Do “companheiro” João Alves

0

Depois de duas eleições para o governo estadual, onde Marcelo Déda conseguiu a vitória no primeiro turno contra João Alves, nos anos de 2006 e 2010, ninguém fique surpreso se no palanque de 2014, as duas lideranças estiverem juntas.

Ontem, 25, o jornalista Joedson Teles, do portal Universo Político, fez uma entrevista com a deputada petista Conceição Vieira e quando questionada sobre uma possível aliança declarou: ““Quem quiser nos apoiar é importante, mas não para dizer veio porque quis e humilhar. Se tem perspectiva de ganho entre este projeto e o outro, e a terceira via, que pode ser qualquer um agrupamento, compreender que este projeto (agrupamento de Déda) é melhor e vem para ele, é importante. A gente deve agradecer. É  natural. Temos um visão de mundo e sociedade e devemos permanecer nela. Se pessoas que tinham outro jeito de pensar entenderem que devem colaborar com esta visão para somar, devemos acolher, sendo o projeto do partido”.

Os assessores do governador Marcelo Déda e do prefeito João Alves não escondem que os dois vêm conversando muito por telefone sobre ações administrativas. Aliás, as conversas administrativas há muito tempo desembocam para a política. Dois fatos concretos: o apoio de João ao Proinveste e a reciprocidade de Déda, através da eleição de Vinicius Porto para a presidência da Câmara. Ou alguém pensa que Emanuel Nascimento, do PT, foi para Mesa Diretora por conta dos olhos de Vinicius? Tudo com o consentimento da liderança maior.

O grupo de Déda já tem um pré-candidato: Jackson Barreto (PMDB). Já o prefeito de Aracaju nega que deseja ser candidato ao governo, mas se a eleição fosse hoje todas as águas do rio desembocariam no leito eleitoral de João Alves.

O grupo comandado pelos irmãos Amorim não está morto. Analisa todos os movimentos sem esboçar o que pensa para o futuro. Está muito cedo, falta pouco mais de um ano para definição de candidaturas e o rio eleitoral pode mudar de curso rapidamente.

O mais engraçado hoje em dia é ouvir de alguns petistas, inclusive históricos, que depois da briga com o grupo Amorim e a novela do Proinveste, o senador Eduardo tornou-se “persona non grata”  e por isso o já preparam o tapete verde  para receber no palanque o “companheiro João Alves”.

E ainda tem gente que acredita na política ideológica e perde amigos brigando por políticos…

Missa de 1 Ano. Elcy Viana Rollemberg, hoje 26
Familiares e amigos de Elcy Viana Rollemberg convidam a todos para a missa de 1 ano de falecimento que será celebrada hoje,26, às 19h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus no Bairro Grageru. Elcy era esposa do ex-senador Francisco Rollemberg. Antecipadamente a família agradece a todos que comparecerem ao ato de fé piedade cristã.

Reunião
O governador Marcelo Déda, iniciando as atividades administrativas da semana ontem, 25, se reuniu com o vice-governador Jackson Barreto para lhe informar e discutir sobre as negociações a respeito do Proinveste e também da agenda que cumpriu em Brasília na semana passada, destacando a garantia das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Santa Maria, em Aracaju, as duplicações da BR-235 e do último trecho da BR-101 e a construção da nova ponte sobre o Rio São Francisco, ligando Propriá (SE) a Colégio (AL).

Núcleo
Em seguida, ainda com a presença do vice-governador, Marcelo Déda reuniu o Núcleo de Governança, para juntos, avaliarem as tarefas a serem realizadas nesta semana, visando dar seguimento as ações administrativas do Governo do Estado e celeridade as demandas prioritárias existentes. A novidade nesta reunião foi o futuro secretário da Seplag, Jeferson Passos.

14º salário para os professores em Carmópolis
A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT), anunciou ontem, 25, em reunião com todos os que fazem a educação municipal a implantação do 14º salário para os professores, diretores e coordenadores da rede. "É mais uma forma de incentivar a qualidade do ensino", justifica a gestora. Em Carmópolis, o magistério também tem direito ao programa Bolsa Pós-Graduação, que financia com recursos próprios a capacitação dos profissionais.

Doação de 300 tablets
Esmeralda Cruz também anunciou a doação de 300 tablets para os alunos com média final superior a 7,0. Em 2012, cerca de 1.300 notebooks também foram distribuídos para estudantes e professores da rede municipal de ensino. "Nosso objetivo é ainda nesse ano é melhorar, consideravelmente o IDEB, cuja média nacional é 6,0", frisa a prefeita.

BNB Crédito emergencial para produtores atingidos pela seca vai até 28/02
Encerra-se no próximo dia 28 de fevereiro o prazo para produtores rurais afetados pela estiagem no semiárido solicitarem crédito emergencial ao Banco do Nordeste.Desde julho do ano passado, o BNB já contratou mais de R$ 2 bilhões, junto a esse público. Os recursos foram distribuídos em 263.421 operações de crédito. Somente em Ceará, foram realizadas 6,27 mil operações, totalizando R$ 62,7 milhões.

Juros de 1% ao ano
Especificamente para agricultores familiares, a linha FNE-Seca tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.Os recursos operacionalizados pelo BNB destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.A maioria dos financiamentos foi destinada à agricultura familiar. Empreendedores urbanos e rurais não classificados como pronafianos também compõem o público desse programa.

Itabaiana:gestão democrática do Mercadão
Reconhecida como uma cidade de comércio pujante, especialmente por realizar duas das maiores feiras livres do Estado, às quartas e sábados, a cidade de Itabaiana terá total atenção a esse segmento por parte do poder público. E na manhãde ontem , 25, o prefeito Valmir de Francisquinho fez uma reunião com os feirantes no Mercadão de Itabaiana.

Ações discutidas com todos
Dente as orientações passadas pelo prefeito para a sua equipe está a de que todas as ações realizadas no Mercadão deverão ser discutidas integralmente com os comerciantes que atuam no local, numa gestão democrática deste importante espaço público que é utilizado pela iniciativa privada. “Nós precisamos nos unir, trabalharmos juntos para que as nossas feiras sejam cada vez mais fortes e organizadas. E isso só vai acontecer se nós fizermos nossa parte, mas se vocês também fizerem a de vocês, inclusive trazendo sugestões de melhorias para as pessoas que nomeamos para trabalharem aqui”, avaliou Valmir.

Sem politicagem
“É evidente a necessidade que a feira livre de Itabaiana tem em ser reorganizada, para facilitar o acesso das pessoas. As demarcações de espaço serão feitas sem politicagem, dando preferência aos feirantes da nossa cidade. E a gestão deste espaço irá sempre ouvir vocês, que vivem aqui e que sabem das necessidades”, disse o prefeito.

Canindé: Chesf cede áreas para crescimento do turismo
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, esteve reunido na tarde de ontem 25, com a diretoria regional da Chesf para acertar detalhes da transferência de áreas do município de Canindé de São Francisco para o Governo do Estado, como também para a prefeitura do município. Participaram do encontro o prefeito de Canindé, Heleno Silva e o secretário de infraestrutura, Breno Fernandes.

Centro de Informações turísticas
Na reunião ficou acordado que a Chesf irá ceder a transferência da propriedade da área do terreno em que se localiza o Hotel Águas de Xingó, além de também transferir o local da antiga Casa Rosada, onde vai funcionar um Centro de Informações Turísticas. "Conseguimos concretizar hoje um projeto de longa dada. Estamos confiantes que agora tudo será resolvido e que Canindé poderá ter um desenvolvimento turístico ainda maior com a construção de empreendimentos hoteleiros nessas áreas que eram da Chesf", acredita o secretário Elber Batalha.

INSS: Márcio presidirá comissão que discutirá dívidas
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi escolhido presidente da Comissão Mista que analisará a Medida Provisória 589/12, que trata do parcelamento de débitos junto à Fazenda Nacional relativos às contribuições previdenciárias de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. É a mais importante comissão da Câmara dos Deputados neste ano de 2013, pois tem relação direta com os Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Enormes dívidas
"A comissão analisará uma questão muito importante para o país, pois vai lidar com as enormes dívidas das prefeituras e dos Governos com a Previdência Social. Nesse sentido, a MP define regras para o parcelamento dos débitos previdenciários permitindo a redução de multas e juros para os entes que aderiram ao processo de repactuação das dívidas que poderão ser pagas em parcelas a serem retidas nos FPE e FPM. Buscaremos o equilíbrio", diz Márcio Macêdo.

Agentes de Segurança Prisional
Na sessão de ontem, 25,, em aparte ao pronunciamento do deputado Augusto Bezerra(DEM), acerca da causa  dos Agentes de Segurança Prisional, a deputada Susana Azevedo(PSC) lembrou que foi autoria de uma emenda a um projeto de lei que reajustava vencimentos dos servidores públicos que pleiteavam a equiparação entre as remunerações de todas as classes desses servidores, tendo sido convencida pelo líder do Governo à época – dep. Francisco Gualberto(PT) a retirar a mesma, com o compromisso de que o Governo resolveria a questão.

Problema persiste
"Eu acreditei no compromisso do líder do Governo, e a boa vontade do estão Secretário Jorge Alberto, como também do Procurador do Estado; e já se passaram mais de dois anos e o problema persiste, onde trabalhadores que desempenham a mesma função têm uma diferença de mais de mil reais em sua remuneração. Esse é um absurdo que precisa ser corrigido pelo Governo sem perda de tempo, e nós confiamos que o fará o quanto antes. – reclamou a deputada.

Higienização no mercado
Na manhãde ontem, 25, o vereador Max Prejuízo (PSB), visitou o Mercado Albano Franco, no centro de Aracaju. Preocupado com o mau cheiro provocado pela água dos peixes, chamariz para ratos, baratas e outros insetos, o parlamentar reivindicou ao diretor de espaços públicos da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Carlos dos Santos, o Branca de Neve, uma solução para o problema.

Parceria
Na ocasião, Max e Branca de Neve, que o acompanhou na visita ao mercado, fizeram uma reunião com os feirantes das bancas de pescados para identificar o problema. O parlamentar frisou a importância de uma parceria entre os comerciantes e a Emsurb e disse que "a higienização do mercado é garantir melhoria de saúde pública para a população. Não dá para se higienizar um local que vende alimentos, que faz parte do dia a dia das pessoas, de vez em quando. É preciso se criar uma rotina, assim como fazemos em nossas casas", disse Max.

Migração das Empresas de TI para Socorro
Depois da perda dos incentivos fiscais oferecidos pelo município de Aracaju, empresários do setor de TI reunidos ontem, 25, na Acese reafirmaram à disposição em migrarem para o município de Socorro.

Alíquota
Para o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação de Sergipe (Assespro-SE), Roger Barros, tanto a prefeitura de São Cristóvão que já possui a alíquota reduzida do imposto sobre serviço (ISS), quanto à de Socorro, demonstraram ter boas intenções em receber as empresas para desenvolver os municípios e criar um Polo Digital na região.

Outros lugares
“A tendência é que as empresas comecem a discussão e que avancem para outros lugares, visto que a migração trará um impacto positivo principalmente no avanço do desenvolvimento econômico dos municípios, gerando mão de obra qualificada e fortalecendo a base industrial local. Iniciamos no último dia 19, o primeiro contato com a nova gestão do município de São Cristóvão e hoje já dialogamos com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro que também demonstrou muito interesse em receber as empresas, já prevendo que isso trará bons resultados”, declarou Roger.

Novo empreendimento FFB
Quem começou o ano repleto de novidades foi a FFB Construções. A empresa está preparando mais um lançamento, desta vez um empreendimento de altíssimo padrão em frente ao Parque da Sementeira, na Avenida Oviêdo Teixeira. O prédio irá afirmar a qualidade da FFB com os produtos elaborados e promete agradar bastante os sergipanos que buscam viver com qualidade.

Coisas de cinema
Este era o nome de um programa especializado na sétima arte, produzido e apresentado por Silva Lima, nos tempos áureos da Rádio Liberdade, com a participação de Gastão Feitosa, pseudônimo do economista Antonio Rocha. Isso acontecia na década de 50, a partir de 1954. A Liberdade tinha sido inaugurada em 1953, e contava com um “cast” formado por grandes nomes do rádio sergipano. Atualmente, na mídia impressa, temos Suyene Correia e Ivan Valença, expert e mestre nessa área, no Jornal da Cidade. Rian Santos, no Jornal do Dia. E Wendell Barbosa, na 930 AM, com suas dicas sobre cinema. Voltando à década de 50 do século passado, os grandes nomes do setor eram Alberto Carvalho, Ivan Valença, Djaldino Mota Moreno, Simões Filho, José Carlos Monteiro e mais a turma do CICLA – um movimentado Clube de Cinema, cujas sessões ocorriam nas dependências do HIGS (Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe).

Futebol I
OPINIÃO – Sobre a morte de um jovem boliviano atingido por um sinalizador durante o transcurso da partida San José X Corinthians, pela Taça Libertadores da América, vejamos o que escreveu o médico e ex-craque Tostão, atualmente exercendo a função de jornalista esportivo: “A absurda morte de um jovem boliviano, por causa de um sinalizador jogado por um torcedor do Corinthians, retrata bem a falta de civilidade, a desorganização e a violência (na arquibancada, no gramado e fora do estádio) no futebol sul-americano. Não foi uma fatalidade, foi um assassinato, mesmo sem intenção de matar. Poderia ter acontecido com torcedores de todos os clubes e em todos os estádios, o que não exime o Corinthians de culpa. A punição dada é provisória, até o julgamento pela CONMEBOL. Se pessoas equilibradas fazem besteiras quando estão em grupo, por se sentirem poderosas, audaciosas, liberam suas agressividades e por não se sentirem culpadas, como se a responsabilidade fosse do grupo, imagine um marginal, desequilibrado, com um sinalizador, no meio de uma multidão. Além da violência, falta organização ao futebol sul-americano.” (Caderno de esportes da FSP – edição de domingo, 24.02.2013.)

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – Rodada deste meio de semana aponta 5 jogos: Na quarta-feira, amanhã – Sergipe X América (Batistão) – Estanciano X Lagarto (Augusto Franco, Estância) – Itabaiana X Confiança (Presidente Médici, Itabaiana). Na quinta-feira – Socorrense X River Plate (Batistão) e Olímpico X Boca Júnior (Brejeirão, Tobias Barreto). /// A FSF insiste em marcar para a quinta-feira outro jogo da Socorrense para o Batistão. Claro que não teremos um público ridículo como o da semana passada (23 pagantes). Mas, com certeza, voltaremos a registrar outro público bastante diminuto. Quem sabe, com cerca de 100 “testemunhas”. Enquanto isso, a Prefeitura de Socorro, que tinha prometido a recuperação da iluminação do estádio Wellington Elias continua na estaca zero. Por que motivo, então, não se busca uma solução alternativa? – Pergunta que merece resposta por parte da mentora sergipana. PATROCÍNIO – A FSF precisa fornecer mais detalhes sobre o patrocínio de uma conhecida montadora de automóveis. Até mesmo para evitar boatos desagradáveis.

Curtas
“Espero um Papa corajoso.” – Declara Dom Majella, cardeal brasileiro que estará no conclave. /// Argentina acusa Reino Unido de levar armas nucleares às Malvinas. /// Após uma semana, Yoani Sanchez deixa o Brasil em clima de paz. /// Papa decide passar documentos do VATILEAKS ao novo Pontífice. /// Homem é espancado até a morte em Porto Alegre. /// Sócia de aeroporto de Londres irá disputar o leilão de Confins e Galeão. /// Número de homicídios em São Paulo aumenta 16,6 por cento no Estado de São Paulo, no mês de janeiro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dilsonramoslima  Será que vamos chegar em junho com esse discurso de terra arrasada? Alguns prefeitos precisam enterrar o defunto. Já deu o que tinha que dar.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Perdoa-se erros, escolhas não. Errar uma vez, é humano, aprendemos a andar caindo. Mas repetir no mesmo erro já é opção. Aí não tem perdão.

www.twitter.com/FalaSergipe   Tem vereador querendo benefícios para seus eleitores , Goretti Reis não aceita , daí as criticas começam a surgir. MISSA ENCOMENDADA. Se cada vereador tiver direito a um posto de saúde , como fica o restante da população?

www.twitter.com/DjCello   "O ser humano inventou a linguagem para satisfazer a sua profunda necessidade de se queixar."

www.twitter.com/LeilaneBarbosa  Gente q so pensa em si mesmo a gente ve por aqui, por ali, por ca e pela vida. Pede Ajuda a td mundo, mas podendo ajudar n ajuda..To de olho.

DO LEITOR

USES propõe conferência estadual do ensino médio
Da direção da USES: “Precisamos Aproximar o ensino médio da realidade do Jovem Sergipano. Não podemos permitir que o ensino médio seja apenas uma continuidade do ensino fundamental sem um fundamento na vida escolar do jovem. É Preciso preparar o jovem para os desafios da vida, como diz na LDB em seu artigo 22: A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar – lhe a formação comum e indispensável para o exercício da cidadania e fornece – lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.Segundo o estudante Alberto Henrique, Vice Presidente Metropolitano da USES a proposta da Conferência Estadual especifica do Ensino Médio corresponde ao compromisso da USES com a qualidade da educação, pela importância desta etapa da educação básica e pela criação de um espaço privilegiado de debates, prioritariamente, com os estudantes mais também com os outros seguimentos que participam da escola para que possamos identificar os problemas e propor as soluções adequadas.Precisamos construir um espaço de dialogo propositivo com os estudantes do ensino médio. A realidade do ensino hoje não acrescenta nada na vida dos estudantes indo de encontro com a própria LDB que fala que o ensino médio deve preparar o jovem para a vida”.

Explosivos
De Silvio César Aragão-Major PM, especialista em contraterrorismo e operações antibombas: “Com a venda ilegal e criminosa de explosivos mostrada nos diversos veiculos de comunicação,penso que o Brasil vai entrar em uma nova era na segurança pública.Por enquanto, várias agências bancárias vêm sofrendo com o descontrole e falta de fiscalização por parte do órgão responsável pelo controle. E quando o crime organizado utilizar destes mecanismos para atingir a cidadão de bem,o que iremos fazer?Aqui em Sergipe tá tudo sobe controle?Acorda Brasil enquanto é TEMPO!Deus nos proteja!”

Como as coisas mudam
De Rogério Alves, ex-presidente da USES: “Como as coisas mudam, a um mês atras a Prefeitura de Aracaju não tinha dinheiro pra fazer o Projeto Verão e o discurso de alguns “aliados´´ do Prefeito era que o dinheiro tinha que ser usado na Saúde Educação… e não para festas, 15 dias depois fizeram o carnaval, esse fim de semana já teve um esquenta para a festa do aniversario da cidade e ainda vem muito mais por ai. Quero deixar claro que não sou contra festas (ate gosto) e sim contra discursos demagogos e politiqueiros.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Ser bom é fácil. O difícil é ser justo.”

“As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade.”

Victor Hugo, nasceu em 26 de Fevereiro de 1802,foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras. Morreu em 22 de maio de 1885.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários