Diário de uma morte anunciada:pacientes esperando cirurgias cardíacas

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do médico e ex-vereador Antônio Samarone:

Governador, existe uma enorme fila de pacientes graves, esperando uma cirurgia cardíaca, suspensas pelo seu governo. Até quando?

Diário de uma morte anunciada:

Paciente AO, 63 anos, lavrador, pai de três filhos, residente e domiciliado num povoado de Itabaiana. Uma vida dedicada ao duro trabalho na roça.

08 de agosto – AO sofreu um infarto do miocárdio. Foi atendido no hospital de Itabaiana, e estabilizado. Tentou-se uma transferência para o hospital de cirurgia para fazer o cateterismo. Sem sucesso. Não existiam vagas.

09 de agosto – A família sem saber o que fazer, sem recursos, trouxe o paciente para o hospital do Coração. O cateterismo custava 5 mil reais. A família pensou em se apertar e pagar o exame. Ocorre, que dependendo do resultado do exame fosse necessário se colocar um stent, que custaria 20 mil reais. Fora das posses da família. O que fazer? Tentar a transferência para o hospital de Cirurgia. Depois de mil apelos…

10 de agosto – O paciente foi transferido para a Unidade Coronariana do Hospital de Cirurgia, para aguardar o cateterismo. A família foi informada que não seria possível, pois estava faltando um comprovante de residência (cópia de uma conta de água ou luz). Entenderam, paciente na Unidade Coronariana. A família foi buscar a tal conta em Itabaiana. No retorno, foi informado que os aparelhos quebraram, agora precisava esperar o conserto.

11, 12, 13 de agosto – paciente internado na Unidade Coronariana aguardando o cateterismo.

14 de agosto – O cateterismo foi realizado, e identificou-se a necessidade de revascularização cardíaca, a antiga ponte de safena. E agora? O governo do Estado deixou de pagar aos médicos há cerca de um ano, e as cirurgias cardíacas estão suspensas para os pacientes do SUS.

15 de agosto – o paciente continua internado na Unidade Coronariana, na fila da morte. Esperando uma decisão das autoridades. Na mesma situação de AO, cerca de 300 pessoas esperam por uma cirurgia cardíaca. A quem recorrer?

A pessoa infarta, faz o cateterismo, e se evidencia a necessidade de uma revascularização, a antiga ponte de safena. Simplesmente estão suspensas. O paciente vai para a fila da morte, sem saber quando sai. A fila já tem mais de 300 pacientes, fora os que estão morrendo.

O governo pegou o contrato do Hospital de Cirurgia para administrar e não sabe por onde começar. Eles estão deitando e rolando. O governo tem certeza que já pagou e os médicos têm certeza que não receberam. O imbróglio deixado por Almeida aumentou a confusão. A SES está sem equipe gestora. Cada grupo político toma conta do seu feudo. O governo fica apagando incêndio, com poucos bombeiros.

E o blog acrescenta ao relato de Antonio Samarone: Qual o motivo da omissão do Ministério Público?

Perguntar não ofende: De qual partido é o ex-governador de Sergipe e atual pré-candidato ao Senado? De qual partido é o atual presidente da república Michel Temer? Duas perguntas para que ninguém fique enganado. A turma de Temer tem partido e está registrado no TRE.

Quem senta na cadeira de Belivaldo? Com um discurso da ética e da experiência, ao que parece ser a tônica adotada para a sua reeleição, ele voltou a ironizar seus concorrentes questionando quem sentaria de fato na cadeira de governador. Vem cá, será que Belivaldo se deu conta que Jackson Barreto continua sentado confortavelmente em sua cadeira?

Falta de voz ativa Corre a boca miúda nos corredores palacianos que o Galeguinho é um mero despachante nas mãos de seus preceptores. Tem aliado que ao seu lado entona a voz e faz reverências, mas em sua ausência faz galhofas pela falta de voz ativa no governo e por só tomar decisões depois de consultar seus mestres.

Falta de bolsa coletora inviabiliza doação de sangue Matéria feita pela jornalista Cássia Santana e publicada aqui, no Portal Infonet, denunciou que voluntários vindos do interior não conseguiram fazer as doações de sangue por conta da falta de material. Uma mãe de um paciente declarou que pediu a amigos que viessem fazer a doação para o filho mas ao chegar, cerca de cinco pessoas, foram informadas da falta dos materiais. Lamentável este descalabro na Saúde pública de nosso estado.

 

No sertão, Júnior Bijota está surpreendendo E na região do sertão o candidato a deputado federal Júnior Bijota está surpreendendo com o número de adesões. Ele foi candidato a vice-prefeito de Poço Redondo, mas vem recebendo o apoio de lideranças de vários municípios e vem defendendo que o sertão tenha uma voz de verdade em Brasília.

Mais um feminicídio em Sergipe e a falta de políticas públicas para as mulheres Mais uma mulher perdeu a vida. A vida de outra mulher foi ceifada. Mais uma vítima da falta de políticas de promoção e proteção para o público feminino. As facadas que tiraram a vida de dona Valdenice Pereira, moradora da cidade de Tobias Barreto, é um triste retrato de um Estado que nem pouco se importa com o empoderamento das mulheres. Este brutal assassinato é repleto de simbologia, pois é a representação de um Estado falido e nem para punir os agressores serve.

Projetos Como ela mesma tem informado em suas redes sociais, esperamos que no programa de Governo da petista Eliane Aquino estejam presentes projetos concretos voltados à promoção das políticas públicas para o empoderamento feminino. Aliás, como também já ocupou cargos em pastas da Assistência Social de governos estadual e municipal certamente tem muito a mostrar sobre esta questão.

Belivaldo vai ao Sertão…apenas falar… Na terça-feira à tarde a agenda oficial do governador Belivaldo Chagas informava que ele estaria em Carira e Frei Paulo. Na quarta, o pessedista deixou de ir a Brasília acompanhar a comitiva sergipana que prestigiaria o registro da candidatura de Lula, e esteve em Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto. Ainda na terça participou de uma entrevista na Rádio Educadora de Frei Paulo quando aproveitou o espaço para alfinetar adversários.

Ironia feita ao prefeito de Carira O cúmulo foi a ironia feita por sua excelência ao prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas, o Negão: Belivaldo deu um pito público no gestor por ter informações de que ele teria feito algum comentário negativo ao seu governo. Em seguida, é bem verdade, colocou seu gabinete à disposição, mas institucionalmente não é comum um governador emitir comentários irônicos e desnecessários a prefeitos. O Galeguinho voltou a culpar o presidente Temer e seus aliados em Sergipe pela não liberação dos recursos do Finisa.

Nada de concreto Na quarta usou os carros oficiais e a gasolina, que está cada vez mais cara para os cidadãos comuns, para ir a Glória e Tobias Barreto participar de eventos religiosos. Belivaldo perambula pelo Sertão que sofre com a seca, mas não leva nada de concreto para a população.

Denuncie candidatos inelegíveis ao MP Eleitoral O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Sergipe está convocando a população para apoiar o trabalho de barrar candidatos inelegíveis nas eleições 2018. Os pedidos de registros de candidaturas foram apresentados pelos candidatos até ontem, 15, e a impugnação da candidatura poderá ser feita até cinco dias após a publicação dos editais. Daí a importância de que a notícia de inelegibilidade seja apresentada, preferencialmente, até a próxima sexta-feira (17).

Inelegibilidade  Entre as várias inelegibilidades que podem ser noticiadas, estão as que são resultado de condenação por improbidade, condenação criminal, rejeição de contas, exclusão de conselhos profissionais, servidores públicos demitidos por faltas disciplinares etc. As inelegibilidades também decorrem da situação jurídica do cidadão, como sua profissão, que pode gerar incompatibilidades para a disputa do cargo. Assim, servidores públicos só poderão ser candidatos caso tenham solicitado o afastamento ou a desvinculação do cargo, função ou emprego até o último dia 7 de julho.

Denúncia Para informar o MP Eleitoral sobre um candidato inelegível, o cidadão poderá apresentar a notícia de inelegibilidade diretamente na Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal em Sergipe, localizada na rua José Carvalho Pinto, nº 280, Bairro jardins, em Aracaju. A apresentação da notícia também pode ser feita por meio do endereço eletrônico.

Combate à violência contra a mulher A deputada Estadual Maria Mendonça (PSDB) voltou a cobrar ontem, 15, uma política de segurança pública com foco no combate à violência doméstica. “Infelizmente, mais uma mulher foi assassinada barbaramente em nosso Estado”, disse, referindo-se ao caso da dona de casa Valdeci Pereira da Silva, moradora do município de Tobias Barreto, que morreu após ser esfaqueada, supostamente pelo companheiro.

Equipe multidisciplinar “Esses casos não podem ficar impunes, pois não podemos continuar assistindo o aumento das estatísticas sem que ações rigorosas sejam adotadas”, acrescentou. Para ela, além de punir, o poder público deve garantir que os agressores sejam tratados por uma equipe multidisciplinar, de modo que ele não continue agindo. “Muitas vezes, o agressor é punido, mas como sofre de distúrbios, quando cumpre a pena volta às ruas e continua cometendo o mesmo crime”, salientou a deputada.

Dignidade humana Para Maria Mendonça, a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, fortaleceu a autonomia das mulheres, trazendo avanços na área do Direito Penal, mas as estruturas nem sempre são adequadas para acolher as vítimas. Para a deputada, que tem feito diversas cobranças nesse sentido, “os atos que violam o direito e a dignidade humana devem ser combatidos, veementemente, pelos poderes constituídos, através de políticas públicas, ações de conscientização e proteção às vítimas”, ressaltou.

Homenagem ao médico veterinário Dr. Souza, fundador da Clínica São Lázaro A vereadora Kitty Lima (Rede) prestou homenagem ao médico veterinário José Souza Paixão, que morreu na manhã do último domingo, 12, devido a complicações pulmonares. Durante sua fala no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, a parlamentar lembrou o amor e carinho do veterinário com os animais.

Grande inspiração “Conheci o amor de Dr. Souza pelos animais de perto e realmente era algo muito lindo. Eu acompanhei muitas ações dele e posso dizer que ele foi uma grande inspiração para mim, um profissional e ser humano incrível. Sergipe perde um grande homem, um grande apoiador da causa animal e referência na medicina veterinária em nosso estado, e por isso quero deixar meu abraço à família e prestar as minhas condolências”, disse Kitty.

Portal Aracaju Compras Ontem, 15, a Prefeitura de Aracaju enviou release à imprensa destacando a economia e transparência do Portal Aracaju de compras . Através do portal, além dos benefícios já citados, outro ponto positivo é a economia. Dentro do portal, fornecedores e a própria população podem ter acesso ao Placar da Economia 2018.

Economia Desde o início da implementação do sistema, a Prefeitura já economizou R$ 63.852.880,11, deste total, R$ 49.545.931,67 foi com pregões, R$ 1.421.585,36 oriundos das dispensas, R$ 12.319.345,30 advindos das concorrências, e R$ 566.017,78 das tomadas de preço.

Gestor técnico e capaz O blog destaca o trabalho de Augusto Fábio Oliveira, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pela implantação. Técnico de carreira do INSS, Augusto Fábio deixa sua marca de competência por onde passa, foi assim na superintendência do INSS em Sergipe, no Sergipe Previdência (onde pediu para sair quando Jackson resolveu mexer nos recursos) e agora na Seplog de Aracaju.

Estado vai recorrer da liminar que anula duas questões do concurso de soldado da PM O Governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), vai recorrer da liminar concedida pelo juiz Manoel Costa Neto anulando duas questões da prova do concurso de soldado da Polícia Militar de Sergipe ao acatar ação movida por uma concurseira, que alegou que as questões 87 e 88 referem-se a assuntos que não se encontram no conteúdo programático previsto no edital do concurso. É o que informa o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira.

Procuradores Segundo Rosman, a decisão de recorrer da liminar tão logo o Estado seja notificado foi tomada após reunião realizada ontem, 15, com a comissão do concurso e os procuradores do Estado Vladimir Macedo e Cristiane Todeschini, com vídeo conferência do instituto responsável pela realização do concurso, o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Garantia do IBFC Revela que a decisão foi tomada baseada na garantia do IBFC de que as duas questões levantadas pela concurseira foram elaboradas em conformidade com o edital e que foram devidamente fundamentadas por uma equipe de profissionais altamente capacitados e de boa-fé. “Essa é a razão pela qual não há qualquer irregularidade a ser sanada”, afirma, enfatizando que a constatação de que o conteúdo foi dado é que nas questões, com três gabaritos diferentes, uma média de 55% dos concurseiros acertou a opção correta.

Sala Especial de Atendimento do eSocial a partir de hoje, 16 A Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTb/SE), em parceria com a Delegacia da Receita Federal em Aracaju (DRF/AJU), Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em continuidade à campanha de divulgação do eSocial no estado de Sergipe, comunica a criação de uma Sala Especial destinada ao atendimento de questões específicas, em um espaço integrado que envolverá especialistas dos entes públicos envolvidos.

Pré-agendamento Sala Especial de Atendimento será implantada na sede da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTb/SE), na Rua Pacatuba 171, Centro, e passará a prestar atendimento pré-agendado às quintas-feiras, das 13 às 17 horas, com início no dia 16 de agosto de 2018. Elabore seu questionamento, indique o órgão a responder (MTb, Receita, CAIXA ou INSS) e agende seu atendimento pelo telefone 3198-3250, no horário de 8h às 12h, diariamente.

O que é o eSocial? O eSocial é um sistema de unificação das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias em uma mesma plataforma, de modo simples e eficiente que deve ser adotado por todas as empresas e empregadores do país. A implantação desse sistema faz parte das medidas de desburocratização e simplificação adotadas pelo Estado brasileiro.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Mais uma prova que Aracaju está jogada às traças. Cadê a tão propalada mobilidade? Pelo zap: “Ontem fui no Banco do Brasil na Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, Bairro Jardins, logo que saí do banco tive que passar por esta calçada, onde senti de perto o tamanho do perigo que nós pedestres passamos ao andar ali. Imagine você que do lado, além do BB, tem o INSS, o fluxo de idosos é considerável. O que me chama a atenção é que, em alguns bairros a prefeitura exige e até multa quem avança o limite permitido. E nesse caso? Onde está a PREFEITURA que não vê isso?”

Nota

A Secretaria da Segurança Púbica (SSP) informa que iniciou a instalação de 34 câmeras na capital e região metropolitana, as quais se somarão a outras 50 já instaladas no Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp). A nova fase de instalação de câmeras faz parte do plano de Segurança Pública definido pelo Governo do estado para o combate à criminalidade.

Diferente do que circula nas redes sociais, as câmeras não serão utilizadas para a aplicação de sanções administrativas, a exemplo de multas. Serão usadas, exclusivamente, para ações operacionais, preventivas e repressivas das forças de Segurança Pública.

Os novos equipamentos já possuem uma tecnologia importante, que permite a identificação de veículos com restrição de roubo e furto. Serão, em poucos dias, 84 câmeras em pontos estratégicos de toda a capital e região metropolitana, com um monitoramento 24 horas.

PELO TWITTER

‏www.twitter.com/lippe_seibert – Alemanha torna todas as sua universidades públicas! –

Do marqueteiro do candidato Pastor Heleno

Editorial de O GLOBO pede o fim das universidades gratuitas. Tá explicado o 7×1?

www.twitter.com/FreiJoaoPaulo Assessor de candidato coagindo jornalista! Essa eleição vai ser suja e pesada!

www.twitter.com/acarlosmota Por que não debater a entrega das riquezas nacionais? E a vergonhosa entrega do Satélite Estratégico de Defesa e a Base de Alcântara para os Estados Unidos? Isso sim é defender a soberania nacional.

www.twitter.com/FlavioDino O poderoso chefe do grupo Sarney anuncia hoje que querem acabar com programas de alfabetização de adultos, por serem uma “ameaça à propriedade”. Enquanto isso, nós desejamos ver mais gente sabendo ler e escrever. Eles querem escravos, nós queremos liberdade.

www.twitter.com/gestor_robson Diga eu posso! – faça seu cérebro trabalhar em prol dos seus sonhos.

www.twitter.com/ayres_britto Se o conhecimento não for de primeira mão, é porque já é de quinta.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.” Confúcio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais