Dia do bota fora

O diretório do PT em Aracaju se reúne hoje à noite para decidir se pede à Justiça a cassação do mandato do vereador Robson Viana, que trocou o partido pelo PMDB. A Executiva municipal do PT já se manifestou amplamente favorável à punição do parlamentar. Mesmo com os apelos do governador Marcelo Déda para que os petistas deixem as coisas como estão, a tendência é que os integrantes do diretório optem pelo pedido de cassação, até porque sabem que, se não o fizerem, o Ministério Público Eleitoral o fará. Portanto, o mandato do vereador está valendo tanto quanto um rolete de cana chupado.

Avestruz

O Tribunal de Contas do Estado preferiu silenciar sobre as graves acusações feitas pelo prefeito de Capela, Manoel Sukita (PSB), contra o conselheiro Ulices Andrade. O executivo capelense disse com todas as letras que as suas contas foram rejeitadas pelo TCE porque ele não quis bancar a candidatura a vice-prefeito de um vereador ligado a Andrade. O que teria levado o Tribunal a ficar calado? Será que não acredita no contundente desmentido de Ulices?

Invocados

Não chamem para a mesma confraternização o presidente da Deso, Bosco Mendonça, e os empregados da estatal. Estes ficaram tiriricas da vida porque o chefe os chamou de anciãos inúteis. Para alguns trabalhadores mais exaltados, Bosco só faltou comparar a Deso ao Asilo Rio Branco, comportamento que deprecia a empresa como um todo. Misericórdia!

Dinheirama

O governador Marcelo Déda (PT) e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinaram ontem convênio na ordem de R$ 19,2 milhões para custear projetos de saneamento básico. Os recursos serão aplicados nos municípios de Itabi, Pacatuba e São Francisco, que ganharão 100% de esgotamento sanitário, beneficiando cerca de 70 mil habitantes. Resta saber quanto tempo levará para o governo federal liberar essa dinheirama toda.

PSD em festa

Pessedistas de todo o país participam hoje em Brasília da festa de apresentação da bancada federal do PSD ao mundo político. Comandado pelo prefeito paulista Gilberto Kassab, o evento também vai servir para debater a estratégia do novo partido com vistas às eleições de 2012. A delegação sergipana do PSD que seguiu para Brasília é comandada pelo ex-deputado estadual Jorge Araújo, um dos comandantes da legenda no Estado.

Turista de luxo

E quem veio fazer turismo em Sergipe foi o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson. Na segunda-feira ele foi recebido pelo governador Marcelo Déda (PT) e depois visitou o Palácio Museu Olímpio Campos. Ontem cedo, Claude se mandou para Canindé, onde se deleitou com as belezas do Cânion de Xingó. Terminada a ‘excursão’, Misson prometeu avaliar o potencial turístico sergipano e alguns arranjos produtivos locais. Como é bom ser embaixador, não?

Casamento gay

Pessoas do mesmo sexo já podem se casar no Brasil. A decisão inédita foi aprovada ontem pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Em seu voto, o ministro Luis Felipe Salomão concluiu que a dignidade da pessoa humana, consagrada pela Constituição, não é aumentada nem diminuída em razão do uso da sexualidade, e que a orientação sexual não pode servir de pretexto para excluir famílias da proteção jurídica representada pelo casamento. Bravo, bravo!

Trânsito caótico

O vereador Josenito Vitale, o “Nitinho” (DEM), acha que o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, está acabando com o trânsito de Aracaju. “Metido a engenheiro, ele não se preocupa com planejamento, preferindo adotar medidas paliativas que não resolvem problemas graves como os engarrafamentos”. Aliás, tirando o próprio Samarone, somente o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e poucos gatos pingados estão satisfeitos com o trabalho da SMTT.

Discriminação

O mercado de trabalho segue discriminando. Segundo dados do Anuário do ‘Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2010/2011’, lançado ontem pelo Dieese, o desemprego entre os jovens de 18 a 20 chega a 50%. Entre as mulheres é 11,1% (contra 6,2% entre os homens). E entre os negros, 10% (contra 7,3% da população branca e 9,1% da parda).

Na terrinha

Andas com saudade do ex-ministro José Dirceu? Pois ele estará em Aracaju no próximo dia 4. Vem prestigiar a inauguração da sede própria do PT e lançar seu mais novo livro, intitulado “Tempos de Planície”. A noite de autógrafos está marcada para as 20h, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe. Prestigie!

Do baú político

Fundada em setembro de 1953 pelo empresário udenista Albino Silva da Fonseca, a Rádio Liberdade AM era a voz da oposição. Quando Leandro Maciel se elege governador em 1955, a UDN passou a fazer uma cadeia estadual de rádio com a Liberdade e a Aperipê de Sergipe para amplificar o discurso contra o PSD. Aliado político de Leandro, Seixas Dória tinha espaço garantido nesse palanque radiofônico. Todos os dias, ele ficava o tempo que queria enaltecendo as ações do governo udenista e fazendo criticas contundentes ao PSD. Certo dia, segundo conta o professor e radialista Alceu Monteiro, Seixas Dória chega ao estúdio da rádio Liberdade para o ‘discurso’ habitual. Tudo pronto, microfone aberto, alguém desavisado grita: “Estamos em cadeia?”. Ao ouvir aquilo, Seixas assusta-se e responde: “Não, amigo, estamos em Liberdade!”. Poucos anos depois, já governador de Sergipe, Seixas Dória foi cassado e preso pelo Golpe Militar de 1964.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais