Dutra entre os melhores da América Latina

0

Uma das mais importantes revistas na área de administração e negócios da América Latina, a Harvard Business Review, na edição de março publicou um ranking do desempenho de líderes empresariais das Américas Central e do Sul. O trabalho envolveu o nome de 294 lideres ( ou CEO – ou “chief executive officer” que não há tradução p/ português, mas se aproxima no Brasil ao presidente-executivo)

Dos 294 executivos analisados pela empresa, foram escolhidos os 50 melhores de empresas da América Latina entre 1995 e 2009. Destes, apenas 29 são brasileiros e dois da Petrobras: José Eduardo Dutra (46º) pela administração de 2003 a 2005 e  Henri Phllippe Reichstul (40º) que está à frete da empresa de 1999 a 2001.

Para elaborar o ranking a revista fez um estudo minucioso dos 294 dirigentes empresariais de alto desempenho na América Latina. Teve início em 2010 com a coleta de dados sobre 294 presidentes de 197 empresas de capital aberto da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Esses países faziam parte do Emerging Markets Latin America Index, índice criado pela provedora de ferramentas de apoio a decisões de investimento MSCI. Para garantir a disponibilidade e a comparabilidade das informações, os dados da amostra cobrem apenas executivos empossados como presidente no intervalo de 14 anos e meio transcorrido de 1o de janeiro de 1995 a 30 de junho de 2009.

Os cinco primeiros da lista são todos brasileiros, a começar pelo ex-presidente da Embraer, Maurício Novis Botelho. Em seguida vêm Roger Agnelli, ex-Vale, Benjamin Steinbruch, da CSN, Manoel Arlindo Zaroni Torres, da Tractebel Energia, e Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez, da Lojas Americanas.

Os melhores presidentes da América Latina tiveram um desempenho superior ao de colegas em outras partes do mundo. Garantiram um retorno total ao acionista de 1.440% (já descontados efeitos cambiais), em média, durante a média de oito anos e dez meses no cargo — em comparação com os 997% de retorno gerados pelos presidentes do ranking mundial. Isso equivale a um  retorno anual composto de 38% (ante a média mundial de 32%). Além disso, os melhores presidentes superaram o setor em 1.302%.

Elevação do patrimônio dos acionistas –  Os 50 melhores elevaram o patrimônio de acionistas em US$ 8,4 bilhões, em média, já descontados inflação, dividendos, recompras e emissões de ações.

O período em que esteve á frente da Petrobras, José Eduardo Dutra a empresa teve um dos períodos de maior crescimento de sua história. Hoje, José Eduardo, geólogo e ex-senador, ocupa a Diretoria de Gestão Corporativa da empresa.

Melhor idade
Painel da FSP, de 15/04: O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, trabalha pela aprovação da PEC da Bengala, que amplia de 70 para 75 anos a idade-limite de aposentadoria compulsória de juízes. O ministro faz 70 anos em novembro, e terá um mandato curto à frente do tribunal.

ARTIGO

Um julgamento histórico – Carlos Heitor Cony (FSP, domingo,15/04)

RIO DE JANEIRO – Voltou ao debate nacional o problema que coloca na berlinda um tema que envolve religião e Estado. Não mais se trata do aborto em si, que frequentou a última campanha eleitoral. Desta vez, foi o caso dos anencéfalos (crianças que nascem sem cérebro), que não deixa de ser uma forma de aborto que pode ser diagnosticada pelo atual estágio da investigação médica.

Como sempre, apesar de reconhecerem que o Estado é leigo, os religiosos em geral são contrários a qualquer tipo de interrupção da gravidez -método considerado agressivo da condição humana, equivalente à esterilização obrigatória adotada por regimes fascistas, em especial pelos nazistas até o final da Segunda Guerra Mundial.

Aliás, foi um dos crimes que entrou na pauta do julgamento de Nuremberg, que condenou as principais autoridades do Terceiro Reich, em especial o marechal Hermann Goering, o segundo homem na hierarquia hitlerista. Contudo o seu advogado de defesa, Otto Stahmer, pediu que o presidente do tribunal lesse em voz alta um artigo da Constituição do Estado da Virgínia (EUA), bem anterior à lei da esterilização obrigatória de portadores de deficiência física ou mental, adotada pelos nazistas.

Com diferença de algumas palavras, era a mesma coisa. Isso não livraria os acusados da forca ou da prisão, mas foi água fria na acusação relativa àquele crime específico.

Sobravam muitas outras aberrações para condenar Goering e seus colegas no banco dos réus (ver biografia do marechal do Reich, de Roger Manvell e Heinrich Fraenkel, ou o filme "Julgamento em Nuremberg", 1961, de Stanley Kramer, com Spencer Tracy no papel do juiz).

Estou citando esse caso histórico -e, de certa forma, recente- para lembrar que o aborto pode e tem variantes que, no todo ou em parte, o justificam.

Igreja Católica tenta distorcer decisão do STF
Lamentável analisar o papel de alguns líderes que se dizem cristãos. A decisão do STF foi apenas favorável ao aborto de feto sem cérebro. E não obriga a nenhuma mulher fazer se não desejar. Apenas garante o direito da mulher que deseja abortar o feto.

Livre arbítrio
Em vários Estados a Justiça vem dando este direito. O STF apenas referendou este direito sem a necessidade da mulher ingressar mais na Justiça. A mulher que achar que o aborto do feto sem cérebro vai de encontro a sua opção religiosa tem o livre arbítrio para não fazer.

Vale e Petrobras fazem acordo para projetos conjuntos
FSP e Reuters – Os presidentes da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e da Vale, Murilo Ferreira, assinaram ontem protocolo de intenções para desenvolver "projetos conjuntos" nas áreas de potássio, fertilizantes nitrogenados, termelétrica, óleo, gás, biodiesel e logística. "O protocolo tem como objetivo estudar a viabilidade técnico-econômica dos projetos de interesse comum entre a Petrobras e a Vale, estabelecer as premissas negociais para os diferentes projetos e estudar as soluções jurídicas para estruturar os projetos", diz a estatal em nota.

Projeto Carnalita em SE
A Vale e a Petrobras assinaram o contrato que abriu o caminho para a mineradora desenvolver o projeto de potássio Carnalita, em Sergipe. Por esse acordo, a petroleira arrendou direitos minerários à Vale por um prazo de 30 anos, permitindo que a mineradora mantenha sua exploração de sais de potássio da mina Taquari-Vassouras, já em operação, e ainda desenvolva o projeto Carnalita.

Propriá: partidos vão referendar apoio a Paulinho Campos
O pré-candidato do PT a prefeito de Propriá, o vereador e presidente da Câmara, Paulinho Campos deve sair fortalecido neste domingo, 15, recebendo o apoio de outros partidos a sua pré-candidatura. Uma reunião será realizada a partir das 10h, no plenário da Câmara com a presença de lideranças do PMDB, PSB, PSD, PHS e PT. O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) e os deputados petistas Rogério Carvalho (federal) e Francisco Gualberto (estadual) participarão do ato para referendar o apoio de seus partidos.

Banese e o diferencial para os servidores
Dentro do programa que o Banese estará disponibilizando para seus clientes com a redução da taxa de juros deve ter um diferencial para os servidores públicos através do crédito consignado. O servidor público é um dos alicerces principais do banco e este diferencial será a diferença do Banese para os outros bancos.

Sorte grande
Deu na coluna Contra Ponto da FSP: Presidindo a reunião do Conselho de Ética, o senador Antonio Valadares(PSB-SE) sorteou cinco vezes o nome de um relator para comandar o processo de cassação de Demóstenes Torres, mas todos declinaram. -Agora vai!, brincou Valadares antes de tirar o sexto nome, do senador Humberto Costa (PT-PE), que topou. Gim Argello (PTB-DF), um dos que rejeitou o posto, fez questão de se justificar: -Se fosse bom, não era sorteio. Para ganhar na Mega Sena ninguém me chama!

Zé Franco cobra solução para o Santa Isabel
Quem também esteve visitando o Hospital e Maternidade Santa Izabel foi o deputado estadual Zé Franco (PDT), que se indignou com a atual situação que atravessa a unidade hospitalar. "Realmente a maternidade se encontra numa situação muito difícil, com salários atrasados e devendo a fornecedores. O governador Marcelo Deda precisa tomar uma providência urgente", disse.

Hospital Regional de Socorro
Zé Franco também cobrou uma solução para o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, que está em reformas há quatro anos. "As obras já duram quatro anos. Quando o hospital vai ficar pronto?", questionou o deputado, ao lembrar que é aliado do governo, mas que está na Assembleia para defender os interesses da população sergipana.

Isenção 13º salário do IR
Isentar o 13º salário da dedução do imposto de renda. Este é o objetivo do mais novo projeto de lei que o deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta semana. A proposta altera a lei 7.713, de 22 de dezembro de 1988.Para justificar o projeto, o parlamentar argumenta que "a iniciativa vai ao encontro de tantas outras, aprovadas pelo Parlamento e convertidas em lei, que aumentam a renda disponível do trabalhador e dinamizam, assim, mais ainda a economia do País". Além disso, Márcio afirma que o projeto possui "amplo alcance social".

Mercado
De acordo com o deputado, o projeto está inserido na dinâmica do Governo Federal de fortalecimento do mercado consumidor brasileiro. "Isso foi fundamental para minimizar os efeitos de recentes crises econômicas", frisa. Além disso, Márcio ressalta que, "além dos últimos reajustes na tabela do imposto de renda das pessoas físicas e nas deduções legais, com base na meta de inflação, foram adotadas diversas medidas de desoneração do setor produtivo, indutoras do consumo interno". O projeto de isenção do 13º estaria, dessa forma, inserido nesse contexto.

Prazo
Entidades e a sociedade em geral têm até a próxima segunda-feira, 16/4, para enviar a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) as emendas referentes ao Plano Diretor do município. Desde o ano passado que estão acontecendo Audiências Públicas e palestras referentes ao plano, que após aprovado pelos vereadores do município, irá reger o crescimento e ordenamento da cidade de Aracaju. A relatora do PD, Miriam Ribeiro afirmou que a equipe técnica já estão analisando as propostas as questões jurídicas e técnicas das propostas encaminhadas à Casa, tanto de entidades quanto da comunidade aracajuana, para definir o que pode e o que não pode entrar no Plano Diretor. Já o sub-relator Juvêncio Oliveira (DEM) ressaltou que a Câmara tem cumprido muito bem o papel de desenvolvimento do PD.

Datas
Na próxima segunda-feira, 16/04, estarão em votação seis projetos sob redação final para instituir datas especiais no município. Dentre as datas que estão sob votação estão as dos dias 12 e 13 de dezembro. A primeira diz respeito ao Dia do Audiovisual, a segunda ao Dia Municipal do Forró.

Reforma do Código Penal em Sergipe
Um grupo de membros do Ministério Público Federal (MPF), formado por doze procuradores, procuradores regionais e subprocuradores-gerais da República apresentou, em audiência pública, as propostas da instituição para o novo texto do Código Penal. O evento, promovido pela Comissão de Juristas de Reforma do Código Penal no Senado Federal foi realizado nesta sexta-feira (13), no Tribunal de Justiça de Sergipe.

Temas
De acordo com o procurador-chefe do MPF/SE Eduardo Pelella, quinze grandes temas do direito penal foram discutidos pelos membros, entre eles, os crimes contra a humanidade, crimes financeiros, contra a administração pública e crimes eleitorais. Os debates aconteceram em duas reuniões de trabalho promovidas pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República. ?Tivemos Primeiro em Brasília e depois nas últimas quarta e quinta-feiras, aqui em Aracaju. Foram dias de trabalho intenso, mas muito produtivos?, destacou Pelella.

 Aposentados da Petrobras elegerão novo presidente na terça,17
Aproximadamente 1800 associados da ASPENE-SE, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras em Sergipe irão às urnas nessa terça-feira, dia 17, das 08 às 17h, na sede da entidade, localizada na Rua Propriá, 76, centro, para elegerem a nova presidência que administrará o próximo triênio.A ASPENE fui fundada em 17 de fevereiro de 1987, atualmente sendo presidida pelo aposentado José Eleno, eleito por duas vezes para uma gestão que durou seis anos.

Associação participativa
Conforme explica Eleno, a entidade tem um papel social relevante entre os aposentados de uma das maiores empresas mundiais atuantes no ramo petrolífero e o aposentado teve um papel importante na construção dessa história. "A ASPENE vem se destacando nos últimos anos como uma associação participativa", destaca. Durante os últimos anos é notório o crescimento da associação, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida do associado, levando vários benefícios.

Ações
Dentre as ações que a instituição promove para os associados e familiares estão à assistência social; serviços de saúde (mutirão com medição de pressão arterial, exames de rotinas); assistência jurídica gratuita; informações previdenciárias; recreação cultural (Coral da ASPENE); viagens para destinos consagrados, eventos festivos em datas tradicionais, como Dia do Aposentado, Dia dos Pais e das Mães, festejos juninos, confraternização natalina, dentre outros.

Coral
Um dos destaques da ASPENE tem sido o Coral da ASPENE, que ganhou espaço em encontros estaduais e nacionais, com apresentações em coros na Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Alagoas, realizando musicais e interagindo com Corais da Universidade Federal, Petrobras e Unimed.

Duas chapas
O processo das eleições para a escolha da nova presidência culmina com a concorrência de duas chapas, ambas lideradas por aposentados da Petrobras, são eles: Raimundo Gregório, apoiado pelo atual presidente Jose Eleno, representante da Chapa 10 e Everton Marques da Chapa 20.Para Eleno, a gestão é encerrada com a sensação do dever cumprido e avanços significativos para a associação. "Agora, nossa expectativa é que a chapa vencedora dê continuidade aos progressos já iniciados em nossa gestão", finaliza.As propostas dos dois candidatos estão sendo expostas para todos os associados na sede da entidade e em boletins enviados aos membros em suas residências, objetivando uma eleição transparente de forma democrática e legítima.

SUPERVENDAS 2012 acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril
O SUPERVENDAS 2012 – 4º Encontro de Negócios dos Setores Supermercadista, Atacadista Distribuidor, Tecnologia e Fornecedores de Produtos e Serviços será realizado no período de 18 a 20 de abril, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. O principal evento do ano no calendário de negócios do setor empresarial sergipano é fruto de uma parceria entre a ADAS, a ASES e a FECOMÉRCIO. A produção fica por conta da Original Propaganda & Eventos, que organiza o evento desde a sua primeira edição, e contribui para que o evento seja considerado o maior dos seguimentos envolvidos. As inscrições para vistar o Encontro de Negócios podem ser realizadas através do site www.supervendassergipe.com.br. O Encontro de Negócios dos Setores Supermercadista, Atacadista Distribuidor, Tecnologia e Fornecedores de Produtos e Serviços já está consolidado como o maior evento das categorias envolvidas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rosangeladoria Querida enxaqueca, não lembro de ter marcado nada com você hoje! Favor remarcar visita!!!

www.twitter.com/laysmillena Ouvi isso ontem. "Cada dia em que vivemos é uma oportunidade de renovação". Assim seja! Bom dia!

www.twitter.com/rlacerda O que não é campanha política! Passou a ser meu seguidor no twitter @NicolasSarkozy. Depois disso, so me resta retomar o estudo de francês.

www.twitter.com/palmeriodoria Defesa de Demóstenes é tão sólida quanto cessar-fogo na Síria.

www.twitter.com/AndersonDefon Responder por estelionato é vida pessoal né? Só que o Dep. Réu faz na vida pública o mesmo que faz na privada. Com duplo sentido, por favor.

www.twitter.com/SouLucasOliver Por trás de toda indiferença existe alguém que já se importou demais.

DO LEITOR

Ciclomotores X Magrela
Do leitor Fábio Santos: “Eu trabalho no Hemose e no Cemar, moro no conjunto Fernando Collor Socorro/Se, me desloco de bicicleta num percurso de 13km mais ou menos todos os dias, quando alguns defendem a não cobrança do IPVA,DPVAT,LICENCIAMENTO eu discordo pois quem não tem condições de pagar os impostos, seguro obrigatório e licenciamento não compra MOTONETA ele compra uma magrela ou melhor dizendo um BICICLETA, que alem de ser infinitamente mais barata faz bem pro coração, promove um bem estar acaba sendo uma maneira de sair deste sedentarismo etc. Antes, nós que andamos de bicicleta a nossa precaução era na seguinte ordem : bicicleta, moto e carros. Hoje é assim bicicleta, motoneta,carroça, moto e carros que não respeitam as bicicletas. Enfim não troco a minha magrela por uma motoneta de maneira nenhuma, afinal Aracaju é uma cidade plana você atravessa a cidade em menos de 45 minutos de bicicleta é só ter vontade e não se iludir com este tipo de transporte que esta ceifando vidas….eu na minha bicicleta em 30 minutos saio do Fernando Collor  e chego no Hemose onde trabalho sem stress e disposto, tenha um bom dia”.

Sobre segurança pública e o trabalho da PM
De um policial militar: “No dia de ontem, ao ouvir um programa matutino "de rádio", fiquei surpreso com as informações veiculadas. Em um embate entre uma associação e um assessor de imprensa, sobre a falta de planejamento estratégico na SSP, algumas outras questões passaram desapercebidas. Em determinado momento do programa, o assessor, divulgando as supostas ações da secretaria citada, destaca a criação do GATI/PM (Grupo de Ações Táticas do interior), afirmando que o mesmo foi criado pelo DENARC da polícia civil. Ainda continuou, em sua explicação, afirmando que o referido grupamento servia para fazer o apoio das ações da polícia civil. Gostaria que isso fosse apenas um engano. Mas não acredito, pois em sua explicação, ele ainda afirmou que esse apoio era prestado em ações como a execução de mandatos de prisão, o que é – exceto nas ações de polícia judiciária policial militar – ato privativo de polícia judiciária, sendo atribuição do judiciário junto à polícia civil. Reafirmo, pois lamentavelmente, o cumprimento de mandatos de prisão pela polícia militar (fugindo de sua competência) é uma realidade há muitos anos. Para quem pensa que isso é algo positivo, infelizmente noticio que não! Pois a função do Policial Militar é executar o policiamento ostensivo PREVENTIVO, e cumprimento de mandato judicial de prisão não preenche os requisitos do policiamento ostensivo. Continuando, quando uma equipe policial é deslocada para fazer tal atendimento, ela deixa de fazer seu serviço normal, deixando a descoberto a sua área, que pode ser constituída por milhares de pessoas. Ora, o que é mais favorável a sociedade: ir prender um infrator em casa, ou manter a equipe policial nas ruas? Em outra colocação, o presidente da associação, frisou a carência de efetivo policial civil no interior do estado, mas não entendo como ele esqueceu de citar o fato de que os policiais civis vão embora à noite – pois entendem que não são "vigias de prédio", mas sim policiais civis com uma missão específica – e deixam os policiais militares para que esses, como verdadeiros "vigias de prédios", tomem conta das instalações das delegacias. Cito isso, pois do mesmo jeito que ao se deslocar uma equipe policial para cumprir um mandato, se causa um prejuízo à sociedade pela ausência dos mesmos nas ruas, deixá-los tomando conta das delegacias nas cidades interioranas desse estado, também causa um prejuízo. E esse, bem maior, pois na maioria dos municípios somente funciona 24 horas os serviços da polícia militar e na medida que os PM´s ficam trabalhando de vigias, eles automaticamente não estão nas ruas, ou seja, as cidades ficam abandonadas, pois o único contingente policial disponível está tomando conta do prédio da polícia civil. E ficam lá mediante ordens superiores, que são pressionados, pois nas delegacias existem presos e materiais diversos, inclusive objetos de crime. Esse é o retrato”.

ARTIGO

Funções do Marketing – Robson Carvalho de Menezes

Bom dia a todos! Buscando conhecimento, estava lendo sobre Marketing e suas Funções no mercado. Encontrei algo interessante para ser explicitado.

Observando o nosso mercado atual, e lendo para obter mais conhecimentos sobre diversos aspectos relacionados a Organização, encontrei algo bastante interessante e bem dissertativo para todos nós, que vivemos buscando atualizações para o melhor potencial obtermos.
Gente, observemos que as Técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizados, em qualquer sistema econômico social, tanto por empresa comerciais como por instituições sem fins lucrativos, e em campanhas díspares como as de vacinação de crianças, realizadas pelos governos com o objetivo de promover o bem público e as eleitorais para “vender”  ao eleitor a um cargo eletivo.
Contiuemos a seguir com as explicações e teorias de Philip Kotler, em administração de marketing, onde ele retrata este aspecto.
Marketing palavra inglesa (de Market, mercado) de mais uso que as expressões equivalentes, mercadológica ou comercialização. Marketing é o conjunto de atividades que visam orientar os fluxos de bens e ser viços do local que são gerados para os consumidores ou usuários.  Em sentido mais estrito, Marketing é um conjunto de técnicas coordenadas que permitem uma empresa conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas.  Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, o marketing tem uma importância secundária, mas quando a empresa possui para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto no mercado.
O Marketing utiliza técnicas fundamentais em estatísticas, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicações e econometria.  As técnicas de marketing são objetos de estudos sistematizados em escola de comunicação social e reconhecidos como atividade econômica de grande importância no conjunto da economia nacional, tanto pela geração direta de empregos como pela promoção das vendas, que aquecem o consumo e a economia que promovem o desenvolvimento.
Caros leitores, podemos dizer que o Marketing tem funções? Claro qu podemos, pois ele tem:
Funções do Marketing
Destacam-se cinco funções principais dos profissionais de marketing:
1-    Gerência do produto – que acompanha desde a concepção aos estágios de pesquisas, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.
2-    Definição do preço – determinado de acordo os custos, poder aquisitivo do mercado, e preços dos produtos concorrentes.
3-    Distribuição – feita por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. A distribuição dos produtos depende de sua natureza e da forma como é feita a venda. Os canais tradicionais de distribuição são o atacado o varejo, e as vendas industriais. A partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas por reembolso postal e a mala direta; mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os produtos e as peça publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro , dentro de limites estabelecidos pelo fabricante.
4-    Publicidade – que seleciona as características do bem capaz de atrair o público alvo e criar na mente do consumidor diferenciações positivas do produto em relação aos concorrentes. Uma das principais técnicas do marketing , a publicidade, tem o objetivo de criar , e desenvolver ou mudar os hábitos e necessidades do consumidor, desenvolver ou mudar os hábitos e necessidades do consumidor.
5-    Vendas – em que se dá o contato direto entre comprador e vendedor. Os fabricantes de bens de consumo e larga escala, embora não vendam diretamente ao consumidor final, costumam empregar um grande número de vendedores  para lidar com todos os intermediários de todo tipo, sejam eles atacadistas ou varejistas. Na venda de bens de capital complexos ou muito caros o papel do vendedor é crucial.
Meus amigos, observem que a gerência do produto acompanha todo o desenvolvimento desde a fabricação até seu lançamento no mercado. Falando dos preços, este é complexo pois é observado todo o custo até o processo de venda, incluindo preço na concorrente. A distribuição vem evoluindo a cada dia, pois vários canais são lançados a todo tempo, seja por mídia, telemarketing ou internet. Publicidade, é diferenciar o mesmo produto seu, do concorrente, é o chamado ter algo a mais agregado ao produto. E por fim as Vendas, essas retrai um peso direto do vendedor para com o comprador, empatia, poder de negociação e técnicas de vendas.
Segundo Philip Kotler, com o aumento do número de concorrentes em quase todos os ramos de negócios o campo de atuação do Marketing passou a incluir funções como serviços de atendimento ao cliente e comunicação com o consumidor. Em algumas empresas, a diretoria de Marketing detém poder decisório sobre  áreas das mais diversificadas , como programação visual e embalagem, preço, relações públicas, e pesquisa e desenvolvimento de produtos novos.
Objetos de Estudo do Marketing:
Para formular sua política de vendas, a empresa precisa analisar previamente algumas questões fundamentais:
1- Conhecimento dos mercados atuais e seus possíveis desenvolvimentos.
2- Capacidade aquisitiva e preferências dos possíveis clientes, mediante pesquisas, entrevistas pessoais, observação direta e experimentação, determina-se a disposição da clientela em relação aos produtos ( em fabricação ou em projetos ), da empresa. Levam-se em conta nessa investigação as faixas de renda, o poder aquisitivo do mercado potencial, os gastos e preferências dos possíveis compradores, com atenção especial a características como educação, sexo, idade etc.
3- Determinação das condições que o produto deve reunir, e marketing, o produto é tudo aquilo que pode satisfazer uma necessidade e, portanto, ser vendido. Na investigação estudam-se todas as características do produto: A impressão geral que ele causa; a imagem, fundada em seu conhecimento e prestigio; o conjunto de funções ( técnicas ou de prestigio para o usuário ) que ele cumpre; a possibilidade da modificação da possibilidade para melhor adaptar-se ao mercado; a relação entre a funcionalidade e preço final.
4- Estudo da concorrência, para uma gestação comercial adequada, não e suficiente a comparação entre os produtos da empresa e os da concorrência. É preciso também conhecer esses produtos, os métodos publicitários utilizados a organização de vendas, a influencia da publicidade  do produto sobre o publico e as razoes dessa influencia.
5- Investigação da demanda os resultados obtidos nos pontos anteriores permitem quantificar a            demanda possível e sua elasticidade, ou seja, a resposta do mercado as possíveis variações no preços ( um artigo é muito elástico quando uma pequena variação do preço acarreta numa variação relativamente maior da quantidade demandada ).
6- Proposta de atuação a luz das informações obtidas, a equipe responsável pelo estudo mercadológico deve elaborar um leque de sugestões  de ações capazes de atrair os clientes da empresas competidoras, conseguir a expansão dos mercados já existentes e criar novos mercados, tanto para venda de produtos já conhecidos quanto de novos produtos.
OBS: Vejamos o que Philip Kotler, nos relatou acima:
Gente é o que toda empresa não pode deixar de fazer para não cair em uma armadilha, ou na cegueira de achar que o concorrente por menor que seja, ele não traz perigo. SIM todo e qualquer concorrente por menor que ele seja, ele é uma GRANDE AMEAÇA, pois toda empresa um dia também foi pequena.
Meus amigos lhes resumo o acima citado por Philip, dizendo que enxergue o seu mercado atuante, veja seus concorrentes, quem são seus clientes, quais já foram seus clientes? E porque eles hoje estão com a concorrente!
Porque não tentar ao menos recuperá-los? Qual sua capacidade aquisitiva no momento? Você realmente está em condições de selecionar seus clientes? Reveja seus conceitos sobre seu mercado.
Divulguem seu produto, com limitações a suas condições, publiquem. Revejam seus preços, estude seus clientes, modifique seu atendimento, suas condições e adaptar-se ao mercado atual é fundamental.
Conclusão
O Marketing  tem uma grande importância para empresa no mercado hoje.  É ele que tornará um produto ou serviço de uma empresa conhecido, e garantirá um lugar de destaque entre os concorrentes no mercado.

*Professor Especialista
http://www.administradores.com.br/home/robsongestor
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  
 
Frases do Dia

"Nos termos mais simples, um líder é aquele que sabe onde ele quer ir, e levanta, e vai”. John Erksine.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários