E agora, a culpa é de quem?

Até o final do mês de fevereiro último, dizia-se que a demora na marcação de exames, falta de medicamentos, algodão, luvas, máscaras e outros insumos que não devem faltar em unidades de saúde do Município de Aracaju era culpa da administração pretérita.

Até aí, ainda que houvesse alguma dúvida, era possível, no mínimo, admitir uma responsabilidade compartilhada entre a anterior e a atual gestão. Porém, decorridos mais de 70 dias do atual governo, não há como negar a própria responsabilidade diante da recorrência desse fato, conforme se tem observado nesses últimos dias, atribuindo a culpa a outrem. A propósito disso, vejam a seguinte reportagem: https://.infonet.com.br/saude//ler.asp?id=141481

É preciso, sim, que a atual Secretária Municipal de Saúde, Goretti Reis, resolva urgentemente esta questão, principalmente por que quando estava na condição de deputada estadual realizava críticas fervorosas a esse tipo de acontecimento.

Agora é o momento dela provar, na prática, que tudo aquilo que ela dizia na tribuna da Assembleia Legislativa é possível de ser realizado.

Os usuários do SUS em Aracaju aguardam ansiosamente por isso.

Missa de 7º Dia – Lourival Batista – Amanhã,14
Adnil Baptista Sobral, filhos e neta;Francisco Baptista Falcão, esposa, filhos e netos;Lourival Baptista Filho, esposa, filhos e netos;Angelina Baptista Prudente, esposo e filhos convidam à Missa de 7º Dia do falecimento de seu pai, Lourival Baptista, que será realizada na Igreja Jesus Ressuscitado, às 18:00 horas do dia 14/03/2013.

Ainda o PPS e Almeida Lima. No melhor estilo tucano em cima do muro
Pelo jeito a direção do PPS em Sergipe não está preocupada com a repercussão negativa do caso do deputado Almeida Lima (ainda PPS) com o uso da patrol pública. Ontem, 12, pelo twitter, quando questionado por um seguidor o presidente estadual, Marcos Andrade, escreveu : “O PPS-SE, informa que a questão Almeida é questão de mais tempo ou menos tempo, porem, não iremos tomar decisão deselegante. A questão é dele e esperamos que ele tome uma decisão coerente e de forma ágil”. Ou seja, em cima do muro no melhor estilo tucano.

Ponto final para votação do Proinveste
Com as reuniões realizadas ontem,11, com o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (pref. João Alves está viajando) e a bancada da situação o governador Marcelo Déda finalizou as conversas sobre o Proinveste. Agora o projeto vai à Assembleia para aprovação.

Aniversário
O governador Marcelo fez um discurso emocionado ao receber uma homenagem surpresa na última segunda-feira no final da tarde dos auxiliares e amigos. O discurso foi bonito e sensibilizou muita gente. Déda foi presenteado com um relógio Mont Blanc comprado pelos auxiliares.

Agradecimento
Ontem, 12, pelo twitter, o governador fez os agradecimentos: Ao amigo Jackson Barreto e todos os integrantes do governo e funcionários do palácio que fizeram uma comemoração-surpresa para mim,obrigado! Quero agradecer ao Pe. Genivaldo, pároco da Igreja Jesus Ressuscitado, que celebrou a missa de Ação de Graças e todos que dela participaram.

PTB no ar
Hoje, 13 e na sexta-feira, 15 o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) terá espaço nas inserções gratuitas concedidas aos partidos políticos brasileiros na televisão. Neste momento trata-se de uma veiculação a cargo do diretório estadual do partido.

Surpresas
E como o presidente local do PTB é o empresário Edivan Amorim, nome que não sai das rodas em que se debate a política sergipana, tem muita gente apostando que as inserções dos trabalhistas reservam surpresas para todos. Vamos aguardar e conferir…

Artigo foi recado para empresas de TI sergipanas?
O blog só acredita porque leu na última segunda-feira, de um importante auxiliar do governo Déda, artigo publicado num jornal local, que pareceu uma cortina de fumaça para os incentivos dadosà empresa italiana que está se instalando no estado? Também passou a nítida impressão que foi um recado para as empresas de TI sergipanas. Uma pena e muito lamentável para o empresariado.

Cassação em Areia Branca
O vereador Gibran Boaventura, presidente da Câmara Municipal de Areia Branca teve o mandato cassado ontem por compra de voto. O atual prefeito, Agripino tem um processo semelhante e já colocou as barbas de molho.

Anita Prestes lançará em Aracaju livro sobre Luiz Carlos Prestes
No próximo dia 18 de março, no auditório da reitoria da UFS, às 19h, será lançado o livro "Luiz Carlos Prestes – O combate

por um partido revolucionário (1958-1990)",de Anita Leocadia Prestes, publicado pela Editora Expressão Popular.Haverá uma Palestra e Debate com a autora, filha de Luiz Carlos Prestes.

HPM
O Hospital da Polícia Militar, está sem diretor. Ontem, 12, o coronel Lincoln, entregou o cargo ao secretário da SSP, João Eloy. Parece que o coronel é contra o fechamento da UTI do HPM como querem alguns da cúpula. O problema é que vai acabar o HPM não atendendo mais os usuários do Ipes. Ou seja, menos uma unidade de saúde importante, num momento tão delicado. Será que o governador aprova essa ideia?

Quadriciclos nas praias de Aracaju
Entra ano e sai ano e nenhuma autoridade toma providência para coibir o uso dos quadriciclos nas areias das praias de Aracaju. São crianças utilizando os quadriciclos (adulto também não pode conforme o CTB) transitando pelo meios dos banhistas e ninguém faz nada. Quem deve fiscalizar? A SMTT ou a CPRV?

Aracaju
A cidade de Aracaju comemora no próximo domingo, 17 de março, o seu 158º aniversário de fundação. A data festiva será comemorada com uma diversificada programação com atividades sociais, culturais e esportivas, elaboradas por entidades e órgãos públicos. Evento acontece no Parque dos Cajueiros e terá início às 7h da manhã com um torneio de Tênis de Campo.

Parceria
O governo do estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), se une as festividades e elaborou uma vasta e eclética programação, com atividades culturais e esportivas, que serão desenvolvidas por todo o dia 16, sábado próximo, no Parque dos Cajueiros.

Programação
O secretário do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel aprovou e elogiou a programação. “Aracaju comemora aniversário no domingo, com competições esportivas, como a partida de futebol entre Sergipe e Confiança e a Corrida Cidade São Cristóvão-Aracaju. O governo do estado não poderia ficar ausente dessas festividades e a nós da Seel, em parceria com a Secretaria da Cultura, realizaremos no sábado um dia de comemorações, todo ele dedicado ao esporte e à cultura. Teremos várias competições esportivas, atividades de lazer, lutas, shows com artistas locais e apresentações culturais. Enfim, Será um dia de esporte, cultura e lazer para presentear o cidadão Aracaju”, revelou o secretário Pimentel.

Torneios
Durante o dia haverá torneios de esportes coletivos como Escolinhas de Futebol, Futsal, Voleibol de Praia 4×4, Futevôlei, Handebol e Hóquei.Dentro do segmento de esporte radical, haverá apresentação e competições de Skate, com alunos do Projeto Vida Alegre, do Complexo Dona Finha e Bicicross. O segmento de lutas será representado pelo desafio de Boxe, entre pugilistas de Sergipe e da Bahia e apresentações de Capoeira.

Competições
Ainda dentro das ações esportivas haverá competições de xadrez, Ginástica na Academia ao Ar Livre e atividades de Lazer, como cama elástica, tobogã, pinturas e atividades lúdicas.Dentre as atividades culturais haverá apresentações de artistas locais, espetáculos musicais, apresentações circenses, palhaços e teatro.

Agradecimento à cidade
“Esse evento é o momento do desportista sergipano agradecer à Cidade de Aracaju, tudo que ela tem feito em beneficio do nosso esporte e da nossa cultura. Será um dia de congraçamento, e com certeza, o Parque dos Cajueiros receberá um grande público, considerando-se a variedade e a qualidade das ações que serão desenvolvidas naquele logradouro público”, concluiu o secretário Pimentel.

Audiência com ministro
O prefeito de Boquim, Jean Carlos (PSD) e seu vice Clóvis Trindade (PSB) chegaram ontem , 11, à Brasília, onde visitaram o deputado federal Fábio Reis (PMDB). Hoje, 13, os três irão participar de uma audiência com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, para cobrar a conclusão da obra da nova agência do INSS em Boquim – que está paralisada há muito tempo.

Ajuda aos sertanejos
Quem também visitou o deputado Fábio Reis (PMDB) foi o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio (PT). Ele foi agradecer uma emenda do então deputado Jerônimo Reis, que resultou em obra inaugurada esta semana, e apresentou diversos pleitos ao deputado, que se colocou a disposição para ajudar os sertanejos. Uma das principais reivindicações do prefeito é a instalação do Campus da UFS em Glória.

Saúde na estrada I
Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/12 de autoria do senador Eduardo Amorim determina que os caminhoneiros profissionais realizem avaliação de saúde anual para continuar exercendo a atividade. A votação acontece nesta quarta-feira na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Eduardo Amorim argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam desassistidos, pois não têm vínculo empregatício e não conseguem atendimento médico ligado à saúde ocupacional. Ele afirma quer esses trabalhadores submetem-se a condições de trabalho desumanas, “dirigindo ininterruptamente por horas a fio, sem repouso”.

Saúde na estrada II
Para o senador, a obrigatoriedade da avaliação médica periódica dos caminhoneiros autônomos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode melhorar a qualidade de vida deles. Indiretamente, diz, toda a sociedade será beneficiada pela medida, pois “trará mais segurança às rodovias e melhorará a qualidade do transporte de cargas no país”.

Senador Valadares reúne-se com prefeitos sergipanos
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) recebeu na tarde de ontem,12, a visita de prefeitos e vice-prefeitos de municípiossergipanos. Léo Rocha e César Lima (Campo de Brito), Duílio Ribeiro (Salgado), Jean Carlos Nascimento e Cloves Trindade (Boquim) vieram trazer ao conhecimento do senador pleitos de seus municípios. Eles conversaram sobre as dificuldades de lidarem com o orçamento restrito dos municípios e solicitaram o apoio por meio de emendas parlamentares.

Demandas
O senador Valadares se mostrou sensível as necessidades e disse que vai analisar as demandas. Participaram, também, da reunião o Secretário de Planejamento de Salgado, Anderson Gonçalves e a Assessora de Orçamento do senador Valadares, Ionara Oliveira. 

PSC mantém decisão: Marcos Feliciano permanece como o presidente da CDHM
Após reunião ontem, 12, o Partido Social Cristão (PSC) manteve sua decisão que indicou o Pastor Marcos Feliciano (SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM – da Câmara dos Deputados. Segundo o líder do PSC, André Moura (SE), os reclames positivos e negativos de todo o Brasil foram postos em discussão, mas a bancada de forma unânime se manteve firme em sua deliberação.

Itabaiana: Audiências Públicas para ouvir a população
O prefeito Valmir de Francisquinho reuniu-se na manhã de ontem,11, com todo o seu secretariado para debater e ouvir sugestões para a realização da primeira Audiência Pública de sua administração, que tratará da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014 (LDO), da Lei Orçamentária 2014 e do Plano Plurianual 2014-2017.

Prioridades
“Esse é um momento decisivo para o futuro de Itabaiana, pois com essa Audiência Pública teremos a oportunidade de definir quais as prioridades em termos administrativos e de investimentos. Para isso, nada melhor do que termos uma participação efetiva de toda a população itabaianense”, destacou o prefeito.

Acesso dos moradores
Após os debates preliminares sobre a melhor forma para realização dessa ação, Valmir de Francisquinho aprovou a modalidade que contemplará o contato com a população, facilitando o acesso dos moradores da cidade e dos povoados às discussões que definirão as prioridades orçamentárias da cidade. “É uma forma de irmos onde o povo está, sentindo suas reais necessidades, debatendo com todos e, por fim, oficializando as propostas orçamentárias e o plano com transparência e participação”, frisou Valmir.

Cinco polos
Dessa forma, o contato direto com os moradores dos povoados possibilitará a qualquer cidadão expor as demandas comuns, facilitando o diálogo e o encaminhamento das mesmas. E isso será feito com a definição de cinco pólos dentro do município, que serão centralizados em alguns povoados assim definidos: Pólo 1 – Povoado Cajaíba; Pólo 2 – Povoado Terra Dura; Pólo 3 – Várzea do Gama; Pólo 4 – Agrovila; Pólo 5 – Bairro Queimadas. E o encontro do prefeito e seus auxiliares com a população nesses locais serão realizados nos dias 21 e 22/03, 01, 02, 03/04, respectivamente.

Twiteiro vai ao gabinete de Venâncio pedir desculpas
O deputado Venâncio Fonseca (PP) pediu desculpas aos demais parlamentares na manhã desta terça-feira, 12, em nome do jovem Clístenes Lima Silva que publicou semana passada no twitter, denúncia de que “um deputado esteve em Simão Dias há 15 dias e disse que o Governo prometeu a cada deputado R$ 5 milhões pela aprovação do Proinveste”.De acordo com Venâncio Fonseca, Clístenes Lima esteve em seu gabinete em companhia do pai/avô José Pereira Lima no final da tarde da segunda-feira, 11, para pedir desculpas e pedir que ele estendesse as desculpas aos demais deputados.

Momento infeliz
“Ele veio até o meu gabinete em companhia do pai/avô, com quem mora para pedir desculpas pela postagem no twitter, disse que tinha sido um momento infeliz, que não teve a intenção de que a nota repercutisse negativamente na imprensa e que estava com a consciência pesada”, ressalta Venâncio Fonseca.

Demais deputados
O deputado disse ainda que o avô do rapaz mostrou-se muito triste. “O pai/avô, de 89 anos, fez questão de acompanhá-lo ao meu gabinete, eles pediram que eu transmitisse as desculpas aos demais deputados e por mim, esse é um assunto vencido, até porque ele teve a humildade de reconhecer”, enfatiza o líder da oposição. (Infonet/Aldaci de Souza)

Grandeza
O blog parabeniza o twitteiro Clístenes Lima pelo gesto de grandeza em ir pessoalmente a Assembleia pedir desculpas ao deputado Venâncio e demais deputados. Foi um gesto de humildade e grandeza.

Situação financeira da PMA
Com o intuito de prestar contas da situação financeira da Prefeitura de Aracaju (PMA), o secretário municipal da Fazenda, Nilson Lima apresentou na tarde  de ontem, 12, um detalhamento das despesas e receitas referentes ao último quadrimestre de 2012. Com base em dados e cálculos, o secretário afirma que a administração passada encerrou o exercício deixando uma dívida consolidada de R$ 149  milhões , uma situação que fica a margem do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Emsurb: R$ 17 milhões em precatórios
Na avaliação de Nilson Lima um dos órgãos em maior dificuldade é a Emsurb (Empresa de Serviços Urbanos). “A Empresa encerrou o exercício de 2012 com R$ 17 milhões em precatórios. É uma situação de insolvência total”, enfatiza Nilson Lima ao relatar também a situação da SMTT que segundo ele herdou uma dívida superior a R$ 6 milhões. “A autarquia que sempre teve independência financeira hoje está sendo sustentada com recursos do tesouro”, reforça.

Iran cobra reajuste dos servidores
Durante a exposição de Nilson Lima o vereador Iran Barbosa (PT) aproveitou para cobrar mais uma vez, diante dos dados expostos pelo secretário, um tratamento urgente para a questão do reajuste salarial dos servidores e do piso salarial do magistério.

Situação confortável
Pelos dados apresentados por Nilson Lima, ficou demonstrado que diante dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), referentes a despesas com pessoal, Aracaju se encontra numa situação confortável do ponto de vista financeiro. Iran reiterou junto ao secretário o apelo já feito em reunião anterior, na Secretaria da Fazenda Municipal, no dia 22 de fevereiro.

Margem de folga
“O relatório que o senhor apresenta mostra que em dezembro de 2012, o comprometimento do Executivo com esse tipo de despesa é de 47,19%, quando o limite prudencial aponta para 51,3% e o limite máximo, 54%. Ou seja, há uma margem de folga para tratar de despesas com pessoal”, analisou o vereador.

Emerson contrário a OS
O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT se posicionou contrário à implantação das Organização Social (OS) e disse estar preocupado com a perspectiva da implantação de Organização Social, na política pública da saúde em Aracaju. . "Procuro antecipar esta discussão para alertar e prevenir a população sobre a inviabilidade administrativa, jurídica e política dessa proposta" , disse o vereador.

Terceirização
Para o parlamentar, do ponto de vista administrativo, reduz o recurso disponibilizado para as políticas de saúde, que abre a possibilidade de implantação de carreira no serviço público. "Juridicamente, existe decisão do Supremo que impede a terceirização da atividade fim no serviço público, e as organizações sociais constituem uma forma disfarçada de terceirização. Quanto aos resultados, não acredito que as organizações sociais melhorem a resolutividade dos serviços de saúde", concluiu o vereador.

Circulação do transporte coletivo
Em reunião ontem,11, na sede da SMTT, com alguns diretores o vereador Max Prejuízo (PSB)reivindicou estudos para dar maior mobilidade e segurança ao fluxo de veículos na Av. Heráclito Rollemberg, zona sul da capital. Como alternativa, Max sugeriu que o transporte coletivo, que faz retorno em frente a Praça da Juventude e circula pelo conjunto Augusto Franco, prossiga e entre no segundo retorno, após o Gonzagão, onde o fluxo de veículos é menor, possibilitando também atender aos moradores da 3ª e 6ª etapas.

Sugestão
"Compreendo que não haverá interferência no horário dos ônibus, mesmo fazendo um retorno um pouco mais à frente, pois hoje, em horário de pico, os ônibus passam muito tempo para conseguir fazer este retorno e ainda ficam ocupando metade da pista. É apenas uma sugestão que estou apresentando e acredito que a SMTT fará o que for melhor", disse o vereador.

Documentos
O secretário Municipal da Fazenda, Nilson Lima, ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 12, para mostrar aos vereadores a prestação de contas da Prefeitura da Capital, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi entregue aos parlamentares um balanço com os números apresentados pelo secretário, entretanto, o vereador do PSB, Lucas Aribé, não recebeu os documentos de forma acessível.

Documentos II
As queixas de Lucas têm sido constantes, já que, por diversas vezes, a documentação que é entregue aos parlamentares
chega de maneira inacessível ao vereador, impossibilitando a leitura através dos meios eletrônicos que ele utiliza. "Sei que é algo novo, que estamos nos adaptando, porém, mais uma vez fico sem acesso. Algo que lamento, pois, como representante do povo que sou, teria que acompanhar. Não se trata de críticas e sim de um desabafo", diz. Nilson pediu desculpas pelo fato."Só posso pedir desculpas e dizer que vou tomar providências para que esse vexame não se repita",

Fórum Empresarial de SE dispõe de Assessoria nas áreas Tributária e de Comunicação
O Fórum Empresarial de Sergipe realizou mais uma tradicional reunião almoço no Hotel Aquários. Ontem, 12,além dos informes locais e nacionais, os empresários receberam a visita de Dr. Cleverson Chevel, contador e advogado da área tributária, que apresentou dicas para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Dentre as novidades apresentadas pelo coordenador do Fórum, Roger Barros, estão as contratações da assessoria tributária e de comunicação para poder ofertar mais serviços aos associados da entidade.

Atividades
“O assessor tributário irá participar de todas as reuniões almoço para possíveis consultas e esclarecimentos de dúvidas. Do mesmo modo a assessoria em comunicação, pois iremos melhorar nosso site, criar um newsletter, participar das redes sociais, dentre outras ações. Opiniões e sugestões serão sempre muito bem-vindas”, revela o coordenador. Informa ainda que na sexta-feira (15) haverá uma reunião com o Sr. João Andrade, secretário de Estado da Fazenda, para tratar das demandas empresariais.

Linguagem
No encontro, o consultor tributário fugiu da terminologia jurídica e adotou uma linguagem mais simples, abordando os erros mais frequentes nas declarações e algumas questões polêmicas, a exemplo de indenizações, carnê leão, sigilo bancário, doações, dentre outros. “Nosso objetivo maior foi alertar para as preocupações que o empresário deve ter com o imposto de renda pessoa física e mostrar de que forma repercute na pessoa jurídica”, informa o palestrante.

Patrocínio ASA e Campinense
Uma curiosidade dos dois times que estão na final da Copa do Nordeste. O ASA, de Alagoas tem ajuda do poder público e de empresas privadas. E o Campinense tem como um dos principais patrocinadores a Energisa. É uma pena que a empresa em Sergipe não faz uma gracinha para os clubes…

I Campeonato Sergipano Escolar de Karate
Será realizado no próximo sábado, 16, a partir das 8h30 no Colégio Salesiano em Aracaju, o I Campeonato Sergipano Escolar de Karate. O evento é uma realização da Federação Sergipana de Karate  Escolar e vai valorizar também os alunos, não só pela nota, mas também pelo comportamento. “Nós estamos trabalhando com este diferencial que é a formação do cidadão”, explica Yoakan Jócelis, um dos organizadores

I Campeonato Sergipano Escolar de Karate II
É a primeira vez que a Federação Sergipana de Karate Escolar realiza um evento deste porte. “Estamos interessados não na quantidade de atletas, mas na qualidade do evento, como por exemplo, a parte educacional, tanto do público como dos alunos”, reforçou Yoacan, agradecendo desde já a todas as escolas que irão participar do evento.

I Campeonato Sergipano Escolar de Karate III
Já estão com atletas inscritos o Colégio Ômega, a Escola Governador Valadares, São Lucas, Futuro Feliz, CEME, SESI, Bonfim, SENAI, Projeto Vida Alegre, Bom Pastor, Salesiano, entre outros. Os alunos que se classificarem  até o 3º lugar disputarão o brasileiro de Artes Marciais Escolares Educativas que será realizado em São Paulo, no Bady Basit em Maio. Entre os patrocinadores do evento, a Indaiá e a Banguelo Sound.

Novo Papa: torço para Sean Patrick O`Malley,franciscano
Analisando os perfis de todos os mais cotados para ser o novo Papa o titular deste espaço não tem dúvida: torce para Sean Patrick O`Malley,franciscano, norte-americano. Sean tinha apenas 12 anos de idade quando entrou no seminário menor franciscano. Aos 21 anos entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. É apontado como um “pregador de pés descalços”, pois costuma fazer celebrações de maneira informal, sempre de batina marrom. É visto, frequentemente, sorrindo e contando estórias. É favorável às discussões de temas incômodos, como pedofilia e desvios de comportamento.

Leonardo Boff: Chamar-se-ã: Francisco I
Do frei brasileiro Leonardo Boff pelo twitter: “Arrisco uma profecia: o novo Papa será Sean Patrick O`Malley,franciscano, aquele que anda de habito e sandália. Chamar-se-á: Francisco I”.

1º Festival de Arte, Culturas e Esporte de Malhador /Festa do Padroeiro
O município de Malhador está em festa comemorando a benção de ter como padroeiro, São José. Terra de agricultor, de gente simples e trabalhadora, desde e o último domingo, realiza o 1º Festival de Arte, Cultura e Esporte, uma forma dar vida e movimento aos festejos alusivos ao padroeiro, valorizando também os "seus filhos".

Programação: 13/03 – Quarta-feira
8h às 11h – Oficina de Artesanato, pintura e música
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Eu creio no Deus criador". O celebrante é o Padre Vicente e os patrocinadores da noite serão a Equipe de Liturgia, o Grupo de perseverança, Jovens, Famílias e Coral Semente do Canto.

Programação: 14/03 – Quinta-feira
8h às 11h – Oficina de Artesanato, pintura e música
19h – Torneio de Futsal
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Eu creio na Santa Igreja católica". O celebrante é o Padre Joaquim Dantas e os patrocinadores serão os estudantes do PETI, e das redes estadual, municipal e particular de ensino.

Programação: 15/03 – Sexta-feira
8h às 11h – Oficina de Artesanato, pintura e música
19h – Torneio de Futebol de campo
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Nossa Igreja é Uma, Santa, Católica e Apostólica". O celebrante da noite é o Padre Neves e os responsáveis pela novena serão os coordenadores da Pastoral do Dízimo, Centro Social São José, e os povoados Poço Terreiro, Siebra e Alecrim.

Programação: 16/03 – Sábado
17h – Espaço de Arte e Comidas típicas
19h – Torneio de Futebol de Campo
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Eu creio na vida eterna". O celebrante é o Padre Valdemir Vicente e os patrocinadores serão a Deagro, Agricultores, Feirantes, Banese, Comerciantes, Sindicato, A.A. e Associações.
22h- Apresentações folclóricas: capoeira, reisado, coreografia da secretaria de educação

Programação: 17/03 – Domingo
8h às 15h – Circuito de Voleibol de areia
8h – Final do torneio de Futebol de campo
15h – Bingo dos caminhoneiros
17h – Espaço de Arte e comidas típicas
18h e 30min – Procissão dos motoristas saindo do Saco Torto para Malhador.
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Eu creio na ressurreição da carne". O celebrante é o Padre João Santos e os patrocinadores serão o Grupo do Terço dos homens, motoristas e motoqueiros.
22h Shows com Forró dos Plays, Junior Ventura e Garoto Sedução.

Programação: 18/03 – Segunda-feira
17h – Apresentação das oficinas.
17h – Espaço de Arte e comidas típicas
19h e 30min – Novenário tendo como tema "Maria, mãe de Cristo e mãe da Igreja". O celebrante é o Monsenhor Carvalho e os patrocinadores serão a Prefeitura Municipal, a Câmara dos vereadores, Secretarias municipais e Funcionários públicos.
22h – Shows com Luiz Fernando e Manuel, Rojão Diferente e UH Trem.

Programação: 19/03 – Terça-feira – Dia de São José
05h – Alvorada festiva
06h – Ofício de Nossa Senhora
10h – Missa solene com o Padre Cleberton de Andrade
15h – Batizados
15h e 45min – Consagração
16h Procissão e encerramento das festividades com a Benção do Santíssimo Sacramento.
18h – Inauguração da Quadra Poliesportiva do Colégio Estadual São José, com entrega das Premiações do I Festival de Arte, Cultura e Esporte.
20h – Show do Padre Peixoto.

Memória – Aconteceu há 43 anos (1970)
JANEIRO – A censura de livros, jornais e revistas é aprovada pela Câmara dos Deputados.
FEVEREIRO – Morre o ex-presidente CAFÉ FILHO.
MARÇO – O cônsul japonês NOBUO OKUCHI é seqüestrado pela VPR – Vanguarda Popular Revolucionária – em São Paulo e trocado por cinco prisioneiros. É decretada a ampliação do mar territorial brasileiro.
ABRIL – Um avião da VASP é seqüestrado.
MAIO  – O cruzeiro substitui o cruzeiro novo como moeda nacional.
JUNHO – No Rio de Janeiro, é seqüestrado o embaixador alemão EHRENFRIED VON HOLLEBEN, e trocado por 40 presos políticos. Dentre esses, o líder sindical sergipano AGONALTO PACHECO, cujo nome saiu, equivocadamente, na grande imprensa, como sendo ARGONAUTA PACHECO.
JULHO – Criado o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
NOVEMBRO – A ARENA – Aliança Renovadora Nacional – o partido do governo, vence, estrondosamente, o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – da oposição, nas eleições legislativas.
DEZEMBRO – No Rio de Janeiro, é seqüestrado o embaixador suíço GIOVANNI ENRICO BUCHER, e trocado por 70 presos políticos.

Regime Militar
No ano em que o Brasil sagrou-se tricampeão mundial de futebol, no México, esse título inédito era utilizado como instrumento de propaganda do regime militar. Enquanto o general EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI frequentava o Maracanã, com seu indefectível radinho de pilha, muitos brasileiros eram massacrados, torturados e assassinados nos porões da ditadura. Tomava conta do país o slogan: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. E as prisões de estudantes, operários e militantes políticos continuava.

Regime Militar II
Em Sergipe, que tinha como governador LOURIVAL BATISTA, o futebol sergipano vivia sua fase áurea, após a inauguração, em 1969, do Batistão. Com a Fonte Nova em reforma, o Esporte Clube Bahia disputou todos os seus jogos em Aracaju. O Sergipe foi o campeão estadual de 70, iniciando sua arrancada para o tri, que viria em 1972. Em 14 de maio de 1970, o governador Lourival Batista renunciou, seis meses antes das eleições, para candidatar-se ao Senado. Assumiu interinamente a chefia do Executivo o então presidente da Assembléia Legislativa, Wolney Leal de Melo. Em 04 de junho, João Andrade Garcez assumiu para cumprir um mandato tampão que terminaria em março de 1971, com a posse do engenheiro Paulo Barreto de Menezes. Nas eleições de 1970, a ARENA concorria com dois candidatos ao Senado: Augusto Franco e Lourival Batista.

Pedido de Impeachment
Foi protocolado ontem, na Mesa do Senado Federal, pedido de “impeachment” do Procurador-Geral da República, ROBERTO GURGEL. O motivo alegado foi a proteção dada a ROSEANA SARNEY, ré em três processos que foram avocados pelo Procurador que, em seguida, não adotou nenhuma medida para o seu prosseguimento.

Presidente do Barcelona é denunciado
Um dos dirigentes de futebol mais poderosos de todo o mundo, atualmente no exercício da presidência do BARCELONA da Espanha, está sendo alvo de denúncia criminal no Brasil. A acusação é a de que o referido cartola beneficiou-se ilegalmente de um contrato sem licitação e também de usar um documento falso para poder organizar um amistoso da seleção brasileira. Os crimes por ele cometidos são: falsidade ideológica e dispensa ilegal de licitação, através da qual recebeu 9 milhões de reais em recursos públicos. Se for condenado, poderá receber pena de prisão de até oito anos. SANDRO ROSELL é dono da Ailanto Marketing, empresa que foi contratada sem licitação pelo governo do Distrito Federal para organizar o amistoso Brasil X Portugal, em 2008, em Brasília. O ex-governador do DF, José Roberto Arruda, também foi indiciado. A denúncia foi feita pelo MP e corre na oitava vara criminal de Brasília.

Wilson Fittipaldi
Um dos grandes pioneiros em transmissões radiofônicas, WILSON FITTIPALDI, pai do grande campeão de fórmula 1, EMERSON FITTIPALDI, faleceu na última segunda-feira, e foi sepultado ontem (12.03), no Cemitério da Paz, no Morumbi, em São Paulo. Tinha 92 anos de idade. Chamado pelos amigos pelo apelido de “Barão”, descendente de italianos, teve a satisfação de ver dois filhos (EMERSON e WILSINHO, e um neto, CHRISTIAN) atuando nas competições automobilísticas. Grande narrador de corridas de automóvel, WILSON FITTIPALDI ajudou, em 1950, a fundar a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Futebol
ANIVERSÁRIO DA CIDADE – Não apenas o futebol, com o clássico Sergipe X Confiança, mas o esporte, de um modo geral, aparece com destaque na programação organizada pela PMA para comemorar os 158 anos de Aracaju. No sábado, 16 de março, serão realizadas atividades esportivas no Parque dos Cajueiros, com início previsto para as 7 horas da manhã. As competições serão desenvolvidas em diversas modalidades: futebol, futsal, vôlei de praia 4 X 4, futevôlei, hóquei e handebol. E ainda: exibição e competições de skate, com alunos do Projeto Vida Alegre, do Complexo Dona Finha, bicicross, Box entre pugilistas da Bahia e Sergipe e apresentação de capoeira. A promoção é do Estado de Sergipe, através de suas secretarias de Esporte e Lazer (SEEL) e da Cultura (SECULT). /// No domingo, 17 de março, inseridos na programação oficial da PMA estão o futebol (jogo Sergipe X Confiança), no Batistão, e a Corrida São Cristóvão/Aracaju, competição que integra o calendário oficial do pedestrianismo brasileiro, com um percurso de 24 quilômetros. /// Governos estadual e municipal unem-se para que haja maior brilho em mais um aniversário da cidade de Aracaju. /// Mais uma atividade esportiva para festejar os 158 anos de Aracaju. Trata-se da V Prova Atalaia de Ciclismo. Domingo – 17 de março – 8 horas da manhã. Local: Av. Beira Mar, em frente ao Parque da Sementeira. /// CAMPEONATO SERGIPANO – Jogos de hoje: Boca Junior X Lagarto – Confiança X River Plate – Sergipe X Itabaiana. Jogos de amanhã – Olímpico X América e Socorrense X Estanciano. CLASSIFICAÇÃO – Confiança – 14 p.g. – Socorrense – 12 – Sergipe – 11 – Itabaiana – 9 – Olímpico – 8 – América – 7 – Boca Junior e Estanciano – 6 – River Plate – 5 e Lagarto – 4.

Curtas
VATICANO: Primeiro dia de conclave termina com fumaça preta e sem consenso. /// CONFLITO – Coréia do Norte escolhe primeiro alvo em caso de conflito com o sul. /// ADMISSÃO – Beira-Mar admite crimes e afirma: “Não sou santo”. /// LISTA – PROCON divulga lista das empresas mais reclamadas em 2012. /// LÍDERES – Em São Paulo, lideram o “ranking” o Itaú e a Claro. /// Em Aracaju, PROCON municipal existe há mais de um ano, mas não funciona. /// PROMESSA – A secretária Georlize informa que instalação da instituição ocorrerá dentro de breves dias. /// EXPOSIÇÃO – Secretário da Fazenda Municipal, NILSON LIMA, explana sobre situação financeira do município na Câmara de Vereadores. /// DEFESA – LUCIMARA PASSOS, representante do PC do B no legislativo municipal, contesta afirmações feitas pelo secretário NILSON.

Curtas II
REAJUSTE – Preços dos remédios serão aumentados no próximo dia 30 de março. /// PASTOR MANTIDO – O PSC informa que não há a mínima possibilidade de o deputado Marco Feliciano renunciar à presidência da Comissão de Diretos Humanos e Minorias da Câmara. /// AÉCIO NEVES – Candidato à presidência da República, o senador Aécio Neves defendeu a reestatização da PETROBRAS, em seminário realizado em Brasília. /// BATE-REBATE – Graça Foster assegura que não há crise na empresa petrolífera. /// REJEIÇÃO – Comissão do Senado rejeita convocação de Marcos Valério. /// DILMA ROUSSEFF – Em visita ao Canal do Sertão, em Alagoas: “Somos um país invencível”. /// BARCELONA – O clube catalão provou que está mais vivo do que nunca. Derrotou o Milan por 4 X 0. E ganhou vaga para prosseguir na Champions League.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rogeraju  João Alves a dois anos atrás era cercado por uns 5 amigos, ontem na praça Camerino era cercado por uns 100 aproveitadores puxa sacos.

www.twitter.com/DjCello  "Viver é mudar, e ser perfeito é ter mudado várias vezes."

www.twitter.com/JeffersonJPT  "Até o papa renunciou, feliciano sua hora já chegou" #ForaFeliciano

www.twitter.com/ThalesBrandao  A nossa percepção sempre precisa carregar verdades.

www.twitter.com/GracceMelo  E o que fazer com essa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi?

www.twitter.com/lidiacastelino 2013 está prometendo ser o ano que 2012 não foi.

www.twitter.com/Agripino_Aju  É urgente repensar o ICMS. O cenário atual é fratricida!

ARTIGO 

Teleologia da não-ressocialização  Jose Raimundo de Sousa*

A lei prevê o direito aos presos de serem reeducados e reintegrados á sociedade, mas sabe-se que isso não acontece na prática, confirmando a colocação do Cardeal Richelieu, quando diz: fazer uma lei e não fazer com que seja cumprida é autorizar a coisa que se quer proibir .” de modo análogo, sustentamos que é exatamente o que o legislador faz, pois está autorizando a criminalidade pelo fato de proibir aos egressos a oportunidade dos mesmos prestarem concursos públicos como qualquer cidadão. Se estes deviam á justiça e cumpriram com esse dever, é uma injustiça berrante negar-lhes seus direitos, posto que direitos e deveres andam juntos. Não se pode dissociar um do outro .

Nessa moldura é direito dos mesmos a recolocação no mercado de trabalho. Ao ser conluiada com essas atitudes preconceituosas,a sociedade confirma que, na realidade, o que se quer não é justiça e sim, vingança. Evidencia-se, outrossim, que a intenção em postular penas mais rígidas para os “criminosos” não tem nada a ver com o combate a criminalidade, uma vez que a sua existência beneficia alguns setores da sociedade, ou seja, a mercantilização da violência. Um bom exemplo disso é o fato de que em alguns estados da federação já se noticia essa tendência de subordinar tudo ao comércio, ao interesse,ao ganho, caracterizando a comercialização da criminalidade. Isto acontece através da concessão da administração prisional á iniciativa privada e ,em casos mas graves, sem licitação publica, causando grandes prejuízos aos cofres públicos .Sendo assim, o poder publico quer se eximir da sua responsabilidade de custodiar e, consequentemente, ressocializar  pessoas em privação de liberdade para então entregá-las a empresários inescrupulosos, que não têm intenção de trabalhar para a ressocialização dos encarcerados. Primeiramente, isto não é de investir em recursos para a implantação dos programas de ressocialização (cursos profissionalizantes, recolocação no mercado de trabalho). Terceiro,os contratos, além de serem ilegais, não responsabilizam os empresários a cumprirem a finalidade do encarceramento, ou seja, a reeducação e recuperação desses indivíduos.

Em episódios extremos, os funcionários dessas empresas chegam a incitar rebeliões nas unidades prisionais pela maneira como os presos são tratados. Quando acontecem os motins, são chamados os aparelhos coercitivos do estado, compostos por policiais, para debelar o tumulto. Enquanto isso os empresários correm para o Governo reivindicando mais verbas para reconstruírem as partes destruídas das unidades. Isso é feito de forma bem arquitetada e sutil para que a sociedade não perceba, geralmente se coloca toda a culpa nos apenados sem reconhecer que, neste sentido são vitimas, da LOGICA DE MERCADO, que mercantiliza a violência lucrando com a desgraça alheia, desta forma, como não é de interesse dos empresários a regeneração dos apenados tratam os mesmos de forma desumana para que estes venham a se revoltar e, em se revoltando sejam prejudicados. As revoltas e tumultos nos presídios só interessam aos diretamente beneficiados deste, (Governos e empresários), enquanto um diz ter conseguido aprovar leis mais duras, o segundo pela aquisição de equipamentos mais sofisticados,  para vigiar e conter tumultos. Nesta acepção, pouco se importam com as questões de humanidade dos encarcerados, os quais foram vendidos por alguns milhões. Desta feita a violência torna-se uma grande geradora de riqueza para empresários que, evidentemente não querem a erradicação da criminalidade .
É obvio que o contrato é feito com base no numero de internos custodiados, ao passo que  quanto mais presos, maior será a verba repassada pelo Governo.
Diante da situação caótica em que se encontram as pessoas em privação de liberdade ou mesmo os egressos  que se externam dois tipos de presos:
Um que continua na marginalidade, e outro que com a graça de DEUS, luta para não ser arrastado novamente pela imposição da sociedade, entretanto, ambos sofrem discriminação e preconceito.
Embora sejam atitudes igualmente abomináveis e contra a moral, tais coisas são praticadas pela maioria das pessoas com a aprovação dos encarcerados  de combater este  tipo de crime, ( discriminação e preconceito). É estranho que um País como o Brasil não tenha como criminoso  quem discrimina uma pessoa por ser  ex-presidiario. Em outros Países pelo mundo a fora os EGRESSOS do sistema carcerário recebem oportunidade de ser sujeitos das  próprias historias, transformando-as para melhor, enquanto aqui a finalidade da não ressocialização diz respeito  ao fato de que os egressos e os encarcerados, são objetos de especulações empresariais e Governamentais.

O sentimento de injustiça  que um prisioneiro experimenta é uma das causas que mais podem tornar indomável seu caráter. Quando se vê assim exposto a sofrimentos que a lei não ordenou nem mesmo previu, ele entra nun estado habitual de cólera contra tudo e contra todos que o cerca, só vê carrasco em todos  os agentes da autoridade: não pensa mais ter sido culpado;acusa a própria justiça.

Auxilio do texto:Livro de CORNELIOS EZEOKEKE: Penas mais rígidas, justiça ou vingança?

Nigeriano, foi preso no Aeroporto de Fortaleza, por trafico internacional de drogas, cumpriu 8 anos no cárcere, pra sua sorte neste presídio que era o único do Brasil com Curso superior, estudou o ensino médio, e superior, é hoje filosofo, ESCRITOR, palestrante, e professor.

*Presidente do CCEP/SE

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frase do Dia
"Você que está aí sentado, levante-se! Há um líder dentro de você. Governe-o, faça-o falar!" Chico Science, cantor e compositor brasileiro, nasceu em 13 de Março de 1966 e morreu em 1997 num acidente automobilístico.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais