos cidadãos com dificuldade de locomoção. Desta maneira, serão garantidas condições de acesso físico para estas pessoas, o que sem dúvidas, irá proporcionar um novo contexto de qualidade de vida para muitos cidadãos. É a busca pela igualdade que faz a diferença!”, disse Juvêncio Oliveira.

Principais Benefícios
Referente às principais atividades oferecidas pelo Sistema de Acessibilidade Praia para Todos, Juvêncio ponderou que o mesmo tem a intenção de “garantir esteira para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias de fácil deslocamento pela areia e que flutuam na água, atividades esportivas adaptadas como natação no mar, frescobol, vôlei de praia, peteca e surf adaptado, além de handbike para empréstimo, jogos recreativos, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia, sinalização sonora e piso tátil, como também barracas de sol e tendas de apoio em locais estratégicos com equipe especializada”.

Ministério Público acata denúncia do Fórum em Defesa da Grande Aracaju sobre a construção da Avenida Perimetral Oeste.
No dia 05 de dezembro de 2016 o Governo do Estado de Sergipe realizou audiência pública na Escola Armindo Guaraná, em São Cristóvão, com o intuito de apresentar o Relatório de Impacto Ambiental da Avenida Perimetral Oeste.

Trecho
Trata-se do projeto de construção do trecho 2 da avenida Perimetral Oeste, nos municípios de Aracaju e São Cristóvão, com extensão de 13,67 Km, indo do Centro Administrativo Governador Augusto Franco até o Bairro Santa Maria, passando pelo município de São Cristóvão, na região da Universidade Federal de Sergipe.A audiência é obrigatória para a realização da obra. Ocorre que o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, em 15 de dezembro, protocolou denúncia junto ao Ministério Público Estadual, alegando irregularidades e pedindo a anulação da audiência.

Dispositivos
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju elencou vários dispositivos de lei que o Governo de Sergipe teria descumprido e por isso solicitou a anulação daquela audiência e a realização de outras audiências nos bairros onde a avenida vai passar.No entendimento do Fórum em Defesa da Grande Aracaju houve nítida falha da administração estadual na divulgação do ato, o que resultou no cerceamento e na baixíssima participação da população local na audiência pública.

Terceiros
José Firmo, Coordenador o Fórum, alegar que só tomou conhecimento da audiência naquele mesmo dia através de terceiros. “A audiência sequer foi divulgada nos canais institucionais do Governo do Estado, como a Agencia Sergipe de Notícias e os demais endereços eletrônicos do Governo do Estado. Mesmo quando pesquisamos através dos sites de busca, sequer menção à aludida audiência é feita” reclama.

Opções
Outro integrante do Fórum que esteve na audiência e que reclama é Joseilton Nery. Morador do Bairro Jabotiana, Joseilton diz que “não foram apresentadas opções alternativas do traçado da via, impedindo que a população pudesse optar por outros traçados que não causassem maiores danos à flora e à fauna, notadamente no trecho da via compreendido entre o Centro Administrativo e o conjunto Santa Lúcia, onde grande área de manguezal seria suprimida, margem do Rio Poxim aterrada e necessidade de construção de ponte no local”.

Oficiados
O Procedimento Preparatório de Inquérito Civil foi instaurado na 5ª. Promotoria de Justiça do Cidadão Especializada na Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo Patrimônio Social e Cultural, que tem à frene o Promotor Eduardo Matos.A Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) e o Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária (DER) foram oficiados pelo MPE e já apresentaram os documentos solicitados.

Cantor José Augusto Sergipano.
Será amanhã no Clube do Banese a partir das 21h. Este evento visa resgatar a memória do maior cantor de Sergipe de todos os tempos. José Augusto terá os seus grandes êxitos rememorados, não perca,   será um dos maiores eventos de todos os tempos, vc pode adquirir sua mesa no próprio Clube, na portaria, ocasião do evento.Clique no link para visualizar chamada: 

www.twitter.com/frednavarro   1) Vc se corrompe 2) Fatura $$$ milhões 3) Dá azar e cai 4) 1 $ p/advogados 5) 1 $ volta à Justiça 6) 1 $ no bolso e prisão em casa. Moleza.
PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira   Seja esperto, a falsidade de algumas pessoas não tem limite!

www.twitter.com/AntonioSamarone   E as mudanças na Saúde? Distribuir ambulâncias apenas transfere a demanda, é a empurro terapia.

www.twitter.com/delucca   Um homem que grava vídeo transando com uma mulher e falando 'É Bolsonaro, porra', tem um conflito sério na sexualidade para trabalhar, né?

NOTA À IMPRENSA – SES – Liminar suspende interdição ética Hospital de Lagarto 

Acaba de ser concedida medida liminar determinando a suspensão imediata da interdição ética no Hospital Regional de Lagarto. A FUNDACAO HOSPITALAR DE SAUDE DE SERGIPE ajuizou MANDADO DE SEGURANÇA, em face de ato da Sra. Presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, ROSA AMÉLIA ANDRADE DANTAS, objetivando a suspensão.
Na argumentação, a FHS lembra que a unidade médica do SUS estadual é classificada como de "portas abertas", ou seja, do tipo que não pode negar qualquer atendimento aos necessitados.
Argumenta ainda que o Hospital Regional de Lagarto é definido como de média complexidade, cobre 9 municípios do Estado de Sergipe e é responsável por estar disponível a mais de 250 mil usuários do SUS, não sendo aceitável a sua interdição. Além disso, conforme se infere do Relatório de Gestão apresentado no ano de 2016, o Hospital foi responsável por 3.413 internações, tendo realizado, ao todo, 1.658 cirurgias (gerais e ortopédicas), 109.981 procedimentos diagnósticos e clínicos e 107.627 consultas/atendimentos/acompanhamentos, o que põe longe de qualquer dúvida a sua relevância para a região.
Esclarece que a assunção da gestão do Hospital Regional de Lagarto pela EBSERH ainda não restou totalmente concretizada, em virtude de pendências contábeis e orçamentárias, permanecendo, por ora, a gerência da Fundação Hospitalar de Saúde sobre a unidade hospitalar em questão. A Secretaria de Estado da Saúde terá o prazo necessário para regularizar algumas situações apontadas no relatório apresentado pelo CRM sem a necessidade de uma interdição cujo aspecto foi considerado ilegal.

Ascom /SES

DO LEITOR

Desabafo!!!
Karina Drummond (Diretora do COMBAZE Conselho das Associações de Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju): “Três fotos que retratam nossa angústia e tristeza perante ao crescimento urbano desordenado de Aracaju.Muita luta e…O descaso reina! É com 

muita tristeza que público as fotos.Porém,hoje clamo por APOIO E SOCORRO aos ambientalistas, líderes de associações, presidentes de Conselhos,ONGs,OSIPs e até mesmo as Associações que representam a construção Civil em nosso Estado.Vamos nos UNIR,necessitamos pensar o que de fato queremos para Sergipe e acima de tudo colocar em prática.Vamos sair do discurso e AGIR!Foto:Manguezal e Lagoa terreno em frente ao Petroclube.”

Uma esculhambação…
Do sargento Moraes: “Nao é  nenhuma  novidade  ver  foto  de  vereador  todo. Orgulhoso  no meio  de  autoridades  em Brasília. As viagens  no entanto,  oneram  os  cofres  públicos , o parlamentar  embolsa  diárias  e, de  concreto , pouco   acontece,   porque  vereador  não tem  peso  político  em  Brasília  para  barganhar  investimentos  ,  ainda  mais  em  época  de  crise.Fora ,  que  sua  missão  está  bem  longe  do Distrito Federal. Tou certo, ou errado? O fato  é  que   SERGIPE  elegeu   oito  deputados  federais  e  três  senadores  justamente  para  pleitear  recursos  federais  ao Estado.  Eles,  ao  contrário  dos  vereadores  , tem  poder  de  barganhar  com  o  votos  no Congresso  . Além  disso,  todos  têm  escritório  nas  cidades  sergipanos  e  recebem  verba  indenizatória  para  percorrer   o  estado  e   ouvir  as  necessidades  dos  vereadores  e  da  população  em geral.”

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
"Sorria para fazer sorrir aqueles que sofrem" Marinho Chagas, futebolista brasileiro, morreu em 01 de junho de 2014 (n. 1952).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais