Dos atos e pensamentos

O radialista e suplente de deputado estadual Gilmar Carvalho vem manifestando sua posição contrária a aprovação do projeto do Proinveste. Até aí tudo normal porque ele é um político que faz parte hoje do grupo comandado pelos irmãos Amorim. Sem analisar o mérito, é correta a posição dele de se manifestar contra ou favorável ao projeto.

Porém, ontem Gilmar extrapolou o bom senso quando uma ouvinte ligou para seu programa de rádio dizendo que faltava remédio do hospital de Urgência Gov. João Alves. Gilmar, no seu estilo de sempre, disse (e repetiu) que garante que no Hospital Sírio-Libanês (em SP, onde Déda vem se submetendo ao tratamento de quimioterapia) não falta medicamentos nem os melhores médicos.

Autoridades fazem cirurgias fora de SE – Pareceu uma incitação aos ouvintes para repudiarem o tratamento do governador em São Paulo como se fosse a primeira autoridade a se tratar fora de Sergipe. Esquecem que o último governador antes de Déda, João Alves, teve um problema de saúde e se tratou em São Paulo, a senadora Maria do Carmo mais recentemente e o próprio senador Eduardo Amorim que realizou uma cirurgia de joelho que o afastou do Senado por quatro meses se submeteu a operação em São Paulo. Agora mesmo, o badalado ministro do STF, Joaquim Barbosa, será submetido a uma cirurgia na Alemanha. Tudo dentro da normalidade.

Tratamento com recursos próprios – E um detalhe importante: todo tratamento de saúde do governador Déda é custeado pelo seu plano de saúde e com recursos próprios, tendo inclusive a ajuda de familiares. O blog volta a repetir: Gilmar todo direito de manifesta-se contra o Proinveste, mas deixa de lado o bom senso como comunicador e político quando incita seus ouvintes contra o tratamento de Déda em São Paulo.

Caro leitor: qual o pai (ou mãe), que sabendo que num centro de excelência medica pode recuperar a saúde do seu filho não se desfaz de um bem imóvel ou procurar ajuda financeira para submetê-lo a um tratamento fora do Estado de Sergipe?

É contradição anunciar que vem orando por uma pessoa e ao mesmo tempo tentar macular um tratamento que qualquer ser humano – que tiver condições financeiras – não pensaria duas vezes em realizar para recupera-se de um problema de saúde.

E o blog deixa para reflexão uma frase de Mahatma Gandhi: "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."

Ou seja, Deus permita que quem torce contra hoje, amanhã não precise do mesmo remédio fora de Sergipe.

Verdadeiro motivo: eleições 2014
Pela primeira vez um membro do grupo Amorim reconheceu que a polêmica de não aprovação do empréstimo do Proinveste não diz respeito as finanças estadual, mas as eleições 2014. Gilmar Carvalho deixou claro ontem que se o dinheiro for aprovado Jackson Barreto poderá usá-lo para pressionar lideranças e prefeitos em benefício da candidatura dele ao governo. Além de mostrar o verdadeiro motivo deixou duvidas a confiabilidade dos prefeitos aliados ao grupo Amorim.

Urgência sa Unimed
A Unimed precisa rever imediatamente seus procedimentos no serviço de atendimento de urgência à criança. Na recepção, ontem à noite,  muita demora com papelório. Na triagem uma enfermeira desatenta e uma medica insensível. Enquanto isso, crianças delirando com febre, dores e incômodos, e mães apavoradas pelos corredores. Dramas constantes que podem estar prenunciando uma tragédia a qualquer momento, por falta de atençao e desorganização de uns, e, certamente, irresponsabilidade de outros.

Direção perigosa com caminhonete da Deso
Ontem, 29, exatamente às 19h30 a caminhonete branca com o nome da Deso, placa OEO – 2647, trafegava na BR-235, sentido Itabaiana/Aracaju em alta velocidade e ultrapassando os veículos em faixa continua. Colocando em risco a vida de todos que trafegavam na rodovia.

Eleição para conselheiro do TCE hoje
E será hoje a escolha pelos deputados estaduais do novo conselheiro do TCE. São  necessários no mínimo 13 votos (metade mais um) para ser o escolhido. Disputam a deputada Susana Azevedo e o ex-deputado e atual secretário da Educação, Belivaldo Chagas. Ontem, 29, à noite as bolsas de apostas apontavam Susana como favorita.  Susana sendo eleita entra como titular na AL, o primeiro suplente da coligação, Gilmar Carvalho.

Eduardo Prado: O Proinveste  é uma demanda do Nordeste
Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, "o aumento da capacidade de investimento dos estados da Região Nordeste é uma demanda legítima, pois todos carecem de maiores investimentos em áreas como educação, saúde, segurança pública, saneamento e transporte. Porém, o mais importante é que esse movimento seja bem planejado para não comprometer o futuro."

Sergipe pode captar recursos
No caso de Sergipe, e conforme dados do Tesouro Nacional (STN), em 2011, a relação entre a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL), uma medida do endividamento dos estados do país, revelou que a relação de Sergipe é de 47,7%. Essa porcentagem representa o quanto das receitas arrecadadas no estado está comprometido com o montante das dívidas líquidas. "É um percentual que indica ser possível a Sergipe captar recursos para novos investimentos, especialmente em despesas de capital", reforça Eduardo.

Desenvolvimento
Neste sentido, ressalta o presidente da Fies,  o Proinvest é uma das alternativas encontradas pelo Governo Federal para apoiar a continuidade do desenvolvimento dos estados, sem a sua ingerência direta, permitindo que analisem suas necessidades e façam as mais corretas aplicações.Diante desse cenário, os 16 estados habilitados a esses financiamentos, estão se mobilizando por enxergarem neles uma possibilidade de melhorarem suas estruturas sociais, o que não seria possível sem os recursos desses investimentos.

Maria Mendonça cobra segurança
No pequeno expediente da sessão de ontem, 29, a deputada estadual Maria Mendonça (PSB) fez pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa para registrar sua preocupação com relação à falta de segurança que tem atingido o município de Itabaiana, no agreste sergipano. Na avaliação da parlamentar, a cidade está vivendo uma situação muito difícil no que tange à segurança.

Insegurança em Itabaiana
Ela lembrou que estamos no décimo mês do ano e já foram registrados no município 51 homicídios durante 2012. "No final de semana antepassado, uma manchete do Jornal da Cidade dizia que 'Itabaiana registra o 49º homicídio do ano'. Anteontem aconteceu mais um crime, contra o senhor José Evanilson, que era diretor do Caps AD e foi assassinado no sábado à noite, e ontem o radialista Edmilson de Jesus, da rádio FM Princesa, foi assassinado dentro da emissora, no exercício de sua profissão", relatou.

Efetivo maior
De acordo com a deputada, essa é uma situação que lhe preocupa sobremaneira e por isso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar do comando da Segurança Pública no Estado as devidas providências. "Itabaiana precisa de fato de um efetivo maior e de uma polícia ostensiva circulando pela cidade e os povoados, para que haja uma redução desse número de crimes que estão acontecendo e que não tem tido as resposta para a sociedade", declarou Maria Mendonça.

Dr. Takashi Yamauchi para Prefeitos
O Núcleo de Desenvolvimento Social de Sergipe (NDES) traz a Aracaju dia 07/11 a partir das 8h no Hotel Aquários o Dr. Takashi Yamauchi consultor do SIAI (Sistema de Apoio Institucional) que irá mostrar ao público alvo da palestra prefeitos, secretários e presidentes de câmaras que o "Terceiro Setor" movimenta a economia mundial muito fortemente, "dou como exemplos os Estados Unidos que têm 35% de seu PIB oriundo do "Terceiro Setor", a Alemanha 38%, a Itália 39% e o Brasil apenas 3% é sem dúvida uma palestra onde todos os presentes irão entender que podem suprir a redução do FPM através de uma Agência de Desenvolvimento utilizando-se do "Terceiro Setor". Interessados devem ligar para: 9977-3304 / 9819-0679 / 9607-4900. Clique no link e assista entrevista com o Dr. Takashi Yamauchi   http://www.videolog.tv/video.php?id=442395

Corporativismo explícito
Em entrevista concedida ontem ao repórter Gabriel Damásio, da Liberdade AM, o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, exagerou na dose do tradicional corporativismo que é uma característica das entidades de classe, como os sindicatos, por exemplo. O presidente do STERTS lamentava o assassinato, ocorrido no domingo à noite, do radialista Edmilson de Jesus, nas dependências da emissora em que trabalhava, a Princesa FM, de Itabaiana.

Corporativismo explícito II
O repórter, então, perguntou se não estava, novamente, se acentuando uma onda de atentados tendo como alvo os radialistas, como já ocorreu no passado. E passou a citar alguns casos. O presidente do sindicato, então, argumentou, com relação a um dos citados, que aquele não poderia ser considerado radialista, porquanto não exercia a profissão de forma regular. O argumento valeu, segundo o presidente, para mais uns dois casos. Em seguida, foram abordados outros assuntos. Após o encerramento da entrevista, o repórter e apresentador Gabriel Damásio fez um resumo dos assuntos tratados e ainda teceu um comentário que deve ter sido unânime por parte de quem ouvia a programação.

Corporativismo explícito III
Mesmo sem estar regularizado pelo sindicato, a vítima exercia a profissão de radialista. Não era por estar irregular que perderia a condição de ser humano. A verdade é que há muito tempo não se via uma demonstração tão flagrante de corporativismo por parte de um dirigente sindical. Para o Sindicato dos Radialistas de Sergipe, os únicos casos da espécie que são reconhecidos são os de Zezinho de Cazuza e Wellington Costa. Um pouco mais de solidariedade humana não faz mal a ninguém.

Marcélio confundiu o nome do denunciado em tortura?
A audiência no 2º Juizado Especial Criminal que estava marcada para ontem, 29, onde jovens universitários estão sendo processados pelo médico José Carlos Pinheiro em virtude das denúncias sobre o envolvimento dele com a ditadura militar, não aconteceu porque alguns dos acusados não foram citados. Mas durante a espera  da audiência os presentes (inclusive advogados) o autor do processo informou que o ex-vereador Marcélio Bonfim teria recuado na denúncia e pedido desculpa por ter confundido o médico com outro “Pinheiro”. Com a palavra Marcélio Bonfim.

Matéria MRV
Chamou a atenção dos sergipanos a republicação em uma página do jornal semanário Cinform de uma matéria da revista Veja da semana passada mostrando que no interior de São Paulo, em Americana fiscais do Ministério do Trabalho encontraram trabalhadores em condições irregulares num canteiro da construtora MRV, a principal parceira do programa do Governo Federal Minha casa, Minha Vida.

MRV X Escravidão
Ainda no informativo Cinform outras duas notas na coluna Mosaico também chamaram a atenção dos leitores. A primeira: Se for verdade o que a revista Veja publicou na semana passada, em duas páginas, sobre a MRV, construtora que está chegando a Aracaju pelo projeto Minha Casa, Minha Vida, é um escândalo. A empresa foi flagrada com “64 trabalhadores mantidos em condições tão precárias que, tecnicamente, são descritas como “análogas à escravidão”, num canteiro de obra dela em Americana. Coincidentemente, também pelo Minha Casa, Minha Vida.

MRV X escravidão II
A segunda nota do Cinform: Ao que diz o texto: “Eles eram recrutados no Nordeste e recebiam adiantamento para despesas de viagem, hospedagem e alimentação. Alógica é deixar o trabalhador sempre em dívida com o patrão. Assim ele recebe salário e não pode abandonar o emprego. É o escravo dos tempos modernos”.

Solidariedade à família Cinform
Ainda o Cinform: os votos de pesar e de solidariedade ao empresário Bonfim, aos filhos, Adriano, Allisson e Amanda e a toda família do semanário pelo passamento da senhora Edna Bonfim.

Culto pela saúde de Déda
Na próxima quinta-feira, 1º de novembro, a partir das 19hs30 haverá o culto "O Clamor dos Cristãos" pela saúde do governador Marcelo Déda. O evento organizado pela Rádio Atalaia AM e o programa Divino Companheiro acontece no Teatro Tobias Barreto e contará com participações de líderes cristãos, cantores, grupos musicais e a mensagem bíblica. O Clamor dos Cristãos" tem o apoio de igrejas cristãs do Estado e da Umese.

Homenagem a três ex-governadores no Palácio-Museu hoje,30 e amanhã,31
O Palácio-Museu Olímpio Campos abre as portas na tarde desta 3ª-feira, 30, e 4ª-feira, 31, para homenagear três políticos sergipanos que governaram Sergipe no século passado. Lourival Batista, Paulo Barreto (30)  e Luiz Garcia (31) terão sua trajetória política contada a estudantes no evento  “Aniversário dos Ex-governadores”, deste mês de outubro.

Pinna falará hoje sobre Lourival e Paulo Barreto
O vice-presidente e conselheiro do TCE, Carlos Pina de Assis, falará nesta 3ª-feira, sobre Lourival Batista e Paulo Barreto. No dia seguinte, será a vez dos acadêmicos Anderson Nascimento, Gilton Garcia e Eduardo Garcia conduzirem discussões na mesa-redonda sobre a vida e obra do ex-governador Luis Garcia. Os convidados especiais para assistirem ao evento são alunos das escolas Lourival Baptista e 8 de Julho (30) e Paulino Nascimento (31).

Entrada Franca
Os dois eventos começam às 15h com entrada franca. O Palácio-Museu Olímpio Campos está localizado na praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10 às 17h e aos sábados e domingos, das 9 às 13h.

Lista tríplice é formada no Ministério Público Estadual
Procuradores e promotores de Justiça escolheram os nomes para a formação da lista tríplice com vistas ao cargo de procurador geral do Ministério Público Estadual (MPE), nas eleições desta segunda-feira, 29.O atual procurador, Orlando Rochadel, obteve 83 votos, o promotor Dejaniro Jonas é o segundo da lista com 74 votos, em terceiro lugar, empataram com 17 votos, os promotores Virgílio do Vale Viana e Antônio César Leite de Carvalho. O promotor Antonio Carlos Nascimento Santos, foi o quarto colocado, com 10 votos.Como em caso de empate, vence o mais velho de acordo com a legislação, o terceiro nome da lista tríplice (que será encaminhada ao governador Marcelo Déda (PT) para a escolha final), é o de Virgílio do Vale Viana. (Infonet)

Ação Civil em Itabaiana
O vereador Olivier Chagas (PT), estranhou a iniciativa do Prefeito Eleito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (PR), de ajuizar ação civil objetivando antecipar o processo de transição de gestão no Município, por meio de arrolamento de patrimônio. Segundo Chagas a iniciativa é absolutamente desnecessária, pois existi uma lei em vigor, nº 1.342 de 08/05/09, que estabelece o processo de transição a partir de 15 de novembro. Além disso, comenta Olivier "Não bastasse à lei em vigência, de minha autoria o Prefeito Luciano Bispo sinalizou claramente com o desejo de promover a transição, posto que o procurador do Município, Dr. André Maciel, seguindo a orientação de Luciano, procurou a assessoria jurídica de Valmir, na pessoa de Dr. Lucas Cardinali Pacheco, e se colocou a disposição para montar as equipes de transição. "E ainda em entrevista na Rádio Itabaiana FM, ao radialista Rosalvo Soares, Luciano disse, publicamente, estar a disposição de Valmir para aceitar detalhes sobre a transição". Esclarece Olivier.

Em prol da Cultura
Em reunião realizada na última quinta-feira, dia 25 de outubro, o governador do estado em exercício, Jackson Barreto, garantiu à secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, que buscará recursos para viabilizar as reformas do Teatro Tobias Barreto (TTB) e do Centro de Criatividade. Durante o encontro, realizado no Palácio de Veraneio, também foram tratados outros temas relacionados à cultura de Sergipe.

Informações esclarecedoras de Valmor
Esclarecedora as informações passadas pelo secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, questionando os critérios da 16ª edição da pesquisa de rodovias da Confederação Nacional de Transportes – CNT.  Segundo Valmor, a Pesquisa desconsiderou eixos rodoviários importante para Sergipe, a exemplo da Rota do Sertão, a rodovia da Integração e a rodovia que liga Nossa Senhora da Glória a Carira.

Critérios
Valmor lamentou que rodovias relevantes do Estado não apareceram na pesquisa, principalmente usando o critério de volume diário.  “Quando fizemos nosso planejamento rodoviário, o governador Marcelo Déda partiu das rodovias mais importantes para o estado em termos de fluxo viário, como a rodovia SE-270, que está nessa relação e que foi toda recuperada, são mais de 70 quilômetros de extensão”.

Salto de qualidade
Ele enfatiza que os eixos rodoviários de Sergipe deram salto de qualidade durante a gestão Marcelo Déda. Conforme dados da Seinfra, em janeiro de 2007, a malha viária sergipana encontrava-se em estado precário de conservação, com buracos e falta de sinalização, colocando em risco à segurança da população, com 62% das rodovias em condições ruins e apenas 9% apresentavam bom estado de conservação. Em 2011, a situação era oposta:  56% da malha rodoviária estavam em boas condições e apenas 12% estavam em condições ruins. “No geral, Sergipe está inserido no contexto de malha viária bem avaliada”, disse.

Rodovias restauradas
Dentre as inúmeras obras rodoviárias realizadas de 2007 a 2012 Valmor citou as rodovias restauradas:   Rota do Sertão, concluída em 2009, compreendida pelas rodovias: SE-175 (Ribeirópolis / Aparecida / Glória)- 50 km;SE-230 (Dores/Feira Nova/Glória/Monte Alegre/Canindé/Divisa SE-BA)- 160 km; Rod. Lourival Batista – SE-270 (BR-101/Salgado/Lagarto/Simão Dias/Divisa SE-BA)- 72 km, concluída em 2010;Rodovia da Integração, concluída em 2011, compreendida pelas rodovias: SE-170 (Lourdes/ Itabi /Graccho Cardoso/Feira Nova)- 46 km;SE-200 (Gararu/Lourdes/Canhoba/Amparo/Propriá)-58 kmSE-425 Propriá/Telha/Cedro/BR-101)- 10 km e  Rod. SE-240 (Rod. Porto de Sergipe/BR-101)- 20 km, concluída em 2011.

Rodovias Implantadas
O secretário também destacou a implantação das seguintes novas rodovias: SE-179 (Vaca Serrada / Niterói, em Porto da Folha)- 32 km, inaugurada em 2010;SE-240 (Santa Rosa / Moita Bonita)- 20 km, inaugurada em 2010;SE-120 (Neópolis / Ilha das Flores)- 15 km, inaugurada em 2010;SE-177 (Carira / Glória)- 46 km, inaugurada em 2011;SE-290 (Umbaúba / Indiaroba)- 27 km, inaugurada em 2012;   SE-492 (Tobias Barreto / Montes Coelho)- 14 km, inaugurada em 2011;   SE-285 (Pontal / Convento) 8,5 km, inaugurada em 2012;

11ª Caminhada Ecológica "Construindo uma Jabotiana Saudável"
No próximo dia 09 de Novembro será realizada a 11ª Caminhada Ecológica da Jabotiana, em Aracaju. A caminhada sai às

7h30 da paróquia do bairro, no conjunto Santa Lúcia com destino a praça do conjunto Sol Nascente.

Hemeroteca da Segrase
O diretor-presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho do Nascimento, recebeuontem 29,  a visita de estudantes do Curso de Pós Graduação e Mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que foram conhecer o setor de pesquisas do órgão, a Hemeroteca, cumprindo uma das disciplinas do curso que objetiva conhecer os arquivos do Estado.

Fonte de pesquisas
"“Uma das nossas funções é possuir esse serviço da Hemeroteca colocando à disposição de todo o nosso acervo para que seja utilizado como fonte de pesquisas para elaboração de dissertações e teses. Ao recebermos um grupo como este, estamos cumprindo uma das suas funções que é apresentar a história da Imprensa Oficial do Estado de Sergipe e salientar a importância do Diário Oficial do Estado de Sergipe como fonte de estudo para a história do Estado"”, salientou Jorge Carvalho.

Chef Internacional Flávia Quaresma em Aracaju
Do mundo para Aracaju. A chef internacional Flávia Quaresma estará na capital sergipana para participar do 1º Encontro gastronômico de Aracaju. No evento, a chef brasileira ensinará como desenvolver criações artísticas, unindo o tradicional da culinária francesa com cores, temperos e sabores brasileiros. O Encontro será realizado no Hotel Quality, no dia 14 de novembro, das 9h às 17h. Maiores informações: (79) 3213-7885.

Twiteiros de destaque em SE fazem aposta através de rede social
Dois dos mais competentes twiteiros de Sergipe fecharam ontem, 29, uma nova aposta envolvendo o Campeonato Brasileiro. Márcio Rocha (@marciorocha1), torcedor do Fluminense e Edson Júnior (@Edson_Bomfim), palmeirense, apostaram o seguinte: Se o Palmeiras cair para a segunda divisão Edson passará todo um dia com a camisa do Fluminense. Se o Palmeiras sobreviver na primeira divisão Márcio vestirá a camisa palmeirense por um dia.

Segunda aposta
Só para lembrar: é a segunda aposta, na primeira, em 2010, Edson apostou que o Fluminense não seria campeão brasileiro e perdeu. O blog publicou a foto dele vestido na camisa do Fluminense. E o blog publicará também o registro fotográfico da segunda aposta.

Missa em cemitério clandestino
Os moradores dos povoados Robalo e São José, localizados na Zona de Expansão de Aracaju, realizarão missa em homenagem aos mortos que são enterrados em cemitério clandestino. A missa, celebrada pelo Padre Fernando Ávila, será realizada na próxima sexta-feira, 2, Dia de Finados, às 7h, dentro do Cemitério dos Náufragos, que fica à margem da Rodovia José Sarney, uma das praias mais frequentadas por moradores e turistas.A missa, além da homenagem aos entes queridos dos moradores locais, serve também para marcar o segundo ano da reabertura do cemitério, que esteve interditado pela Prefeitura Municipal entre 2007 e 2010, fruto de uma decisão judicial.

Missa em cemitério clandestino II
Os moradores dos povoados Robalo, São José, Gameleira, Areia Branca e Mosqueiro, na Zona de Expansão de Aracaju, costumavam enterrar os corpos dos familiares em cemitérios particulares. Uma das explicações para esse comportamento está na distância física e no abandono por parte do Poder Público desde o início do século passado.A prática resultou na existência de dez pequenos cemitérios, a maioria nos quintais das casas e sítios. Entretanto entre os dez cemitérios está um com a marca da história de Aracaju, de Sergipe e do Mundo: o cemitério dos Náufragos, no qual foram enterradas centenas de corpos das vítimas dos torpedeamentos aos navios Beapendi, Araraquara e Aníbal Benévolo na costa sergipana durante a Segunda Guerra Mundial.

Missa em cemitério clandestino III
Sobre esse cemitério uma controvérsia persiste: moradores mais antigos da Zona de Expansão afirmam que o Cemitério dos Náufragos não surgiu com a tragédia dos navios torpedeados e que o cemitério já existia há muito anos antes, com o nome de Manguinhos, por outro lado há relatos que dão conta que foi com os corpos das vítimas do torpedeamento que foi inaugurado o Cemitério dos Náufragos.Desde o início dos anos 2000 que o Ministério Público Estadual tentava uma saída acordada para o problema dos cemitérios clandestinos na Zona de Expansão, principalmente porque até aquele ano poucas residências eram servidas com ligações de água tratada, usando, assim água de poços artesianos.

Missa em cemitério clandestino IV
Em 2006, não conseguindo convencer as autoridades sobre o problema, a Promotoria do Meio Ambiente ajuíza ação visando a interdição dos dez cemitérios clandestinos e a construção de um cemitério dentro dos padrões técnicos e ambientais.Em 2007 a Justiça condena a Prefeitura de Aracaju e determina a interdição dos dez cemitérios e a construção de um novo cemitério em Aracaju.A Prefeitura apenas interditou os dez cemitérios, mas não construiu o novo e vem recorrendo durante todos esses anos à Justiça para não construir. O processo 200611201439 tramita na 12ª. Vara Cível e parece longe de ter uma conclusão a curto.

Missa em cemitério clandestino V
Por outro lado a Prefeitura de Aracaju, no ano seguinte à decisão judicial, autorizou verbalmente aos moradores a reabrirem dois cemitérios: o Maria Rosa, no Povoado Areia e o Cemitério de Nelito, no Mosqueiro.Em 2010, em reunião, os moradores dos Povoados Robalo e São José decidiram reabrir o Cemitério dos Náufragos. Em 2011 realizaram a primeira missa no local.Agora, com dezenas de corpos enterrados desde a reabertura, os moradores realizarão a segunda missa no local. Um dos organizadores do evento, o coveiro Lourival Delfino, classifica o ato como de grande importância para a Comunidade, que passou três anos sem ter acesso ao Campo Santo.Para José Firmo, vice-presidente da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), a reação dos moradores à interdição do cemitério demonstra o abandono por parte do Poder Público. "Não ter cemitério adequado é uma demonstração de que a Zona de Expansão não é prioridade como dizem.", diz Firmo.

Curtas
Banco Central anuncia sistema de pagamentos e transferências via celular. /// Haddad anuncia que secretariado terá partidos da base do governo Dilma. /// Após 46 anos, o “Jornal da Tarde” deixa de circular. /// Carmen Lúcia, presidente do TSE, diz que abstenção recorde é preocupante. /// ACM Neto nega volta do carlismo e garante que não perseguirá ninguém. /// Número de votos brancos e nulos no segundo turno foi o maior desde 1996. /// Após falar com Dilma, Haddad marca reunião com Alckmin e Kassab. /// Senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirma: “Serra foi derrotado por negligência do partido”. /// Pesquisas apontam empate técnico entre Obama e Romney. /// Fechada a lista tríplice do MPE: Orlando Rochadel, Dejaniro Jonas e Virgílio do Vale. /// Um deles será o novo Procurador-Geral de Justiça do Estado de Sergipe.

Flagrantes esportivos
Debates amadurecem e celeuma da fórmula do campeonato está praticamente resolvida. /// Reunião do arbitral da FSF será amanhã. /// Ganso faz primeiro treino no São Paulo. /// Atlético Mineiro e Flamengo fazem amanhã jogo complementar de rodada do Brasileirão. /// Neymar incluído na lista de 23 para a escolha do craque de 2012. /// Resultado final sairá em janeiro. /// Palmeiras dá entrada de recurso no TJD. /// Gol de mão de Barcos no centro da questão. /// São Paulo enfrentará a Universidad de Chile, pela copa sul-americana, no Pacaembu. Motivo: o Morumbi será palco de show de Lady Gaga. /// Confiança já contratou 6 atletas. Dentre eles, os veteranos Valdson e Da Silva. /// Joaquim Feitosa aceita convite para ser diretor de futebol do Sergipe. /// Pergunta que merece resposta: como ficará quando o Sergipe enfrentar o América de Propriá? /// A situação é, no mínimo, inusitada.

DO LEITOR

Frei Paulo e obras não concluídas
E-mail enviado para o Cinform e este blog: “Pelo amor de Deus venham conferir as obras que estão super atrasadas e já passou do prazo de execução , eu já encaminhei um e-mail uma vez pra você , Jozalito, te peço que repasse para o Cinform Municípios vir constatar que as obras não foram concluídas como o prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho, disse a reportagem do Cinform quando foi procurado para dar esclarecimentos.As obras que estão em execução  no município de Frei Paulo viraram motivo de mangação.Obras que ainda não foram entregues para a população : Posto médico do povoado Mocambo e povoado Alagadiço,praça João Teles da Costa e praça da juventude.Obras que não saíram do papel. Quadras poliesportivas dos povoados Mocambo,Alagadiço,Serra Redonda e Catuabo,essas obras eram pra ter sido começadas no mês de junho e serem concluídas em dezembro do corrente ano e sem contar que a praça de eventos do município também não saiu do papel,já tem mais de um ano e meio que a placa foi colocada no local onde é pra ser construída e o dinheiro já está em caixa conforme o portal da transparência.Tem algumas obras em execução duas  firmas que executam ou executaram obras que estão na mira do TCU,confira o número do processo : 004038 relator José Múcio .Espero que o Cinform mostre aos sergipanos como é a administração de um dos cem melhores prefeitos do Brasil,assim ele foi premiado irônico, não?”

PELO TWITTER

www.twitter.com/dittacuja Sim, acordei mais antissocial que o normal.

www.twitter.com/JoseRaimundos A tomo momento, em todo lugar, é mataram um alí, mataram outro lá, cadê autoridades que não tomam posições, ficam só no debate, debate, .

www.twitter.com/Machu_Veio Não tenho inveja dos Estados Unidos, Sandy aqui tb é um desastre natural.

www.twitter.com/krica_menezes "Quando as coisas não acontecem como a gente quer, é porque talvez aconteça melhor do que a gente imagina. Tudo se explica depois."

www.twitter.com/riltonmorais Dicas de amigo: queridas mulheres, cabelos vermelhos ficam lindos em quem é linda. Em quem é feia, é peruca de Satanás. #grato

www.twitter.com/betocego  Serra perdeu a carta de motorista,pois e segunda vez que ele bate num poste e quebra a cara

www.twitter.com/MarceloDeda  O Twitter tem sido uma terapia. Aqui eu driblo os efeitos colaterais. Até quem posta agressões termina fortalecendo o meu desejo de vencer!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas”. Fiódor Dostoiévski, escritor russo nasceu em 30 de Outubro de 1821 e morreu em 1881.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais