Devaneio: reforma política de verdade

0

Mercadoria de alto valor, exposta ano após ano nas vitrines do parlamento brasileiro, sem nunca ter vingado qualquer tentativa feita visando à sua negociação, eis que, mais uma vez, a discussão sobre a tão ansiada reforma política estará, a partir de hoje, em foco, na Câmara dos Deputados.

De antemão, já se sabe que os pontos mais importantes da matéria não serão aprovados. São diversos os temas que habitam o imaginário popular nessas últimas décadas. O financiamento público de campanhas é um deles. No financiamento através de empresas privadas reside o grande fator de incentivo à corrupção eleitoral.

Outro assunto que preocupa os eleitores é o excessivo número de partidos políticos. Aliás, das dezenas deles hoje existentes, a grande maioria é um simulacro de partido político, verdadeiras legendas de aluguel, que não têm filosofia ou ideologia, interessados, mesmo, seus dirigentes, em faturar, ao negociar apoio às grandes agremiações partidárias.

Outros temas que deverão passar longe de mais essa encenação de reforma: extinção da reeleição para presidente, governador e prefeito, a eliminação do cargo de suplente de senador. Eliminação do voto obrigatório, transformando-o em facultativo, nem pensar.

Parece mesmo que a intenção é seguir aquela expressão de Lampedusa: “Mudar, para que tudo fique como antes.” Pertence ao senso comum o pensamento de que só se muda para melhorar, para avançar, para progredir.

A propósito, o veterano jornalista Carlos Chagas, em recente artigo, afirma que “sobra a coincidência das eleições todas num mesmo dia, sejam municipais, estaduais ou federais.” E, lembrando outro expoente do jornalismo e da dramaturgia, Nelson Rodrigues: “Se estivesse entre nós, o Nelson escreveria que toda reforma é burra.”

A verdade é que, em meio a tantos temas importantes, o que parece estar empolgando mais os nossos ilustres deputados e senadores é, justamente, a unificação de todas as eleições, em seus vários níveis. Só falta mesmo algum deles sugerir a volta do “voto vinculado”. Vocês duvidam? É esperar.

Em tempo: uma nova regulamentação das coligações partidárias e a extinção do voto de legenda despontam como itens de fundamental importância para a sociedade. Lamentavelmente, ninguém acredita que os membros do Congresso aprovem medidas no campo eleitoral e político que venham a suprimir os seus atuais privilégios.

É aí que entra a hipótese de uma constituinte exclusiva para tratar da reforma política, enquanto o Congresso continuaria funcionando, normalmente. Só que não tem jeito. Apenas o poder legislativo – o Congresso Nacional – pode aprovar essa idéia. Qual a saída, então, caro leitor?

Encontro Nacional de TC`s defende criação do Conselho Nacional
Quem pensa que os conselheiros dos Tribunais de Contas são contra ao controle externo estão enganados. A cada encontro nacional eles reforçam a necessidade de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas.

Ponto
No último encontro nacional realizado de 12 a 14 de Novembro em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), na declaração tirada ao final da reunião entre os pontos constou: defender a criação do CNTC – Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, com competência de integração, normatização, padronização, Correição e centralização de planejamento estratégico, indispensáveis ao fortalecimento do Sistema de Tribunais de Contas.

Controle Externo
Depois que o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, foi criado e está dando resultados positivos cresce no país o movimento pela criação do CNTC. Será um grande instrumento não só de controle externo dos Tribunais de Contas, mas também para ajudar aos órgãos numa melhor atuação em prol da sociedade. Que a emenda constitucional seja voltada o mais rápido possível.

Falece Manoel Cardoso Barreto, o Manuca
Faleceu ontem, 25, na UTI do Hospital Primavera, o ex-odontólogo e professor emérito da UFS, Manoel Cardoso Barreto. No final da década de 50 do século passado, Manuca, como era conhecido, exerceu o magistério no Colégio Estadual de Sergipe, tendo sido, inclusive, seu diretor. Desportista, presidiu o Cotinguiba Esporte Clube e em 1964 assumiu a presidência da Federação Sergipana de Desportos, atual Federação Sergipana de Futebol. Deixa viúva sua segunda esposa, D. Marlene. Seu filho, Manuel Nunes Barreto, também é odontólogo. Vários desportistas e profissionais ligados à odontologia estiveram presentes na Colina da Saudade, onde ocorreu o velório e o seu corpo foi sepultado, às 17 horas.

Bens bloqueados
O senador Mário Couto, do PSDB (PA), teve seus bens bloqueados pela Justiça. Foi ele quem, há um mês, pediu, da tribuna do Senado Federal, uma “limpeza” do Congresso aos ministros do STF. Ele afirmou que todos são ladrões.

Bens bloqueados II
Ocorre que ele está sendo acusado de participar de um esquema de fraudes em licitações na Assembléia Legislativa do Pará, na época em que era presidente da Casa. O Ministério Público foi quem denunciou o parlamentar paraense. A Justiça quer que os envolvidos no esquema devolvam cerca de 13 milhões de reais aos cofres públicos.

Estacionamento no MPE
Tem advogado defendendo que os consumidores dos dois shoppings acionem o Ministério Público para combater o preço abusivo dos estacionamentos. E como os dois são do mesmo dono os preços são os mesmos. Em algumas capitais o cliente tem a opção de apresentar a nota fiscal das compras (com um valor mínimo) e não necessita pagar pelo estacionamento. Uma boa alternativa.

Interina
A secretaria-adjunta de Estado da Saúde, Joélia Silva ficará com interina na pasta até o governador Marcelo Déda anunciar toda a reforma administrativa.  Dentro do próprio governo tem gente torcendo para que ela seja galgada a titularidade porque é uma técnica competente com trânsito fácil em Brasília e tem o respeito das entidades médicas de Sergipe.

Ciclovias
Um abuso flagrante vem ocorrendo na ciclovia da Av. Beira Mar. Ciclistas irresponsáveis imprimem velocidades acima do normal, causando situações perigosas para os pedestres. Como se sabe, a pista da ciclovia é exclusiva, mas o Código de Trânsito fixa uma velocidade máxima permitida.

Ciclovias II
É bom frisar que ciclovia é uma coisa. Já velódromo, ou seja, pista de corrida para bicicletas é algo totalmente diferente. Será que a SMTT não poderia fiscalizar esses abusos? Já os motociclistas continuam fazendo o que desejam, no já bastante problemático trânsito de nossa capital.

Médico receberá hoje, 26, título de cidadão aracajuano
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá Título de Cidadania Aracajuana ao médico Ademar Lopes. A propositura para a homenagem é do vereador Dr. Emerson (PT) e foi aprovada por todos os parlamentares. A solenidade acontecerá hoje,26, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) a partir das 19h.

Sergipe na Feira de Gramado
Encerrando a participação de Sergipe, este ano, em eventos e feiras de turismo por todo o Brasil, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) participaram do 24º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). Em 2012, o Festuris reuniu mais de 300 expositores, dentre estes, 40 internacionais.

Homenagem a Silvinha
Na Noite Sergipe, evento, que acontece há 14 anos, foi homenageada Sílvia Oliveira, que faleceu no primeiro semestre e grande incentivadora do turismo de Sergipe. Durante a Noite Sergipana, os agentes e operadores que participaram da Festuris conheceram peculiaridades de gastronomia e cultura de Sergipe culminou com um grande show com a participação da cantora Maysa Reis.

Produto Interno Bruto
O PIB brasileiro caiu 0,52 por cento em setembro, segundo o Banco Central.

Arena rediviva
A Aliança Renovadora Nacional está sendo recriada por um grupo de jovens, segundo eles para lutar contra os riscos do comunismo em nosso país. O programa e o estatuto do partido foram publicados no dia 13 de novembro no DOU – Diário Oficial da União. Se conseguir 500 mil assinaturas, a nova legenda terá direito ao Fundo Partidário e poderá disputar as próximas eleições, em 2014.

Confirmação
O prefeito de São Paulo ratifica seu apoio à presidente Dilma Rousseff. De outra parte, o PSD, de Kassab, assumirá um Ministério, que poderá ser a pasta das Micro e Pequenas Empresas.

Termina Fitec 2012
Terminou ontem, 25, a 4ª Edição da Feira de Indústria e Inovação Tecnológica de Sergipe – Fitec, que aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe.  O evento contou a participação de 80 empresas de vários segmentos e um público estimado em mais de 15 mil pessoas.O coordenador da Fitec, Alexandre Porto avalia que a feira é abre perspectivas grandes para os expositores porque muitas novas empresas são descobertas e firmam parcerias e negócios.

Consciência ambiental
A Estre Ambiental, empresa brasileira que está presente em alguns países da América do Sul e Estados brasileiros e em Sergipe implantou o Centro de Gerenciamento de Resíduos em Rosário do Catete participou da Fitec  dando ênfase ao “Lixo é só o começo”.  Estre tem uma visão integrada de todo o processo de gestão de resíduos, buscando novas soluções para redução de custos e riscos ambientais.

Proteção
Segundo o gerente da unidade da Estre em Sergipe, Francisco Aragão os Centros de Gerenciamento da empresa oferecem proteção ao meio ambiente e à saúde pública. “Possuem alta tecnologia no tratamento de liquidos, o conhecido chorume e um sistema de remoção e queima dos gases do efeito estufa entre os mais eficientes do mundo”, explicou.

Importância da feira
Francisco disse que foi importante a Estre participar da Fitec porque há quase um ano em Sergipe foi a primeira vez que a empresa foi apresentada para os sergipanos num evento desta natureza. “Colocamos os nossos serviços à disposição dos sergipanos”, disse, afirmando que a Estre tem uma preocupação também com efluentes não domésticos e recuperação de áreas degradadas e solos contaminados.

Lançamento do livro “Os Camaristas” dia 28
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) fincou suas raízes e começou a fazer sua história,antes mesmo do Poder Executivo da capital sergipana ter sede. Foi no ano de 1855, mesmo ano de nascimento da capital sergipana, que começaram os primeiros trabalhos da CMA,sendo esta, então, a mais antiga instituição da cidade. Este ano, ao completar 157 de anos de fundação, mais um resgate histórico está sendo feito, através do lançamento do livro “Os Camaristas: contribuição a História da Câmara Municipal de Aracaju(1855-2012)”, que ocorrerá no dia 28 deste mês.

Vereadores

"Neste livro estão listados todos os vereadores que já passaram pela Câmara Municipal de Aracaju, bem como seus presidentes ao longo desses quase 160 anos de existência", informa Emmanuel Nascimento (PT), presidente da Casa Parlamentar. Não se sabe ao certo a data em que a Câmara começou os trabalhos de fato, no entanto, o primeiro documento dos registros data de 30 de março de 1855, dia esse que passou a ser considerado como de sua instalação.

Os Camaristas
O lançamento do livro “Os Camaristas: contribuição a História da Câmara Municipal deAracaju (1855-2012)” ocorrerá na noite do dia 28 deste mês, às 19h30, no Museu da Gente Sergipana. A publicação resgata a história e a importância da instituição para o desenvolvimento da capital sergipana. Esse é o segundo livro lançado para recuperar a memória da trajetória do Legislativo. O primeiro, com o mesmo intuito, foi lançado no ano de 2010 pelos pesquisadores Ester Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento e Jorge Carvalho do Nascimento, também autores desta segunda publicação.

4º Passeio Ciclístico contra a Corrupção
A corrupção é um mal que compromete a efetividade das políticas públicas dos mais diversos setores da sociedade, atinge as populações mais carentes, desacelera o crescimento econômico das nações e fere a democracia. Pensando nisso, o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), e a Controladoria Geral da União Regional Sergipe (CGU/SE) realizam, no dia 09 de dezembro, o 4º Passeio Ciclístico contra a Corrupção em Sergipe, como uma ação comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado na mesma data.

Concentração
Diferente dos outros anos, a quarta edição do evento reunirá ciclistas que percorrerão cerca de 10 km na capital sergipana em uma manhã de domingo. A concentração será às 7h no Palácio Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso, e o destino final será no estacionamento da Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, onde algumas atrações estarão se apresentando para animar ainda mais o passeio, a exemplo do cantor Nana Escalabre, vocalista da Banda Alapada.

Ação
Os primeiros 500 participantes que chegarem à concentração do Passeio receberão o kit ‘4º Passeio Ciclístico contra a Corrupção’, contendo camisa, boné, squeeze, dentre outras brindes. O 4º Passeio Ciclístico contra a Corrupção é uma ação cívico-institucional com o objetivo de incentivar a participação da sociedade no controle dos recursos públicos e na prevenção à corrupção. Acesse www.passeiociclistico.se.gov.br  e confira o trajeto do passeio, a programação e demais notícias.

Dia Internacional Contra a Corrupção
Em 9 dezembro de 2003, a cidade de Mérida, no México, foi o palco de um marco na história mundial. Nesta data, mais de 110 países assinaram a Convenção das Nações Unidas com a missão de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.A partir de então, após proposta da delegação brasileira na Convenção de Mérida, o 9 de dezembro foi instituído como o Dia Internacional contra a Corrupção. No Brasil, a Controladoria Geral da União (CGU) é o órgão que tem a competência de acompanhar a implementação da Convenção e dos diversos compromissos internacionais assumidos pelo país, que envolvam a prevenção e o combate à corrupção.

Futebol
O América de Propriá derrotou o Estanciano por 2 X 1, no primeiro jogo pela decisão da série A-2 de 2012. /// Sábado acontecerá a segunda partida. /// Tite, treinador do Corinthians, “cutuca” Guardiola e defende Abel Braga. /// Ex-técnico do Barcelona também está cotado para dirigir a seleção brasileira. /// Tostão considera um retrocesso a saída de Mano Menezes. /// No Brasileirão – Série A, o G-4 aponta Fluminense – 77; Grêmio – 70; Atlético Mineiro – 69 e São Paulo – 63 pontos. /// No Z-4, a situação é a seguinte: Figueirense – 30, Atlético (GO) – 30, Palmeiras – 34 (todos já rebaixados) e Sport do Recife, com 41. /// O Leão da Ilha do Retiro ainda tem chance de permanecer na série A. /// Decisão será na última rodada. FÓRMULA 1 – Button venceu o GP Brasil, realizado em São Paulo. E Vettel sagra-se tricampeão mundial da categoria. /// Michael Schumacher faz sua segunda despedida, agora, ao que parece, definitiva. /// Mais uma do futebol: Itabaiana comemora 41 anos da conquista do título de campeão do Nordeste. /// Na competição Norte/Nordeste, o Tremendão da Serra foi derrotado pelo Clube do Remo, de Belém do Pará.

Curtas
Dilma manda demitir todos os servidores públicos envolvidos na Operação Porto Seguro. /// Chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, será exonerada. /// Weber Holanda, da AGU, também será exonerado. /// Aécio Neves pensa em criar as caravanas da cidadania, idealizadas por Lula, para iniciar sua campanha logo no primeiro semestre de 2013. /// Déda antecipa mudanças no secretariado. /// Chapa única da OAB recebe votação expressiva. /// Questão da intervenção ética no HUSE continua sendo analisada. /// Sem-teto de São Paulo ameaçam realizar ocupações se o setor habitacional da Prefeitura Municipal for entregue a Paulo Maluf. /// Edvaldo Nogueira pronuncia-se hoje sobre decisão dos shoppings sobre cobrança por uso do estacionamento. /// Funcionários dos centros de compras de Aracaju também vão pagar, para revolta dos que neles trabalham. /// Aécio Neves pretende anunciar a “refundação” do PSDB em maio. ///
Novela do empréstimo 727 prossegue no ar. /// Roberto Jefferson autoriza Benito Gama a promover a reaproximação do PTB com o governo Dilma. /// Ações da
Eletrobrás “derreteram” na Bolsa. /// Planalto está preocupado com atos pró-condenados pelo STF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dilsonramoslima  Minha ida aos shoppings @RiomarAracaju e @JardinsAracaju serão reduzidas: nada de chopes e capuchinos. Só apareço lá quando for necessário.

www.twitter.com/lucasmrios Justificativa dada pela administ. dos shopping's de Aracaju pra cobrança nos estacionamentos – conforto aos clientes – é, no mínimo, cínica.

www.twitter.com/adinelsonalves nos shoppings de Aracaju, antes o assalto era dos bandidos, que aterrorizam as famílias, como no último sábado, no "Jardins".

www.twitter.com/JoseRaimundos Se não cuidar da prevenção da criminalidade, o futuro ficará destruido para todos, filhos de Governador ou do Lavador, todos padecem.

www.twitter.com/leleteles  Aviso aos sabotadores, aos do fogo amigo, a cobra vai fumar!

www.twitter.com/Emidio_Costa  O q passa na cabeça de alguém,com certa idade,dedicar toda sua energia a esculhambar um Governo?Teria esse Governo obrigação de sustentá-lo?

Encontro de Twitteiros de SE, vira momento histórico de “Conexão Familiar”

Embora alguns especialistas entendam que as redes sociais – por conta da exposição e do alto grau de interação – vem

provocando desentendimentos e o afastamento dos amigos que deixaram de lado os encontros semanais e trocando pela web, o Encontro de Twitteiros de Sergipe, realizado no último sábado em Aracaju, mostrou que as mesmas redes sociais, no caso o twitter, pode levar dezenas de pessoas (muitas delas que não se conheciam pessoalmente) a construir um momento familiar único e histórico.

Não é exagero definir o encontro dos  twitteiros como “Um grande momento familiar” onde pessoas que só se comunicavam pela rede social tiveram a oportunidade de uma interação maior.  E alguns deles fizeram questão de levar suas crianças, mostrando que uma rede social, que muitos criticam por afastar as pessoas do contato pessoal, pode sim construir uma ponte para uma confraternização familiar.

Pessoas, ou melhor, twitteiros de todos os credos, de todos os sexos, de todas as tendências políticas se conheceram e tiveram um momento onde o objetivo principal foi o da confraternização. Lá apareceram políticos, mas as discussões partidárias passaram longe do local do evento.

O evento foi realizado no Hotel Solemio, na Coroa do Meio, com um farto café da manhã e reuniu cerca de duzentos twitteiros. Teve a distribuição de dezenas de brindes com a organização de: Clóvis Silveira (@clovis_silveira), Genildo Farias (@Genildo_Farias), Lidia Castelino (@lidiacastelino). Faria, (@ffariajr), Manu Santiago  (@ManuSanthiago) e Thiane Araújo (@thianearaujo). Só não foi melhor porque o

tempo não ajudou. O calor estava insuportável.      

Como surgiu – Ao conceder entrevista a Infonet, um dos organizadores, Clóvis Silveira, disse que a ideia surgiu depois de alguns encontros com amigos twitteiros. “Normalmente, eu já convido quatro ou cinco amigos para um café da manhã todos os sábados. Foi então que um deles passou a cobrar que eu ampliasse o café e convidasse mais pessoas. Assim, surgiu a ideia do encontro de twiteiros”, disse.

Segundo Clóvis, a ideia é promover uma grande confraternização. “A intenção é levantar a bandeira de twiteiro. Nós temos amizades na rede, conversamos toda a noite e muitas vezes nem conhecemos a pessoa. Aqui, podemos estabelecer um relacionamento pessoal com os amigos twiteiros”, afirmou Clóvis ao portal

Infonet.     

Diferencial – Com certeza, por ser um Estado pequeno, o encontro de twitteiros de Sergipe teve um diferencial: a facilidade das pessoas se encontrarem em Sergipe e principalmente Aracaju.  O encontro mostrou que as redes sociais podem transformar seguidores em amigos. E que podem unir muitas pessoas num momento histórico de “Conexão Familiar”.

Que continue desta forma. Sem partidarismo, sem discriminações, com uma coordenação unida e tendo apenas um objetivo: um momento de confraternização e de construção de laços de amizades por conta de uma rede social. (Cobertura fotográfica Blog Cláudio Nunes)

 (Um destaque para os colaboradores: Hotel Solemio, Odonto Home Care, Aruanã EcoHotel,

Posto Presidente, Sergipe Naútica,

Skypy Surf, Salato Caramelle, Estética Aracaju, Click Sergipe, Villa Madre, Lojão Fasouto, Login Informática, Clinica Pathoe, KricaCupcakes, Loja Tudo de Bom, Goflan, Amarelas, Clinica Pathoe e Jane Cabeleleiros Carvalho).

DO LEITOR

Faça um Natal Diferente
Do leitor Messias Goncalves: “Cláudio está entrando o mês de dezembro. Mês em que comemoramos o Natal.  Como tradição, costumamos fazer mais caridades do que nos demais meses. Por isso é que através do seu blog, narrei à vida de um morador de rua, que conheci no Conjunto Augusto Franco. E iniciei uma campanha para arrecadar certa quantia em dinheiro, para adquirir uma carroça e um animal. Somente com os seus leitores, já arrecadamos R$ 260,00.  Na semana passada recebi um telefonema de um cidadão, que trabalha embarcado e leu a matéria do seu blog e, me ligou, sensibilizado com a história e, disse que ao desembarcar no próximo dia 28, ligará para saber como ajudar. Ainda está faltando arrecadar com os meus familiares e amigos mais próximos. Encontrei uma fábrica de carroças na cidade de Areia Branca, ai custo de R$ 1.000,00 reais com todos os cabrestos e arreios. Estamos buscando adquirir o animal através de uma doação. A nossa int enção é fazer a entrega dentro do mês de dezembro. Peço mais uma vez aos seus leitores que queiram colaborar que ligue para Messias Gonçalves: 98960462 ou 88675851. Obrigado pelo espaço”.

Cobranças nos Shoppings
Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “As instalações das catracas nos shoppings de Aracaju, além de um flagrante desrespeito à legislação municipal, se constitui em mais um abuso contra a população que terá de pagar pelo acesso aos sofisticados centros comerciais, cujos lojistas já pagam valores altíssimos pelos aluguéis, que certamente são repassados para os seus clientes. As autoridades administrativas, as entidades de classes e a população devem demonstrar explicitamente a sua insatisfação, inclusive com boicote. As catracas instaladas deveriam funcionar apenas como segurança no controle de entrada e saída de veículos. Seria o justo. Como se sabe, os shoppings Jardins e Riomar, hoje transformados em monopólio, a exemplo de outros espalhados em todo Nordeste pertencem ao mega empresário João Carlos Paes Mendonça, aquele que sempre diz "ter orgulho de ser sergipano". Já pensou se tivesse mágoa…?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frases do Dia
“Quando deixarmos de ter esperança é melhor apagar o arco-íris”.

"Eu nasci inconformado. Eu sou vocacionalmente rebelde. "

1911 – Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro, nasceu em 26 de Novembro de 1911 e morreu em 30 de maio de 2002.

.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários