É preciso elevar a voz e lutar pelas mudanças

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A impressão que passa é que o Brasil caiu num poço sem fim. A corrupção enraizada parece que conseguiu mergulhar numa completa letargia parte 

significativa da população.

As melhores cabeças, os jovens profissionais capacitados  estão viajando para o exterior. Não é conversa, é realidade. Oindo para a Alemanha, França, EUA, diversos outros país e até para a China. A indignação é tão grande que 2018 bate à porta e tem-se a sensação de que nada mudará, independente de quem for o novo presidente.

Trecho do discurso do delegado de carreira da SSP/SE, Alessandro Vieira, ao receber o título de cidadão aracajuano em maio deste ano. Não é apenas para reflexão, mas um incentivo para acender a chama da esperança num país melhor:

“A convicção de que é preciso elevar a voz e lutar pelas mudanças só fez crescer neste período, na companhia de tantas pessoas que também estão engajadas no inadiável processo de renovação do nosso país.

Em uma sociedade doente, vítima desta mistura cruel de incompetência absoluta e corrupção endêmica que contamina os nossos gestores públicos, com as honrosas exceções de praxe, ser reconhecido pessoal e profissionalmente sem apelar para o compadrio ou para o jeitinho brasileiro, sem fazer a histórica política de segurança tolerante em relação à corrupção, é motivo de inegável orgulho.

Durante a nossa gestão à frente da Polícia Civil, os criminosos de terno e gravata receberam o mesmo tratamento duro antes reservado exclusivamente para os pobres da periferia. A sociedade sergipana pode perceber que os órgãos de controle, com a Polícia Civil em destaque, reúnem condições técnicas e profissionais capacitados para fazer frente à criminalidade mais danosa, que subtrai recursos da saúde, educação e da própria segurança.

Não podemos aceitar como uma situação imutável a podridão do sistema. É possível mudar, com coragem, respeito às leis e transparência. Não é necessário esperar a chegada de um salvador milagroso, prometido a cada eleição. Basta que cada um exerça com dedicação a chamada cidadania ativa, usando os mecanismos disponíveis para cobrar e fiscalizar aqueles que são pagos com o nosso dinheiro para trabalhar em benefício da comunidade e não de interesses pessoais, muitas vezes ilegais.

Tenho certeza de que a imensa maioria de homens e mulheres de bem tem condições de superar o domínio desta corja minoritária…

… É urgente mobilizar a sociedade, canalizando esse imenso sentimento de angústia e revolta para uma ação de efetiva mudança, que deve ocorrer também na seara política. As pessoas que se eternizaram nos cargos eletivos pelo Brasil afora, com poucas exceções, se mostram incapazes de fazer as mudanças necessárias, por insuficiência moral ou intelectual. Minha geração se formou na convicção de que gente de bem deve ficar longe da política. É preciso romper essa lógica, apresentando para a sociedade alternativas concretas, pessoas interessadas em servir e não em se servir das benesses e vantagens.

É uma caminhada difícil, uma construção que vai demandar muitos sacrifícios, mas é preciso dar esperança aos nossos filhos de que esse país pode mudar de verdade."

Congelamento de despesa aprovado pela Alese Na segunda-feira, 18, o blog analisará com profundidade o projeto de lei do governo estadual, aprovado pela Alese, que prevê o congelamento de despesas na esfera estadual como requisito exigido pelo Governo Federal para renegociar dívidas contraídas pelo Estado de Sergipe com a União. Algo com sérias consequências. 

Se Jackson não enquadra Almeida, futuro governador deixa claro que se genro for candidato, Almeida deixará secretaria Parece que Sergipe retornará em breve a ter alguém de direito no comando do governo, já que, rasgando sua história política, Jackson Barreto entregou tudo para o primo, Almeida Lima. Uma apatia que até os amigos e assessores mais próximos não entendem. Em entrevista a imprensa Belivaldo deixou claro que se o genro de Almeida, Breno, for candidato a deputado, Almeida terá que se afastar da pasta.

Do jeito que está apático, Jackson pode não se afastar para agradar o primo Só falta agora Jackson Barreto anunciar que não será mais candidato para deixar o primo como secretário. Almeida hoje é o governador de fato, é o único que recebe recursos em dias e manda em outras pastas. Quem diria que Jackson Barreto se submeteria ao primo, que um dia chamou de traidor, desta forma…

Ulices no TCE Em seu discurso de posse e nas entrevistas que deu, ontem, o novo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ulices Andrade, reconheceu o trabalho do antecessor Clóvis Barbosa, garantiu manter ações de controle externo consideradas positivas – caso da Operação Desmonte – mas já deu novos parâmetros ao estilo e aos serviços básicos daquela corte para o próximo biênio. Sem abrir mão do rigor e da severidade em suas ações de fiscalização e julgamento das contas públicas, o TCE quer dialogar e conviver de forma mais arejada e respeitosa com seus jurisdicionados.

Ulices no TCE II Interrompido varias vezes por aplausos do auditório, Ulices Andrade prometeu que o Tribunal funcionará como um colegiado democrático, diligente e operoso buscando prestar sempre melhores serviços à causa republicana. E para respaldar sua linha de pensamento recorreu ao ministro Carlos Ayres Britto, do STF, que defende com vigor em suas conferências a proatividade, mas censura o ativismo nos Tribunais de Contas do país. Ulices vai intensificar programas de qualificação e valorização dos servidores para que o TCE cumpra suas obrigações constitucionais cada vez mais em nível de excelência.

Ulices no TCE III O novo presidente deseja também que a Escola de Contas do TCE amplie e intensifique suas funções pedagógicas para que servidores de órgãos públicos possam melhorar seus conhecimentos e habilidades. Com quadros mais qualificados – enfatizou o presidente  Ulices Andrade – as repartições públicas evitarão o cometimento de erros e irregularidades formais, poderão reduzir suas demandas processuais e também combaterão com firmeza eventuais casos de desvio de conduta ou atos de corrupção antes mesmo que eles aconteçam.

Ulices no TCE IV Durante seu discurso houve também momentos de muita emoção. Ulices Andrade ressaltou o papel histórico do tribunal criado pelo ex-governador Lourival Batista, citou nominalmente os juízes fundadores, e os atuais conselheiros e procuradores como referências morais de Sergipe, além de destacar  a importância dos servidores da Casa para o cumprimento da missão do tribunal. E foi às lágrimas ao agradecer a familiares e amigos que o ajudaram na vida, e também quando homenageou os ex-governadores Albano Franco e Marcelo Deda, e o ex-prefeito de Canindé, Orlandinho Andrade, seu primo que faleceu recentemente. Desses três gestores sergipanos, Ulices citou obras que em sua opinião “…entraram para a história, valem por um governo e servem de inspiração para os novos das gestores”.

Servidores só adiantam 13º no Banese O blog recebeu ontem, 15, vários e-mails de servidores públicos reclamando que se for correntista de outro banco não tem como antecipar o 13º salário como prega o governo estadual. Lamentável!

Contra reforma e rejeição Aracaju Em entrevista concedida a George Magalhães, na FAN FM, o deputado Valadares Filho voltou a afirmar que votará contra a reforma e, em relação ao prefeito de Aracaju, reafirmou as críticas que vem tecendo ao longo deste ano e dizendo que ele não está sozinho em sua avaliação, pois a administração da capital tem 65% de rejeição da população.

Rejeição governador A propósito ele ressaltou que Jackson Barreto, que completa 03 anos à frente do governo estadual, está com 75% de rejeição na capital e 80% em todo o estado. Isso mostra, segundo ele, que este é o pior governo da história de Sergipe, batendo recordes negativos a cada momento. Um governo sem rumo, sem responsabilidade, um governador sem pulso e que foge dos problemas quando eles são apresentados.

Sumiu  “É por isso que eu afirmo que só há uma conclusão a ser tirada de toda essa situação, parafraseando o título de um filme muito conhecido: ‘Salve-se quem puder, o governador sumiu’.”

Itabaiana: mais um sequestro de recursos por dividas de Luciano Bispo Às vésperas de quitar duas folhas salarias, uma referente ao 13º salário e outra ao pagamento do salário de dezembro, o ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, hoje presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi responsável por deixar “um belo presente de Natal” para o município serrano, bem típico ao modo dele: o sequestro de RS 167. 953,25 das contas do município, nessa quinta-feira,14, pelo Ministério Público do Estado.

Condenação A Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual no ano de 2002, condenou o Município a pagar débitos salariais deixados por Luciano Bispo, quando esse era prefeito de Itabaiana, referentes ao 13º salário do ano de 2003 e alguns meses do ano de 2004. O valor já se encontra a disposição das pessoas que entraram com a ação na justiça.

Pagamento servidores dia 22 Mesmo sofrendo esse desfalque nas contas do município, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, já comunicou que irá manter o pagamento do 13º salário e o salário de dezembro, para o dia 22 deste mês, conforme anunciado no mês de novembro. “Eu não posso cometer o mesmo erro que o antigo gestor cometeu. Os servidores não podem pagar pelo erro dos outros. Graças a Deus tenho mantido a minha postura de pagar em dia, e assim pretendo permanecer até o fim do meu mandato”, diz Valmir.

Milhões em dívidas Desde de 2013, quando assumiu a gestão de Itabaiana, Valmir de Francisquinho tem realizado o pagamento de diversas dívidas deixadas pela a irresponsabilidade administrativa de Luciano Bispo. Dos mais de R$ 33 milhões de débitos do ex-prefeito, Valmir já conseguiu quitar aproximadamente R$ 32 milhões, inclusive, o município está quite com a justiça Estadual, Federal e Trabalhista.

Laranjeiras: Prefeito Paulão recebe prêmio "Melhor dos Melhores" O Prefeito de Laranjeiras, foi um dos homenageados com o prêmio Melhor dos Melhores. O evento ocorreu no Auditório do Banese em Aracaju e reuniu autoridades de todo o Estado de Sergipe.O prêmio foi concedido pela UFJS (União das Forças Jovens Sergipanas), que é a entidade máxima de representação dos jovens Sergipanos. A União atua no seguimento social e educacional envolvendo políticas públicas para a juventude.

Orgulho A avaliação levou em consideração critérios como transparência pública, já que recentemente Laranjeiras recebeu nota 9.5 do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE).Em seu discurso, Paulão disse ser um grande orgulho receber o prêmio. " [O prêmio] Reforça a minha convicção de que a transparência é uma obrigação do governante", disse o Prefeito.

Pirambu recebe 9,1 do TCE no quesito transparência O município de Pirambu recebeu nota 9,1 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no quesito Portal Transparência, uma demonstração clara do cumprimento incondicional do que determina a lei.

Transparência "O nosso objetivo é atingirmos os cem por cento no quesito transparência", disse o prefeito Élio Martins, que não tem medido esforços para atender os critérios exigidos pelo TCE. “As nossas ações estão todas no portal, uma demonstração clara do respeito que temos com os recursos públicos”, frisou o prefeito.

Recursos para Hospital em Maruim Na manhã da, 15, no Quality Hotel Aracaju, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Francielle Costa, participou de café da manhã com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima. Na oportunidade, a secretária cobrou o repasse estadual destinado à manutenção da urgência 24h do Hospital Nossa Senhora da Boa Hora, em Maruim.

SINDIJOR se reúne com nova direção da TV Sergipe Um dia após a fiscalização federal comparecer à TV Sergipe, mais precisamente na redação de Jornalismo, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) se reuniu com a nova direção da TV Sergipe para cobrar uma solução imediata no sentido de extinguir o assédio moral contra mais de 60 Jornalistas.

Estudo técnico está sendo elaborado, garante Carolina Franco A nova proprietária da empresa, Carolina Franco, informou que está elaborando um estudo técnico para medição de temperatura e pediu um prazo de 15 dias para apresentar um relatório ao SINDIJOR. A direção do sindicato foi taxativa: se o calor continuar na redação medidas mais enérgicas serão adotadas.

Acúmulo de função Também foi discutido o acúmulo de função dos jornalistas, que poderão dirigir os veículos de reportagem. A nova presidente Carolina Franco afirmou que a “substituição” poderá ocorrer como forma de economia, porém não informou se a categoria vai receber alguma contrapartida pelo exercício de outra atividade.O presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, criticou o acúmulo de função, e reafirmou que não vai admitir que repórteres cinematográficos ou jornalistas sejam obrigados a dirigir carro de reportagem da emissora.

Diretoria não quer radicalizar “Já disse e repito: não queremos radicalizar, mas se a TV Sergipe não religar os aparelhos de ar-condicionado, bem como obrigar que repórter cinematográfico ou jornalista dirija os carros de reportagem da emissora, acionaremos a Justiça, além de tomarmos medidas sindicais que vão surpreender os dirigentes da emissora”, adverte o presidente.A reunião com a nova direção da TV Sergipe contou com a participação do vice-presidente Edmílson Brito e dos diretores do SINDIJOR, Guilherme Fraga, Gustavo Costa e Gilton Feitosa, que são funcionários da empresa.

Curso de Liderança Humanos, Início 20 de janeiro. Serão 10 encontros de 4h. Pense em você como uma Liderança O que você sente? O que 

você vê?Sente necessidade de estar mais preparado para liderar pessoas, seus talentos, seu time e seu negócio?Sente necessidade de desenvolver novas competências para liderar?Sente necessidade de autoconhecimento? Deseja conhecer suas forças e identificar pontos de melhoria que potencializem suas ações?

Desafios Se você chegou até aqui é porque sabe os desafios de Ser uma Liderança e quer fazer a diferença, quer sentir-se um líder melhor, quer ver as mudanças acontecerem e quer ser parte dessa mudança.Para liderar é preciso gostar de gente, gostar de servir pessoas e desenvolver pessoas, pois somente com as pessoas o resultado acontece.O desenvolvimento de um Líder não tem ponto de chegada, é permanente, mutável, dinâmico.

Passo importante É preciso refletir a ação, desenvolver-se, trocar experiências e atualizar-se, sempre. Este Curso de Liderança está formatado para que você dê um passo importante nessa contagiante carreira de liderar. Todos os facilitadores possuem carreira consolidada e forte reconhecimento no mercado, são conhecedores dos desafios reais de uma Liderança, pois são atuantes em suas áreas.

Habilidades O Curso Liderança Humanos pretende ampliar as habilidades de liderança e de gestão de pessoas desenvolvendo a sustentação das competências técnicas e comportamentais, sempre se pautando no conhecimento dos participantes sobre si mesmo, pessoas e equipes. Nossa metodologia é pautada no “Aprender Fazendo”. Todo conteúdo teórico é apoiado e fortalecido por dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, processos colaborativos e diálogos reflexivos.

Módulos Além disso, durante todos os Módulos, você vai trocar experiências, conhecer novas lideranças e aprender coletivamente, da maneira mais Humanos de Ser.Se você deseja tornar-se um líder inspirador, colaborativo, atualizado e ter uma equipe engajada, onde se trabalha com foco no alcance de resultados sustentáveis para todos, vem com a gente! Mais informações: 3213-7555/2499 Em: https://www.sympla.com.br/curso-de-lideranca-humanos__224027

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                              

Comemoração em família com o novo médico, Danilo Xavier Azevedo. 

Novo médico Ao lado duas fotos do registro da formatura do Dr. Danilo Xavier Azevedo. Ao lado do seu tio, Pedro Xavier, seu primo Leonardo Guimarães e seus pais e irmãos, o mais novo médico esbanja felicidade por mais uma conquista alcançada. Uma alegria contagiante de mais uma fase que se inicia e que, com certeza, com muito mais sucesso.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

A cidade de Estância por Antônio Samarone

Tirei a manhã para visitar a tradicional cidade da Estância, berço de intelectuais, com suas escolas de piano, sua imprensa combativa, seu casario suntuoso, considerada cidade jardins, pelo Imperador Pedro II, vanguarda da civilização em Sergipe. A Estância de Raymundo Silveira Souza, Prefeito por três vezes, exemplo para Sergipe.

Citando Edilberto Campos: “A Estância das praças ajardinadas e da limpeza das ruas, dos edifícios comerciais e residenciais revestidos de lindos azulejos portugueses e ornados de estatuetas de louça esmaltada, mostrando a opulência da época em que por ali saiam em vapores e veleiros, caixas de açúcar, fumo de rolo e algodão em fardos, e entravam as sedas e objetos de luxo, importados diretamente da Europa, ou via Bahia” – Acabou! A Estância da papelaria de João Nascimento acabou. O fantasma de “Nô Galo” está entristecido 

com o destino da Estância.

Encontrei uma Estância em decadência: o belo casario despencando, o tradicional azulejo português destruído, a catedral de Nossa Senhora de Guadalupe fechada (“para reformas”), há anos. A cidade padece de uma injustificada pobreza, visível em passeio pela Capitão Salomão. A cidade da Estância está precisando da iniciativa dos seus líderes, para retomar o seu destino histórico. A recente notícia da instalação de uma faculdade de medicina, pode ser um primeiro passo.

Mais texto Antônio Samarone:https://blogdesamarone.blogspot.com.br/

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jabbnascimento Alese com velhas práticas sem distinção de situação e oposição. É de causar estranheza a cessão da Prefeitura de Ribeirópolis com ônus para a Casa Legislativa de 02 motoristas e 01 eletricista na assessoria técnica da casa.

www.twitter.com/Rogeraju Assistindo a posse do novo Presidente do TC pensei que estava na assembleia Legslativa. Ou seja o TC virou um albergue de Ex Deputados.

www.twitter.com/anterogreco Gente, por isso ando afastado de redes sociais. Tem muito burro no mundo. Desculpem, mas é isso. E eu não estou aqui para ser alvo de tapados. Não mesmo!

www.twitter.com/Riltonmorais Quando eu era adolescente ficava triste quando esqueciam de me chamar para alguma festa. Hoje, é um favor que me fazem. #cansado

www.twitter.com/Braynerr Temer teve mais uma queda desastrosa com a transferência da votação da reforma da Previdência para o próximo ano.

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A virtude absoluta mata o ser humano com tanta segurança como o vício absoluto, pela letargia e pomposidade que provocam.” Samuel Beckett.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais