Dormindo com o inimigo

0

Dormindo com o inimigo

 

Nunca na história política de Sergipe se viu tanta falsidade como agora. Em todos os partidos tem gente pronta para apunhalar o aliado pelas costas. No PMDB, os primos Jackson Barreto e Almeida Lima torcem pela miséria eleitoral do outro, embora encenem encontros afáveis para decidir o que for melhor para cada um. DEM e PSDB não se entendem: quando João Alves quer pressa para fechar a coligação, Albano pede tempo para pensar melhor, e quando o tucano anuncia que irá mesmo disputar o Senado ao lado dos Democratas, o demista suspeita da rapidez do antigo ‘aliado’. No bloco governista, Valadares esperneia porque o PSB vai perder a vice, e seus aliados prometem se vingar nas urnas. Já o PSC conversa com Déda escutando o que diz João Alves, e o PC do B, que vota em Dilma, quer apoiar Albano, que apóia Serra. Embora não diga publicamente, o PT sonha com o naufrágio do projeto do PSC de fazer um senador. É nesse mar de falsidade mútua que a imprensa tenta pescar informações, porém suas redes têm fisgado apenas os boatos que, mais do que jogos de cena, escondem uma briga de foice no escuro.

 

Fichas sujas

O presidente nacional do PT, Zé Eduardo Dutra disse que o partido vai impedir que políticos com “ficha-suja” concorram nas eleições deste ano. A promessa foi feita durante um debate organizado ontem pelo jornal ‘Estadão’ e do qual também participou o presidente do PSDB, Sérgio Gerra, que prometeu o mesmo. O único banco de dados sobre parlamentares que respondem a processos na Justiça é o Projeto Excelências, organizado pela ONG Transparência Brasil. Segundo ele, há – nas três esferas do Legislativo – 98 tucanos e 82 petistas com pendências judiciais e nos Tribunais de Contas.

 

Comportamento

As pessoas estão comprando mais alimentos nos supermercados e retomaram o hábito de fazer as refeições em casa. É o que revela a pesquisa Retratos do Varejo. Depois de manter-se estável em 2008, no ano passado, a aquisição de alimentos nos supermercados aumentou 13%, seguida por material de limpeza (10%); bebidas (9%) e produtos de higiene. Os dados indicam uma mudança no comportamento dos consumidores.

 

Orientação da CGU

Riachuelo está entre os 13 municípios brasileiros que vão receber apoio técnico-administrativo da Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa tomou por base a constatação de que muitas das irregularidades encontradas na destinação de recursos públicos se deve, em parte, à falta de preparo e não somente a má-fé. O prazo para início da capacitação nos 13 municípios sorteados será de 180 dias.

 

Ainda impróprias

O índice de coliforme fecal nas praias de Aracaju caiu entre 80% e 90%. Foi o que constatou a Adema após nova coleta e análise da água numa amostra de 100 ml concluída ontem. Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a contaminação da água está diminuindo, mas as praias permanecem impróprias para banho. A expectativa, segundo ele, é que se o índice de coliforme fecal continuar baixando em razão do fim das chuvas, já no próximo final de semana algumas praias estejam próprias para banho, a exemplo das Praias do Refúgio e do Bonanza. 

Produção maior 

Dentro da estratégia de aumentar 15% a sua capacidade de produção, a AmBev vai investir R$ 455 milhões nas fábricas e centros de distribuição de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Além de aumentar a produção para acompanhar o crescente consumo de bebidas, a AmBev instalará novas máquinas para prosseguir na estratégia de inovação no mercado liderado pelos novos formatos das embalagens, como as latas de 269 ml e de 5 litros da marca Skol.

 

Comida cara

Comer fora de casa ficou 2,63% mais caro neste ano, segundo pesquisa do IBGE. Já em 12 meses, o consumidor que possui o hábito já está desembolsando 7,52% mais.

Dentro do item alimentação fora do domicílio, as refeições registraram alta acumulada no ano de 2,33%. A maior variação foi verificada no cafezinho, cujo preço aumentou 7,92% neste ano. O menor aumento foi o do café-da-manhã, que registrou uma variação de 0,01%.

 

Impacto zero

O Walmart Brasil, que em Sergipe opera 15 lojas (Bompreço, Hiper Bompreço e Todo Dia),  comemora o resultado de mais uma boa prática. Levantamento feito pela empresa registrou que de todo o resíduo gerado por suas lojas no ano de 2009, mais de 40% deixou de ir para os aterros sanitários, sendo tratado ou reciclado por meio do programa “Impacto Zero”, que objetiva reduzir a geração de resíduos sólidos por meio da melhoria dos processos operacionais das unidades.

 

Dias contados

Os supermercados estão em guerra contra as sacolinhas. É melhor o consumidor se acostumar: caixas de papelão e sacolas retornáveis prometem ser a norma em breve.

Dados das maiores redes do varejo apontam reduções entre 12% e 30% na distribuição desse tipo de embalagem, após a adoção de sacolas mais resistentes e práticas como programas de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis (de lona, pano, pet ou plástico reciclado). O incentivo inclui descontos e acúmulo de pontos na hora da conta.

 

Rodada de Negócios

O Projeto Petróleo, Gás, Energia e Mineração, desenvolvido pelo Sebrae e Petrobras, vai promover em Sergipe, nos dias 12 e 13 de maio, mais uma Rodada de Negócios. Será no Quality Hotel, na Orla de Atalaia. O evento permite o contato direto entre empresários, com encontros previamente agendados, sem perda de tempo e de forma prática. É uma ferramenta bastante utilizada pelo Sistema Sebrae, que permite aos pequenos empreendedores sentar na mesma mesa com gerentes e diretores de grandes empreendimentos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais