Ecos da eleição: “Ressaca eleitoral”

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Sob o título “Em busca da verdade”, Veja tentou desfazer a sua mais recente imersão no jornalismo marrom às vésperas do segundo turno. Na edição seguinte (2398, com data de capa de 5/11/2014), na “Carta ao Leitor”, o semanário reviu suscintamente e tentou encerrar o episódio em que acusou a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula de saberem o que se passava na Petrobras.

A única prova apresentada para validar o libelo do doleiro-delator Alberto Youssef e justificar a publicação de um trecho está na frase “seu advogado em momento algum negou esse fato”.

Sofisma canhestro, pífio, mal-intencionado: o advogado está terminantemente proibido de negar, confirmar ou comentar o depoimento do cliente porque o caso corre protegido pelo sigilo. A pretendida busca da verdade anunciada pela direção do semanário é, portanto, enganosa, arrogante. Não resiste a uma apuração decente.

Infrações midiáticas

A publicação de um trecho da delação configura-se como difamação, tentativa espúria de influir no resultado de uma eleição. Pela sua gravidade não pode ficar à espera da conclusão das investigações sobre as malfeitorias da Petrobras porque envolve não apenas a credibilidade de Veja, mas da imprensa que acolheu um texto ainda em estado de calúnia.

A ombudsman/ouvidora da Folha de S.Paulo Vera Magalhães Martins revelou em sua última coluna (domingo, 2/11) que questionou a direção da Redação e foi informada de que a informação de Veja fora checada e confirmada por duas fontes, como se esta lacônica informação numérica fosse suficiente para validar uma acusação de tamanha gravidade (ver “Apuração por telefone sem fio”).

A Folha tem uma ouvidora e leitores aguerridos que, juntos, são capazes de manter a questão do desempenho da imprensa na pauta de discussões e angústias cívicas. Mas e O Globo, TV Globo, Globonews, Estado de S.Paulo, Zero Hora, que ainda não alcançaram esse estágio de transparência? Vão contentar-se em manter seus leitores, telespectadores e assinantes alheados de um questionamento que em sociedades desenvolvidas já estaria aceso?

E a legião de colunistas e opinionistas que emprestam seus ilustres nomes para avalizar o pseudopluralismo da chamada grande imprensa? Com a exceção de Janio de Freitas, na Folha, e alguns bravos blogueiros independentes, passados dez dias da votação a tal “ressaca eleitoral” ainda não incluiu as infrações midiáticas cometidas nesta temporada. Nem as outras que provocaram o súbito questionamento do instituto da reeleição, ao contrário do que aconteceu em 1998 e 2006.

Ressacas não tratadas podem produzir efeitos perversos.

(Por Alberto Dines em 04/11/2014 na edição 823 do Observatório da Imprensa)

Ainda o Sebrae
Na chapa de ontem, 06, divulgada pelo blog, ainda consta o nome do atual diretor Marcelo Barreto, que atualmente representa o governo do Estado. Por mensagem Marcelo lembrou ainda que o Sebrae tem em seu conselho, empresários representantes dos setores da indústria, comércio, agricultura e governo.

Família Franco briga nos bastidores por conta de expansão de emissora de TV
O empresário Walter Franco está tentando expandir o sinal da TV Atalaia para alguns municípios sergipanos. Porém, o irmão, Albano Franco, da TV Sergipe, vem atrapalhando nos bastidores. Um exemplo, em Riachão do Dantas, a antena da TV Sergipe está num terreno da Prefeitura. A TV Atalaia queria colocar a dela na área e foi barrada. Agora o caso vai parar no MPE, já que o terreno é público e  não pode ser gerenciado por uma empresa particular.

Cadê as entidades médicas para cobrarem apuração contra os médicos?
E as mesmas entidades que cobram direitos dos médicos, que fazem campanha contra o Mais Médicos e que fizeram campanha para Aécio, silenciam com as denúncias de que médicos estão praticando improbidade administrativa tendo mais de dois vínculos e recebendo por uma carga horária que não cumprem. Vão dizer que a culpa é do gestor? E cadê o Código de Ética médica? As entidades deveriam zelar pelo dinheiro público e cobrar que estes médicos, respondam pelos seus atos.

Deso: empresa terceirizada faz serviço e deixa ferragens em calçadão do Augusto Franco
Vai completar um mês que uma empresa terceirizada que presta serviços a Deso fez um conserto na avenida 4, no conjunto

Augusto Franco e abandonou as ferragens no calçadão próximo a Praça dos Correios. Um total desrespeito a população. Bem que a Deso poderia multar a empresa reduzindo o que tem que pagar. A foto ao lado comprova o abandono.

Ferro Velho de carros em plena rua no Aruana. Moradores pedem socorro a PMA
o que fazer, como fazer? Na Rua Flodualdo Vieira Moura, em frente ao número 153,Residencial Costa nova IV Aruana Zona de Expansão, formou-se um ferro velho de carros, são muitos carros parados ao longo da rua, impedindo das pessoas transitarem pelas calçadas, de estacionarem seus carros nas próprias garagens, agora o valentão está pondo os carros em uma praça e ninguém toma providencia. Com a palavra a PMA, através da SMTT.

FPM: defesa da aprovação de reajuste
O deputado Valadares Filho (PSB), defendeu em pronunciamento, feito hoje (6/11), a inclusão urgente na pauta de votações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 426, de 2014, que propõe o aumento dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em um ponto percentual.

Fonte de receita
“O FPM é para grande parte dos municípios a principal fonte de receita, superando em muitos caos, a receita de arrecadação de tributos”.  O objetivo dessa PEC é compensar, mesmo que em parte, a queda do total repassado ao FPM provocada nos últimos anos pelas medidas de desoneração fiscal do governo federal sobre tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Posição de Aécio e Marina contra ditadura
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) em discurso na Câmara, que os ex-presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) “se posicionem claramente” em relação às recentes manifestações favoráveis à ditadura e contra os nordestinos, que ocorreram em algumas partes do país.

Brincando com fogo
“As pessoas estão brincando com fogo. A oposição do Brasil, sobretudo o PSDB e o PSB que disputaram a eleição e que tiveram candidatos, precisa ser muito clara, sem tergiversar, se concordam ou não com esse tipo de situação. Aécio e Marina precisam se pronunciar contra este tipo de atentado contra a democracia e os equipamentos democráticos do país”, defendeu.

Aposentados e pensionistas recebem última parcela hoje
Os aposentados e pensionistas do Estado recebem a última parcela do pagamento de outubro hoje, 07. Os recursos foram garantidos após a assinatura de antecipação de royalties entre o governador Jackson Barreto e representantes do Banco do Brasil. Com o ato, o Governo do Estado irá receber R$ 337 milhões para capitalizar a previdência e garantir recursos para investimentos e para regularizar o pagamento dos servidores estaduais.

Fluxo
“Esta antecipação de royalties vai permitir ao Estado reorganizar seu fluxo de pagamento e assegurar, sem sobressaltos, o pagamento dos servidores nos próximos meses, novembro, dezembro e o 13º salário”, assegurou Jackson Barreto.

Instituto sergipano tem meio milhão de créditos com prefeitos
E o blog foi informado ontem que tem um instituto que realiza pesquisas de opinião em Sergipe que passa por problemas porque tem créditos que chegam a meio milhão de reais com vários prefeitos. Tem um, de origem estrangeira, que nem o telefone atende mais. Depois o blog conta toda a história.

Abertura do Enel atrai grande público ao Centro de Convenções
A abertura do XII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) na noite dessa quarta-feira, 5, atraiu centenas de pesquisadores, produtores rurais, estudantes e empresários ao Centro de Convenções de Sergipe para acompanhar a palestra do consultor de Segurança Alimentar do Governo do Canadá, Michel Lamontagne.

Cadeia leiteira
Na oportunidade, ele apresentou ao público o modelo de organização da cadeia leiteira do Distrito de Quebéc, destacando os aspectos que contribuíram para tornar a região em uma referência no que diz respeito à produtividade do rebanho e à qualidade do leite. O Distrito responde por 49% da produção leiteira do Canadá, respondendo por um volume de 28 milhões de litros por ano. A região possui um rebanho de pouco mais de 370 mil bovinos, com o predomínio de médias propriedades. A atividade contribui com cerca de R$ 5,1 bilhões de dólares para o Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito.

Controle rigoroso
Segundo Lamontagne, um dos principais fatores que contribuem para os bons resultados obtidos pelo setor é a preocupação constante com a qualidade do leite que será comercializada. De acordo com o pesquisador, há um monitoramento constante dos produtores, laticínios e órgãos fiscalizadores em relação ao material coletado junto ao rebanho.“Temos um controle rigoroso sobre o leite que será industrializado. Tanto o Ministério da Agricultura quanto os institutos de tecnologia fazem avaliações bastante criteriosas para garantir que o consumidor sempre receberá  um produto de qualidade. Essa preocupação é o que nos leva a ser destaque na área”.

Integração
Um outro ponto destacado pelo canadense é a maneira como os integrantes da cadeia produtiva encaram a atividade. Para Lamontagne, os produtores rurais enxergam as indústrias como parceiras no processo e não mais como  exploradoras.“Todos os envolvidos trabalham em conjunto, trocando informações e discutindo sempre como melhorar os processos. Isso ajuda a melhorar a qualidade do produto e consequentemente os seus preços”, explica Lamontagne.

Modelo
Para o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos, apesar das diferenças entre os sistemas produtivos, os nordestinos podem aprender bastante com o modelo canadense.“ Ficou explícito que o segredo para os bons resultados é o trabalho conjunto entre produtores, governo e indústria. Esse é o caminho que devemos buscar para tornar a atividade ainda mais lucrativa. Como instituição de apoio ao setor produtivo, não mediremos esforços para conseguir viabilizar ações que nos permitam alcançar esse objetivo”.

Emsurb realiza Coleta Seletiva na Farolândia
Desde o dia 31 de outubro, o bairro Farolândia recebe os serviços de Coleta Seletiva promovidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), sempre às sextas-feiras. Amanhã, 7, a operação de recolhimento acontecerá na localidade, a fim de reduzir a quantidade de lixo descartado no meio ambiente.

Itinerário
Ao longo desta quinta-feira, 6, um carro de som irá atravessar as ruas da localidade avisando que o itinerário da Coleta Seletiva passará por lá todas as sextas-feiras, a partir das 8h. Os moradores do bairro estão sendo conscientizados quanto aos benefícios da coleta seletiva e a necessidade de cooperação de todos, para que o trabalho alcance os benefícios decorrentes do recolhimento seletivo.

Banese participa de encontro do setor produtivo de leite do Nordeste
Técnicos da área de Crédito de Desenvolvimento do Banco do Estado de Sergipe (Banese) estão participando do XII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, o XII Enel, que acontece esta semana em Aracaju. O evento foi aberto oficialmente na noite da última quarta-feira, 5, e vai até esta sexta-feira, 7, reunindo produtores rurais, empresários, estudantes, técnicos de instituições e pesquisadores do setor produtivo de leite e derivados dos Estados do Nordeste.

Acesso ao crédito
O superintendente de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Lauro Monteiro Rocha, representou o Banco na abertura oficial do Enel. Ele informou que o Banese montou um estande no local do encontro, para facilitar o acesso ao crédito dos empreendedores que estão participando do evento. “Estaremos com uma equipe no estande do Banese durante todo o encontro. Vamos coletar propostas e encaminhá-las para o setor de análise do Banco, para a sua concretização”, disse o superintendente.

Alcance nacional
Para ele, o Banese não poderia deixar de participar de um evento de alcance nacional, como esse do Enel. ‘É mais uma oportunidade que o Banco tem de apresentar os seus produtos e serviços para o produtor de leite que procura cada vez mais se modernizar, se aperfeiçoar, e com isso quem cresce é o Estado, que poderá alcançar índices de produtividade maiores no setor, especialmente com as novas tecnologias de que se dispõe hoje”, acentuou.

Agenda
07 de novembro, sexta-feira. Hoje é o dia do radialista. Embora a nova data não tenha sido recepcionada pela categoria, hoje é, oficialmente, o dia do radialista. Na maior parte dos estados, a comemoração ocorre no dia 21 de setembro, a exemplo do que acontece em Sergipe. Bolsa de valores em queda. Dólar sobe e alcança a cotação de dois reais e cinquenta e cinco centavos. A poupança registra a menor captação em 6 anos no mês de outubro. 42,3 milhões de brasileiros são evangélicos, segundo o IBGE, o que corresponde a 22,2 por cento da população. Espetáculo de dança, no Rio de Janeiro, mescla obras de Portinari com canções de Chico Buarque.

Curtas
DILMA AFIRMA QUE GOVERNO E OPOSIÇÃO NÃO PODEM TER MURO. /// TAXA DE DESEMPREGO CAI NO SEGUNDO TRIMESTRE E FICA EM 6,8 POR CENTO. /// LEWANDOWSKI REBATE CRÍTICAS DE GILMAR MENDES AO SUPREMO. /// PRODUÇÃO DE VEÍCULOS CAI 16 POR CENTO DE JANEIRO A OUTUBRO, SEGUNDO A ANFAVEA. /// PARA O GOVERNO, NÃO HÁ RISCO NENHUM DE RACIONAMENTO DE ENERGIA. /// JUSTIÇA DE SÃO PAULO CASSA LIMINAR QUE PROIBIA USO DE BALA DE BORRACHA PELA POLÍCIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Divisor de águas
Água é um tema que está na berlinda. Mas a expressão que abre esta nota tem um significado especial e se aplica ao futebol sergipano, que terá, em 2015, um marco decisivo em sua história. Estamos nos referindo à reabertura do Estádio Lourival Batista, o “Batistão”, que, inaugurado em 1969, nunca havia passado por uma reforma de fato. As que assim eram rotuladas não passavam de meia sola, ou seja, constavam, apenas, de retoques, de consertos, de reparos. Agora, não. Os prejuízos causados ao nosso futebol pela reforma que já dura dois anos serão recompensados com juros e correção monetária em forma de dividendos a serem creditados aos clubes sergipanos, principalmente aos dois únicos existentes na capital, o Sergipe e o Confiança. Não há a menor dúvida. O novo Batistão vai dar um novo impulso ao futebol de nosso Estado. Primeiro o Sergipe e depois o Confiança sofreram bastante, com o Batistão fechado. Como futebol é negócio, é empresa, é comércio, a impossibilidade de os clubes utilizarem nossa principal praça de esportes afetou, diretamente, as rendas dos jogos, que, se normalmente já eram fracas, é fácil depreender como elas passaram a ser menores, ainda. Outro fato auspicioso para o nosso futebol é o acesso do Confiança à Série C do campeonato brasileiro. Portanto, 2015 vai marcar o início de uma nova era para o esporte bretão sergipano.

Congresso técnico
Confirmado para a próxima terça-feira, 11.11, o outrora chamado conselho arbitral da FSF, para tratar dos detalhes do campeonato estadual da Série A-1.

Tardelli suspenso
O STJD penalizou o atacante Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, com 4 jogos, por ofensas morais ao árbitro.

Allianz Parque
Finalmente está decidido que a inauguração do Allianz Parque, o novo estádio do Palmeiras, acontecerá no próximo dia 19. Na oportunidade, o Palmeiras enfrentará o Sport Club do Recife, pelo Brasileirão.

Semifinais
Nessa mesma data, o São Paulo enfrentará o Nacional de Medellín (Colômbia), pelas semifinais da Copa Sul-Americana.

Indiscutível
Está em Minas Gerais o melhor futebol do Brasil. Cruzeiro e Atlético vão decidir a Copa do Brasil de 2014. E o Cruzeiro continua liderando, com folga, o Brasileirão.

Reunião
Segunda-feira, 10.11, no Sergipe. Em pauta, a permanência ou não de Reinaldo Moura na presidência do clube Mais Querido.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  Eu já nasci assim e não vou parar! Bom dia!!!

www.twitter.com/AlberthoJorge1  ……………………….eu não ensino, eu conto histórias.

www.twitter.com/renato_rovai  Alguém precisa dizer em alto e bom tom para o sujeito: PERDEU, PLAYBOY!

www.twitter.com/lucasmrios  Na final da Copa do Brasil uma coisa é certa: um mineiro será derrotado em casa, e não será o Aécio.

www.twitter.com/revinhogama Dica de relacionamento: na hora da discussão um "eu te amo" vale 1 ponto, já um "você tem razão" vale 857.975,78 pontos…

www.twitter.com/braynerr  Três ou quatro deputados na Assembleia Legislativa estão indóceis com a questão das Subvenções.

DO LEITOR

Acordo coletivo Deso
Do leitor José Mendonça: “Pelo que indica as intenções do Presidente Sr. Sérgio Ferrari com a anuência do Secretário de Desenvolvimento Urbano Sr. Carlos Mello, a máxima, "Nada é tão ruim que não possa piorar", a cada dia que passa se confirma mais na Deso. O que antes já era ruim com a falta de isonomia trabalhista entre "antigos" (Pré 1988) e "novos" (Concursados 2003), por conta do fato de somente os "antigos" trabalharem em turno corrido, agora com a chegada dos "novíssimos" (Concursados 2013), a situação piorou, pois, o Presidente da Deso Sr. Sérgio Ferrari se nega a conceder o programa alimentação no valor de R$262,00 para os "novíssimos", direito este que tanto "antigos" quanto novos já possuem.
Vale lembrar que a luta dos novos pelo turno corrido já dura dez (10) anos e até agora o que se conseguiu foi a promessa de um estudo de viabilidade. Nos bastidores se comenta que o Secretário de Desenvolvimento Urbano Carlos Mello se posicionou de forma contrária a concessão do Turno Corrido. Ele mesmo que faz parte da classe prejudicada, os "novos" (Concursados 2003), mas que agora encontra-se do outro lado da mesa. Outro problema grave se dá por conta do não oferecimento de um prêmio de aposentadoria digno para os antigos, desta forma muitos funcionários preferem continuar trabalhando à se aposentar tendo perdas consideráveis.Até o presente, por conta deste posicionamento intransigente da Presidência e SEDURB  o acordo coletivo que possui data base 02/11 não foi aprovado. Assim a empresa se divide cada vez mais e a insatisfação toma conta do ambiente de trabalho.Espera-se que o Governador Jackson Barreto tome ciência desta situação e junto com o Secretário de Desenvolvimento Urbano Carlos Mello e o Presidente da Deso Sr. Sérgio Ferrari se sensibilizem e atendam as reivindicações desta classe trabalhadora pacífica que não faz greve há mais de vinte e cinco anos.”

Formação do Secretariado para 2015.
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Nesta fase de tratativas para a composição da futura equipe governamental são inúmeros os comentários para a titularidade de determinadas pastas. A imprensa escreve e fala como certas as manutenções de alguns titulares que já estão em campo, a exemplo de Saumínio, Zezinho Sobral, Jeferson e  Genival Nunes. Que diga-se de passagem, um meio de campo para deixar Dunga ou qualquer outro técnico de água na boca, mas para a felicidade do governador e do povo, eles jogam na seleção sergipana. Ontem (06/11), o nome mais comentado para compor o próximo time foi o de Almeida Lima. Entrevistado por George Magalhães, o deputado não confirmou, até porque não pode e não deve, mas estava muito sorridente, sinalizando de que foi chamado para o aquecimento. Já começam a circular comentários da existência de bons nomes de pratas da casa, ocupantes de funções de direção em órgãos do Governo Federal e atuando em outros estados da federação, que podem jogar de titular no time de JB em 2015.”

Verdades que não querem calar
De um servidora da SSP/SE:”Já que perguntar não ofende, vamos ao que interessa: Ao longo desta semana quase todas as equipes da Polícia Civil do interior de Sergipe foram remanejadas. Alguns, dentro da secretaria, afirmam que as mudanças se dão em virtude do "fico" de João Eloy na secretaria, outros, um tanto mais realistas, asseveram que as mudanças não passam de mera "perturbação do sossego". Ciente da incompatibilidade de gênios entre Eloy x JB, dos últimos escândalos envolvendo a SSP/SE, inclusive, na figura do próprio João Eloy (não custa nada lembrar do caso do seu enteado), faço uma pergunta: JB vai manter na cúpula de uma das secretarias mais importantes do Estado um grupo de eleitores de Amorim? Vai assinar uma carta de "deixo como está, mesmo estando precário" mantendo Eloy? Marcelo Déda fez um excelente trabalho na SSP/SE, ao lado de Eloy, eu sei. Foram mudanças estruturais fundamentais para a melhoria da segurança pública, mas… De tempos para cá, ao que me parece, tudo parou. Os policiais (agentes e escrivães) apesar de melhor remunerados não tem mais motivação para trabalhar em razão da segregação, feita pela própria SSP/SE, entre eles e os delegados. Estes últimos (pausa para a minha gargalhada), estão fazendo um papel digno de atores globais. Vejam bem, não me refiro a todos, mas a maioria são excelentes atores. Parecem sempre estar lutando por melhorias para a polícia, mas não passam de negociadores de bagatelas.
Nesta semana que passou, com o parcelamento do salário, implantaram na PC a notícia de que iam parar as suas atividades (faz me rir), mas nada fizeram. Estão a todo tempo esperando que os bravos agentes e escrivães peitem o governo (e a sociedade criminalizada, pq os delegados estão ocupadíssimos nos seus gabinetes, artificialmente refrigerados, com uma conta bancária invejável) para terem mais e mais benefícios, mas coragem pra honrar o sofrimento pelo qual passaram desde os estudos diários até a posse no cargo, que é bom, nada.
SÃO ESTES MESMOS DELEGADOS OS GRANDES CULPADOS PELA MAIORIA DOS PROBLEMAS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO, e não me falem em exagero. Qual a classe que domina, coordena e comanda a SSP? Então não empurrem com a barriga e deixem de "mimimi". Faltam policiais sim, o efetivo é baixo, etc, mas precisamos moralizar o trabalho. A sociedade pode sim ser melhor atendida, mesmo com os problemas atuais. O que paira na sociedade não é mero preconceito, o que vemos todos os dias é o DESCASO dos delegados com o assunto que lhes compete. Vá até uma delegacia de polícia, peça para falar com um delegado. De duas uma: Ou o mesmo só está na unidade das 10 ou 11h até as 14 ou 15h, ou te darão um monte de desculpas e, na maioria das delegacias, você não será atendido. Vá até a Delegacia Regional de Itabaiana, cidade historicamente repleta de problemas no âmbito da segurança pública, numa sexta-feira e peça para fazer um Boletim de Ocorrência. Veja quantos policiais estão na unidade todas as sextas. Parece que o final de semana naquela unidade policial começa as 15h da quinta. É vergonhoso e lamentável.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias.” Albert Camus, escritor e filósofo francês, nasceu em 07 de Novembro de 1913 e morreu em 1960.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais