Divisão do bolo

0

O governador Jackson Barreto (PMDB) se reúne hoje com líderes dos partidos aliados para dividir o Estado em fatias generosas. Ficarão com as partes mais saborosas os que melhor contribuíram com a reeleição do peemedebista. Durante um bem sortido e fino almoço no Palácio de Veraneio, Jackson ouvirá o que cada um pretende, para só então dizer o que pode oferecer. Claro que o bolo colocado à mesa para divisão não será tão grande e saboroso como nas épocas das vacas gordas, mas deve saciar a fome dos partidos, afinal é toda a estrutura administrativa do Estado que será rateada entre os aliados políticos do governador. Resta saber se todos os beneficiados com essa divisão estão mesmo preocupados com um futuro melhor para Sergipe ou se existe quem esteja pensando apenas em se locupletar, à maneira dos piratas contemplados com a pilhagem dos navios saqueados em alto mar.

Na terra

E quem está em Aracaju é o Ministro Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário. Veio, em companhia do presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, prestigiar a solenidade de entrega da fazenda Tinguí para trabalhadores rurais sem terra. Localizada na zona rural de Malhador, a propriedade foi disputada pelo MST durante 18 anos. Batizado de governador Marcelo Déda, o novo assentamento rural vai beneficiar 200 famílias. Legal!

Veneno à mesa

Cada um de nós consome cerca de 5,2 litros de veneno agrícola por ano, fato que torna o Brasil campeão mundial no uso de agrotóxicos. Esta terrível informação foi divulgada ontem por ambientalistas, durante as manifestações para marcar o Dia Internacional da Luta contra os Agrotóxicos. Uma das nossas bandeiras dos ambientalistas é o fim da pulverização aérea, pois uma pequena parte do agrotóxico chega à planta, e a grande parte cai no solo, na água e nas comunidades que moram no entorno. Em Sergipe, este tipo de pulverização está aniquilando as abelhas.

Ultrapassado

O prefeito de Estância, Carlos Magno (DEM), é um quadro antigo numa parede nova. A comparação foi feita pelo vereador Arthur Oliveira (PT), em resposta ao demista, que chamou de traidores alguns parlamentares estancianos. O prefeito ainda está inconformado porque o filho e vereador Tito Magno (DEM) não conseguiu se reeleger presidente da Câmara Municipal.

Queixa justa

Os hoteleiros e donos de bares e restaurantes da Orla de Atalaia estão preocupados com a demora da Prefeitura em anunciar a programação artística para o Natal e o Réveillon. Segundo Augusto Carvalho, presidente da Abrasel, essa indecisão afeta diretamente as reservas nos hotéis. Ele garante que o número baixo de reservas na rede hoteleira de Aracaju é resultado desta indefinição da Prefeitura sobre a programação cultural para o final do ano.

Atrás de grana

O prefeito interino de Aracaju, José Carlos Machado (PMDB), esteve ontem em Brasília tratando sobre as emendas ao Orçamento da União. O tucano se reuniu com os três senadores e seis dos oito deputados federais sergipanos. Os pleitos apresentados por Machadão foram bem recebidos pelos parlamentares, que prometeram apoio às emendas voltadas ao desenvolvimento de Aracaju.

Estado ausente

O grupo de extermínio desmantelado em Poço Verde só prosperou por tanto tempo devido a ausência do Estado. Quem pensa assim é o delegado da Polícia Federal, Milton Rodrigues Neves. Ele comandou ontem a operação “Poço Vermelho”, que prendeu sete pessoas acusadas de participarem da milícia que vendia segurança privada na região Sul de Sergipe. Entre os presos, estão um escrivão da Polícia Civil e dois policiais militares.

Posse marcada

O cerimonial do Palácio do Governo já definiu a programação da posse do governador reeleito Jackson Barreto (PMDB). Marcada para a Catedral Metropolitana, a missa em ação de graças vai acontecer às 9h do dia 31 e não no dia 1º de janeiro, como era praxe nos eventos de posse.  Às 9h do dia 1º, Jackson será empossado para o segundo mandato, em solenidade que acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa.

PT reunido

A direção estadual do PT se reúne amanhã em Aracaju para fazer uma análise da conjuntura política e definir homenagens que o partido pretende prestar ao ex-governador Marcelo Déda, professor Luiz Alberto, sindicalista José Souza e a forrozeira Clemilda. A situação do PT no Estado também está na pauta da reunião, que acontecerá no Sindicato dos Bancários.

Clandestinos

O vereador Adriano Taxista (PSDB) não se conforma com o desinteresse da SMTT de Aracaju em combater o transporte clandestino de passageiros. “Essa história de falta de estrutura não me convence. O que não há é vontade para enfrentar um problema tão sério”, discursa o tucano. Segundo ele, além dos carros particulares, cerca de 3 mil motos fazem transporte clandestino de passageiros, em grave prejuízo para os taxistas da capital. Uma lástima!

Chega de violência

Pesquisa revela que 55% dos jovens com idades entre 15 e 24 anos já praticaram algum tipo de violência contra as mulheres. Feita pelo Instituto Data Popular, a sondagem citou agressões como xingar, empurrar, ameaçar, dar tapa, impedir de sair de casa, proibir de sair à noite, não deixar usar determinada roupa, humilhar em público, dar um soco, obrigar a ter relação sexual sem vontade e ameaçar com arma. Entre as mulheres ouvidas pela pesquisa, 66% disseram já ter sido vítima de um desses tipos de agressões. Vixe Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal A Cruzada, em 28 de junho de 1958

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais