É preciso qualificar a Educação

0

 

 

A decisão do MEC em cortar quase sete mil vagas de vestibular em 80 cursos de direito e de determinar que 49 cursos de pedagogia no país passem por uma revisão, mostra que o brasileiro precisa se convencer de uma coisa: É preciso qualificar a educação.

 

  Todos os estudos, pesquisas e avaliações, apontam para uma coisa certa: em países, a exemplo do Brasil, é preciso o quanto antes qualificar a educação proporcionada às crianças e aos jovens, do ensino médico até a universidade, não funcionando apenas a preocupação de construir escolas e faculdades e aumentar o número de diplomados, se todos esses alfabetizados e diplomados não possuem a capacitação exigida para os novos tempos, para o mundo moderno.

 

O Brasil está neste meio, porque nem os poderes públicos nem a própria sociedade acreditaram no conselho que vários educadores estão advertindo há muito tempo. Tanto nacionalmente, quanto até mesmo em Sergipe, são vários professores e profissionais estudiosos da área, que falam e escrevem sobre o assunto: o Brasil precisa urgentemente qualificar o ensino. E não estranho para ninguém que a casa dia aumenta o número de crianças e jovens que sabem ler e escrever, mas não na medida suficiente para compreender o que lêem e escrevem. Partindo desse fato, o que esperar quando se tornam adultos, em um mundo cada vez mais competitivo e exigente cada vez modernizando-se.

 

São muitos sinais emitidos por estudiosos, organizações nacionais e internacionais sobre essa realidade e agora o IPEA, um dos órgãos mais sérios no estudo da vida brasileira, quem adverte. Sem falar do MEC, que “caiu à ficha” depois de conceder licença de faculdades para todos os gostos com a preocupação apenas com a quantidade e não com a qualidade.

 

 Então? Que todos brasileiros, sejam os governantes, políticos, parlamentares ou não, pertencentes a sociedade civil, todos, enfim, exijam o que é preciso: modificar para melhor a Educação que é oferecida no país, com qualificação do ensino, pagando melhor aos professores, com as escolas e faculdades se reciclando. Certo que o Brasil já é um país com maior desenvolvimento econômico, mas é preciso modificar para melhor a Educação para não perder o chamado bonde da História. 

 

Prefeito prepara comitiva para viajar ao sul do país

A coluna recebeu uma informação, que está sendo investigada, que um prefeito bastante conhecido e polêmico, prepara uma viagem ao sul do país. Nada demais se na bagagem não estivessem incluídos, além dos familiares, alguns vereadores e até um garçom. A coluna está de olho, principalmente para denunciar se a mordomia será bancada pelos cofres públicos.

 

Kércio, abra o olho, tem veículos sem identificação

Mesmo com a determinação do governador em identificar individualmente todos os veículos do Estado, têm alguns, da SSP, que têm a plotagem das polícias, mas não tem nem a chapa nem algum número individual.  Qual a razão?

 

Carro dos bombeiros usado indevidamente

De um leitor, devidamente identificado: “Hoje 18/01, quando vinha para o trabalho, em minha frente vinha um carro do Corpo de Bombeiros cheio de passageiros, sendo mulher filho periquito e papagaio. Um palio branco novíssimo com película e ainda por cima atrapalhando o transito, pois vinha sentido Atalaia-Centro, na Avenida beira Mar, exatamente pelo lado esquerdo da pista. A identificação do carro é CBM 149, Acredito que pelo horário a autoridade fica com o carro 24hs”.

 

Gráfica J. Andrade homenageou J. Inácio

Mais uma vez a gráfica J. Andrade mostra que o apoio a sergipanidade é cada dia maior naquela empresa. No final de ano deu como brinde aos clientes um calendário e um catálogo especial com algumas obras do artista plástico J. Inácio, falecido recentemente. O catálogo, “Quem foi o artista J. Inácio” tem um texto do historiador Luiz Antônio Barreto. A gráfica fez também – em número limitado – um brinde especial em homenagem a J. Inácio, com uma pasta, cavalete e material de pintura. Um slogan que caiu bem para a gráfica: “Em constante evolução”, desde 1964. Por isso é a primeira do mercado sergipano, com uma equipe que é uma grande família e sempre disposta a superar os desafios com garra e muito trabalho.

 

FSF dá aval a campo do Sergipe sem condições

Os responsáveis pela Federação Sergipana de Futebol parecem que não leram as leis que regem o futebol brasileiro. Fizeram uma vistoria no campo do Sergipe e deram o aval com um absurdo: o vestiário do time visitante fica atrás das gabines de rádio, para chegar e sair do campo os jogadores têm que passar pelo meio da torcida. No último jogo, um jogador do time visitante foi expulso e foi necessário que a polícia fizesse um cordão humano para que o jogador saísse do campo, para não ser agredido. Um detalhe: se ocorrer algum incidente, pelo Estatuto do Torcedor, o time do Sergipe será punido com a perda do mando de campo.

 

Será que não vai acontecer nada?

De um leitor: “Acredito que é justa sua preocupação com o escandaloso caso de Pirambu. Daqui a pouco acaba a intervenção e daí? Ninguém está sabendo de nada. Haverá denúncias, punições, afastamentos, prefeito, vice, deputado envolvido, todos estarão livres e inocentes para prosseguirem normalmente, tal qual Renan Calheiros, a fazer política? Impunidade – teu nome é mesmo Brasil, com Sergipe no meio? Formando a grande pizza nacional? Alguns setores da mídia, não todos, já estão “amornando” as coisas para o lado de Pirambu e para o Tribunal de Contas, com Flávio Conceição e tudo o mais. A gente percebe quando querem empurrar essas coisas com a barriga…A intervenção em Pirambu deveria ser prorrogada se é que não tem condições agora  tomar as devidas providências, duras, éticas e que o caso requer e todos esperam.Meu Deus! (queria ser agora um Castro Alves) protegei Sergipe dessa monstruosa Impunidade!”

 

 

Viagem de um diretor clinico ao exterior

A coluna recebeu a denúncia que o diretor clinico de uma unidade hospitalar vinculada ao Estado viajou para o exterior em companhia da esposa a cerca de dez dias. O problema é que o médico não está de férias ou licença especial. Ou seja a liberação foi de forma graciosa, através do chefe responsável. Segundo a denúncia, enquanto os profissionais da unidade trabalham diariamente para não ter seus salários cortados, o profissional viajou sem ter sofrido descontos, com autorização do chefe imediato, mas sem autorização do superior hierárquico. A coluna está investigando tudo e dará o nome de todos os envolvidos. Detalhe: enquanto o médico viajou de forma graciosa não ficou ninguém no lugar dele respondendo pela direção clinica.

 

Leitor discorda de artigo da coluna

Do leitor Carlos Augusto: “A respeito do Artigo “Albano e a Dança dos Palanques”, não concordo com a sua opinião que o Albano Franco deva apoiar o ex Governador João Alves , pois a posição do Deputado Federal Albano sempre foi de seguir a tendência do eleitorado ,o anseio do “povo”, e isso é respeito a Democracia. O Evaldo Nogueira vem sendo aprovado pela população as pesquisas demonstram que o Governador Marcelo Deda Chagas também esta com um bom índice de aprovação popular, é lógico que o Dep Albano ao apoiar o Edvaldo pode pleitear junto com o atual Governador o apoio para o Prefeito de Estância a Futuro Governador do Estado na sucessão do Deda ou mesmo para Senador, pois esta mais do que na hora do Estado de Sergipe ter novas Lideranças, mesmo por que as “velhas” estão vencendo o prazo de validade”.

 

Mudanças de costumes

É interessante nota como leis e costumes mudam através dos tempos. E, às vezes, não precisa de tanto tempo assim. Um exemplo dado pelo pai deste jornalista: há cerca de trinta anos atrás, ou menos, na década de 70 o economista José Rafael de Oliveira (do extinto Condese e irmão de J. Inácio e Padre Pedro) foi eleito vereador e, preocupado com o meio-ambiente a preservação do equilíbrio biológico,fez pronunciamento e queria apresentar um projeto que proibia a venda de caranguejo de tamanho grande sendo fêmea e na época da reprodução dos bichinhos. Foi uma gozação só, pela maioria das pessoas. Até mesmo setores da imprensa daquela época, não levaram a sério o técnico consciente Rafael Oliveira: ora, se preocupar com caranguejos! Hoje vemos tudo isso transformado em leis,atingindo a pesca de peixes e de qualquer crustáceo e a sociedade (parte dela) compreende. Por isso, prezados amigos, não se pode desprezar aqueles que falam hoje em tantas coisas, que antes pareciam absurdos, como aquecimento global, camada de ozônio, falta, no futuro, de água, etc.

 

Esse nosso Brasil…

Tanto estardalhaço na mídia, envolvendo televisão, rádio e jornais, tantos discursos e disputas no Senado Federal, a mais alta Casa Legislativa do país, tantas conversações e escândalos, tendo até amante posando nua em capa de revista,tantos documentos comprobatórios de maracutaias envolvendo Renan Calheiros,o cara de pau mais famoso daquele momento, e agora? Feita a concessão de ceder a presidência do Senado, tudo indica que tudo ficará por isso mesmo. Outra grande pizza elaborado no Congresso Nacional, sob as vistas do Planalto. Parece que Renan, Mônica, lobista pagando pensão para mãe amante de senador,tudo isso não existiu.É o Brasil, muita gente atrás de um novo escândalo…

 

Lúcia Moura é eleita a nova presidente da FETASE

A CHAPA 2, liderada pela trabalhadora rural Lúcia Moura, venceu com 57% dos votos válidos, nesta sexta-feira, 18, em Aracaju, as eleições para composição da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe – FETASE. O pleito aconteceu durante o 2º Congresso Estadual da FETASE, que também discutiu e aprovou orientações para a atuação sindical da Federação. A nova administração conduzirá a FETASE por quatro anos.Delegados de sindicatos rurais de todo estado estiveram presentes no congresso, que se iniciou na terça-feira, 15, na capital sergipana. Com a vitória, Lúcia Moura, que compõe o Comitê Estadual do PCdoB de Sergipe, afirma que a FETASE terá ainda mais unidade. “Após esse processo, nossa chapa representa todos os trabalhadores. Agora a FETASE chama seus trabalhadores para lutar e fortalecer a Federação. Vamos construir uma FETASE com todos”, discursou a nova presidente.

 

Chapa 1 – União de Forças vence eleição do SINTUFS

Com uma diferença de 120 votos, em eleição para a Diretoria Executiva do SINTUFS (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe), ocorrida na quinta, 17, a Chapa 1 – União de Forças, comandada por Edjanária Borges, derrotou a Chapa 2 – Abra o Olho e Vamos à Luta, liderada por Atamário Cordeiro. Foram totalizados 275 votos para a Chapa 1, 155 para a Chapa 2, 6 votos nulos e 14 brancos. Também ocorreram 32 votos em separado que foram desconsiderados, por decisão da Comissão Eleitoral, presidida por Igor Mangueira, uma vez que não interfeririam no resultado do pleito.

 

Crime é crime, não existe alternativa…

 Crime é crime e seqüestrar uma pessoa, constrangendo-a a fazer o que não quer, atormentando e maltratando a pessoa, é crime. Se é numa prisão dos Estados Unidos, que se faz isso (geralmente fora do país, a exemplo de Guatamano) ou se é uma organização que se diz “revolucionária”, a exemplo das Farcs. Por isso, foi muito bom, afinal, que o presidente Lula declarasse publicamente que o Brasil não concorda com nenhum seqüestro de pessoas. 

 

Frase do Dia

“Seja o que você quiser fazer ou o que você possa sonhar, comece. Coragem tem talento, poder e mágica”. Johann Wolfgang Von Goethe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários