“Dou nota 8 ao nosso governo”, Marcelo Déda

Candidatura de Dilma: “Eu acredito na sua vitória”

Cláudio Nunes – A candidata de Lula, e consequentemente do senhor, Dilma Rousseff, vem melhorando significativamente nas pesquisas eleitorais? Dá para fazer uma avaliação da disputa para presidência da República no próximo ano?

Marcelo Déda – A candidatura da Dilma está consolidada. Conseguiu a unanimidade do Partido, coisa que nem Lula conseguiu em 2002, já que teve que enfrentar o Suplicy numa prévia, e superou em novembro o limite dos 20% das intenções de voto, enquanto Serra vem caindo sistemáticamente e o PSDB é um poço de indefinições. As realizações do governo federal e a forte liderança do Presidente Lula serão fatores determinantes numa eleição em que dois modelos se enfrentarão: o neo-liberalismo privatizante dos tucanos e o desenvolvimentismo com inclusão social do Governo petista. A história da Dilma, somada à sua competência e ao profundo conhecimento do Governo e do programa do Lula, lhe dá as credenciais de continuadora desse projeto vitorioso. Se você acrescentar à análise a presença do Lula nos palanques, concluirá que a Dilma tem uma perspectiva extremamente positiva para a sua campanha. Eu acredito na sua vitória.

 

Candidatura de Aécio: “Ele tem mais capacidade de agregar que o Serra”

     

CN  Todo mundo sabe que o senhor tem uma amizade grande com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. O senhor torce que ele seja o candidato do PSDB? Seria menos ruim para Sergipe no caso da vitória tucana?

MD  Eu torço e trabalharei pela vitória da Dilma, não tem plano “B”.  Aécio é um grande amigo, com quem convivo desde 1995, quando nos encontramos na Câmara dos Deputados, com ele mantenho um diálogo muito franco e aberto, mas, na política é meu adversário. Agora, o que eu avalio é que uma candidatura do Aécio seria mais perigosa para nós do que a candidatura do Serra, de quem, aliás, sou amigo também. Aécio é de Minas, circularia melhor no Nordeste e tem mais capacidade de agregar que o Serra – e  isso traria mais dificuldades para a nossa candidatura.

 

Sobre Almeida Lima: “Ele não me apresentou nenhuma reivindicação”

 

CN – O PMDB em Sergipe reivindica na chapa majoritária uma vaga para o Senado Federal, com Jackson Barreto. A aproximação com o senador Almeida Lima pode mudar este quadro? Ou melhor, Almeida tem chances de participar de sua chapa majoritária?

MD – A minha aproximação com Senador Almeida Lima teve como ponte os interesses do Estado de Sergipe junto à Comissão do Orçamento. O Senador se mostrou solícito e tem contribuído com o Governo e com as Prefeituras sergipanas, ajudando a trazer investimentos para o Estado. A primeira conversa política que tive com o Senador Almeida Lima foi na última segunda-feira. Mostrei que não o tenho como inimigo e que vejo com naturalidade a possibilidade dele integrar o nosso projeto, da mesma forma que hoje integra a base do Presidente Lula e apoia a ministra Dilma Roussef. Apresentei para ele os meus compromissos – que, aliás, são públicos – com Jackson e Valadares e reafirmei a evolução positiva da nossa relação com o Eduardo Amorim, do PSC, que de forma legítima reivindica uma vaga para o Senado. Disse-lhe que o meu objetivo é encontrar até o final de março uma solução que atenda de forma democrática todas as forças políticas que integram a nossa coligação. Mostrei que PDT e PSB reivindicam a vice-governadoria, enfim, fiz questão de relatar o quadro com transparência. O Senador não me apresentou nenhuma reivindicação nem eu lhe convidei para ser candidato a qualquer cargo. Foi uma conversa preliminar cujo principal objetivo foi abrir as portas para um diálogo que estava interditado há quase uma década.      

 

Sobre o governo: “Dou nota 8 ao nosso governo, mas ainda quero aumentá-la neste último ano”

 

CN – O seu governo está prestes a completar três anos. Foi eleito com muitas esperanças da maioria dos sergipanos. Fez um governo de coalizão reunindo segmentos muitos diferenciados ideologicamente. Colocando na balança o senhor acha que deve mais promessas aos sergipanos ou já cumpriu a maioria delas nestes três anos? E que nota o senhor daria para o seu governo nestes três anos?

MD- Com muita tranquilidade, sem qualquer arrogância, a minha avaliação é positiva. Cumprimos mais de 80% do nosso programa, em todas as áreas da administração existem investimentos novos e, sobretudo, uma mudança na forma de fazer, ouvindo o povo e respeitando o dinheiro do contribuinte. Nenhum governo é perfeito, nem eu reivindico a perfeição, o que eu vejo em todo o estado é a presença do governo, na agricultura, na reforma agrária, na política social, na saúde pública, na infra-estrutura turística, na infra-estrutura rodoviária, na educação, na interiorização do ensino universitário, na segurança pública, enfim, em todas as áreas e em todos os municípios, transformando o nosso estado. Quero comparar os meus quatro anos com o governo anterior em todas as áreas administrativas, desde as obras até a ética – não tenho dúvidas da nossa superioridade quantitativa e qualitiativa. É sempre perigoso quando a gente faz auto-avaliações – há sempre o risco de a modéstia diminuir a nota, ou a vaidade aumentá-la. Aproveitando as reflexões desses dois meses de afastamento e buscando um distanciamento objetivo eu dou nota 8 (oito) ao nosso governo, mas ainda quero aumentá-la neste último ano.

 

Sobre o vice: “Sou vacinado contra intrigas e no caso do Galego, nós tomamos essa vacina juntos”

 

CN – O desempenho discreto de Belivaldo Chagas a frente do governo suscitou elogios de muitos políticos, mas alguns aproveitaram para plantar notas na imprensa tentando tirar proveito político. Belivaldo é um vice como foi Edvaldo Nogueira na prefeitura?

MD – Eu tenho tido uma grande sorte com os meus vices. Edvaldo e Belivaldo são homens cujo caráter enobrece a política sergipana. Belivaldo é um querido amigo, um companheiro leal, um político extraordinário e um Vice-Governandor eficiente, sem jamais perder a sua tradicional discrição. Eu já falei que sou vacinado contra intrigas e no caso do “Galego”, nós tomamos essa vacina juntos, ainda em Simão Dias, e Dr. Aguiar, para garantir, aplicou aquela dose tríplice!

 

“Esse foi sem dúvida o período mais difícil da minha vida”

 

CN – O senhor está completando nesta quarta-feira, 02, dois meses da primeira cirurgia. São dois meses afastados do cargo de governador. Além do aspecto físico, com a mudança no estilo de vida, o senhor aproveitou este tempo para refletir também todo este tempo à frente do governo do Estado?

MD – Esse foi sem dúvida o período mais difícil da minha vida. Atravessá-lo, como estou fazendo até hoje, só foi possível por causa do amor da minha família, a solidariedade dos meus amigos e o apoio maravilhoso do povo sergipano que cobriu o estado de preces, correntes de oração e força espiritual.

Claro que o que não me tem faltado é tempo para refletir e eu tenho pensado muito sobre a vida e também sobre a política e sobre o governo.

 

CN – É um assunto chato, mas é preciso que os sergipanos tenham conhecimento. Como o senhor assimilou, de São Paulo, os boatos que surgiram em novembro, em plena sexta-feira 13?

MD – Eu só soube depois. É algo de extremo mau-gosto e revela uma impiedade doentia daqueles que criaram e espalharam o boato. A vida é um dom divino, conspirar contra ela através de boatos é coisa para quem tem a alma doente. Mas, graças a Deus, estou vivo e recuperando a minha plena saúde para continuar criando os meus filhos e servindo ao meu povo.

 

Para 2010: “Continuar o trabalho e enfrentar os novos desafios que 2010 nos reserva”.

 

CN – O que os sergipanos podem esperar do governador Marcelo Déda quando retornar ao governo após este período de afastamento para cuidar da saúde?

MD – Os compromissos de sempre: trabalho, dedicação e amor ao Estado de Sergipe e ao seu povo. O governo não parou nesses sessenta dias. Graças ao planejamento que fizemos as obras tiveram continuidade, as inaugurações foram mantidas, as licitações não pararam e novos investimentos foram iniciados. Belivaldo conduziu com maestria aquilo que havíamos planejado e quando eu voltar é continuar o trabalho e enfrentar os novos desafios que 2010 nos reserva, com um novo cardápio de obras a ser anunciado e implementado.

 

NOTAS

 

PM´s: alerta ao governador

Como o governador Marcelo Déda demonstrou disposição em colocar no policiamento ostensivo os PM`s que estão em outras funções um alerta: como o blog publicou ontem tem quatro policiais a disposição da Justiça Federal. O caso é grave: esses policiais não fazem nem mesmo serviço de vigilância, eles são motoristas de juízes da Justiça Federal.

 

Policial Militar que nunca trabalhou na PM/SE

Tem alguns que estão à disposição da Justiça Federal há doze anos. Tem um que saiu do curso de formação de soldados em 1997 e foi direto pra lá. Nunca trabalhou em nenhuma unidade da PM. Vergonhoso. O nome  do policial todo mundo sabe na PM. Governador, para confirmar a informação basta questionar o comando. Se bem que pela bagunça que está ai….sei não…

 

Decreto proíbe novas cessões de PM`s

No final da tardede ontem, 1º, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, assinou o decreto que dispõe sobre a proibição de novas cessões de policiais militares para órgãos estaduais, entidades do Poder Executivo, órgãos e instituições federais estaduais e municipais. A medida segue a orientação determinada na reunião que contou com a participação do governador licenciado, Marcelo Déda, para discutir a questão.

 

Amanhã: a verdade sobre o “torneio” na Bélgica

O blog está conferindo informações detalhadas sobre o torneio realizado na Bélgica, de futsal, cujo “time” da PM de Sergipe se gaba de ter sido campeão mundial. Uma bomba que mostra que o espaço estava no caminho correto quando criticou o gasto de dinheiro público nesta viagem.

 

Machado: Nem com galho de “arruda”

Experiente, o deputado José Carlos Machado, do DEM, ao ser escolhido pela cúpula do partido para relatar o processo de expulsão do governador José Arruda, do DF, caiu fora em menos de meia hora. Machado justificou que é engenheiro e não advogado para relatar um caso tão polêmico. Está certo Machado, às portas de um ano eleitoral se meter num caso destes é procurar sarna para se coçar. E neste caso nem um galho de arruda salvaria…

 

Amorim descarta chapa independente

A informação do deputado Eduardo Amorim ao Ne Noticias, de que não será candidato em chapa independente ao Senado, reforça que os aliados do governador Marcelo Déda estão chegando a um consenso para as eleições do próximo ano. O próprio governador vem “costurando” nos bastidores uma saída para a formação da chapa majoritária e todos os aliados querem o PSC dentro deste processo.

 

Defensoria Pública: a bola da vez

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe é, realmente, a “bola da vez”! Além de toda a polêmica acerca da escolha do novo Defensor Geral, agora, mais uma vez, promete voltar à cena a inconstitucionalidade que paira na Defensoria há mais de 20 anos Ontem, foi ajuizada uma ação ordinária contra o estado de Sergipe, visando reparar essa irregularidade, e distribuída na 12ª Vara Cível. Mas o ponto alto da ação é, sem sombra de dúvidas, o finalzinho dela, já que quem assina a peça é ninguém mais, ninguém menos que a professora, advogada e dona do LFG de Alagoas, um melhores (se não o melhor) curso preparatório pra concursos do Brasil, a jurista Fernanda Marinela.

 

O surrealismo do Xadrez em Sergipe

Em Sergipe o jogo de Xadrez, que pode ser considerado também uma filosofia de vida, tem algo que ninguém acredita. A peça principal não é o Rei, mas a Torre. Essa peça, a Torre é mais poderosa do que o Rei e a Rainha e avança de todas as maneiras no tabuleiro de Sergipe Del Rey. A última foi uma divida de campanha de um jogador com o outro. Pela significativa ajuda em 2008, o “enxadrista” deixou a Torre avançar no tabuleiro e com 930 jogadas ganhou o jogo que foi transmitido em cadeia de rádio para todo o mundo. Algo surrealista que em Sergipe Del Rey é bastante natural…

 

Gratificação deveria ser de 40%

O governo do estado enviou para a AL o projeto de lei retornando a gratificação de atividade pedagógica I aos profissionais do magistério ocupantes do cargo de professor de educação básica ou de pedagogo que se encontram no exercício de atividades pedagógicas, em setores internos, centrais ou regionais da Secretaria de Estado da Educação ou que estejam no exercício de função de confiança em unidades de ensino da Rede Estadual. O problema é que esta gratificação que beneficia diretamente os diretores das escolas era de 40%.

 

Diretores não têm privilégios

Para quem acha que diretor tem muitas gratificações, uma informação: o diretor recebe a função e terá o retorno da gratificação de atividades pedagógicas que deveria ser de 40%, mas o governo enviou o projeto com 20%. Os professores que estão na sala de aula têm a regência de classe que é de 40%. É preciso que o governo lembre que o diretor tem dedicação exclusiva e tem uma responsabilidade grande.

 

Atração réveillon de Aracaju

Jorge Aragão. Esse é o nome do cantor que será a grande atração do Reveillon da Prefeitura de Aracaju. O show do sambista, na praia de Atalaia durante a virada do ano, foi confirmado após decisão da secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, de ceder o artista para a Prefeitura de Aracaju, já que Jorge Aragão tinha show agendado para o Verão Sergipe 2010 na passagem do projeto pela Atalaia Nova, dia 16 de janeiro.

 

Verão Sergipe 2010

 Jorge Aragão era foi um dos nomes mais cogitados para fazer a virada do ano na Atalaia também, e na opinião de Eloísa Galdino, a decisão foi acertada. “Já estamos com muitas atrações de renome confirmadas, nacionais e locais, e com certeza, teremos um Verão Sergipe 2010 bem sucedido. O reveillon da capital sergipana abre o nosso projeto com chave de ouro. Portanto, nada mais justo que ceder esse grande artista para que a noite da virada de ano de sergipanos e turistas seja inesquecível”, declara Eloísa Galdino.

 

Ana Lúcia: não voto em Amorim

A deputada estadual Ana Lúcia (PT), afirmou ao jornalista Paulo Sousa, durante entrevista ao programa Comércio em Debate da Rádio Comércio que não votaria hoje no deputado federal Eduardo Amorim (PSC), por considerá-lo mais próximo, ideologicamente falando, ao grupo do ex-governador João Alves Filho (DEM), do que ao grupo do governador Marcelo Deda. “Eu respeito Eduardo, é um grande médico, mas se a gente for ver, ele ideologicamente tem mais aproximação com os projetos do ex-governador João Alves Filho do que aos de Déda. Então hoje eu não votaria nele”, disse Ana Lúcia. A deputada adiantou que Jackson Barreto e Valadares são os seus candidatos ao Senado Federal.

 

Fórum Regional das Microempresas I

Integrantes do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 01, na sede da Junta Comercial de Sergipe para discutir a reestruturação da organização, com mudanças de funcionamento pautadas no modelo nacional. Na oportunidade foi aprovado o novo regimento interno do Fórum e criados Comitês Temáticos, a fim de dar mais dinamismo e efetividade à organização da qual fazem parte várias entidades públicas e privadas.

 

Fórum Regional das Microempresas II

 “O Fórum Regional das Micro e Pequenas Empresas é uma instância da Lei Geral que deve seguir o modelo do fórum nacional e para isso foram criados Comitês Temáticos a fim de conduzir os assuntos de interesse desse segmento”, destacou Jorge Santana, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), uma das integrantes do fórum e a responsável pela coordenação da reunião. “Pela primeira vez em Sergipe micro e pequenas empresas são tratadas como política pública. É a realização de uma demanda antiga”, enfatizou o secretário.

 

Armando processado pelo MPF/SE

O ex-prefeito do município de São Cristóvão, Armando Batalha, está sendo processado pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por conta de irregularidades na licitação de mais de 350 mil reais destinados à merenda escolar. Outras 18 pessoas também são acusadas de participar do esquema que utilizou indevidamente verbas provenientes dos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Denúncia do Sintese

Após receber denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese), o MPF solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigasse a aplicação de tais verbas nos anos de 2003 e 2004. De acordo com o procurador da República Silvio Amorim Junior, que assina a ação, o TCU identificou fortes indícios de simulação de licitações e conluio entre os licitantes. Dentre as irregularidades apontadas pelas investigações estão problemas na distribuição, armazenamento e qualidade dos alimentos para a merenda; retirada da Prefeitura de documentos referentes à aplicação das verbas; dispensa ilegal de licitação e simulação de licitações.

 

Espetáculo comovente I

Na noite do primeiro dia deste dezembro de grande apelo religioso, centenas de pessoas assistiram na Praça da Catedral a um espetáculo emocionante e de alto nível, desses que ficam na história pelo conteúdo primoroso. Afinal, até os menos emotivos são capazes de se render ao sentimento suscitado pelo Natal. Sessenta crianças e adolescentes do coral Canarinhos de Aracaju ocuparam parte da rua e os dez janelões frontais do monumental prédio muito bem iluminado, construído em 1865, onde funciona o Memorial do Poder Judiciário Sergipano. Cantando clássicos que abrilhantam o Natal há várias décadas, os jovens cantores do coral conseguiram levar às lágrimas um público que durante uma hora acompanhou com raro entusiasmo a festa de abertura da programação natalina do pessoal da justiça.

A distribuição dos componentes dos Canarinhos nas janelas do Memorial, à exemplo do que fazia o extinto Bamerindus todos os anos com o coral de crianças no imenso prédio da sede da instituição em Curitiba, ganhou a simpatia do público que demonstrou  expectativa de que a festa deve entrar no calendário de eventos do judiciário.

 

Espetáculo comovente II

Ontem à noite entre as pessoas que mais se emocionaram com a apresentação dos Canarinhos estava o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Roberto Porto, que após a apresentação do coral recepcionou pessoas de todos os setores da sociedade. Ele entendeu que o evento é capaz de dar um pouco de ânimo à população e resgatar o tão precioso espírito de Natal. Um espírito que motiva, alegra e cria um clima de festividade bem característico. Diante do entusiasmo e receptividade do público, o presidente decidiu que no próximo ano a festa vai ter uma dimensão maior, mas com a mesma simplicidade que caracterizou o evento no ano passado – sob a presidência da desembargadora Célia Pinheiro – e este ano, sempre com baixo custo e apoio de instituições como a OI que patrocina o coral. Sem dúvida, a apresentação dos Canarinhos no Memorial do Judiciário vai se tornar uma atração da cidade de Aracaju. Pensando bem, o Natal de Aracaju começou ontem à noite. Realmente, um mega show inesquecível.

 

Segurança alimentar

O senador Valadares (PSB) foi ontem, 01, à tribuna falar de sua experiência como participante da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, encontro  promovido pela FAO e realizado em Roma de 16 a 18 de novembro último. Valadares participou como autor da Proposta de Emenda Constitucional (47/2003), que incluiu a  alimentação no capítulo dos Direitos Sociais da Constituição.   O senador disse que a presença do presidente Lula foi relevante e que era claramente perceptível durante o encontro, a autoridade e a visibilidade internacional que as políticas de seu governo têm adquirido, especialmente em relação ao combate à fome e à pobreza.

 

Discurso do Papa

Valadares também ressaltou o discurso feito pelo Papa Bento XVI, que disse ser “a fome o sinal mais cruel e concreto da pobreza, gerada principalmente por uma má distribuição dos recursos e das oportunidades e por um modelo de desenvolvimento que cultua o excesso”. O senador contou ter sentido que durante os debates o Brasil foi tomado como exemplo de país que vem adotando medidas bem-sucedidas contra a fome e em defesa da segurança alimentar.

 

Conferência Estadual de Cultura

Amanhã, 3, e continuando dia 4 de dezembro, o Teatro Tobias Barreto e o Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, serão cenários de um importante e inédito desafio a ser realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult): a I Conferência Estadual de Cultura de Sergipe (Conecult), um marco para a história da política cultural sergipana. A Conferência, patrocinada pelo Instituto Banese, será aberta oficialmente às 9h30, no TTB.

 

Compromisso com a cultura

De acordo com Eloísa Galdino, a Secretaria de Estado da Cultura está trabalhando bastante e somando esforços com parceiros importantes para a realização da Conecult. “O acontecimento se configura como mais um marco para política cultural que está sendo consolidada em Sergipe, com base na compreensão da cultura através de um tripé que engloba simbologia, cidadania e economia. A realização das conferências municipais, primeiro, e agora da estadual, demonstra o compromisso do Governo com a população, artistas e produtores culturais de Sergipe, e é uma etapa fundamental para conduzir Sergipe à Conferência Nacional, a ser realizada em 2010 em Brasília, com voz ativa para colaborar com as decisões na área da cultura no país”, afirma Eloísa Galdino. As inscrições para o evento podem ser feitas nos dias e nos locais.

 

BNB  consolida FNE em SE I

O Banco do Nordeste contratou recentemente cerca de R$ 2 milhões com o Sandrin Hotel LTDA. Os recursos, concedidos através da agência Aracaju-Centro, são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para o turismo (FNE – PROATUR) e serão destinados à ampliação do Hotel, com a construção de mais um prédio com cinco pavimentos, composto por mais 48 apartamentos, bem como aquisição de móveis e utensílios, elevador e sistema de aquecimento solar. Atualmente o empreendimento está classificado na categoria três estrelas e é certificada com Selo de Qualidade em Serviço 2009/2010 Sebrae e com o prêmio Destaque 2009/2010 Sebrae, pela qualidade dos serviços prestados.

 

BNB  consolida FNE em SE II

Segundo o sócio-proprietário, Daniel Sandrin, a expansão do Hotel surgiu pelo aumento da demanda, aliada a política governamental em incrementar o setor hoteleiro. Assim, buscando atender o lema da empresa: Satisfação e Bem Servir, Daniel percebeu no segmento empresarial o grande potencial do Sandrin Hotel LTDA. “Nosso diferencial é que estamos preparados para atender a demanda de turismo empresarial. Já temos um público de empresas cativo e estamos expandindo para melhor atendermos esse setor, seja com Internet em todos os prédios, com cyber livres amplo auditório e sala de reuniões, além de oferecermos serviços de qualidade, com variedade no cardápio e no tratamento dos hóspedes”, disse Sandrin.

 

BNB  consolida FNE em SE III

O gerente geral da agência Aracaju-Centro, Agnaldo Francisco Rosa, vê na parceria uma oportunidade de aumentar a oferta de leitos na categoria de turismo de negócios, que vem sendo bastante demandada no Estado, em especial no município de Aracaju. Também mostra a contribuição do BNB no cumprimento do seu papel de Banco de Desenvolvimento, empenhado no aumento da oferta de empregos e geração de renda dos sergipanos.

 

Curso do TCE em parceria com a SES

Fruto de um termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), será aberto na próxima quinta-feira, dia 3/12, mais um curso modular sobre Gestão Pública, com a realização e organização da Jam Jurídica. Este é o segundo curso realizado pelo TCE em parceria com a SES. O diretor da Ecojan, conselheiro Carlos Alberto Sobral, estará presente à abertura do evento juntamente com o secretário Rogério Carvalho.

 

Escalonamento

A medida usada pelo Governo do Estado, cujas negociações foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Administração, para reajuste salarial do policial militar foi destaque na Revista Época desta semana. A matéria ‘PMS do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro têm os piores salários iniciais do Brasil’ cita “Em vez do estabelecimento de um piso, tanto o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) como os governos estaduais defendem medidas de longo prazo para valorizar a profissão dos soldados. A iniciativa foi adotada em Sergipe, onde um acordo determinou um aumento salarial escalonado ao longo de mais de um ano. Atualmente, os soldados no Estado ganham R$ 1.625. O valor vai aumentar gradualmente até dezembro de 2010, quando chegará a R$ 3.218”.

 

Vandalismo prejudica transporte coletivo

Latarias pichadas, vidros quebrados, câmeras inutilizadas. São várias as consequências dos atos de vandalismo praticados diariamente contra os veículos que fazem o transporte coletivo na capital sergipana. Além dos prejuízos materiais, as ações criminosas prejudicam todos os usuários aracajuanos, que se vêem obrigados a conviver com os danos ao utilizar o serviço. De acordo com o diretor de transporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Orlando Sérgio, os atos acontecem todos os dias, mas são intensificados quando há eventos que atraem grande público. “Nesses casos, nós temos que solicitar um policiamento adequado nos terminais localizados na região em questão”, explica Orlando, colocando como exemplo os jogos de futebol. “Há conflitos entre as torcidas e essa agressividade sempre se reflete nos ônibus”, comenta o diretor de transporte.

 

Banda  Anjos  de Resgate na programação da padroeira de Canindé

Com o lema: “Magnificat, o senhor fez por mim Maravilhas”, de 29 de novembro a 8 de dezembro, a Paróquia de Canindé de São Francisco comemora a festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição com novenas, missa, procissão, ordenação e show no dia 3 de dezembro, da Banda Anjos de Resgate Amanhã, 3, logo após a missa, às 21 horas, na lateral da Praça Ananias Fernandes, acontecerá o esperado show musical com a banda revelação da música católica do Brasil. A banda paulista é formada por grandes músicos e compositores com um trabalho de redenção e paz. No dia 6, acontece a procissão alusiva a Nossa Senhora da Conceição e no dia 8 a programação será encerrada com a ordenação do sacerdote Fabiano.

 

Confraternização do PPS

No próximo dia 17, a partir das 11hs, no espaço Chica Chaves no Bairro Industrial, o PPS realizará sua confraternização de final de ano, com todos os militantes e extensiva aos profissionais da imprensa.

 

Nilson governador e Cacho senador

Em uma reunião de alguns filiados e militantes realizada na semana passada na sede do PPS, o militante Raimundo Nonato defendeu a candidatura de Nilson Lima para governador , Emanoel Cacho para senador e Dr. Ricardo Hangerbeck para vice governador ou para a outra vaga de senador. “Formando uma forte chapa majoritária que dará  sustentação aos  nossos candidatos a deputado federal e estadual, é o que nós defendemos para as eleições de 2010 e com certeza vamos supreender  a todos, ademais, gostaríamos de contar com o PV  e outros partidos que defendam às reais mudanças no País e no Estado, porque sem mudanças não há esperança”, disse.

 

Seminário sobre Exploração Sexual

Será realizado hoje, 02, no auditório do Aracaju Praia Hotel, na orla de Atalaia, o “Seminário sobre Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Um compromisso ético-profissional da sociedade turístico hoteleira de Aracaju”. Esse seminário tem o apoio do Ministério Público do Trabalho. A idealização do evento se deu após a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). No documento, os gestores do hotel se comprometeram a realizar um evento com o objetivo de combater a exploração sexual infanto-juvenil. Foi decidido que o combate à exploração começaria com a conscientização de empresários e o apoio deles para combater esse crime.

 

Morre o artista plástico Wellington

Faleceu no último domingo, 29, aos 58 anos o artista plástico Wellington. Ele ficou famoso pelas suas coloridas marinhas, alagados, feirantes e paisagens. Com dezenas de quadros espalhados pelas repartições públicas e colecionadores em Sergipe, no Brasil e todo mundo, Wellington perdeu a luta para o câncer e Sergipe perdeu um dos seus grandes representantes da arte plástica.

 

“Econtrade” será amanhã, 03

O encontro informal dos membros da cadeia turística terá sua quarta edição nesta quinta-feira (03).  Batizado de “Encontrade”, o evento será no Teimonde (na Passarela do caranguejo) a partir das 20h.  Segundo um dos seus organizadores, o turismólogo Nino Fraga, a reunião te  é um momento  de descontração, trocas de experiência e tem como um dos objetivos estreitar os laços e a união entre os membros do trade.O Encontrade acontecerá sempre na primeira quinta-feira de cada mês.  “Neste encontro iremos discutir a confraternização natalina do trade. Será uma forma de cada participante contribuir com sugestões para este momento de celebração”, informou Nino Fraga. O bate-papo será embalado pelo som da Banda “Amigos do Turismo” comandada por Luis Simões.

 

DO LEITOR

 

Resposta – Denúncia de cidadão – Emsurb

Da assessoria de Comunicação da Emsurb: “Como sempre fazemos, no dia 25 de novembro lemos o seu blog (na Infonet) e observamos a opinião de um leitor (Luizinho Santana) sobre a atuação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) na avenida Ivo do Prado.  Salientamos que o corte das três árvores na avenida foi realizado para evitar acidente, mantendo assim a segurança de todos. Inclusive, já estamos providenciando mudas com porte razoável para plantar no local.  Já as outras árvores mencionadas (na avenida Barão de Maruim e em outros pontos da cidade): “a grande maioria foi por pessoas que não tem menor compromisso com o meio ambiente, e sim resolver o problema de limpeza (folhas que caem), acabar com estacionamento de veículos de terceiros embaixo das árvores(sombra) localizadas em frente a sua moradia, melhorar a visibilidade do seu comércio entre outras coisas. Infelizmente estas operações (crime ambiental), acontecem as escondidas e geralmente usam produtos químicos. Na própria Av. Ivo do Prado, próximo a Rua Campos e na Av. Barão de Maruim, tentaram matar 03(três) árvores(oitis), porém não conseguiram”, detalha o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia. Somente no ano de 2009 (até o dia 30 de novembro), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb (com o Projeto Plantando Cidadania) plantou 5.117 árvores em toda a cidade (da zona norte até a zona sul). Inclusive, realizamos a doação de 172 mudas de árvores. É grande a nossa preocupação com o meio ambiente na cidade, tanto que já colhemos resultados positivos com o reflorestamento do Parque da Sementeira (local de abrigo para aves de várias espécies, em plena cidade) – a intenção é deixar toda Aracaju com o mesmo aspecto, contribuindo diretamente para a qualidade de todos e o equilíbrio da fauna e flora”.

 

Agora Mané, vai defender?

Do leitor Messias Gonçalves: “Nos últimos meses, Sergipe presenciou as condenações do ex-prefeito e atual deputado estadual Armando Batalha, em processos. Foram devido a contratações de terceiros irregulares. Em sua defesa saíram o radialista e suplente de deputado Gilmar Carvalho, além do próprio juiz da comarca de São Cristóvão. Era estranho, ouvir um magistrado nos programas de rádios, sair em defesa de quem na tarde anterior, havia julgado e condenado esse mesmo réu. Os dois faziam questão de enaltecerem o réu, que esses processos não se tratavam de roubo ou falcatruas. Agora, eis que o Ministério Público Federal está processando ele, Armando Batalha e mais dezoito pessoas de terem desviados, mais de 350 mil de reais da merenda escolar. Ou seja, roubo, corrupção. Esperamos que não tenhamos mais tantos defensores. O incrível disso tudo é que nem a OAB e nem o TJ/SE percebam esse tipo de coisa. O próprio Ministério Público Estadual, não tomar nenhuma medida. Pelo menos de público, nada observamos”. Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“O nome de amigo é comum, mas a sua fidelidade é rara”. Fedro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais