Divagações sobre Aju e o novo quadro

Divagações e questionamentos de um jornalista sobre o novo quadro político e as eleições de Aracaju. O episódio da eleição da Mesa Diretora da Assembleia fará os partidos políticos e suas lideranças revelarem antecipadamente suas posições estratégias para 2014.

O grupo dos irmãos Amorim terá como candidato a prefeito o deputado estadual Zeca da Silva?

Assim ele poderá medir a sua força política na capital.

Ou o novo quadro fará com que os irmãos Amorim apóiem a candidatura do PSB, que deve ser Valadares Filho?

Desta forma não só terá uma candidatura forte, mas pode articular um grupo visando as eleições 2014.

Será que o governador Marcelo Déda continuará defendendo uma candidatura petista?

O  quadro novo poderá levá-lo a encontrar um candidato de consenso que não seja do PT.

Neste caso como ficaria os pré-candidatos do PT? Dificilmente o partido aceitar abrir mão de uma candidatura em Aracaju.

E o prefeito Edvaldo Nogueira e o PCdoB como ficará em todo este novo processo?

João Alves, que sai ganhando inicialmente com o rompimento do grupo dos irmãos Amorim com Déda será mesmo candidato a prefeito?

Ou será melhor para ele  fechar um grande acordo visando as eleições de 2014?

E como fica o pré-candidato do PPS, deputado federal Almeida Lima, que torcia pelo apoio do grupo dos irmãos Amorim?

Ninguém acredita que ele irá sozinho novamente para a disputa.

Almeida Lima tentará uma aproximação com o ex-governador João Alves Filho.Neste caso poderia pedir a Nilson Lima que ajudasse nesta aproximação, já que o ex-secretário e hoje dirigente do PPS foi vice na chapa de João em 2010.

São apenas algumas divagações e questionamentos. O leitor que faça suas análises e tire suas conclusões.

Em 99, Reinaldo derrotou candidato do governador na AL I
No ano de 1999, no início do segundo governo de Albano Franco, ele sofreu uma derrota na eleição da Mesa Diretora da AL. Albano tinha como candidato o deputado Ulices Andrade, mas Reinaldo Moura, também da bancada da situação não abriu mão da disputa e teve o apoio da bancada de oposição. Reinaldo foi eleito presidente e como 1º secretário Belivaldo Chagas.

Em 99, Reinaldo derrotou candidato do governador na AL II
Dois dados interessantes: na sessão da eleição, o líder e ex-deputado Antônio Carlos Franco estava presente apoiando a candidatura de Ulices. Quando foi programado o resultado, alguém informou que Ulices tinha sido convidado para ser o líder do governo. De imediato Ulices pegou o microfone e agradeceu o presente de “grego”. Alguns poucos anos depois, por sugestão de Reinaldo, quando deixou a AL para ir para o TC, Ulices virou líder de Albano Franco.

Em 99, Reinaldo derrotou candidato do governador na AL III
Após eleito, no discurso de posse, Reinaldo Moura, agradeceu o apoio da oposição, mas deixou claro que fazia parte da bancada governista. Foi ao Palácio conversar com Albano Franco. Deixou claro que não o episódio estava superado e que seu mandato como presidente não prejudicaria a governabilidade em Sergipe.

Firmeza e cautela.  Novas mudanças e caminhos virão
O governador Marcelo Déda disse ontem que o momento atual é de firmeza e cautela. Disse que vai ocorrer uma reforma no secretariado e que está tranqüilo com a decisão da maioria da Assembleia. Afirmou que vai reconstruir a maioria e tem a consciência que a maioria que tinha, na verdade não existia. “Novos caminhos e novas mudanças virão”, disse.

Exonerações
Ontem, 28, o governador chamou em seu gabinete os secretários Zeca da Silva (Desenvolvimento) e João das Graças (Articulação Política) e pediu os cargos por conta da reforma que fará. Os dois foram indicações do grupo dos irmãos Amorim. O outro indicado Marcelo Freitas (trabalho) não foi chamado. Ele é cunhado da deputada Susana Azevedo que estava viajando e não participou da eleição da Mesa Diretora.

Trabalho
O governador agradeceu o trabalho de Zeca e João das Graças.  Déda fez questão de ressaltar que o trabalho de Zeca à frente da pasta do Desenvolvimento Econômico foi bastante proveitosa.

João das Graças fará falta
Já o secretário de Articulação Política, o ex-deputado João das Graças fará falta ao governador Marcelo Déda. O trabalho dele era (ou é?) o retrato fiel do relacionamento “altamente positivo” do governador com as lideranças políticas, principalmente os deputados da bancada governista na Assembleia. Caro leitor, o blog jura que não é ironia…epâ com os dedos cruzados não vale…

Déda e a AL
Com a votação da segunda-feira ficaram com o governador  nove deputados: Conceição Vieira, Gualberto, Ana Lúcia, João Daniel (todos do PT), Garibaldi, Zezinho Guimarães (os dois do PMDB), Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade e Luiz Mitidieri (todos do PSD).

Susana fica com o grupo dos Amorim 
Depois de uma longa conversa com o governador ontem, a deputada Susana Azevedo (PSC) que não participou da votação na segunda-feira, decidiu continuar com o grupo dos irmãos Amorim. Com isso o cunhado dela, Marcelo Freitas deixa  a secretário do Trabalho.

Gilmar: “não vou radicalizar”
Ontem, 28, pelo twitter, Gilmar Carvalho que voltou a ser suplente de deputado – com o retorno de Zeca da Silva a AL – deixou claro que não vai radicalizar em seu programa de rádio como aconteceu no governo João Alves quando foi forçado a renunciar. “Sou amigo de Déda e cheguei antes dele à campanha de 2006. Pago R$ 5 mil p/ mês de multas eleitorais”, escreveu.

Especulações grupo do PSB I
Durante todo o dia de ontem, 28, as especulações giravam em torno de possíveis exonerações de secretários ligados ao PSB (Belivaldo, educação; Mauricio, esporte e lazer e Elber Filho, turismo). Tudo porque os dois deputados do partido votaram em Angélica.

Especulações grupo do PSB II
Ao conceder entrevista rápida ontem, 28, na AL, a deputada Maria Mendonça (PSB) deixou claro que tinha empenhado sua palavra a Angélica e não poderia voltar atrás. Já Adelson Barreto (PSB) sempre sonhou em ser o 1º secretário e na última eleição desistiu a pedido do governador. Só os dois sabem quais os compromissos assumidos e não cumpridos.

Governabilidade e aliados
Só para lembrar: Desde 14 de fevereiro de 2007 este espaço escreveu sobre governabilidade e aliados. Sempre analisou a bancada governista e o tratamento dado pelo governador Marcelo Déda.

Sukita: foi deselegância
Ao ser entrevistado ontem no pograma Liberdade Sem Censura, comandado por George Magalhães, o prefeito de Capela, Sukita, do PSB, avaliou que o governador Marcelo Déda foi tratado com deselegância por alguns partidos no episódio da AL, inclusive pelo próprio PSB.

Quem vai para a Sedetec?
Com a saída de Zeca da Silva, um verdadeiro festival de especulações se instalou em torno do nome que o governador escolherá para seu substituto na Sedetec (antiga Indústria e Comércio), uma das pastas mais importantes do governo. Dois nomes circulam nos bastidores e nas conversas de empresários e lideranças do setor, ambos ex-secretários: o empresário Jorge Santana, que ocupou a pasta no primeiro governo de Déda, e o deputado estadual Zezinho Guimarães, que foi titular no governo de Albano.

Jorge dificilmente retorna
O primeiro, ao que se comenta, dificilmente seria seduzido a sentar na mesma cadeira, já que a deixou a pedido para cuidar de sua empresa de informática, que vem crescendo com um projeto de âmbito nacional.

Arestas e Sebrae
Já o segundo, tem muitas arestas com amplos segmentos do empresariado e, apesar de neoaliado de Déda, todos sabem que eles nunca se bicaram e já protagonizaram um duro embate em recente eleição do Sebrae.

Alternativas
Na bolsa de apostas aparece ainda um nome tido como mais palatável e leve, o do deputado Garibalde Mendonça. Uma saída fora da política, como um empresário ou até um técnico, é outra alternativa que o governador deve estar considerando seriamente.

Ricardo Marques pode ser candidato a prefeito em Aju
Através de um amigo do jornalista Ricardo Marques o blog foi informado que o apresentador do SETV 2ª Edição, Ricardo Marques, que é filiado ao PDT, foi convidado a ser candidato do partido e já iniciou conversas com o deputado José Franco.  Ricardo está analisando a proposta, mas já tem algumas idéias até mesmo de jingles para a campanha.

Código Florestal
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem, 28, da abertura do seminário "Código Florestal – o que diz a ciência e os nossos legisladores ainda precisam saber", que acontece na Câmara. Organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar Ambientalista, o evento reúne pesquisadores e cientistas para discutir os impactos negativos das mudanças propostas para a nova legislação florestal.

Concepção
Para o parlamentar, o debate sobre o novo Código Florestal é uma questão de concepção. "O modelo produtivista não leva em consideração a variável ambiental", afirmou. Márcio Macêdo defendeu que sejam feitas, na Câmara, as devidas alterações no texto aprovado pelo Senado. "Devemos trabalhar no horizonte do possível, propondo os devidos consertos no texto do código que veio do Senado, que é melhor do que o que foi aprovado pela Câmara no ano passado", disse.

PEC propõe medidas para prevenir calamidades públicas
A Proposta tem o objetivo de sistematizar, institucionalizar e a responsabilizar efetivamente os poderes públicos no que diz respeito à prevenção de catástrofes naturais. O deputado Valadares Filho (PSB) propôs, esta semana, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que visa a estabelecer, em âmbito constitucional, um tratamento mais efetivo quanto à prevenção e ao atendimento às vítimas das calamidades públicas que tem se tornado uma constante no Brasil.

Projetos
As constantes ocorrências de calamidades públicas causadas, seja pelas fortes chuvas, seja pelos longos períodos de estiagem, têm sido uma das grandes preocupações do deputado Valadares Filho (PSB).  Segundo o parlamentar sergipano, não dá para assistir, ano após anos as tragédias causadas pelas chuvas e pelas secas. “Para as milhares e milhares de famílias atingidas por essas calamidades, os prejuízos são incalculáveis”.

Institucionalização
A PEC propõe uma série de modificações à Constituição no que se refere ao tratamento dado à prevenção contra calamidades públicas. Segundo Valadares Filho, em síntese, a PEC tem o propósito de responder a uma questão da maior gravidade para segurança dos brasileiros, que é a “sistematização, a institucionalização e a responsabilização efetiva dos poderes públicos no que diz respeito à prevenção de catástrofes naturais”, diz.

Confiança tem novo patrocinador
Para celebrar a parceria entre a Associação Desportiva Confiança e a Estre Ambiental, será realizado um café da manhã com a imprensa. Na ocasião, vai ser assinado o patrocínio com a presença do Presidente Luiz Roberto Dantas de Santana, diretoria proletária, o Diretor de Comunicação e Imagem da Estre, Marcelo Parada, e demais representantes da empresa.O evento será realizado  hoje, 29, às 8 da manhã, na sede da Aease.

A Estre
Fundada em 1999, a empresa trabalha com o gerenciamento de resíduos, sendo considerada a mais importante e inovadora do setor no Brasil. Em Sergipe, a Estre deu início às atividades em 09 de junho de 2011, quando recebeu a última e definitiva licença para funcionamento da Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), que está instalada no município de Rosário do Catete, distante 37 quilômetros de Aracaju. A área do estabelecimento possui 150 hectares, o equivalente a um milhão e quinhentos mil metros quadrados, e terá capacidade de vida útil para processar cerca de 14 milhões de toneladas de resíduos.

Atuação
A Estre atua nos estados de São Paulo, Paraná (na região metropolitana de Curitiba) e Rio de Janeiro. É também a responsável pelo gerenciamento de todos os resíduos da cidade de Bogotá (Colômbia) e por 30% dos resíduos produzidos em Buenos Aires, na Argentina. Após detectar que Sergipe era o estado ideal para iniciar as atividades da empresa no Nordeste, foram necessários três anos para que a Estre recebesse permissão para atuar em Sergipe, metade do tempo utilizado na busca de um local que reunisse todas as condições necessárias e a outra metade, na construção da Central de Gerenciamento.

Inscrições para Corrida Verão Banese Card terminam nesta quarta I
Termina nesta quarta-feira, 29, o prazo para os corredores realizarem as inscrições na I Corrida Verão Banese Card Summer Run 2012. A prova será disputada no dia 04 de março, às 7hs, nas distâncias de 6 e 9km, percorrendo trechos de asfalto e areia.

Inscrições para Corrida Verão Banese Card terminam nesta quarta II
As inscrições custam R$ 40 e podem ser feitas nos estandes da Zona Alvo na 13 de Julho, Parque da Sementeira e Orla de Atalaia e nas lojas Competir dos Shoppings Riomar e Jardins e Centro (na Rua Geru), ou no endereço eletrônico http://www.zonaalvo.com.br/summerrun/inscricoes.php , mediante o acréscimo de uma pequena taxa.

Homenagem a mulher em São Cristovão
A equipe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) estará participando da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Cristóvão. O evento ocorrerá no dia 1ª de março e terá início com uma grande caminhada pelas ruas da cidade histórica. A SEPM é parceira da coordenadoria na construção da programação do evento.

Violência
De acordo com a coordenadora de Mulheres do município de São Cristóvão, Gilvânia Souza, o tema da caminhada será "Diga não à violência contra a mulher". Ainda segundo a coordenadora, a programação segue no período da tarde na Praça São Francisco, com ações de saúde e de inclusão social. "Os serviços serão ofertados à população, em especial as mulheres da localidade", disse a coordenadora de Mulheres de São Cristóvão.

Celebrando
"Iniciaremos a nossa participação por São Cristóvão, mas estaremos em outros municípios e nos bairros da capital, atuando como parceiras nas ações que promovem e celebram o Dia Internacional da Mulheres", informou a secretária da SEPM, Maria Teles dos Santos.

Celi apoia Circo Tihany
A Construtora Celi é um dos apoiadores da estadia em Aracaju do Circo Tihany Spectacular, uma das companhias circenses mais aclamadas do mundo, com apresentações que começam nesta sexta, dia 2, e vão até 25 de março. A passagem por Sergipe marca a estreia do espetáculo AbraKadabra e o circo será instalado em frente Shopping Riomar. As sessões são de segunda a quinta às 20h30; sexta e sábados às 16h30 e às 20h30; e domingos e feriados às 15h30 e às 19h30. O apoio a uma evento desse porte é mais uma prova que a Celi dá de seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural do estado. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3043-2024.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Bom dia a to@s! Quando se cai num buraco, é aconselhável não cavá-lo mais. É preciso tranquilidade para parsair dele. Sem desespero.

www.twitter.com/riltonmorais  Não tenho medo dos maus médicos, mas do silêncio dos bons.

www.twitter.com/antoniaamorosa  Os homens leem a Arte da Guerra, mas esquecem que precisam reler sempre quando o assunto é lidar com a política.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Independência é uma palavra que só existe no papel ou na cabeça de sonhadores. Sempre seremos dependentes de algo ou alguém. Não somos ilha.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Um tolo acautela-se tarde demais, quando todo o perigo é passado”. Isabel I de Inglaterra.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais