Dez opções para o feriado de 12 de outubro

Das águas esverdeadas do Velho Chico ao litoral de Aracaju. Que tal a proposta de conhecer um um ponto turístico de Sergipe no 12 de outubro? A coluna traz dez opções de destinos, pontuando como critério a diversidade de gostos e a máxima que em um dia pode-se conhecer um pouquinho mais do interior de Sergipe. Difícil será fazer a escolha.

Clique no título ou nas palavras para ver matéria completa.

Prainha da Saúde – Santana do São Francisco

Rusticidade, mas garantia de um dia sem estresse

A prainha da Saúde é ponto de atração de turistas que procuram a máxima “sombra e água fresca”, além de banho de rio, no povoado do mesmo nome, localizado a 2km de Santana do São Francisco e a 122km de Aracaju.

Nela a natureza fez-se representada em sua magnitude e disponibiliza aos visitantes águas esverdeadas e bons pratos à base de camarão e peixe de água doce. Não esqueça de comprar as tradicionais cerâmicas de Santana do São Francisco e clicar os ateliês dos artesãos. No mercado municipal de artesanato as peças são disputadas por um bom preço. 

Mosqueiro – Crôas do Viral e do Goré

Ilhotas, bares flutuantes, construção de uma orla, novos roteiros e passeios de catamarã fazem do

Mansões à beira rio, porém, são os bancos de areia que atraem visitantes
Mosqueiro, região sul de Aracaju, um promissor destino turístico. A região foi descoberta como interesse turístico e começa a se revelar como atração. A Crôa do Goré  e as ilhotas do Viral e dos Namorados continuam atraido visitantes. As embarcações zarpam das marina  e fazem um tour contemplativo entre manguezais, até a foz do rio Vaza-Barris. O pôr do sol é o ator principal do roteiro, mas a fauna e flora pluvial são coadjuvantes e se misturam com os ecossistemas marítimos, formando uma paisagem de grande beleza. Banho de rio e bons pratos estão entre as estrelas do local.

Laranjeiras e São Cristóvão – Cidades Históricas

Cultura e história se misturam na pequena cidade de Laranjeiras, situada a 18 km de Aracaju.

São Cristóvão – Vista do fundo do Convento São Francisco.
Conhecida por seus grupos folclóricos e prédios históricos, Laranjeiras é um convite ao passeio no tempo e resguarda parte da época colonial sergipana. São Cristóvão tem a praça São Francisco como patrimônio da humanidade e museus de relevância nacional. Vale a pena construir um roteiro turístico e saber mais sobre a história de Sergipe, até porque Laranjeiras dista pouco mais de 37km de São Cristóvão. Caso não queira se preocupar com à direção do veículo, o passeio pode ser feito em um dia e agências de Aracaju proporcionam o roteiro histórico com almoço incluso

Cânion de Xingó – Canindé do São Francisco

Um dos principais destinos turísticos de Sergipe, o Cânion de Xingó revela impressionante paisagem

Turistas conhecem o Paraíso do Talhado
de paredões rochosos entre as águas esverdeadas do Velho Chico. O destino fica a pouco mais de 200km de Aracaju, no alto sertão sergipano, onde pode-se apreciar uma paisagem de contrastes. O Paraíso do Talhado, principal atração do cânion, chega a receber mais de 200 visitantes por dia.

No inverno, os paredões recebem a luz do sol que reflete nas águas esverdeadas, conferindo uma paisagem digna de fotografia. O bate e volta é feito por agências especializadas de Aracaju.

Trilha dos Paredões – Parque Nacional da Serra de Itabaiana – Itabaiana

Trilha da Via Sacra, da Piçarra, dos Carros e do Caldeirão são alguns dos vários caminhos para

Cachoeira, poços, paredões e contato com a fauna e a flora da região
percorrer um dos roteiros de turismo de aventura mais apreciado em Sergipe: o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, situado a 40km de Aracaju, mas é a Trilha dos Paredões uma das mais concorridas.

Cachoeiras, poços e corredeiras fazem a festa dos aventureiros, ávidos pelo contato com a natureza.

O parque fica nas imediações da BR 235, na divisa dos municípios de Itabaiana com Areia Branca. Lá também fica o Parque dos Falcões, um local de preservação e adestramento de aves de rapina autorizado pelo Ibama. Agências especializadas em ecoturismo de Aracaju fazem trilhas no parque.

Passeio de to-tó-tó e prainha da Adutora – Propriá

O passeio começa sem muita pretensão da prainha da Adutora – um banco de areia entre as

Vista da ponte de Integração, em Propriá
cidades de Telha e Propriá -, que atrai diversos visitantes no final de semana. Em embarcações típicas do Baixo São Francisco, o visitante desfruta de banhos de águas limpas e uma vista da região que divide Alagoas de Sergipe.

Nos finais de semana a praianha da Adutora atrai milhares de visitantes. Há alguns bares e restaurantes na beira do rio, porém, sem muita infraestrutura.

Vale a pena também visitar a Catedral Metropolitana de Propriá e a feira livre, aos sábados. Também comer o tradicional doce de batata e apreciar a culinária são-franciscana nos restaurantes localizados na cabeceira da ponte da BR 101.

Passeio à Foz do São Francisco – Brejo Grande

Considerado um dos destinos mais marcantes de Sergipe, o visitante conhecerá o Farol do Cabeço

Paissagens de encher os olhos
– a deriva em meio às águas esverdeadas do São Francisco – e visitará uma feirinha em plena areia da praia, entre paisagens de encher os olhos. A culinária à base de frutos do mar e peixes de água doce também é um atrativo, além do skibunda. O passeio em embarcações confortáveis parte do atracadouro da cidade de Brejo Grande, no Baixo São Francisco, e vai até a foz do Velho Chico já divisa com Alagoas, na praia do Peba (AL).

As agências de viagem de Aracaju fazem passeios de um dia para a região.

Praias da Atalaia Nova e da Costa – Barra dos Coqueiros

Devido a falta de estrutura e manutenção dos equipamentos turísticos na Ilha de Santa Luzia,

Vista, ao fundo, da capital
município de Barra dos Coqueiros, a praia da Atalaia Nova ficou esquecida, mas a natureza não a esqueceu e tem o mais bonito pôr do sol de Sergipe. Ao fundo do traçado urbanístico da capital e do rio Sergipe o sol se põe, configurando-se numa paisagem de cinema. O entardecer na rústica orla é uma boa pedida para quem gosta de contato com a natureza e relax.

No feriado, a Atalaia Nova e a praia da Costa são boas opções para quem fugir das praias da capital. Há também pousadas e hotéis aptos a acolherem bem os turistas, principalmente na praia da Costa.

Reserva Biológica Santa Izabel e dunas de Pirambu – Praia de Pirambu

Quem pensa que Pirambu é apenas uma praia do Litoral Norte de Sergipe está completamente

Dunas e passeios até a cachoeira do Rocandor
enganado. Na região do povoado Lagoa Redonda, distante pouco mais de 50km de Aracaju, a paisagem revela uma Pirambu pouco explorada turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas. Pirambu também é sede da primeira reserva do Projeto Tamar do país e é lá que fica também a Cachoeira do Roncador.

No povoado Lagoa Redonda há um camping e restaurantes com infraestrura. Visita tambpem a sede municipal e a loja do projeto Tamar.

Passeio ao Crasto – Santa Luzia do Itanhy

O Crasto, região entre rio e mar, fica no município de Santa Luzia do Itanhy, distante pouco mais

Região entre rios, lagos e mar
de 75km de Aracaju Tão logo chega, avista-se do lado esquerdo um trapiche datado do início do século XIX; do lado direito, uma plantação de coqueiros à beira-rio que faz sombra para diversas canoas enfileiradas à espera do pescador; mais ao centro do povoado, um tamarineiro grandioso desenha a praça principal no meio de um vilarejo de casas, onde século passado escoava produção de açúcar e todos os produtos fabricados nos tempos áureos dos engenhos do sul de Sergipe. Há também uma região que abriga uma áreas de preservação de Mata Atlântica possível de se visitada, porém, faz-se necessário solicitar autorização prévia por ficar na primeira reserva particular do estado.

Fotos: Silvio Oliveira 

Entre em contato através do e-mail silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais