Ditadores e a “Nova Ordem”

A história mundial está farta de ditadores que, entre outras coisas, deixaram o poder subir as suas cabeças, alimentando não só o culto a personalidade, mas pregando a chegada de uma “Nova Ordem”, mundial.  Entre esses ditadores, pode-se citar Mussolini, Stalin e Adolf Hitler, entre outros.

“E o pior: se limitam a contemplar de cima todo o eleitorado, considerando-o como uma massa desprovida de espírito critico”.

Stalin, por exemplo, teve uma atuação destacada no início de sua carreira política em defesa do marxismo, mas no final cometeu vários erros, por pregar uma “Nova Ordem” Política e social  revoltando-se contra os próprios companheiros do Partido Comunista da União Soviética. Depois de sua morte, o próprio Partido Comunista reconheceu como erros históricos as violações cometidas por Stalin, entre elas a de ter mandado matar Trotsky no México onde se encontrava refugiado.

Nos dias atuais os ditadores “modernos” se apresentam com diversas faces. Alguns tentam passar uma ideia objetiva centrada na certeza da ingenuidade de boa parte do eleitorado.  Camuflados pela ideia da “Nova Ordem” foram bem definidos numa das primeiras obras de Marx e Engels, a “Sagrada Família”. Esses ditadores “modernos” pregam a critica que se coloca acima de toda realidade, acima dos partidos e da política. E o pior: se limitam a contemplar de cima todo o eleitorado, considerando-o como uma massa desprovida de espírito critico. E criticam a corrupção que antes defendiam com “unhas e dentes”.

“A rigor, a Nova Ordem destes ditadores modernos se alimenta do principio segundo o qual “o tolo é o ouro do malandro”

Se parte significativa do eleitorado deseja mudança hoje, o leitor pode ter a certeza. Essa mudança não passa pelos chamados ditadores “modernos” cuja “Nova Ordem” está alicerçada na certeza do esquecimento dos seus atos no passado recente e na falsa crença da ingenuidade do eleitorado.

A rigor, a “Nova Ordem” destes ditadores modernos se alimenta do principio segundo o qual “o tolo é o ouro do malandro”, furtando a expressão criada pelo renomado advogado e professor sergipano Carlos Alberto Menezes.

Todavia, o eleitorado sergipano é sábio e saberá diferençar os engodos eleitorais dos reais anseios que ele deseja para governar suas cidades.

Exclusivo. PSDB: Carlos Alberto Menezes confirma sondagem de João Alves

Em Brasília, onde se encontra para resolver assuntos profissionais, o advogado e professor Carlos Alberto Menezes confirma sondagem de João Alves Filho para se filiar  ao PSDB, mas disse que foi dentro de uma configuração de mudança de mando do partido  em Sergipe. O jurista disse ainda que esta avaliação foi feita por ele há muito tempo em conversa com amigos do tucanato paulista, onde tem um excelente relacionamento. Questionado se irá retornar a política partidária, Carlos Alberto disse: “Eu nunca me afastei da política”. Só para  lembrar: ele foi vice-prefeito de Aracaju na gestão de Paixão.

Henri Clay a um passo do PSOL
E depois de vários convites e analisar os prós e contras, o ex-presidente da OAB/SE e conselheiro federal da OAB está perto de se filiar ao PSOL – Partido Socialismo e Liberdade. Se realmente se filiar ao partido Henri Clay candidato a prefeito de  Aracaju.

Pacientes particulares em prédio público
O blog recebeu uma denúncia, que está sendo devidamente checada, que tem médico Caro Cláudio, gostaria de informar que tem médico utilizando-se de prédio público – inclusive em horário de expediente – para atender pacientes particulares. Se tiver “fundamento” é algo grave. A checagem está sendo feita para posterior publicação.

Recordar é Viver! Jackson, Lourival e João Alves
O titular deste espaço vem notando a antecipação da campanha eleitoral principalmente nas redes sociais, onde

Cartaz da campanha de 1986 (Click em cima para ampliar).

usuários, principalmente jovens começam a empunhar a bandeira dos seus candidatos prediletos e iniciam debater fervorosos chegando a brigar com amigos. Por isso, publica hoje um carta da campanha eleitoral do ano de 1986, onde Valadares e José Carlos Teixeira disputaram o governo estadual. Valadares venceu com o apoio de João e Jackson. No cartaz, Jackson e João Alves pedem votos para  Lourival Batista que foi eleito senador. Na outra vaga foi eleito Francisco Rolemberg, como o apoio de José Carlos Teixeira e dos Francos. Os derrotados foram Viana de Assis (pela coligação de Valadares) e  Seixas Dória (pela coligação de José Carlos Teixeira). Então, caros jovens, em Sergipe, quase todas as principais lideranças políticas já dividiram o mesmo palanque. A concepção ideologica foi para o espaço, os partidos se confundem e se fundem, literalmente. E os amigos, estes sim, quando verdadeiros, merecem a atenção eterna.

CPI em Lagarto
Ontem, 15, com as assinaturas necessárias de três vereadores foi apresentado um requerimento na Câmara de Lagarto para a instalação de uma CPI para investigar possíveis  irregularidades detectadas pelo MPF na Secretaria Municipal de Educação. O requerimento foi de autoria do vereador Carminho da Ambulância e teve o apoio dos vereadores Euzébio e Fraga da Ambulância.

Déda e o ministro da Saúde
O governador Marcelo Déda assegurou os recursos federais para a inauguração do Hospital de Estância e da unidade Pré-Parto, Parto e Puerpério (PPP) do Hospital Santa Isabel, em Aracaju, durante audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira, 15, em Brasília. Os recursos são frutos da adesão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap), convênio que garante um sistema de gestão mais ágil e com mais recursos para a saúde pública.

Nova forma de gestão
Sergipe será o primeiro estado a adotar a nova forma de gestão, a qual regulamenta as responsabilidades das três esferas públicas – Municipal, Estadual e Federal – por lei e não mais por pactos. O Coap foi regulamentado pelo decreto presidencial 7.508/11, que, por sua vez, baseia-a na Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nossa perspectiva é a de que tenhamos avanços significativos na saúde pública", afirmou Déda.

Itaporanga: REFIS para contribuintes
O Município de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Economia e Finanças encaminhou a Lei de Recuperação Fiscal (REFIS) 2011, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a qual estabelece vantagens para você ficar quite com o Município. O contribuinte que desejar aproveitar essa oportunidade é só comparecer ao setor de tributos da Prefeitura no período de 15 deste mês até 30 de dezembro deste ano, para escolher a melhor opção dentro dos benefícios oferecidos para quitar seus débitos com o município.

Atletas X Formação
Ao participar de audiência publica na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados esta semana o deputadoa federal Valadares Filho (PSB) pediu esclarecimentos ao presidente do COB, sobre a formação dos atletas olímpicos no Brasil. “Como que os jovens, especialmente os oriundos de famílias com pouco recurso financeiro, podem realizar o sonho de se tornar um atleta de sucesso?”, indagou o parlamentar.

Patrocínio
Segundo o deputado, não é fácil conseguir patrocinadores e os benefícios do programa Bolsa Atleta não chegam a todos os jovens que querem se dedicar ao esporte. “Como que os jovens, especialmente os oriundos de famílias com pouco recurso financeiro, podem realizar o sonho de se tornar um atleta de sucesso?”, indagou o parlamentar. Ele defendeu que o Brasil tenha um programa de formação de atletas que contemple a construção de estrutura, a qualificação e igualdade de oportunidade para os jovens.

Emenda beneficia Conselhos de Medicina
Foi aprovada a Emenda de número 12 a MP 536/2011 que trata da regulamentação da bolsa de residentes médicos. A EC apresentada por Rogério Carvalho( PT)  atende uma reivindicação dos Conselhos de Medicina de todo o país e visa regularizar a anuidade paga pelos médicos a estas entidades. "É uma ótima notícia, fico feliz em tercontribuído para que os Conselhos de Medicina continuem realizando asatividades sem prejuízos", comentou o deputado.

Valor defasado
Ele acrescentou que o valor da contribuição dos médicos data de 1982 e está bastante defasado, não sendo mais suficiente para suprir os gastos dos Conselhos. Por isso, alguns CRM's reajustaram os valores através de Resoluções, mas tiveram que reembolsar a maioria dos médicos por causa de decisões judiciais que entenderam esta forma de reajuste como inconstitucionais. Mas, tais gastos extras e arrecadação defasada podem inviabilizar a atividade fim dos conselhos que é a fiscalização do exercício profissional e normatização da medicina no país", disse Rogério.

Japaratuba: audiência sobre Segurança Pública
O município de Japaratuba recebe nesta sexta-feira (16), a partir das 9 horas, uma audiência pública "itinerante" promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Sergipe, através do deputado estadual Capitão Samuel (PSL), e atendendo a um requerimento do deputado federal André Moura (PSC). A audiência é voltada para os municípios da região da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba e contará com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy.

Missa de Sétimo Dia – Iraci Andrade
Está marcada para às 16h do próximo sábado, 17, na Igreja Nossa Senhora do Rosário [Av. Pedro Calazans, Centro de Aracaju], a Missa de Sétimo Dia de Iraci Lima Andrade, mãe da Coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Rute Andrade, avó da jornalista Priscila Andrade.Iraci Lima Andrade, faleceu aos 79 anos, no último domigno, 11, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Atletas paraolímpicos de SE
A participação de Sergipe nas Paraolimpíadas Escolares 2011, evento realizado em São Paulo, foi elogiada nesta quinta-feira pela deputada estadual Maria Mendonça. "Faço um voto de louvor aos atletas que participaram das paraolimpíadas escolares, que aconteceu no Anhembi. Sergipe mandou vinte atletas. Esse grupo participou em duas modalidades apenas, mas foram destaques, trouxeram cinqüenta e quatro medalhas", disse a parlamentar.

Educação inclusiva
Segundo Maria Mendonça, foram sete de ouro, onze de prata e trinta e cinco de bronze, todas conquistadas por atletas paraolímpicos de escolas das redes estadual, municipal e privada. "O governo está priorizando a educação inclusiva, valorizando esses atletas que têm deficiência, o que não os impede de avançar e colocar-se no meio, como todos os (atletas) normais", observou.

Valorização
"Quero valorizar o evento e nossos atletas que lá estiveram e fizeram uma diferença. É dessa forma que a educação é valorizada. Eles sempre esperam esse gesto. Parabéns ao governo, através do secretário Belivaldo Chagas e ao professor Byron, que os acompanhou", disse a deputada, que destacou a capacidade da delegação sergipana. "Foi um resultado de superação", concluiu.

Campeonato Brasileiro de Motocross
Sergipe sediará nos próximos dias  24 e 25 de setembro, a 5ª. Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, o Circuito Pro Tork Motocross 2011, que acontecerá em Aracaju. Para o maior evento esportivo do ano em Sergipe, são esperados mais de três mil pessoas, entre competidores, equipes e comissão técnica do esporte a motor. Cerca de 300 pilotos de vários estados e países participarão do evento.

Pista é uma das melhores do Brasil
Há mais de um mês, a moderna pista de provas da Orla de Atalaia, Motódromo Jurinha Lobão, está em obras, na fase de ampliação e reformulação do traçado. Como exigência da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a pista sai dos 700 metros originais, para 1300 metros, para receber os experientes pilotos.O presidente da Associação Sergipana de Motociclismo (ASM) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Juvenal dos Santos, destaca a pista à beira-mar como uma das melhores do Brasil e a única com uma configuração visual, que atrai a atenção do espectador para o esporte, e também para o belo  cenário à beira mar.

Conferência da Juventude
A 2ª Conferência Municipal da Juventude foi o destaque do pronunciamento do vereador Danilo Segundo (PSB) na manhã de ontem, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O evento aconteceu ontem na praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, em Aracaju. "A nossa juventude é o presente do nosso país, do nosso Estado e do nosso município. Que os nosso jovens possam participar efetivamente nas decisões do município de Aracaju", disse Danilo.

Ajuda urgente
Já a  vereadora Simone Gois (PT) utilizou a tribuna da Câmara de Aracaju para fazer um apelo em nome da estudante de enfermagem, Stefany Farias Monteiro. A aluna, com apenas 18 anos de idade, vem sofrendo com a leucemia há cerca de cinco anos. "Faço aqui em nome desta jovem, filha de um amigo, esse apelo no sentido de ajudá-la a enfrentar essa grave enfermidade", falou Simone. Segundo Simone, a família da estudante está se mobilizando para conseguir doadores de sangue tipo B+ ou O-. "Ela está precisando de plaquetas e hemácias de aproximadamente 40 doadores por dia", disse a vereadora.

Mais respeito
Na Sessão Plenária de ontem, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) utilizou a tribuna para parabenizar deputados estaduais pela moção de repúdio ao informativo distribuído pela Universidade Tiradentes (Unit) a respeito da Lei Estadual nº 7.174/1, que proíbe a cobrança de estacionamento em instituições educacionais e shoppings. Ainda em seu discurso, o demista também parabenizou o desembargador Luiz Mendonça por julgar improcedente o pedido de liminar impetrado pela universidade. “Se fez justiça em Sergipe. Aquela instituição somente existe porque há alunos. E quero aqui parabenizar a Assembleia Legislativa pela moção de repúdio ao informativo passado pela Assessoria de Comunicação da universidade, no qual os deputados foram tratados com desrespeito”.

Empresa sergipana irá exportar para Portugal I
As micro e pequenas empresas sergipanas aos poucos vão conseguindo expandir seus negócios internacionalmente. Dessa vez é a indústria Tok Cosméticos, instalada no município de Nossa Senhora do Socorro, que deverá enviar nos próximos três meses a sua primeira encomenda para Portugal.

Empresa sergipana irá exportar para Portugal II
O encontro com os portugueses foi viabilizado graças a uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) e a Federação das Indústrias (Fies). Entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro o Estado receberá uma comitiva de empreendedores portugueses dos setores de cerâmica, construção civil, turismo e hotelaria com o objetivo de estreitar relações comerciais e identificar oportunidades de negócios e investimentos. Todas essas ações fazem parte do Projeto de Internacionalização das Empresas de Sergipe desenvolvido pelo Sebrae.

XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
A cidade de Maceió sediará na última semana de novembro de 2011 o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2011. O ano será marcado por vários eventos científicos, e o XIX Simpósio servirá como ponto final de convergência para idéias que modelarão ações para a próxima década. Mais informações: http://www.acquacon.com.br/xixsbrh/index.php

CTB-SE apoia greve dos servidores da UFS
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil decidiu apoiar a greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe – UFS – deflagrada segunda-feira, 13. A direção da entidade no Estado considera justas as reivindicações dos funcionários da instituição de nível superior que lutam por isonomia de salário para todos os setores da universidade, melhores condições de trabalho e 5% de "step" – percentual que diferencia os salários a depender do nível de cada trabalhador no plano de carreira da categoria.

90 anos de Paulo Freire
Na noite da próxima segunda-feira, dia 19, e a partir das 19h, acontece a abertura da exposição fotográfica de 15 baners sobre ‘90 anos de Paulo Freire’, na Assembleia Legislativa – uma realização do mandato da deputada Ana Lúcia.Os baners expostos na Galeria da Assembleia Legislativa também vão percorrer escolas da rede pública de diferentes municípios sergipanos. O objetivo do mandato é trazer para o espaço escolar a história de vida e contribuição teórica de Paulo Freire para a educação brasileira.

Seminário
A vida e obra do educador brasileiro que marcou para sempre as Ciências Humanas no país e além fronteiras, também será tema de seminário, contando com a palestra da professora Liana Torres (Departamento de Educação – UFS), do Professor Romero Venâncio (Departamento de Filosofia – UFS), do Professor Neilton Diniz (Rede Estadual e Municipal de Aracaju e Direção do Sintese), e da Professora Sandra Beiju (Rede Estadual e Municipal de Aracaju).

Música clássica na Catedral
Hoje a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) dá continuidade à série ‘Sons da Catedral’, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Arquidiocese de Aracaju. Sob regência do maestro convidado Leonardo David e participação da solista Gabriela Queiroz, a ORSSE apresenta-se na Catedral Metropolitana de Aracaju, às 19 horas, com entrada gratuita.

Oficinas para a Lei Rouanet I
Nesta sexta e sábado a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estará realizando em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), Fies, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SE) e Sescap/SE, duas importantes oficinas para os agentes culturais e contabilistas que desejam obter benefícios com a Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet.

Oficinas para a Lei Rouanet II
A primeira oficina, intitulada ‘Financiamento da Lei Rouanet’, ocorre nesta sexta e será direcionada aos contabilistas com o objetivo apresentar as vantagens de se investir em projetos que levam o selo da lei, além de tirar dúvidas sobre a dinâmica da isenção fiscal. Já o segundo curso, que acontece no dia 17, será voltado para os agentes culturais e mostrará como operar o Salic Web, sistema do MinC onde os proponentes aplicam os projetos. A oficina irá indicar também como receber projetos que pleiteiam o apoio do Governo Federal via Lei Rouanet.

Seinfra conclui reforma do campo do DER
Pensando no bem estar dos seus funcionários, a Secretaria de Estado da Infraestrutura concluiu a revitalização do campo de futebol society do DER, que fica localizado no Parque das Oficinas, na avenida Maranhão. Na manhã de ontem, 15, o secretário Valmor Barbosa participou da entrega oficial do espaço, que ainda contou com a participação de diretores e servidores do órgão.

Casa de Justiça e Cidadania do TRT será transferida
As atividades do TRT de Sergipe na Casa de Justiça e Cidadania, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), serão transferidas para a Rua do Turista (antiga Rua 24 horas) a partir do dia 20 de setembro. Nesse local, a população tem acesso aos serviços prestados por todos os ramos do Judiciário (Eleitoral, Estadual, Federal e Trabalhista), além das atividades prestadas pelo Ministério Público.

Jovens do ILBJ fazem visita ao Banese
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) recebeu esta semana, em suas instalações, aproximadamente 120 jovens do projeto ‘O Jovem no Mercado de Trabalho’, desenvolvido pelo Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). A proposta da visita foi promover um olhar diferenciado e promissor dos espaços profissionais oferecidos pelo Banese, estimulando estes jovens a seguirem carreira no setor financeiro, segmento que, nos últimos anos, tem contratado milhares de trabalhadores no Brasil.

Instituição renomada
A abertura do encontro contou com a participação do diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano, que na ocasião representou o presidente do Banco, Saumíneo Nascimento. “O ILBJ é uma instituição renomada no Estado, que conta com grande credibilidade junto à sociedade sergipana. Por isso, foi com muita satisfação que recebemos os jovens atendidos por eles, visando apresentar as possibilidades de atuação profissional em instituições bancárias”, disse o diretor.

Correio entregará cartões de pessoas com deficiência
Visando a comodidade das pessoas com deficiência, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – modificou o procedimento de entrega dos cartões Mais Aracaju Especial. Agora, ao invés do resgate ser feito no Sest/Senat, como havia sido anunciado anteriormente, os cartões dos usuários recadastrados em 2011 serão enviados para a residência dos titulares, via Correio. Em caso de correspondências devolvidas, os usuários serão comunicados, via telefone, para que efetuem a retirada na sede do sindicato.

Laranjeiras: Projeto de fomento a cultura local
A vereadora do município de Laranjeiras Gardênia da Varzinhas/PTdoB, está prestes a apresentar na Câmara Municipal um projeto de lei que tem como objetivo beneficiar toda a classe artística local. Segundo a parlamentar, é preciso dar condições para os grupos musicais, de teatro, dança e até folclóricos, de se apresentar nos mais variados eventos culturais da cidade, tendo a devida e obrigatória contratação e remuneração paga com tempo pré-determinado.

Artistas locais 
A minuta do projeto diz o seguinte: Dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos artísticos culturais realizados pelo poder público municipal, e dá outras providências. No seu artigo 1º ela fala o seguinte: Art. 1º –  Ao se contratar bandas, grupos e/ou artistas para eventos artísticos culturais realizados no município de Laranjeiras, Estado de Sergipe, bandas, grupos e/ou artistas locais, deverão, obrigatoriamente, ser contratados desde que observada a mesma proporção. “O objetivo do dessa propositura  é contemplar todos os artistas locais nos eventos municipais para que estes possam difundir seus talentos junto aos munícipes e garantir a viabilização financeira de seu trabalho artístico”, justifica vereadora Gardênia da Varzinhas.

Restauro do Antigo Atheneuzinho – Museu da Gente Sergipana – Esclarecimento Banese
O Prédio do Antigo Atheneuzinho é uma edificação Eclética de 85 anos e que passou por um processo criterioso de restauração e adaptação para sediar o Museu da Gente Sergipana, atendendo aos princípios da acessibilidade universal. Este empreendimento cultural está sendo viabilizado pelo BANESE, em parceria com o Governo do Estado, e será presenteado aos sergipanos em novembro deste ano, ocasião em que o Banco completa 50 Anos.
O projeto elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais especialistas nos eixos temáticos que envolvem a obra de restauração cumpre todas as normas legais, tendo seu projeto arquitetônico e os complementares aprovados pelos órgãos competentes. 
As intervenções contemporâneas em estrutura metálica e vidro que marcam a cobertura do átrio e bilheteria fazem precisamente a demarcação entre o antigo preservado e recuperado e o novo que se instaura para dar viabilidade de uso ao prédio. A instalação da bilheteria não está associada à cobrança pelo acesso ao Museu, já que o acesso será gratuito. É necessária pela segurança, disponibilidade de guarda-volumes e acompanhamento (através de catracas digitais) do quantitativo de visitantes – infraestrutura básica imprescindível para um empreendimento museológico.
O Museu da Gente Sergipana é, portanto, um projeto que está sendo realizado com todo o rigor legal, conceitual, histórico, técnico e estético, valorizando a cultura sergipana através de sua rica diversidade de manifestações e devolvendo à paisagem do centro histórico de Aracaju um de seus monumentos arquitetônicos mais belos, completamente restaurado e em pleno funcionamento. 

Linha Conceitual

A linha conceitual referencial de restauro do Antigo Atheneuzinho se embasa no conceito de Césare Brandi, que faz parte da corrente denominada de “Restauro Crítico” e defende que a restauração deve visar o restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível, sem cometer falso artístico ou falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra no tempo.

Referenciais

As intervenções utilizadas na obra estão balizadas legalmente, conceitualmente e com estudos referenciais similares e bem sucedidos, e podem ser vistos no projeto de restauração arquitetônica da Estação da Luz em São Paulo para sediar o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado. Outra referência é o Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte, que dispõe do mesmo recurso arquitetônico. Entretanto, um dos maiores exemplares de coexistência entre o antigo e novo é a pirâmide de vidro do Museu do Louvre em Paris.
Diretoria do Instituto Banese -José Leomarques Aciole Bomfim/Superintendente.

PELO TWITTER

Sem medo de ser feliz
www.twitter.com/JC_X Se você acordou hoje reclamando da vida pare um pouco e lembre-se que ontem foi o último dia pra muita gente!!! Viva intensamente!!!

Casamento perfeito
www.twitter.com/jsantana61 Inspirado pelos ares brasilienses encontrei boa definição para corrupção: o feliz encontro do político safado com o empresário sem vergonha.

Medo de uma vergonha mundial
www.twitter.com/netodograccho Estamos a 1.000 dias da Copa Fifa 2014 no Brasil e não temos estádios, aeroportos, estradas, transporte urbano, time de futebol, etc.

E você ainda nem recebeu o canudo…
www.twitter.com/marcos_rm Meu texto está cada vez mais jornalístico e cada vez menos meu… meu Deus o que é isso? Que monstro criei…

Quando a fonte vale a pena, toda espera é pequena
www.twitter.com/valter_jornal Aguardar fonte para entrevista: eis um exercício de paciência para nós, jornalistas.

Todos os caminhos levam aos cofres públicos
www.twitter.com/ahcor_sevla @eugenio_nas Não está na hora da Igreja gastar um pouco de seu dinheiro com a reforma da catedral? porque querem dinheiro público?

O mal para alguns é o paraíso para outros
www.twitter.com/georgelemos1986 Há médicos ganhando mal? Sim. Mas um cidadão que exerce a Medicina e tem uma 4×4 na garagem não me convence que ganha mal. Nem que ganhe mal.

A criança nunca morre dentro de cada um
www.twitter.com/cezar_britto Comprei revistas Turma da Mônica e de Zé Carioca para ler no meu vôo de volta. Na verdade voltarei a infância. Direto do túnel do tempo.

DO LEITOR

Viaduto da Desembargador Maynard
Ricardo dos Santos: “O plano de mobilidade urbana lançada ontem pelo prefeito Evaldo Nogueira, deveria implementar a construção de duas novas alças de acesso,  no viaduto da Avenida Desembargador Maynard, sentido Centro – UFS,  com avenida Tancredo Neves. Caso sejam construída estas alças em uma parceria SMTT- EMURB, o trânsito na região terá um melhor fluxo. Vale salientar que tal construção não vai consumir muitos recursos. Peço que o nosso prefeito e o superintendente da SMTT veja com carinho esta idéia”.

Plano Diretor de Aracaju: Audiência Pública Frustrante
Do leitor Joseilton Nery: “Que frustração a primeira audiência pública temática em torno do PDDUS – o Plano Diretor do município de Aracaju – PLC 06/2010. Esperava um debate mais qualificado e específico, pois havia um tema em particular – a política da infraestrutura dos serviços públicos. O que se viu foi uma autêntica viagem em torno dos diversos assuntos pertinentes ao PDDUS, além de outros não relacionados diretamente à questão (reforma tributária, custos empresariais etc). Uma vergonha mesmo foram as explanações dos representantes da DESO e EMURB. Que exposição! Ou melhor "papelão"! Quanta falta de projeto! Ou então é proposital, não apresentar algo agora. E, neste caso em particular, não sei se a culpa recai totalmente sobre os ombros da Câmara o formato da audiência.Sempre gostei de um debate. Isto é de um bom debate. Mas, como não estava acontecendo, principalmente a partir da linha apresentada pelos expositores, o que salvou um pouco foram as intervenções do plenário (pessoas da sociedade civil organizada e profissionais), embora não tenha havido ressonância, restou-me sair antes do encerramento da audiência. Nem me senti estimulado a intervir.Contudo, pretendo comparecer na segunda, 19, quando será tratado o tema turismo, e fazer intervenção, pois é um assunto palpitante, especialmente ressaltando-se que estamos na véspera de uma Copa do Mundo de futebol. Espero que, pelo menos, a EMSETUR leve algo de proposta concreta. Quem sabe um dos  expositores seja o prof. Zé Roberto lá do Dep. de Economia/UFS e ocupante de cargo na área do turismo governamental.Retornando ao tema desta quinta, assim que cheguei em casa, após o jantar, já tarde da noite, fiz uma breve análise do material apresentado (PLC 06/2010 – Cap. VI – Da Política da Infraestrutura dos Serviços Públicos e Equipamentos Urbanos). Rabisquei algumas sugestões que depois quero compartilhar com os colegas do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, para que, no momento que entendermos mais oportuno, apresentemos as devidas emendas.  Ou quase esqueci. Outro papelão a relatora do Plano Diretor – Miriam Ribeiro – chegou muito após a "explanação" dos "expositores" do tema. E perdeu grande parte da intervenção do plenário. Imagine, a importância que certos vereadores estão dando ao assunto.E quase chorei de pena quando do discurso do sr. Luciano Barreto, dono da Celi – representando as empreiteiras – ASSEOP. Não consigo entender como eles sobrevivem diante de tão altos carga tributária e encargos trabalhistas (segundo ele). E como eles conseguem tantos êxitos econômico-financeiros em seus empreendimentos? E como situam-se entre os mais ricos do estado de Sergipe – os empresários da construção civil? Devem estar fazendo mágica!  Já os operários da construção civil que não possuem nem onde morar dignamente (Santa Maria, Ponta da Asa, Coqueiral etc), nem acesso ao transporte público, nem à infraestrutura básica, estão passando muito bem!”

Relatoria especial para a Liberdade de Expressão condena o assassinato de jornalista de rádio no Brasil

Washington, D.C., 15 de setembro de 2011 – A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condena o assassinato do jornalista de rádio brasileiro Valderlei Canuto Leandro, ocorrido  em 1º de setembro na cidade de Tabatinga, estado do Amazonas.  A Relatoria solicita às autoridades a realização de investigações céleres e minuciosas para averiguar o motivo do crime, identificar e punir os agressores adequadamente e compensar de forma justa a família do jornalista assassinado.

De acordo com informação recebida, pessoas desconhecidas a bordo de uma motocicleta teriam atirado contra o jornalista, quando o mesmo regressava a sua casa à noite. Valderlei Canuto Leandro era o âncora do programa Sinal Verde, da emissora bilíngue Rádio Fronteira, em Tabatinga, na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, e era reconhecido por suas reportagens denunciando alegados atos de corrupção no município local. Em maio passado, o jornalista teria apresentado uma reclamação ante o Ministério Público pelas graves ameaças de morte contra ele supostamente proferidas por uma autoridade municipal. A Polícia investiga o crime, mas até o momento não teria identificado possíveis suspeitos.

Com o assassinato de Valderlei Canuto Leandro foram contabilizadas cinco mortes de jornalistas no Brasil neste ano, por motivos que poderiam estar relacionados à atividade profissional das vítimas. Além deste homicídio, em 2011 teriam sido assassinados os jornalistas Luciano Leitão Pedrosa, morto em 9 de abril em Vitória de Santo Antão, estado do Pernambuco; Valério Nascimento, morto em 3 de maio em Rio Claro, estado do Rio de Janeiro; Edinaldo Filgueira, assassinado em 15 de junho na Serra do Mel, estado do Rio Grande do Norte; e Auro Ida, que foi baleado em 22 de julho em Cuiabá, estado do Mato Grosso. O jornalista e blogueiro Ricardo Gama sobreviveu a uma tentativa de homicídio em 23 de março na cidade do Rio de Janeiro, onde recebeu três tiros.

A Relatoria Especial manifesta sua preocupação pelos crimes reportados e faz um chamado às autoridades para que adotem todos os esforços necessários para prevenir a repetição de fatos dessa natureza, identificar os responsáveis materiais e intelectuais dos mesmos, processá-los e sancioná-los, e reparar os familiares das vítimas.

O princípio 9 da Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da CIDH determina que: "O assassinato, o seqüestro, a intimidação e a ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, viola os direitos fundamentais das pessoas e limitam severamente a liberdade de expressão. É dever dos Estados prevenir e investigar essas ocorrências, sancionar seus autores e assegurar reparação adequada às vítimas".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Acuso a televisão do nosso país de estar utilizando aparelhagens e equipamentos sofisticados com o objetivo de imbecilizar faixas inteiras da população. Uma geração de debilóides" – Dom Lucas Moreira Neves, cardeal brasileiro, que nasceu em 16 de setembro de 1925.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais