Dois Lobos, dois Livros

0

O titular deste espaço pede licença aos leitores hoje para escrever sobre os lançamentos ontem, 17, de dois livros de grandes jornalistas de Sergipe. Ou melhor, dois livros de dois lobos, cada um em sua alcateia, mas ambos com o mesmo caminho trilhado na luta por uma comunicação cada vez mais democrática.

O primeiro lançamento foi do livro do jornalista Luciano Correia, um de seus mais variados estudos sobre comunicação. “TV Caju e TV Cidade: o conteúdo local no mercado de TV por assinatura em Aracaju”. Não é apenas uma abordagem econômica política da comunicação nos dois canais fechados na menor capital do país, mas também um relato histórico que servirá de parâmetro para nortear diversos outros estudos sobre o tema que é profundo. Uma das conclusões do livro:

“…A fragilidade deste mercado mantém-se desde a época e que a imprensa foi implantada no Estado, que, do ponto de vista econômico, jamais alcançou importância significativa, embora servisse  fielmente aos propósitos políticos, para o bem e para o mal, desde seus primórdios…”

Luciano Correia não é apenas um estudioso da comunicação. Faz parte de um pequeno grupo de jornalistas sergipanos que conseguem passar para um texto   todo o sentimento e a realidade do fato envolvendo o leitor até a última linha. Poderia citar aqui alguns dos seus históricos artigos na Folha da Praia, onde “comprou” literalmente, as mais variadas brigas, desde com o poder dominante até fatos corriqueiros envolvendo pessoas comuns e até colegas da imprensa.

Já o livro do jornalista Cleomar Brandi falecido há pouco tempo, reúne poemas e crônicas. É um trabalho belíssimo do jornalista Gilson Sousa, do irmão de Cleomar, Chico Ribeiro Neto com a colaboração dos demais familiares. Os poemas de Cleomar são densos expressando toda sua luta contra um câncer, seu cotidiano e seu amor pela vida. A última estrofe do poema “Coiote Sutil”, de Cleomar:

À noite
o poeta se recolhe
do frio da madrugada
e cobre-se com o retalhado manto
do colorido estandarte
das dores humanas que são garras de ferro no peito do poeta,
que é só amor

Cleomar deixou um legado muito além dos textos escritos por ele. Foi um exemplo de homem e de profissional. Um boêmio que superava todas as dificuldades com um sorriso, com palavras doces e de incentivo. O titular deste espaço teve a oportunidade de trabalhar com Cleomar por dois anos, na assessoria de comunicação do TJ/SE. Sempre tinha em mente uma pauta diferente. Quem teve a oportunidade de conviver com Cleomar sabe que as dificuldades diárias de alguns, os problemas que muitos achavam complicados não são nada diante da vida de superação do mago do jornalismo sergipano. Seu legado e sua história ficarão para sempre nas mentes de várias gerações de jornalistas de Sergipe.

Se estivesse vivo, o baiano radicado em Sergipe, Cleomar Brandi estaria hoje diariamente trabalhando com Luciano Correia na TV Aperipê, onde ele passou muitos anos de sua vida, comandando a redação.

Assim como Cleomar, Luciano também é boêmio. Cada um com sua alcateia. Cleomar contribuiu muito para a imprensa de Sergipe e cada homenagem que recebe é pouco diante da infinita imensidão do seu legado. Já o itabaianense Luciano Correia ainda contribuirá muito para a comunicação em Sergipe, principalmente agora como superintendente da Fundação Aperipê onde  passa seu conhecimento para fortalecer a comunicação pública.

Dois livros. Dois lobos da comunicação sergipana.

Canindé: Eliane Morais pode ser a vice da situação
O blog recebeu a informação que está quase definida a participação de Eliane Morais (PTB), como candidata a vice-prefeita na chapa de Ednaldo da Farmácia (PSC), candidato do prefeito Orlandinho Andrade. Eliane é a esposa do jornalista Luiz Eduardo Costa proprietário da rádio Xingó FM.

Como ficará Heleno Silva? Trairá Luiz Eduardo Costa?
Como ficará o deputado federal Heleno Silva (PRB)? Trairá seu amigo, que o levou há 10 anos para apresentar um programa na emissora sem nenhum custo?

Dirigentes do PSD se reúnem com governador
O governador Marcelo Déda recebeu ontem, 18, dirigentes do PSD em Sergipe, os deputados Jeferson Andrade, Luiz Mitidieri, Gustinho Ribeiro e o secretário geral Jorge Araújo. Os dirigentes mostraram ao governador as pretensões do partido nas eleições municipais deste ano. Terá candidato a vereador em 73 municípios e tem a pretensão de lançar 20 candidatos a prefeito, além de diversos candidatos a vice-prefeitos.

Ações improcedentes: Filiações foram julgadas legais ao PSD
Todas 41 ações ingressadas em Sergipe por conta da mudança de políticos com mandatos para o PSD foram julgadas improcedentes. Todas as decisões consideram que tudo foi formalizado de forma legal e dentro do prazo para mudança para um novo partido.

Propaganda antecipada na Barra
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) enviou ofício à promotoria eleitoral de Barra dos Coqueiros (SE) solicitando providências em relação a evento realizado no município em que teria havido propaganda eleitoral antecipada. Durante o ?I Encontro da União pela Barra?, realizado no final de abril, foi feito o lançamento da pré-candidatura de Airton Martins à prefeitura de Barra dos Coqueiros.

Evento
No ofício, a procuradora regional eleitoral Lívia Nascimento Tinôco ressalta que o evento parece não se encaixar no conceito de prévias partidárias, uma vez que não foi um encontro interno do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A população da cidade foi convidada, por meio de carro de som, a participar da reunião, que contou ainda com as presenças de diversas lideranças políticas de outros partidos.

“Pré-candidato” e “futuro prefeito”
No evento, vários desses líderes discursaram fazendo propaganda positiva de Airton Martins, que já foi prefeito de Barra. Nesses discursos, Martins era tratado por “Pré-candidato” e “futuro prefeito”.Por essas razões é necessário que o Ministério Público Eleitoral investigue o fato.A procuradora Lívia Tinôco lembra que o desvirtuamento das chamadas prévias partidárias e das convenções, com realização de propaganda endereçada aos eleitores e não somente aos filiados do partido, é irregular e pode configurar propaganda eleitoral antecipada.

Seca: Cumbe, Simão Dias e Itabaianinha
Ontem, 17, o site do governo divulgou que os municípios de Cumbe, Simão Dias e Itabaianinha podem decretar estado de emergência por conta da seca. Com isso o número de municípios afetados passará de 18 para 21. São mais três para o Ministério Público acompanhar de perto e “barrar” qualquer tentativa de gastar muito dinheiro com os festejos juninos. O blog continuará atento!

Blog solidário ao advogado Cláudio Miguel
O blog presta solidariedade ao  presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Cláudio Miguel, que foi algemado e preso por policiais militares na noite desta quarta-feira, 16, em uma loja de conveniência na avenida Francisco Porto, em Aracaju. Cláudio Miguel deu assistência a um dos jovens que momento antes tinha colidido o veículo em uma das bombas de combustíveis do posto. Leia o depoimento dele: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=128282&pagina=1

Ex-vereador presta solidariedade
O ex-vereador Goisinho também prestou solidariedade ao advogado Cláudio Miguel. “Meu repúdio pela falta de apoio da OAB, mesmo ele no exercício de Presidente da Comissão de Direitos Humanos. E fica o marco da agressão aos direitos humanos no dia em que é empossada a comissão da Verdade e a posse do Comandante da Polícia no Governo do PT”.

Comando afirma que vai apurar arbitrariedade
Ontem mesmo, 17, o comando da PM disse que já abriu processo para investigar o incidente. Quem praticou o abuso deve ser punido exemplarmente. É o que toda sociedade espera.

O fato anterior: menor dirigindo um veículo
Lamentável é a sociedade ainda ter conhecimento que menores continuam dirigindo veículos com a permissão de seus pais, só porque tem dinheiro. A câmera do Ciosp mostrou que a colisão foi por erro grotesco do condutor que poderia ter causado um grande incidente com vitima fatal se houvesse explosão.

Ribeirópolis: situação fecha chapa majoritária
Em Ribeirópolis está praticamente definida a chapa majoritária da situação que terá o apoio da prefeita Evanira, conhecida como Uita Barreto, do PSB. O candidato a prefeito será João de Nega (PSB), tendo como companheiro de chapa o atual vice-prefeito que vai para a reeleição, Miguel Antônio, conhecido como Miguel da Loja do PDT. Já a oposição, comandada pelo grupo Passos, ainda não definiu o candidato que deve ser ou a ex-prefeita Regina Passos ou o filho dela e de Antônio Passos, o jovem Georgeo Passos.

FSF: Venâncio pede renúncia de Carivaldo
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa na manhã de ontem,22, pediu a saída do presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza. Ele disse que com a renúncia do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, outros presidentes de Federações deveriam fazer o mesmo. ?Com a renúncia do mafioso da CBF, o daqui faz parte da mesma máfia de lá?, declarou.

Máfia
Segundo Venâncio Fonseca, em ambos os casos, os dois estavam há mais de 20 anos mandando e desmandando, fazendo o que bem queriam, um na CBF e outro na FSF. “O de lá já renunciou, não aguentou a pressão e saiu. Agora tem que sair o daqui e os de outras federações, para acabar com a máfia que existe”, disparou.

Futebol de SE piorando
O deputado disse que é estranho a pessoa passar 20 anos na Federação, sem ganhar nada por isso e brigar para não querer sair. “Algo de bom tem aí?”, completou. De acordo com o parlamentar, ao longo do tempo em que a FSF vem sendo presidida por Carivaldo o futebol sergipano foi se acabando, piorando cada vez mais. Venâncio Fonseca disse que tudo isso levou a uma situação de desmotivação dos torcedores em irem a campo e consequentemente os times não estão conseguindo formar boas equipes. “E a cada dia que passa o futebol sergipano indo à falência”, afirmou.

Renúncia é salvação para o futebol de SE
Por conta de toda essa situação, o deputado Venâncio Fonseca solicitou a renúncia de Carivaldo de Souza da Federação Sergipana, segundo ele, para o bem do futebol. Ele disse que em 15 dias em que a FSF ficou sob o comando do vice-presidente, Milton Dantas, foi feita a reforma do prédio da federação, enquanto em 23 anos no comando de Carivaldo não foi feito nada. “Nem pintar pintava e liquidando o futebol sergipano. Por isso nós solicitamos, em nome da salvação do futebol sergipano, que ele renuncie e que possa assumir uma pessoa que tenha compromisso com a modernidade do futebol brasileiro, em particular do futebol sergipano”, concluiu.

Infidelidade partidária: Mais dois vereadores perdem seus mandatos
Dois vereadores de Sergipe tiveram a perda do cargo decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por infidelidade partidária. Maria Engrancinda Teixeira Mariano, eleita em Neópolis, e Luiz Vieira dos Santos, vereador em Ilha das Flores, trocaram de partido e perderam seus mandatos. A ação contra Maria Engrancinda foi ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral. Já o mandato de Luiz Vieira dos Santos foi requerido pelo partido.

Outras ações ainda tramitam
E muitas outras ações ainda tramitam pedindo o mandato de políticos que mudaram de partido no ano passado. Pode anotar: mais alguns perderão o mandato em Sergipe. É bom para a democracia.

Angélica Guimarães prestigia posse
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC) participou, na noite da última quarta-feira,16, da sessão solene da nova diretoria da Academia Sergipana de Medicina. Para a deputada Angélica, a renovação do cargo do médico Fedro Portugal é fruto de uma gestão profícua, que se mantém por mérito e trabalho.

História
“As pessoas que representam a diretoria da Somese são profissionais que fizeram a história da Medicina em Sergipe. São homens estudiosos, ilustres, verdadeiros ícones das ciências médicas do nosso Estado”, ressaltou a parlamentar.

Saúde pública e privada na visão do legislativo federal
O deputado federal Rogério Carvalho( PT) participou da segunda edição do Fórum Político Nacional Unimed, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O evento precede a 14ª edição do Comitê Nacional de Integração (CONAI). O petista esteve ao lado do deputado federal Lelo Coimbra e do presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, na mesa-redonda “Saúde pública e privada na visão do legislativo federal.” Rogério explicou que debateu como o legislativo pode contribuir através de leis, cobranças e na viabilidade de recursos para melhorar a saúde no país, nos dois âmbitos.

Oportunidades para o Nordeste
O governador Marcelo Déda e mais oito governadores do Nordeste se reúnem nesta sexta-feira,18, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com os presidentes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, para discutir propostas de investimentos para a Região. "Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios", é fruto  de um seminário sobre oportunidades na Região Nordeste, que aconteceu em Washington (EUA), no mês passado.

Projeto do BNB
Durante a reunião, o Banco do Nordeste vai apresentar aos governadores da Região o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), voltado para mitigar gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos, e aumentar as exportações. O programa é desenvolvido em parceria com o BID, e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os Estados.

Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente
Para encerrar a programação alusiva à "Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente", o Ministério Público de Sergipe promoverá, hoje, 18,  um dia com muitas atividades. O evento terá início às 8h30 no auditório do 3º andar do Edifício Walter Franco e será finalizado às 18h, em passeata que acontecerá na orla da Praia de Atalaia.

Reflexão e peça teatral
Hoje o Coordenador de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade do MP, Dr. Delman Moitinho Barbosa fará um momento de reflexão e, na sequência, todos assistirão à peça teatral intitulada "Papai do Céu", que será apresentada pelo Grupo Teatral "Pare".

Inscrições para o Desafio Sebrae terminam nesta sexta
Termina nesta sexta-feira, 18, o prazo para os estudantes realizarem as inscrições no Desafio Sebrae 2012. Podem participar da disputa os estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que estejam com a matrícula ativa no 1º semestre de 2012.

Inscrições
Os alunos podem efetuar as inscrições por meio do endereço eletrônico www.desafio.sebrae.com.br ou junto às equipes do Sebrae que visitam  as faculdades e universidades de todo o estado. Os grupos podem ter entre dois e cinco estudantes, podendo inclusive pertencer a instituições de ensino diferentes.

Graccho presente na 19ª Educar
O Colégio Graccho está marcando presença na 19ª do maior encontro de educação da América Latina – Feira Educar, que acontece até o dia 19 em São Paulo. O coordenador Neverson Lucena e os professores Yuri Darlon e Mariana Azevedo estão em São Paulo participando do evento, que tem como tema 'Família, Sociedade e Escola: onde pretendemos chegar?'. O diretor Neto do Graccho está atento e busca atualizar a família Graccho com o intuito de realizar a arte de educar da melhor forma.

Programa Entre Amigos
O Vereador de Aracaju Fábio Mitidieri Presidente do Diretório Municipal do (PSD) esteve no Programa Entre Amigos e falou sobre o trabalho desenvolvido frente a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e destacou também sua pretensões para o pleito vindouro. Assista entrevista clicando no link:  https://.youtube.com/watch?v=J-ztR2LwuZI

Sarau Musical/Entretenimento
O Sarau Musical (Talk Show Sergipano) no Solar Entre Amigos tem se destacado muito no seio daqueles adeptos da boa música, da música romântica. Realizado aos sábados a partir do meio dia, o encontro para amantes desse gênero de música tem conquistado muitos frequentadores, pois o ambiente é convidativo, tem uma frequência de pessoas seletas além de reunir os mais notáveis músicos de Sergipe.Atrações para amanhã: Djalma, Medeiros, Tonico e Erivaldo de Carira com Trio. Contato com Ludwig Oliveira – 9977-3304/9151-8586.

Aracaju recebe Convenção Nacional da Pierre Alexander
A cidade de Aracaju recebe consultores da Pierre Alexander para a sua Convenção Anual de Vendas a partir de hoje. No período de 17 a 20 de maio, no Hotel Mercure, a empresa realizará treinamentos e lançará seus novos produtos, contando com a participação da imprensa sergipana.

Lançamentos
A Convenção terá início no dia 17, às 20h, com programação interna. Os lançamentos dos novos produtos acontecerão nos dias 18, às 16h30 – linhas Luar do Sertão e Sinhã de Ravel – e no dia 19, às 19h30 – Linha L'Or. Nos intervalos da convenção, os consultores Pierre Alexander conhecerão as belezas da capital sergipana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv  Dizem que inveja mata. Mas safadeza, desonestidade e desrespeito com o dinheiro público matam muito mais.

www.twitter.com/Machu_Veio  Se vc está cheio de problemas significa que vc está vivo. Bom dia.

www.twitter.com/thiagoribeirose  Percebe-se quanto o Brasil é eclético vendo a foto dos ex-presidentes juntos. Tivemos coronel, marajá, intelectual, retirante e guerrilheira.

www.twitter.com/depvenancio  Interessante,faço pronunciamento na Assembléia sobre qualquer assunto os jornais divulgam,menos quando denuncio os desmandos da FSF,entranho.

www.twitter.com/ManuSanthiago  Porque você não me deixa brigar com você e diz 'Brigue daqui a pouco'. Oxente! Daqui a pouco a raiva já passou. Aí eu me reto.

www.twitter.com/RisiaRodrigues  Não quero correr não….quero tudo no tempo certo, sem atropelos . Chegar primeiro onde mesmo?

www.twitter.com/NadjaPiauitinga A gente corre grandes risco quando dá asas a cobras.

www.twitter.com/Marcosptse  O que tem de político usando o nome de DEUS para se beneficiar eleitoralmente ñ é brincadeira, cuidado com a pancada

www.twitter.com/mc_jornalista  Falando o óbvio – A vida impõe situações para ensinar com a prática. Por exemplo: ninguém tá preocupado com seus problemas pessoais.

DO LEITOR

Preconceito racial em Aracaju
Da leitora Juliane Balbino: “É impressionante que em pleno século 21, ano 2012, era de evolução, ainda exista pessoas com mentes tão atrasadas e retrógradas. É mais impressionante ainda a falta de respeito com nossa terra, e pior, com nossa gente! Chega a Aracaju, shopping Riomar, (previsão de inauguração 18 de maio) uma franquia da cafeteria Deltaexpresso. Segundo o site da própria empresa, "a Deltaexpresso nasceu em 2004, como uma proposta de atender o mercado brasileiro e americano com uma franquia que, por um lado mantivesse a sua identidade e know-how europeu, mas que tivesse uma forma informal e criativa de atender um mercado mais jovem e dinâmico".
Infelizmente, dentre tantas qualidades, faltam aos representantes da Delta em Sergipe humanidade e respeito! Sim, pois algumas pessoas que foram selecionadas para trabalhar na franquia reclamaram que o critério de seleção para quem serviria as mesas e quem faria o café foi o seguinte: meninas um pouco acima do peso, cabelo crespo e traços negros ficarão na cozinha. Meninas de cabelo liso, altas, de nariz e traços delicados, ficaram no atendimento ao cliente. Algumas dessas preferiam até estar na cozinha ao invés de servir, pois sentiam mais habilidade na função. Mas os responsáveis ignoraram os apelos. Não que fazer café ou até mesmo varrer o chão seja humilhante. Pelo contrário, é muito digno. Indigno é que essas meninas tenham tido sua própria vontade desrespeitada e se sentiram ofendidas por perceberem qual foi o critério.
Presenciei dois dias intensos de treinamento em que algumas meninas chegaram a trabalhar de 08h as 20h. Infelizmente, alguns empresários ainda não compreenderam que funcionário que se sente respeitado e tratado, no mínimo com dignidade, desempenha melhor suas funções e trabalha com prazer. É deprimente perceber que o ser humano ainda é tão atrofiado e ignorante em certos aspectos. E quanto a isso, não há "identidade e know-how europeu" que dê jeito!
Em um mundo onde respeito é tão escasso e todos estamos sujeitos a preconceito em diferentes aspectos, seria bom repensar em quem acolhemos em nosso estado, e a quem damos nosso dinheiro.
Espero que eles repensem, e que mudem a postura ignorante. Afinal, é sempre tempo de crescer! Não só em sentido físico, mas em sentido mental! Respeito é bom, e todo mundo gosta! Sergipano não é bobo!”

Salário mínimo e servidores estaduais de Sergipe
E-mail recebido de um servidor público: “Por que os servidores públicos estaduais de Sergipe estão com o salário base abaixo do salário mínimo nacional? Por que o governo dos trabalhadores ainda não equiparou o salário dos servidores estaduais? O meu salário base hoje é de R$ 549,00, o mínimo é d4e R$ 622,00. Vergonhoso! Os servidores públicos deveriam receber bolsa família, pois o programa não é para quem vive com uma renda miserável? Quando que o reajuste será anunciado? Com a palavra o excelentíssimo senhor governador de Sergipe. Ouvir dizer que receberemos o reajuste junto como 13º salário….”

Aconteceu na Guarda Municipal de Aracaju
De um guarda sindicalizado: “O Sigma – Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju, fundado apenas para representar a categoria dos Guardas de Aracaju, teve sua base territorial alterada apenas no papel. Em uma assembléia convocada pelo Presidente, Sr. Ney Lúcio dos Santos, com o propósito de alteração estatutária na base territorial com a intenção de representar todas as guardas Municipais de Sergipe o Sigma passou a ser SIGAS. A categoria não foi favorável a mudança proposta pelo Presidente, mas como toda assembléia prevista no estatuto é soberana e mesmo com um número de 18 votantes (sendo 9 favoráveis, 8 contrário e uma abstenção) a alteração foi consumada. A máquina financeira dos Sigma/Sigas foi utilizada para abrir caminho para um novo sindicato que já tinha sido fundado, na própria sede do SIGMA/Sigas, sem o conhecimento e aprovação da categoria, e pasmem, com a participação dos 6 filiados que votaram favorável a mudança. O novo sindicato estava preparado para assumir a representação estadual e os filiados do Sigma ficariam a ver navios. O sindguardas foi fundado e é representado pela maioria dos diretores do SIGMA”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
       

Frases do Dia
“Deus se deixa conquistar pelo humilde e recusa a arrogância do orgulhoso”. Papa João Paulo II, nasceu em 18 de Maio de 1920 e morreu em 2005.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários