Do administrador Luciano Bispo

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não adianta amigos e setores da imprensa querem passar para a sociedade que o deputado eleito Luciano Bispo está sendo perseguido por alguns, inclusive este espaço. O blog não está contestando a liderança política de Luciano Bispo, que teve sim o respaldo das urnas para se eleger deputado, mas o administrador que pretende ser presidente da ALESE.

No momento delicado que a Assembleia passa, com manchetes negativas dignas apenas de páginas policiais, necessitando de um saneamento administrativo e financeiro, Luciano Bispo, de todos os 24 eleitos é, sem dúvida, o menos capaz para executar essa missão.

E o blog não analisa de boca para fora. Basta exemplificar com a última administração dele em Itabaiana. Deixou salários atrasados dos servidores, inclusive o 13º e não cumpriu acordos. O Piso Salarial, por exemplo, que o atual prefeito, Valmir de Francisquinho vem pagando e anunciou que pagará o novo, de quase R$ 2 mil anunciado esta semana, Luciano Bispo nunca teve a mínima pretensão de pagar.

Ana Lúcia, com certeza, não vota em Luciano – Um deputado questionado pelo blog ontem garantiu que a deputada Ana Lúcia não votará em Luciano Bispo. Sabe da incapacidade administrativa dele e o calote que ele deu nos professores de Itabaiana. Só na área da educação foram R$ 4 milhões de débitos.

O blog foi informado que vários servidores da ALESE já está se movimentando preocupada com a possível ascensão de Luciano.

A esperança é que Jackson ainda não bateu o martelo. Que seja um presidente que promova a harmonia, mas jamais o caos e o enfraquecimento do Legislativo.

Impedido de contratar
O deputado eleito Luciano Bispo (PMDB) continua acumulando derrotas no Judiciário. A mais recente no Superior Tribunal de Justiça, última instância do processo do qual foi condenado (0000283-74.2008.4.05.8501), em dezembro de 2014. A acusação se refere à utilização irregular de recursos da educação (FNDE) na Prefeitura de Itabaiana. A decisão do ministro Mauro Campbell Marques, que negou um recurso especial movido pela defesa do deputado estadual, fixou sanções previstas no artigo 12, III, da Lei 8.429/92.

Impedido de contratar II
Entre as punições está a devolução de 20 vezes o valor do salário de prefeito recebido à época das irregularidades e a proibição de Luciano Bispo contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Para alguns advogados ouvidos pela coluna, essa nova decisão complica a possibilidade de Luciano Bispo querer ser presidente da Assembleia Legislativa. “Se um tribunal em última instância o condena a não receber do poder público nenhum benefício ou incentivo fiscal, como essa mesma pessoa pode ser um ordenador de despesa? “, alega um dos advogados ouvidos.

Conselho Estadual da Saúde: anteciparam a eleição
A pergunta é: a eleição dos membros do conselho estadual da saúde era para ser realizada este ano, mas anteciparam para dezembro. Coincidência? Ou será que foi para colocar a corda no pescoço do novo secretário da saúde, Zezinho Sobral, já que alguns membros são comissionados?

De acusado, para denunciante. “Lavanderia” de empresa de shows vai estourar
E um personagem que há anos teve o nome envolvido num escândalo em Sergipe, promete denunciar nos próximos dias um esquema de “lavanderia” na área de shows através de uma estatal federal. Segundo a informação repassada a denúncia foi entregue no ano passado a dois deputados (um reeleito e outro não), mas os dois não se sabe porque cargas d`água engavetaram.

Repercussão
Foi grande a repercussão do artigo de ontem sobre a máfia das próteses e órteses e a denúncia que o MPE está investigando. Tem muito mais. O blog tem uma relação de cirurgias idênticas com o uso de materiais exagerados para elevar o valor em mais de 200%. O mais engraçado é que tanto na rede particular e pública não precisa citar os nomes dos envolvidos. Muita gente já sabe, resta apenas denunciar e punir.

Parabéns pelo combate a máfia das próteses
O titular deste espaço agradece o e-mail enviado pelo presidente do SINDIJOR-SE, Paulo Souza, parabenizando pelas notas publicadas que trataram da máfia das próteses e órteses no sistema público de saúde.

Combate a corrupção
Paulo destacou a importância de combater a corrupção no serviço público e ajuda a construirmos um serviço de saúde de qualidade comprometido com o bem-estar do povo sergipano.  “Não tema a nenhum tipo de pressão, independente de onde venha, pois combater a corrupção, defender a moralidade pública e fortalecer a democracia e a sociedade são algumas das prerrogativas do jornalista.O SINDIJOR aprova o seu trabalho e estará ao seu lado em defesa da liberdade de imprensa e da sociedade.”

MPF x saúde pública
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão realiza  hojersexta-feira, 09, às 10h, uma entrevista coletiva sobre nova ação ajuizada em relação à saúde pública em Sergipe. A coletiva será na sede Sede do Ministério Público Federal em Sergipe, na Avenida Beira Mar, 1064, Aracaju.

Fiscalização SMTT nas praias: na teoria uma maravilha, na prática uma tragédia
Se tivesse um detector de mentiras na entrevista concedida ontem por um membro da SMTT a TV Sergipe, ele ficaria disparado direto. Na entrevista, o membro da SMTT falou da atuação dos agentes fiscalizando as areais das praias, com multas e apreensão de veículos, além da preocupação com os banhistas. Só uma pergunta: Alguém já viu agentes da SMTT removendo algum quadriciclo das areias das praias? Um picolé de graviola do amigo Wellington Elias para quem enviar uma foto. Justiça seja feita: eles aparecem, ficam de lá para cá, de lá para cá… sobram combustível e omissão.

Policia Ambiental é chamada, mas não fiscalizar som alto no restaurante Rudah
Moradores do bairro 13 de Julho, vizinhos ao restaurante Budah – localizado na Rua Cristovão de Barros –  estão revoltados com a policia ambiental. São várias chamadas para fiscalizar o restaurante que resolveu colocar som alto (com certeza com decibéis bem acima do permitido), principalmente no fim de semana e a polícia nem aparece. Os moradores prentedem fazer um abaixo assinado e entregar ao MPE. Será que o novo secretário, Mendonça Prado, está sabendo da omissão?

Últimos secretários

E ontem o governador Jackson Barreto definiu as últimas pastas que faltavam: o PSB ficou com a Cultura, com Elber Filho; o PRB ficou com o Desenvolvimento, com Chico Dantas e Eliane Aquino continua na Inclusão Social.

Secom
A escolha do jornalista Sales Neto para comandar a Secretaria de Estado da Comunicação Social do Governo do Estado (Secom) foi bem recepcionada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE).Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, a manutenção de um jornalista a frente da pasta é de grande importância para a categoria dos profissionais da imprensa, pois além de valorizar o Jornalismo, fortalece a política de comunicação.

Qualidades
“Parabenizamos o governador Jackson Barreto por ter escolhido um bacharel em Jornalismo para comandar a Secom. O Sales Neto é um jornalista profissional sério, competente, correto, equilibrado e muito responsável. É um jornalista filiado ao nosso sindicato e que defende muitas de nossas bandeiras. Acredito que a política de comunicação na Secom tende a valorizar os pequenos veículos de comunicação que são importantes para a liberdade de expressão da sociedade”, observa o presidente.

Pautas
Paulo Sousa enumera algumas pautas a serem discutidas com o novo secretário de Comunicação. Democratização das verbas publicitárias e Conselho Estadual de Comunicação são algumas das bandeiras de luta do sindicato.

Nota PMA
Nota da PMA: Diante de um impasse que diz respeito diretamente ao empregador e seus empregados mas que vem prejudicando toda a cidade a prefeitura vem desde o inicio das manifestações tentando  auxiliar dentro das suas competências. A Torre é uma empresa contratada para o serviço de coleta de lixo mas em defesa de toda uma população a administração municipal repudia os atos de vandalismo com a coisa pública,  com lixeiras e equipamentos sendo quebrados e  sujeiras espalhadas criminosamente, por parte de alguns manifestantes o que  não contribui em nada para o fim das negociações.Desta forma a Prefeitura de Aracaju, informa a população que está tomando  todas as providências necessárias para que a limpeza na cidade volte a normalidade.

Sebrae: posse hoje
Os novos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Sebrae tomam posse nesta sexta-feira, às 19hs, durante solenidade no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies). O empresário Gilson Figueiredo ocupará a presidência do Conselho Deliberativo, enquanto Emanoel Sobral será o novo superintendente, Marcelo Barreto o diretor Técnico e Eduardo Prado Oliveira Júnior  diretor Administrativo Financeiro.

Sebrae posse hoje II
Já para o Conselho Fiscal foram eleitos Epifânio Fontes de Góes, José Normando da Mota e Élida Maria Cândida (titulares), Raido Vieira Menezes, José Antônio Valente Dias e Pedro Xavier de Melo Neto (suplentes). O mandato de todos os representantes é válido para o quadriênio 2015/2018.

Cursos Gratuitos
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe está oferecendo centenas de vagas em cursos gratuitos para Representante Comercial, Técnico em Marketing, Garçom, Operador de Computador, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Depilador e Auxiliar de Cozinha. As Inscrições podem ser feitas até hoje, dia 9 de janeiro através do site http://www.se.senac.br/PSG

Não guarde só para você a ideia que pode servir ao Brasil inteiro
Você tem uma ideia boa que acredita poder melhorar a comunidade em que vive? Quem sabe aperfeiçoar o modo de vida de todo povo brasileiro? O problema é a dificuldade que se tem para ser ouvido pelos nossos caros vereadores, deputados e senadores não é mesmo? Mas agora a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) abriu um novo canal de comunicação entre a população e o poder legislativo. Através de seu Gabinete de Defesa de Interesses e Legislação, a pessoa que tiver uma boa ideia pode enviá-la para http://ideialegislativa@fies.org.br  e, a partir daí, será examinada, comentada e disponibilizada no site da entidade, com livre acesso dos legisladores que podem transformar uma simples ideia em um importante projeto de lei para nosso país. Que tal participar desse movimento? A sua inteligência é um grande patrimônio.  Outras informações podem ser obtidas através do (79) – 3226-7488 ou ainda através do e-mail http://gabinete.defesa@fies.org.br

Primeiro Saldão 72h do GBarbosa
Teve início hoje, às 6h, o primeiro Saldão 72h do ano da rede GBarbosa. Com produtos negociados especialmente para a liquidação, a aposta varejista desta vez está nos produtos tecnológicos, como a linha de telefonia, Smart Tvs e lavadoras de alta capacidade. Vale conferir, também, as ofertas pra lá de atraentes nos setores de eletro, bazar, higiene/limpeza e alimentos, incluindo os produtos de mercearia, perecíveis e bebidas. De acordo com Marco Lobo, gerente comercial de Eletro do Cencosud, a expectativa de vendas é superar o primeiro Saldão 72h do ano passado. “O consumidor já aguarda o período após as festividades de fim de ano para adquirir os produtos desejados por um preço atrativo. Além disso, facilitamos estas aquisições parcelando em até 18x no cartão Cencosud/GBarbosa, sem entrada e sem juros. Nossa estimativa é comercializar 10% a mais do que no Saldão 72h de janeiro de 2014”, relata o executivo. Grandes marcas como LG, Panasonic, Philco, Samsung, Consul e Electrolux, participam do Saldão 72h GBarbosa, com seus produtos negociados a um valor de fábrica.

PELO TWITTER

‏www.twitter.com/EduPavao   Só os tolos, os muito tolos mesmo,  acreditaram que Lava a Jato  só mostraria petistas e aliados afundados na lama petrolífera.

www.twitter.com/revinhogama Bom senso é igual dinheiro: quem menos tem é quem mais ostenta…

www.twitter.com/LeonardoBoff  O atentado abominável de Paris nos deixa um alerta:há que se respeitar o fator religioso.É explosivo pois muitissimos se orientam por ele.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Churchill: "Na política, quando se tem dúvida sobre o que fazer é melhor não fazer coisa alguma…"

www.twitter.com/flavaofraga  O presente é escravo das escolhas de nosso passado, o nosso futuro será consequência de nossa construção. Nada se dissocia, mas se ajusta.

DO LEITOR

Nepotismo em Nossa Senhora Aparecida: secretários parentes da prefeita
E-mail recebido: “Nem as dificuldades financeiras, tampouco a Súmula Vinculante n°. 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que versa sobre a proibição ao nepotismo nos cargos comissionados na Administração Pública, tem impedido a prefeita Vera (PMDB) do município de Nossa Senhora Aparecida, de manter no primeiro escalão de seu secretariado, além do esposo, alguns cunhados, irmão e outros familiares.
O silêncio dos vereadores e do Ministério Público e mesmo dos cidadãos que não questionam esta prática que viola a Constituição Federal, conforme o que preconiza o Art. 37. Enquanto isto, a chefe do executivo municipal manda e desmanda na “res publica” a seu bel prazer, em tempos nos quais se cobra respeito ao erário público.
O que diz a Súmula Vinculante do STF: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Encontro cultural de Laranjeiras – Programação musical: uma afronta a nossa identidade
Do leitor Joseilton Nery Rocha: Ainda ontem comentei com um amigo laranjeirense, num encontro casual no calçadão da João Pessoa, aqui em Aracaju, a respeito do "crime hediondo" praticado contra não apenas a cultura laranjeirense, mas a cultura sergipana sobremaneira, que é a programação musical do 40º Encontro Cultural de Laranjeiras. Calcinha Preta, Psirico, Patricinhas do Forró, Léo Santana, não sei o que Safada, seja lá qual for o nome da banda ou do artista, com o mesmo gênero musical e perfil artístico dos mencionados, são incompatíveis com a nossa tradição, os nossos folguedos, a nossa história.
Com o próprio lema do mencionado Encontro.Viva João Sapateiro, João Ribeiro, Zizinha Guimarães, a chegança, o cacumbi, o reisado, a taieira, o maracatu, a poesia e a dança populares! Estes, sim, representam as autênticas manifestações do nosso povo. Do povo laranjeirense, do povo sergipano.
Talvez não entenda com propriedade a cultura, as nuances de cada folguedo, de cada grupo folclórico, mas sei o seu significado e busco preservar o sentimento das autênticas manifestações populares.
Espero que a Prefeitura de Laranjeiras reflita sobre essa horrenda  programação musical que nada tem a ver com o espírito e os objetivos dos encontros culturais da Atenas Sergipana, que assisto desde o fim da década de 70.
E, espero também, que os fabulosos recursos empregados na contratação de um sem número de bandas e artistas, destoantes do próprio tema do 40º Encontro, nada tenha a ver com esquemas empresariais artísticos, nem com acordos eleitoreiros.”

ARTIGO
João Jorge do Olodum um nome para comandar a Fundação Cultural Palmares  por Irivan de Assis*

O Brasil é um país marcado pela diversidade étnica e cultural do seu povo, com uma política baseada no pluripartidarismo, constituído logo após a abertura democrática com a promulgação da carta constitucional de 1988.

Neste mesmo período foi criado a Fundação Cultural Palmares – tendo por finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País. Foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

Vinculada ao Ministério da cultura a Fundação Cultural Palmares – FCP – teve a sua frente nestes últimos anos ilustres ícones da representação negra brasileira a exemplo de Clovis Moura, Adão Ventura, o inesquecível Ubiratan Castro e Mestre Zulu. Todos representaram dignamente o nosso maior patrimônio a cultura afro brasileira.

O Brasil entra em uma nova fase política e tem grandes desafios pela frente e um deles é a valorização da cultura afro brasileira, o combate ao genocídio da juventude negra e o investimento em políticas públicas que de fato fortaleça mais da metade da população brasileira que é a comunidade negra segundo dados oficiais do IBGE.

Atualmente, o governo brasileiro tem uma forte vertente de programas sociais que visam uma melhoria na qualidade de vida da população, como por exemplo o bolsa família, prouni e outros. No entanto, mesmo com a eficiência em reduzir o número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, as políticas sociais ainda não diminuíram as diferenças sociais, raciais e as dificuldades de acesso à cultura, educação e a saúde pública de qualidades.

Portanto, o momento de grandes desafios precisa de pessoas com larga experiência na vivência cultural para encarar de frente os problemas dos próximos anos que se apresentam para a sociedade brasileira principalmente no campo do patrimônio cultural afro brasileiro e na conservação e preservação da cultura negra – e sem dúvida o nome mais indicado no momento para assumir essa responsabilidade na Fundação Cultural Palmares é o Presidente do Olodum João Jorge por apresentar todas as características e qualidades técnicas, políticas e cientificas para comandar essa pasta de maior relevância para a comunidade negra brasileira.

A trajetória de João Jorge se confunde com a luta contemporânea do movimento negro brasileiro que desde da redemocratização do Brasil luta contra o racismo e em favor dos direitos humanos. Seu currículo e sua história de luta dispensam comentários Presidente da maior e mais expressiva entidade negra brasileira na atualidade o Olodum, ele é responsável pela criação da Escola de Arte Olodum que atende hoje mais de 500 crianças e jovens negros um trabalho de referência e repercussão mundial, isso por si só já credencia João Jorge a assumir qualquer cargo do primeiro escalão do governo brasileiro. Mestre em Direito e professor da UNB – João Jorge apresenta todas qualidades necessárias para assumir a Presidência da Fundação Cultural Palmares e contribuir decisivamente para o sucesso do Ministro da Cultura Juca Ferreira. Por isso, defendemos o nome de João Jorge para Presidente da Fundação Palmares como forma de garantir e ampliar o eixo de ação e continuar o trabalho de tantos ícones da cultura negra que passaram pela FCP citados acima.

* Diretor Cultural do Bloco Afro Quilombo /Coordenador do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana /Graduado em Pedagogia /Pós Graduando em História.

Blog no twitter:http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase  do Dia
“Escrever é estar no extremo de si mesmo.” João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro, nasceu em 09 de Janeiro de 1920 e morreu em 1999.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais