Ditadura X Perseguição a jornalistas

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) programa para janeiro o lançamento da Comissão Memória, Verdade e Justiça, que vai apurar a perseguição à imprensa durante a ditadura militar.

O foco do grupo serão os casos de censura, impedimento ao trabalho de jornalistas, prisões, torturas, mortes e desaparecimentos de profissionais da comunicação no período (1964-1985).

"Pela primeira vez, vamos montar um acervo a partir do olhar dos jornalistas. Eles contarão a sua história desse período", diz o presidente da Fenaj, Celso Schröder.

Apesar de muitos casos de censura e violência contra jornalistas já serem conhecidos, como a perseguição ao tabloide "O Pasquim" e a morte de Vladimir Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura, Schröder acredita que histórias ainda desconhecidas serão reveladas.

"Embora os casos mais dramáticos já estejam relatados em sua maioria, achamos que é possível ampliá-los. E vão aparecer mais casos de tortura, censura e violência contra jornalistas desse período", disse.

Schröder também diz esperar que o trabalho da comissão da Fenaj revele como foi a perseguição à imprensa fora dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. "Tenho viajado e percebido que há casos por todo o país que estão ou pouco registrados, ou registrados muito localmente."

Para descentralizar as pesquisas, os 31 sindicatos de jornalistas do país -27 estaduais e quatro municipais- serão acionados para colher documentos e relatos em seus Estados. Os sindicatos de São Paulo e do Rio já trabalham nesse sentido.

A Fenaj também contará com a assessoria de uma empresa especializada em pesquisa de documentos. A intenção é compilar todas as narrativas em um relatório, a ser encaminhado à Comissão Nacional da Verdade em agosto do próximo ano.

Dentre os nomes que são cotados para integrar a comissão estão os jornalistas Audálio Dantas, Carlos Alberto Oliveira (Caó), Nilmário Miranda, Rose Nogueira e Sérgio Murillo de Andrade.

O presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo, informou que, há mais de um ano, a instituição levanta casos de limitação do trabalho de jornalistas no período da ditadura e os publica no site e jornal da entidade. "Temos, em sucessivas edições, exposto a violência e os crimes praticados pelos torturadores da ditadura", disse.

Ele afirma ainda que a associação continuará publicando suas pesquisas, mas que não pretende criar uma comissão específica para tratar do assunto. (FSP).

Plano Diretor: Samba de uma nota só
Este é o nome de um dos grandes sucessos da Bossa Nova, movimento musical surgido no Brasil na segunda metade da década de 50. Seu intérprete foi o baiano de Juazeiro, João Gilberto, sem dúvida o “papa” deste movimento musical. Aqui em Aracaju temos tido frequentes apresentações de um “Samba de Duas Notas”. Elas têm ocorrido na discussão do Plano Diretor. O palco é o plenário da Câmara Municipal, com a participação de apenas duas personagens: os vereadores Emerson Ferreira e Jony Marcos.

Plano Diretor: Samba de uma nota só II
Os demais 17 limitam-se a votar os artigos. Enquanto isso, a relatora, Miriam Ribeiro, exerce a exclusiva tarefa de ler os artigos colocados em discussão. Já o presidente Emanuel Nascimento pratica um exercício novo chamado abre-e-fecha. Por falta de quorum, é uma luta conseguir abrir uma sessão e depois mantê-la até o final.

Novo presidente
Por alguns dias, enquanto o vereador Emanuel Nascimento substitui o prefeito Edvaldo Nogueira, que entrou de folga, a presidência da CMA está sendo exercida pelo vice-presidente, o pastor Jony Marcos.

Candidatos
Segundo comentários, cerca de 10 dos 24 vereadores que participarão da nova legislatura que começa em 2013, são candidatos a suceder o atual presidente no comando da Câmara de Vereadores.

De olho em uma seguradora e a atuação em Sergipe
Nos últimos dias o blog vem recebendo reclamações de leitores de uma companhia seguradora (de renome) que para garantir uma parceria com um Banco cadastrou apenas oficinas de pequeno porte para realizarem os serviços dos veículos acidentados.  A companhia não permite que os clientes escolham as oficinas conhecidas e que prestam serviço com a qualidade já reconhecida.

Redução de custos
Tudo isso é para reduzir os custos para o banco parceiro. Porém, os clientes estão tendo desagradáveis surpresas, porque as oficinas cobram mais barato e para garantir a margem de lucro não tem compromisso com a qualidade dos serviços. O blog vai continuar a investigação para depois divulgar o nome da Seguradora e do banco envolvido.

Comissões e diálogos
O projeto do Proinvest depois de aprovado na Comissão de Finanças passará por mais três. Espera-se que nenhum outro pedido de vistas seja feito até porque todos já conhecem o projeto. O momento é de diálogo e do governo dialogar e atender alguns pedidos, como o detalhamento das obras.

Machado, emendas e questionamentos dos leitores
Alguns leitores deste blog, ao lerem as declarações prestadas pelo ex-deputado José Carlos Machado neste espaço acerca do processo de liberação de emendas parlamentares para o Estado de Sergipe fizeram diversos questionamentos através de e-mails e comentários. O blog publica abaixo os questionamentos que foram formulados sem ofensas e baixarias.

Machado, emendas e questionamentos dos leitores II
1 – será que falta empenho do governo estadual para liberar as emendas, ou o contingenciamento dos recursos é uma decisão política e econômica que atinge a estados e municípios indistintamente? 2 E os deputados e senadores sergipanos, o que estão fazendo para liberar as emendas? 3 – O fato de o governo federal não ter liberado vultosos recursos para Sergipe durante o governo João Alves se deve a uma eventual perseguição política ou à falta de certidões de regularidade fiscal à época? 4 – Caso fosse realmente perseguição política, por que razão o governo João Alves não recorreu ao STF naquele período, como fez o atual, visando a concessão de liminares que permitissem o recebimento de recursos do governo federal?

Machado, emendas e questionamentos dos leitores III
5 – A oposição quer ou não quer que o governo estadual receba recursos da União? É que quando os recebe, é porque o PT (governo) federal privilegia o PT (governo) estadual, e quando não os recebe é porque é incompetente ou pouco empenhado. Por fim, questionam ainda se a partir de 2013 João Alves, enquanto Prefeito de Aracaju, caso não consiga liberar verbas do orçamento da União será por incompetência ou por perseguição política? Sim, pois desta feita não faltará certidão de regularidade fiscal, já que a Prefeitura de Aracaju, diferentemente das outras prefeituras do Estado, parece estar "redondinha" de dinheiro. O blog está à disposição do ex-deputado Machado se desejar responder aos leitores.

Sindat apoia Proinvest
A auditora técnica de Tributos II, Anadja Indaya Andrade será empossada hoje (14)  no cargo de conselheira diretiva do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat). A posse está marcada para às 9horas da manhã no Hotel Aquarius, na orla da Atalaia.

Sindat apoia Proinvest II
No ato de posse a conselheira vai destacar o apoio do Sindat ao Programa Proinvest e que consiste num emprétimo de R$ 727 milhões por parte  do governo do Estado. E ainda, o impacto que esse  investimento financeiro vai trazar para o desenvolvimento de vários segmentos da economia sergipana.

Um ano sem Carlos Rodrigues
Está fazendo um ano que o rádio sergipano perdeu um dos seus principais comunicadores. Dedicação é a palavra adequada para abordar essa figura emblemática da comunicação social de Sergipe. Difícil encontrar outro radialista que abraçasse de forma tão intensa sua profissão. Até mesmo nos últimos dois anos de vida, quando se acentuaram seus problemas de saúde, Carlos Rodrigues não se deixou abater. Internado algumas vezes, saía do hospital praticamente para o microfone da Liberdade 930, por coincidência sua primeira e última emissora.

Um ano sem Carlos Rodrigues II
No setor esportivo, fez dupla de repórteres com Godofredo Chagas, na Rádio Atalaia e com Gilson Rollemberg e Jurandi Santos na Cultura. Passou a comentarista em 1975, na Liberdade, sendo que sua entrada no rádio sergipano ocorreu na própria Liberdade, na época do legendário Silva Lima. Manteve, durante muitos anos, o festejado programa “Madrugada Livre”, em várias emissoras. No jornalismo, mostrou que era “Comentarista Objetivo” não somente no esporte. Abordava com propriedade e independência os fatos do momento. Seu desaparecimento prematuro, em 15 de novembro de 2011, deixou uma grande lacuna na radiofonia de Sergipe.

Funcionamento dos museus no feriado I
O Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e o Museu Afro de Laranjeiras funcionarão normalmente na quinta-feira, dia 15, feriado da Proclamação da República. Os sergipanos e turistas poderão visitar as duas unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no horário das 10h às 16h.

Funcionamento dos museus no feriado II
Em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana, unidade do Instituto Banese, também abrirá em horário normal, das 10h às 16h. Já o Palácio-Museu Olímpio Campos, vinculado à Casa Civil, estará fechado na quinta-feira, mas reabrirá as portas na sexta, dia 16, no horário das 10h às 17h.

Sindicato dos Bancários critica o BB
O jornal Resistência, do SEEB/SE, publica, em sua mais recente edição, matéria em que questiona o fato de o Banco do Brasil convocar novo concurso público, ao invés de nomear as pessoas classificadas no certame ainda em vigor. O Sindicato dos Bancários considera que a legislação deveria ser mais rigorosa com relação a esse tema. A validade do concurso ainda em vigor estende-se até abril de 2013.

Lula destaca luta junto com Albano em defesa do SENAI
Ao falar na solenidade de abertura da 7ª Olimpíada do Conhecimento do SENAI, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, torneiro mecânico formado no SENAI/SP, em 1963, fez questão de destacar a presença na solenidade do ex-governador de Sergipe Albano Franco, para lembrar que juntos na Constituinte, defenderam a manutenção e o fortalecimento do SENAI pela sua importância como entidade formadora de profissionais para a indústria nacional. A solenidade aconteceu na última segunda-feira, no Ginásio Polidesportivo José Corrêa, em Barueri, São Paulo, conduzida pelo empresário Robson de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Audiência pública sobre os Jogos Paraolímpicos
O deputado Valadares Filho (PSB) presidiu audiência pública realizada hoje pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.  A audiência, que teve como convidado o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, fez um balanço sobre os resultados da delegação brasileira nos Jogos Paraolímpicos de 2012, realizados em Londres, entre 29 de agosto a 9 de setembro deste ano. O Brasil conquistou o melhor resultado da história em paraolimpíadas. Alcançou a sétima posição no ranking mundial. Ao todo foram 43 medalhas conquistadas; foram 21 de ouro,14 de prata e oito de bronze.

Crescimento
Valadares Filho destacou o crescimento do esporte paraolímpico no Brasil .  “O desporto paraolímpico é uma realidade em nosso País; a cada ano, o Brasil vem ampliando o número de praticantes e de participantes em eventos esportivos paraolímpicos”.O deputado falou também da importância que essa prática esportiva tem para os portadores de necessidades especiais.  “O esporte é um fator de superação na vida da pessoa portadora de necessidades especiais”, destacou o parlamentar.

Eduardo Amorim preside MP
O senador Eduardo Amorim (PSC) foi eleito presidente da Medida Provisória 585/12 que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios no exercício de 2012, com o propósito de fomentar as exportações no país.

Critérios
Segundo o senador a União entregará aos entes federados o montante de R$ 1,95 bilhão, de acordo com os critérios e condições previstos. Sergipe poderá receber até R$ 7,5 milhões.A liberação do recurso compensará perdas de arrecadação geradas pela Lei Kandir (Lei Complementar 87/96), que isenta exportações da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal fonte de arrecadação estadual.

TJ/SE determina continuidade de licitação do transporte em Aracaju
Na tarde da terça-feira, 13, o juiz da 12ª vara cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Raphael Silva Reis, decidiu pelo prosseguimento do processo licitatório referente aos serviços de transporte público coletivo em Aracaju, após ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE).

Multa diária
Segundo a decisão, o processo licitatório deve ter continuidade, sob pena de multa diária caso não seja cumprida dentro do prazo de cinco dias.  De acordo com o juiz Raphael Silva Reis, o TCE não pode constituir impedimento à licitação. No texto da decisão, o juiz diz “que o mérito da referida decisão administrativa da Corte de Contas já fora inclusive analisado e julgado pelo TJSE, pelo STJ e até pelo STF, o que também, a meu ver, ao menos nessa fase procedimental, também impede qualquer suspensão do procedimento licitatório”.

Medida cautelar
O processo inédito de licitação para o transporte público de Aracaju foi suspenso após medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desde então, a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para tornar possível a realização da licitação, que prevê diversos benefícios para a população da cidade.

Em Sergipe Fitec 2012 acontece de 22 a 25
Em sua 4ª edição, a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica de Sergipe – FITEC, que acontecerá de 22 a 25 deste mês no Centro de Convenções de Sergipe, reunirá grandes indústrias sergipanas, fornecedores e instituições de fomento à Ciência e Tecnologia, além de instituições financeiras que trarão condições especiais para o setor industrial.

2 Eventos
A novidade para esse ano são os 2 eventos que ocorrerão simultaneamente no mesmo espaço da Feira, promovendo a geração de negócios, conhecimento e o intercâmbio entre os diversos setores da cadeia produtiva da indústria, facilitando parcerias e estimulado o consumo de produtos fabricados no Estado. São eles: Made in Sergipe e a Expotec. A Estre Ambiental estará presente na feira com o stand 33. A empresa tem hoje um Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Rosário do Catete.

Elias Santos saúda centenário de Gonzagão
A cultura nordestina entalhada na madeira. A homenagem proposta pelo projeto Bom Dia Gonzagão extrapola o personagem do Velho Lua e, a exemplo de sua obra, se aproxima do imaginário de um povo que deve a própria narrativa a um dos maiores mestres da Música Popular Brasileira. De acordo com o gravador Elias Santos, não há como se deter sobre as feições do sanfoneiro sem perceber os contornos dos seus.

Cultura
"Gonzaga é mágico! Está por toda parte, em cada canto, no sorriso de velhos e moços. Não dá para circular em Exu e não se emocionar com sua arte. Vai continuar iluminando a cultura do nordeste como uma fogueira que nunca se apaga".

Projeto
Contemplado pela Funarte, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga 2012, o projeto proposto pela produtora cultural Silvane Azevedo consiste numa série de gravuras dedicadas ao autor de autênticos hinos nordestinos, a exemplo de Asa Branca e Assum Preto. Para tanto, Elias visitou a cidade natal de Gonzagão no início de setembro com o propósito de procurar os vestígios de sua obra na paisagem árida de Exu. O resultado não poderia ser outro.

Energia
"Minha gravura foi contaminada por essa energia. Entrei num processo de imersão, investigando e curtindo minha personagem para criar as gravuras. Nesse caso, a viagem à cidade natal de Gonzagão foi fundamental. As músicas para animar o corte também".

Catálogo
As gravuras inspiradas em Gonzagão serão reunidas em um catálogo a ser lançado no dia 13 de dezembro, data em que o Rei do Baião completaria 100 anos de vida, na cidade que o viu nascer. Elias pretende saudar o amanhecer deste dia, quando Exu promoverá uma programação cultural alusiva ao Centenário, com uma intervenção artística que celebra a vida e o legado de Gonzagão.

Dance Comigo
A Federação Espírita de Sergipe traz mais uma vez o espetáculo "Dance Comigo" que tem como objetivo levar ao público a reflexão a cerca da vida e da morte despertando-o para os valores espirituais, possibilitando a construção do aprendizado em cuidar de todos os aspectos e expressões do viver com qualidade.Será amanhã no Teatro Atheneu a partir das 20h.Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) que pode ser adquirido na bilheteria do teatro.

Tobias Barreto realiza sua feira de artesanato e confecção
A sétima edição da Feira de Artesanato e Confecção de Tobias Barreto já está com data marcada. Será de 22 a 25 de novembro, na Praça do Cruzeiro, das 17h às 23h, entrada gratuita. Quem for ao evento, além de confecções masculina, feminina, infantil, moda praia, cama, mesa e banho, também irá encontrar artesanatos e pequenos negócios.Serão 52 estandes onde estarão expondo empreendimentos dos segmentos da indústria, comércio e artesanato.

Parcerias e momentos de lazer
“A proposta é criar um local propício para realização de parcerias comerciais, mas proporcionando momentos de lazer. Esse é o sétimo ano que realizamos a feira, o evento já se tornou tradicional no município, atraindo pessoas da região interessadas em realizar negócios”, explica Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae. A Feira é uma ação do Sebrae, que cumpre o papel de estimular o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, em parceria com a Prefeitura de Tobias Barreto, apoio Governo do Estado. Informações na Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae, telefones (79) 2106-7721 e 2106-7752.

Baile dos 140 anos
Está confirmada a presença do presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, no baile dos 140 anos da ACESE que será realizado no próximo dia 29, no Iate Clube de Aracaju, ao som da tradicional banda Los Guaranis. Na ocasião, acontecerá a entrega do prêmio Líderes e Vencedores, que este ano homenageará todos os presidentes da ACESE pelo trabalho prestado à entidade. A equipe da ACESE está mobilizada para que a festa reúna todo o quadro de associados e seja um sucesso!

Futebol
Hoje, em Nova Jersey (EUA) – amistoso internacional: Brasil X Colômbia. /// Mano convoca Diego Cavalieri, Fred e mais três jogadores do Fluminense para o Superclássico das Américas. /// Jogo contra os argentinos será no estádio LA BOMBONERA. /// Palmeiras afirma que não teme perder seu artilheiro Barcos. /// Ganso poderá estrear domingo, contra o Náutico. /// Tite testa time do mundial contra o tricolor paulista. /// Pelé está internado em hospital de São Paulo. /// Neymar: “Ronaldinho é amigo da família”. /// Zico apóia uma das chapas na eleição mas elimina hipótese de voltar a exercer algum cargo no Mengão. /// Ricardo Gomes fecha com o Vasco para ocupar a função de diretor-técnico. /// Parceria do Guarani com o River Plate está ameaçada. /// Ernando Rodrigues está indignado com os últimos acontecimentos.

Curtas
Sarney defende DEUS nas cédulas de real. E diz ter pena dos ateus. /// Assembléia da ONU condena mais uma vez embargo dos Estados Unidos a CUBA. /// Presidente do PT afirma que penas aplicadas pelo STF são injustas e fora de parâmetro. /// Joaquim Barbosa levou convite para sua posse, pessoalmente, à presidente DILMA. /// Carga tributária do Brasil supera a média da América Latina. /// EIKE BATISTA cai no ranking dos milionários, mas continua em vigésimo-oitavo lugar em todo o mundo. /// Chuvas colocam Friburgo em alerta máximo. /// Senado aprova abatimento no Imposto de Renda de doações a escolas. /// Kassab antecipa apoio a DILMA na eleição de 2014. /// Crime cresce em áreas indígenas dos Estados Unidos. /// Venda de tablets dispara 267 por cento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/eugeniadeda Marco Civil da Internet? Medo disso, mto medo. A internet não pertence ao Brasil ou a país nenhum. É rede mundial e universal. Não tem fronteiras.

www.twitter.com/MariaMendoncaSE Que Nossa Senhora, nossa mãe, nos conceda um dia de aprendizado e crescimento.

www.twitter.com/gestor_robson Dificuldades Financeiras são escolhas pessoais. Escolha tê-las ou não!

www.twitter.com/flaviofoster E com o tempo a gente vai se acostumando a conviver com a presença de alguns e a ausência de outros!

www.twitter.com/clovis_silveira Frase comum dos psicopatas. “Sou muito transparente. Não consigo fingir sentimentos.”

DO LEITOR

Comissão Nacional da Verdade

Caso José Carlos Pinheiro vai à Comissão Nacional da Verdade, por João Mulungu: “O menor estado do país é palco de uma grande batalha. De um lado, os seis estudantes processados por terem, junto com o Levante Popular da Juventude, reiterado as denúncias de torturas praticadas por agentes públicos, especialmente médicos, na época da ditadura civil-militar, em Sergipe. De outro, José Carlos Pinheiro, médico denunciado – pelos torturados e pelos estudantes – por ter utilizado sua experiência profissional para auxiliar nas torturas.
Essa foi a batalha política levada de Sergipe a São Paulo, à audiência realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, nessa segunda-feira, 12/11/2012, pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). A audiência era para oitiva de testemunhas nos casos de Luiz Eurico Tejera Lisboa e Eduardo Leite "Bacuri", mas foi também momento de acolher essa pendência nordestina.
Jessy Dayane, uma das estudantes sergipanas processadas pelo médico denunciado, esteve presente na ocasião e, em nome do Levante Popular da Juventude, aproveitou para solicitar apoio da CNV e entregar às representantes Maria Rita Khel e Rosa Maria Cardoso todos os documentos a partir dos quais foram feitas as denúncias, além de cópia do próprio processo judicial. As representantes da CNV manifestaram total apoio e compromisso com a efetivação do direito à memória e à verdade no caso José Carlos Pinheiro. 
Com a nova investida dos estudantes, o palco da batalha passa a todo o país; a dimensão é nacional. De uma particular efetivação do direito à memória e à verdade, passa-se a uma possibilidade real de manifestações de instituições públicas – como a CNV e o Judiciário – em favor da democracia. Eis o espírito da luta que perdura”

Carrinhos de compras dos supermercados
Do leitor Paulo César: “Você certamente já passou dissabor que acabo de passar. Sábado passado, dia 10, estacionei nosso carro, recém comprado, 0 Km, objetivando fazer umas compras no G.Barbosa Jardins.   Quando retornei com as compras, as coloquei no banco dianteiro, portanto não fui ao fundo do carro, na mala do veículo.   Portanto, inadvertidamente, entrei no carro e engrenei para sair, quando ouvi o enorme barulho.  Tratava-se de um carrinho de compras bem colado no fundo do veículo, o que causou arranhões no meu veículo.  Não busquei nada de reparo na rede de G.Barbosa, seria inútil, mas te escrevo para tornar público e pedir às redes de supermercados para conscientizar os clientes em não colocar o carrinho de compras atrás dos veículos estacionados.  São pessoas irresponsáveis que não respeitam as pessoas.   Encampe essa ideia.   Vamos divulgar”.

E quem paga a conta?
Do leitor Dinho Santana: “Lendo o comentário do José Carlos Machado: "Machado e Proinvest: faltam clareza e competência – Ele defende detalhamento das obras". Ou seja, de quatro em quatro anos,  a metade ingênua que vota!  Já que a outra metade,  só comparecem as urnas para evitar pagar a exorbitante multa de R$ 3,50 pelo não comparecimento, por não termos o democrático direito ao Voto Facultativo… Embora como noticiado pelo Jornal da Cidade do dia 10/11: Facultativo – Depois do deputado federal Mendonça Prado (DEM), agora é a vez do deputado André Moura (PSC) defender a instituição do voto facultativo no Brasil. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  com essa finalidade está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser analisada. Há algum tempo, Mendonça sugere que o voto seja facultado, não só aos menores de 18 e maiores de 70 anos, mas a todos os brasileiros. Nada contra a pessoa do senhor José Carlos Machado, mas sim quanto ao político de uma forma generalizada, uma vez que considerando a política como a arte de enganar o próximo quanto mais próximo! Não vislumbro a capacidade administrativa pública, amplamente invocada pelos ditos dirigentes que nos assaltando em cinco dos doze meses ao ano de impostos, vivem nababescamente acobertados pelos Tribunais de Fazem de Contas, com 14 e 15 salários coisas que não se aplicam ao trabalhador? Partidos nós os temos em quantidade, só que na mão de poucos, então não podemos fazer renovação, tomando-se por base no nosso pequenino estado, onde o não oficializado; PDI – Partido dos Irmãos Amorim, detém 12 oficializados! Como bem definiu Augusto Branco: "O Brasil possui uma falsa democracia. Menos de 10% dos deputados são eleitos pelo voto direto. Mais de 90% é eleito pelo voto de legenda. O povo brasileiro está levando uma rasteira a muito tempo". Ou seja politicamente falando: "É o festival do TOMBO. Todo mundo dando tombo em todo mundo. Todo mundo passando a perna em todo mundo. É a festa dos espertos. Hoje em dia ser esperto é ser sacana, ser criativo é ser malandro e ser inteligente é ser vagabundo e safado. A inversão de valores é tão grande que honestidade virou coisa do passado e quem é honesto é visto como bobo, conservador e pouco empreendedor. A coisa está tão feia que tráfico de informações virou negócio, vale dinheiro grosso. Até vadiagem virou coisa legal". E nosso congresso é o palco para tudo isto, podendo diplomar boa parcela de trabalhadores que ganhando o milionário salário mínimo de R$ 622 paga para que " exímios administradores se locupletem, em Navalhas, Fox, Arremates e etc… Saúde e paz”.

MATÉRIA IMPRENSA NACIONAL/UOL

Pedreiro sergipano funda maior biblioteca comunitária do país
A vida em função da construção do conhecimento. Esse é o lema do pedreiro sergipano Evando dos Santos, que dedicou e continua dedicando seus dias à manutenção de um sonho, a maior biblioteca comunitária do país, localizada na Vila da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro.
Os pilares foram fincados na própria casa, onde ele calcula ter reunido mais de 40 mil livros. Atualmente, a biblioteca funciona em um prédio próprio, desenhado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, no mesmo bairro.

É na edificação de três andares que funciona a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses. Criada em 17 d e julho de 1998, recebeu o nome do autor preferido do pedreiro, que é seu conterrâneo.

Nessa biblioteca, as regras para o empréstimo são simples: o leitor preenche um cadastro e pode ficar com o volume pelo tempo que achar necessário. "Se a pessoa não devolve o livro é porque precisa", diz Evando dos Santos.

Cheio de orgulho, Evando diz que esse era seu sonho: uma biblioteca sem "burrocracia", funcionando de domingo à domingo. Segundo ele, com livros que não se encontram na Biblioteca Nacional. Exemplo disso é uma gramática da língua bunda que era a falada pelos escravos.

Oscar Niemeyer – Com a casa abarrotada de livros empilhados por todos os cômodos, Evando percebeu que precisava de um espaço definitivo para abrigar os livros. E a ajuda veio de maneira inesperada. Com a ousadia que o caracteriza, Evando ligou para um programa de TV que entrevistava ao vivo o arquiteto Oscar Niemeyer. "A minha ligação entrou no ar e ele prometeu me ajudar. Foi uma pessoa divina. Fui a casa dele que me ouviu por uma hora. Um mês depois ele me entr egou o projeto da biblioteca", lembrou.

Eram idos de 2002. O ministério da Cultura autorizou a captação de recursos e a prefeitura concedeu à biblioteca o título de utilidade pública. Mas Evando amargou mais quatro anos tentando conseguir que o projeto saísse do papel. Finalmente em 2006, o BNDES investiu no projeto e as obras começaram. Em 12 de dezembro de 2008, o novo prédio da biblioteca foi inaugurado.

Calçada da Fama – Com a cabeça cheia de ideias, Evando não limita seus projetos às atividades na biblioteca. Promove "arrastões literários" em vários bairros do Rio, distribuindo livros da zona norte à zona sul. Ajudou a fundar bibliotecas comunitárias em várias cidades do País e até no exterior. Evando doou 15 mil livros para o processo de reconstrução de Angola, devastada pela guerra civil.

Evando pintou na principal praça da Vila da Penha, a praça do largo do Bicão, uma calçada da fama, estrelas com os nomes de personalidades ligadas à história do bairro e/ou da biblioteca especificamente. O projeto foi incorpor ado na última reforma da praça, a pintura deu lugar à placas de metal cravadas no concreto. Para o bairro que ama, escreveu um livro, contando a história do lugar através dos moradores mais antigos.
Reconhecimento – A Academia Brasileira de Letras homenageou o pedreiro em 2007. Evando foi condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da entidade. A Câmara de Vereadores e a Assembleia de Legislativa do Rio de Janeiro concederam a medalha Pedro Ernesto e Tiradentes respectivamente.
A cineasta Anna Azevedo produziu e dirigiu o documentário Homem-Livro contando a história de Evando durante a mudança da biblioteca da casa de Evando para o prédio projetado por Niemeyer. O curta ganhou o prêmio de melhor filme do Júri Popular e de melhor direção do júri oficial do Festival de Brasília em 2006.
"O que me impressionou naquela casa foi que os livros eram os grandes reis daquele espaço. Uma casa labiríntica E um personagem que tem um a compulsão pelos livros e em dividir o saber, o conhecimento", explicou a cineasta. Fonte: UOL

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frase do Dia
"A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente."
Bernard Shaw.Homenagem ao Dia da Proclamação da República.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais