Divina Pastora (SE) – Fé e tradição

Passear pelas ruas de Divina Pastora é conhecer um pouco mais do artesanato sergipano e da presença da igreja católica no interior de Sergipe. Em épocas de romaria, a população da cidade estimada em 4.448 habitantes (IBGE 2009) passa para mais de 60 mil, configurando Divina Pastora

Matriz de Divina Pastora em dia de peregrinação. Foto: Arquivo JC
como o roteiro mais importante do turismo religioso do Estado.

A cidade curiosamente tem dois padroeiros: Nossa Senhora da Divina Pastora e São Benedito, ilustrando ainda mais o potencial para o seguimento religioso.

A peregrinação à cidade foi criada em 1971 por dom Luciano Cabral Duarte, então arcebispo de Aracaju, e tomou amplitude com o padre Raimundo Cruz, pároco da cidade durante cerca de 12 anos. O percurso é de 9km e origina no município de Riachuelo até a sede municipal divina-pastorense.

O surgimento da cidade também está atrelado a fé cristã. Conta a história que o frei Isidório de Servilha chegou ao povoado, mas precisamente, na comunidade do alto da montanha e venerava uma imagem de Divina Pastora. O povoado passou a ser chamado Ladeira (primeiro nome de Divina Pastora) e a fé se propagou na comunidade do século XVII, na então capela de São Gonçalo. A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora,

Multidão chega a mais de 60 mil em dia de peregrinação. Foto: Infonet
inspiração de Frei Isidório de Servilha, é considerada pelos moradores a mais valiosa da cidade, que depois vei a nomeá-la.

Seus bens materiais e imateriais fazem da Divina Pastora um celeiro religioso e cultural reconhecido nacionalmente.  A Igreja Nossa Senhora Divina Pastora, sata do século XVIII, e é símbolo da religiosidade divina-pastorense. O seu frontispício assinala inconfundível traço do estilo jesuítico no Nordeste. No seu interior predomina o barroco na sua segunda fase e no forro da nave central está a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus.

A originalidade da igreja consiste em possuir um corredor aberto com cinco arcadas ao logo da nave. Esta disposição é atribuída ao fato de ter sido Basílica Votiva de Peregrinação. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e recentemente foi totalmente restaurada.

A Basílica de São Francisco de Assis tem sido escolhida por grupos religiosos para ser sede de

Imagem de Divina Pastora em dia de homenagem. Foto: Prefeitura Municipal
retiros espirituais. Construída em local elevado da cidade, oferece aos visitantes uma vista panorâmica de Divina Pastora.

Não é somente por conta da fé cristã que Divina Pastora faz-se conhecida no mundo. Sua renda irlandesa produzida obedece a critérios bem artesanais que somente é encontrado lá, o que fez do trabalho das rendeiras da cidade ter reconhecimento nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008, quando o modo de fazer a renda irlandesa foi considerado pelo órgão federal como patrimônio cultural imaterial do país.

O processo de tombo inicicou em 2000, quando a Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (Asderen) reuniu cerca de 122 artesãs para a realização do ofício.

Como o processo produtivo corre risco de desaparecer, o tombamento tenta garantir a sobrevivência das rendeiras com o incremento de renda a partir da divulgação e reconhecimento da importância da atividade como genuinamente brasileira. É por essas e outras vicissitudes, que Divina Pastora é o centro da fé cristã sergipana e símbolo de que o artesanato de qualidade pode se perpetuar como uma oração.

 

Registro

 

 

 

 

 

 

Fotos: Infonet e Emsetur

Na Bagagem

O Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe e o Instituto Viver promoverão o Feijoada, Turismo & CIA, dia 21 de agosto, no Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Nossa Senhora das Dores, 718 – Bairro Cirurgia) ao lado do Colégio Salesiano. As camisas estão sendo vendidas ao preço de  R$ 15,00 pelos telefones 9964-9260 / 8808-6028 ( Irma Karla) ou 9961- 4222 / 3214-9715 (Rej).

Recife (PE) quer entrar para o novo filão do denominado turismo médico ou turismo de saúde. A Medical Travel Meeting Brasil acontece no período de 25 a 28 de agosto e será o primeiro encontro de turismo de saúde do Brasil. O evento apresentará a excelência médica brasileira a compradores do EUA, Canadá, Europa e América Latina e deverá ingressar o país na rota internacional da medicina, que movimenta cerca de U$ 60 bi em todo o mundo.

TAM e LAN, empresa aérea chilena, formaram a 15º empresa área do mundo, após a LAN comprar parte do capital da empresa brasileira. O acordo foi desenhado para atender legislação brasileira que restringe participação do capital estrangeiro. A TAM ainda domina 80% do capital brasileiro.

O festival Rock Rio retorna para casa em 2011. O evento acontecerá de 23 de setembro a dois de outubro, no bairro Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A primeira edição do evento aconteceu em 1985 e passou 10 anos sem ocorrer no Brasil. O valor do ingresso deverá custar em torno de R$ 180.

A operadora CVC prepara-se para entrar em dois novos segmentos ainda este ano: o de locação de carros e reserva de hotéis internacionais. A empresa assinou contrato com a Avis e Hotelbeds e deverá registrar crescimento de mais de 30% em 2010.

 

Passaporte

Galerias Pacífico – Buenos Aires

Quem deseja fazer compras ou simplesmente passear em um shopping situado em uma galeria de

Painéis criam um ar de requinte. Foto: Silvio Oliveira
mais de dois séculos não pode deixar de ir as Galerias Pacífico, em Buenos Aires, na Argentina. O teto e as paredes revestidos de obras de arte e uma fonte, ao centro, transfere a localidade uma atmosfera de requinte e glamour, porém, a galeria é a única que concede descontos a turistas ao apresentarem o passaporte.

Por lá, há griffes nacionais e internacionais e áreas de serviços e escritório, situado no centro da calle Florida, uma das ruas de pedestres mais visitadas da capital argentina. O prédio foi construído no inicio do século XIX e hoje é patrimônio cultural nacional.

Foto: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais