Edvan Amorim de corpo aberto

(atualizado às 8h30) A emoção de receber uma homenagem hoje, 10, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deixou o empresário Edvan Amorim, não só emocionado, mas de “corpo aberto”, ao conceder entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, na rede Ilha.

Numa entrevista descontraída Edvan Amorim disse que não se preocupa e que não
está preocupado com 2014 e é muito cedo para falar da eleição estadual.  “Quem tiver com os nervos abalados vai ao mercado e compra maracujá, quem gosta de gelo coloca gelo, quem não gosta de açúcar, coloca adoçante,”, disse lembrando das conquistas obtidas em todo o estado. Em Aracaju, por exemplo, o grupo já tem 160 pré-candidatos a vereador  e vai trabalhar fazer o próximo prefeito.

E sem meias palavras o empresário foi objetivo quando questionado sobre uma possível candidatura de Jackson Barreto ao governo se assumir o cargo com a renuncia de Déda para ser candidato ao Senado. “Não apoiarei Jackson. Não tenho nada contra a pessoa de Jackson que tem o direito de ser candidato, mas defendo que tenhamos algo que represente o novo para Sergipe que contará com a minha simpatia.

Aracaju – Sobre a disputa para a prefeitura de Aracaju, o empresário disse que tudo passará pela discussão democrática interna dentro do grupo. “Se dentro do grupo tivermos um nome capaz para ganhar as eleições teremos candidatos, do contrário buscaremos uma coligação seja vitoriosa. Ainda não temos nomes, mas qualquer decisão política olhando para frente, olhando para o futuro”.

Lealdade Canina – Sobre um possível rompimento com o governo Déda o empresário deixou claro que até o presente momento o grupo faz parte da aliança que elegeu o petista e a continuação dela é a vontade maior de todos.  “Se tiver alguma mudança ela será anunciada por nós, mas não temos nenhum problema de convivência com o governador marcelo deda. A bancada continuará mantendo a governabilidade com uma lealdade canina”, disse.

João Alves – Edvan Amorim revelou também que desde que João Alves era governador nunca mais conversou de política com ele.  “A gente olha no olho frente a frente e não mando e não recebo recado. Quem quiser saber o que Amorim pensa e faz em nome do grupo pode me perguntar que respondo”, disse afirmando que defenderá dentro do grupo que tudo que será realizado é pensando em fazer política olhando para o futuro.

Luciano Bispo X Irmãos Amorim

Embora estivesse com a atenção voltada exclusivamente para o orquestrado movimento de entrega das 150 mil assinaturas ao ministro da Saúde, cujo estardalhaço, foi providencial para responder publicamente às declarações de Déda e Jackson, que, segundo aos comunicadores, tentaram roubar a paternidade do Hospital do Câncer, o senador Eduardo Amorim (PSC) conseguiu parar para ouvir o “eco” do discurso proferido pelo prefeito de Itabaiana Luciano Bispo (PMDB).

Numa solenidade pública de inauguração de obras patrocinada pelo governo de Sergipe, o governador Marcelo Deda (PT) também orquestrou ao acomodar em seu palanque a sua aliada Maria Mendonça (PSB) e o seu grande rival Luciano Bispo. Sendo que num dado momento, surpreendendo aos itabaianenses que acompanhavam a solenidade, o prefeito Bispo, depois de rasgar elogios ao governador Déda, o lançou para o Senado Federal numa chapa encabeçada por Jackson Barreto (PMDB).

O lançamento soou como uma bomba e surpreendeu a muitos, menos a Déda e a Jackson, que já sabiam antecipadamente qual o objetivo final da montagem daquele cenário.

A declaração de Bispo é surpreendente por vários motivos: Primeiro porque nos últimos dois pleitos estaduais, Déda teve em Luciano um dos adversários mais ferrenhos, pelas críticas duras ao PT, e pelas avaliações negativas ao político Deda. Em segundo lugar é preciso lembrar que a dedicação de Luciano para derrotar os aliados do governador, chegou a repercutir nacionalmente, quando Serra fez referencia ao desempenho do prefeito de Itabaiana.

Mas para Luciano isso é coisa do passado. Assim como é coisa do passado a sua irmandade com o deputado José Carlos Machado e sua incontida paixão com o ex-governador João Alves Filho. Mas quem acompanha a política de Sergipe, sabe também da admiração pessoal de Luciano pelo político Jackson Barreto, que nos idos de 80, quando Jackson peitava quase que de forma isolada a elite política de Sergipe, sempre contou com a ajuda estruturante de Luciano Bispo para disputar a Prefeitura de Aracaju.

Vários são os estragos criados pelas declarações de Bispo em apoio à chapa Deda/Jackson, mais o estrago maior será sem dúvida alguma o promovido nas hostes dos irmãos Amorim. Embora firmando compromisso público com outra candidatura, todos em Itabaiana têm conhecimento que a irrigação efetiva, feita pelos irmãos Amorim, sempre foram direcionadas para o terreno político de Bispo.

Nos últimos pleitos municipais, a vitória de Luciano só foi possível pela sustentação política advinda dos Amorim, porém, daqui pra frente, o que aconteceu em Itabaiana deve se repetir em outros municípios. Será uma forma do governador mostrar através de Jackson que a base construída pelos irmãos sob um grande estardalhaço, não foram feitas em alicerces tão sólidos. A repercussão, no entanto, ficará por conta de que pela primeira vez Amorim enfrentará como adversário, o irrequieto e destemido Jackson Barreto. E por outro lado, em Itabaiana, será a primeira vez que Luciano terá a família Amorim como adversária.

Sergipe sempre foi assim, um lugar diferente do resto do mundo, e é exatamente aqui, onde a campanha eleitoral de 2014, será realizada antes mesmo da 2012.

 Redução do ICMS para cerveja sem álcool I
A Casa Cultural Careca e Camaradas vai iniciar uma campanha para que o governo estadual reduze o ICMS da cerveja sem álcool e com isso os bares e restaurantes não só repassem para os consumidores a redução do imposto, mas também estimule o consumo desta bebida.

Redução do ICMS para cerveja sem álcool II
O coordenador da Casa Cultural, Max Prejuízo, disse que a cada dia aumenta o número de consumidores da cerveja sem álcool e a tendência é que o teor alcoólico exigido para o motorista seja zero  como aprovou ontem a Comissão de Justiça do Senado Federal. “É importante que o consumidor tenha essa opção com preço menor”, disse afirmando que na verdade será um investimento do governo estadual já que o menor consumo de bebida alcoólica reduzirá o número de acidentes em Sergipe.

Déda, mande demolir o antigo hidroviário!
O governo estadual peca muitas vezes por discutir assuntos que poderiam ser resolvidos com uma canetada só. Por exemplo, a situação do antigo hidroviário da rua da Frente pode ser resolvida apenas com a determinação do governador em demolir o prédio e construir a continuação da balaustrada e da calçada, com um largo aberto que pode servir até mesmo para os turistas tirarem fotos e tudo mais.

Aracaju
Um dirigente do PPS avalia que o ex-governador João Alves dificilmente será vitorioso em Aracaju. Um dos motivos é o discurso velho de trazer técnico do Paraná com pranchetas nas mãos para analisar projetos para Aracaju. Para o dirigente a campanha não será por projetos megalomaníacos, mas passará pela gestão administrativa.

Aracaju é a 4ª capital do país em Emprego e Renda
De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), medido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Aracaju aparece como a 4ª capital do país melhor colocada no quesito Emprego e Renda. Nessa categoria, a capital sergipana obteve o índice de 0,8957, em uma escala que varia de 0 a 1, e se manteve à frente de grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro (0,8805), São Paulo (0,8799) e Porto Alegre (0,8028). A média nacional foi de 0,7286. Aracaju figura ainda na 17º posição, no quadro geral dos mais de 5 mil municípios brasileiros com os melhores índices de emprego e renda.

Índice
Já na avaliação geral do IFDM, feita com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelo governo federal, a cidade registrou um índice de 0,7926 considerado um nível de desenvolvimento quase alto, e número superior à média nacional que foi de 0,7603. No quesito saúde, Aracaju alcançou o índice de 0,8097, também superando a média nacional que foi de  0,8017.

Variáveis
Na área da Saúde, a pesquisa avalia três variáveis: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas varáveis. Foi nesse cenário e com as ações constantes de prevenção e promoção à saúde que pela primeira vez o IFDM Saúde alcançou classificação de alto, o que revela os avanços de Aracaju na área.

Trabalho
"Esse é o resultado do trabalho incessante e do esforço que a gestão vem fazendo investindo em políticas públicas. Com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, vários programas de prevenção e acompanhamento na área da saúde vem sendo fortalecidos e ampliados", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Compromisso
“O Município de Aracaju também reafirma o seu compromisso com a geração de emprego e renda através da realização de investimentos diretos na cidade. Em recentes pesquisas divulgadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, de janeiro a junho desse ano, foram contabilizadas 38.871 admissões e 29.450 demissões, correspondendo a um crescimento relativo de 2,28%. Além disso, entre 2004 e 2010, a economia da cidade cresceu acima de 53% e o PIB da cidade passou de R$ 4,5 bilhões para quase R$ 7 bilhões”, avalia.

Produção de milho em SE cresce em 50%
A coluna Negócios do Caderno de Economia do jornal O Globo, aponta que a produção de milho de Sergipe cresceu 50% entre os anos de 2009 e 2010 e passa de um milhão de toneladas. A coluna aponta que o estado, que detinha 2,9% da produção nordestina em 2000, 23,7%. “A renda do grão ultrapassou as de laranja e cana-de-açúcar, que já foram as principais lavouras locais. O crescente mercado de ração para avicultura no Nordeste explica o salto.”

Edvan Amorim receberá homenagem hoje em MG
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza hoje, às 10 horas, no Expominas de Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. O objetivo é homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por serviços prestados ou méritos excepcionais.

146 pessoas serão homenageadas
A solenidade tem 3 premiações: A primeira, Grande Mérito homenageará 10 personalidades; a segunda, Mérito Especial, homenageará 36 pessoas e a terceira, Mérito será entregue a 100 pessoas, entre elas, o empresário sergipano José Edvan do Amorim. O evento da Ordem do Mérito Legislativo será transmitido ao vivo pelo site www.almg.gov.br.

Lagarto: Prefeitura cede terreno para CB
O número de ocorrências que devem ser atendidas, especificamente, pelo Corpo de Bombeiros, levou a Prefeitura de Lagarto fazer entendimentos, objetivando viabilizar a instalação definitiva de uma unidade dos Bombeiros Militar em prédio próprio e adequado para suas acomodações. O prefeito de Lagarto, Walmir Monteiro cedeu uma área – no terreno aonde vinha funcionando a pista para Moto Cross – para construção da base do Corpo de Bombeiros.

Coordenador Nacional de Juventude
O sergipano Jefferson Lima, que nos últimos três anos foi o secretário estadual de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sergipe, foi escolhido ontem, 9, para ser o candidato da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) ao cargo de coordenador nacional da Juventude do PT. A escolha foi consensuada, após os outros dois nomes da corrente desistirem de disputar a indicação, optando por apoiar Jefferson Lima.

Consenso
A eleição acontece no próximo dia 15, durante o 2º Congresso Nacional da Juventude do partido, em Brasília, quando Jefferson irá disputar com candidatos de outras correntes internas do PT. "Vou honrar esse consenso e trabalhar para ser o coordenador nacional da juventude do meu partido. Agradeço a todos da Construindo um Novo Brasil pela confiança em meu nome para essa importante tarefa", afirmou.

Diplomas estrangeiros: Audiência pública na AL, amanhã, 11
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Sergipe, aprovou a realização de uma Audiência Pública, amanhã, 11, às 8h, no plenário daquela casa, que terá como objetivo discutir o Processo de Revalidação de Diplomas dos Profissionais Sergipanos que estudam no exterior.

Entrave para pesquisadores
Revalidar títulos adquiridos em Programas de Graduação e Pós-Graduação de Universidades estrangeiras tem sido um entrave para pesquisadores brasileiros. Para minimizar o problema, o Conselho Nacional de Educação normatizou o prazo de seis meses para que a universidade responda aos pedidos de reconhecimento. A resolução CNE/CES Nº 12 de 2006, altera para dois anos o prazo de resposta da universidade. No entanto, milhares de brasileiros esperam há anos, a finalização de seus processos nas universidades federais do Brasil, instituições autorizadas pelo Ministério da Educação para fazer o reconhecimento dos títulos.

Machado comemora sentença sobre a cobrança da taxa de marinha
O ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) comemorou a decisão do juiz Edmilson da Silva Pimenta que julgou procedente o pleito da Ação Civil Pública promovida pela Associação de Ocupantes e Foreiros de Terrenos considerados de Marinha no Estado de Sergipe – ASOFMAR-SE para anular as cobranças da taxa de ocupação e foro com atualização baseada no valor de mercado do domínio pleno (a partir de 2006).

Cobrança
"A partir de agora a União, através da Secretaria de Patrimônio da União – SPU somente poderão realizar a cobrança da taxa com base na inflação. O índice será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC e não pela valorização do imóvel", afirma Machado. Em alguns casos, o aumento da cobrança atingiu mais de 1500%.Com a decisão, haverá uma redução de até 70% na cobrança da taxa e isso vale para todas as pessoas que estiverem na mesma situação da narrada no processo.

DRU: Almeida critica medidas do governo
O governo usa sua ampla maioria para aprovar medidas discricionárias. A avaliação é do deputado federal Almeida Lima (PPS-SE), ao criticar a pressão  governista para aprovar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), na madrugada de hoje,  que prevê a prorrogação da DRU (Desvinculação das Receitas da União) até 2015.

Intransigência
“A sociedade precisa tomar conhecimento dessa intransigência, ficar atenta, porque quando o governo tem toda essa margem de manobra, o resultado não pode ser outro: corrupção".

Vontade
Para Almeida Lima, na votação da DRU, o governo não quis negociar com a oposição, tratorou para aprovar a matéria conforme a “vontade” do Palácio do Planalto. “A presidente da República assumiu ontem de forma direta o poder discricionário de achar que deve decidir sobre o encaminhamento dos recursos a seu bel-prazer, sem respeitar diretrizes orçamentárias, nem nada”, criticou.

A cidade de Aracaju receberá visita técnica de parlamentares
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, por unanimidade, na tarde de ontem,09, o requerimento do deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, que solicita a realização de visita técnica à cidade de Aracaju. A visita tem o objetivo de qualificar a capital sergipana para funcionar como uma das cidades subsedes da Copa de 2014.

Equipes
Na avaliação de Valadares Filho, pela proximidade de Recife e Salvador – duas das principais cidades-sede da Copa de 2014 – a capital sergipana é uma ótima opção para abrigar equipes técnicas ou até mesmo uma das 32 seleções durante a realização das competições da Copa.
        
Capacidade receptiva
O deputado Alfonso Hamm (PP-RS) destacou a capacidade que a cidade de Aracaju tem para hospedar uma das seleções da Copa de 2014. “Aracaju tem uma capacidade receptiva extraordinária com uma boa estrutura para esporte. Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar Aracaju no cenário da Copa de 2014”, disse o parlamentar gaúcho.

Cadeia do turismo
Valadares Filho ressaltou os benefícios que a inclusão oficial de Aracaju no roteiro da Copa do Mundo de Futebol trará para a cidade. “Fazer parte do roteiro da Copa irá movimentar a cadeia produtiva do turismo, gerar novos negócios, promover o intercâmbio cultural e esportivo, gerar empregos temporários, estimular a melhoria da qualificação da mão de obra local”.

Comenda Dom Hélder: Senadora participa de escolha
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou ontem, 09, da eleição que ajudou a escolher as cinco personalidades que serão agraciadas com a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.A escolha foi feita pelos membros do Conselho da Comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos e entre os eleitos está Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo-emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, cuja indicação foi feita pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Mini Congresso Direito Constitucional
O deputado federal Rogério Carvalho( PT) é um dos palestrantes do Mini Congresso de Direito Constitucional, que acontece nesta quinta feira, as 19h, no auditório Padre Arnóbio na UNIT. Na oportunidade, Rogério falará sobre Reforma do Estado Brasileiro, em debate com o procurador do Estado Marcos Póvoas e o ex-presidente da OAB/SE e advogado Henri Clay Andrade.

Experiência
“É um momento bastante oportuno, pois coordeno na bancada do PT, um grupo de estudos sobre o tema. Vou passar aos presentes um pouco dessa minha experiência em Brasília. É muito salutar debater esta reforma. Nós temos hoje um Estado Federativo e cada unidade precisa entender qual o papel que exerce, e como se dá essa relação”, explicou Rogério Carvalho.

Reforma em escola de Areia Branca
O deputado estadual Zé Franco (PDT) encaminhou à mesa diretora da assembléia legislativa a indicação de número 219/2011, que solicita uma reforma na Escola Estadual João Alves Filho, situada no município de Areia Branca. De acordo com o deputado, a reforma é esperada por todos que utilizam o colégio, professores, pais e alunos. "O governador Marcelo Déda é uma pessoa sensível e atenciosa com os jovens sergipanos e com a educação, por isso não tenho dúvida que dentro das possibilidades ele vai atender nosso pleito", disse Zé Franco.

Cidadania I
Em Malhador, Marcos Aurélio está tentando junto a Almeida Lima (PPS) recursos para a reconstrução de uma escola no povoado Tabua. Fechada desde o ano passado, por causa do estado degradante, a Unidade de Ensino está fazendo falta aos estudantes da comunidade, que agora se deslocam todos os dias para a sede do município. O deputado federal revelou que já havia se colocado à disposição da Prefeita, para conseguir os recursos, mas não houve interesse da gestora. Agora vai solicitar ao governo federal, o repasse dos recursos para reconstruir a Escola.

Cidadania II
Marcos Aurélio (PPS) lamentou que os líderes políticos, com mandatos, não estejam preocupados em reconstruir a escola da Tabua. Segundo ele, na hora de pedir votos todos são amigos do povo. Depois que passa a eleição ninguém faz nada pelo município. “É um atraso não querer pedir ao governo pra não ajudar a Prefeita, esquecem que estão prejudicando os alunos e a comunidade”. Desabafa.

Cidadania III
Ele lamenta, por exemplo, que o grupo de Dedé do Inhame seja do mesmo partido do atual Secretário da Educação, Belivaldo Chagas, o PSB, mas ninguém move uma palha pra pedir ao governo a reconstrução da Escola. “Será que o Senador Valadares, o deputado Valadares Filho, se fossem procurados já não teriam garantido os recursos? Mas não fazem pra não ajudar a atual prefeita, isso é um atraso. O cidadão tem que estar em primeiro lugar”, cobra Marcos Aurélio

Ações do Banese têm desempenho positivo
As ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) do Banco do Estado de Sergipe (Banese) tiveram em 2011 variação positiva de 80,00% e 66,38%, respectivamente, contra a variação negativa de -14,58% do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) no mesmo período. A alta, de acordo com a gerente da Área de Mercado e Relações com Investidores (Armer) do Banese, Soraia Vieira, deve-se ao crescimento consistente dos resultados do Banco e ao bom pagamento de dividendos.

Governança corporativa
Conforme o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o Banco tem buscado aperfeiçoar a sua governança corporativa, adotando como linhas mestras a transparência e a equidade de informações. “A governança da Diretoria e dos nossos Conselhos Fiscal e de Administração direcionam as atividades do Banese para constante melhoria de performance nos seus resultados”, ressaltou Saumíneo.

49º Campeonato Norte Nordeste da Classe Snipe será em Aracaju
Iate Clube de Aracaju vai sediar a 49ª edição do Campeonato Norte Nordeste da Classe Snipe, competição náutica aberta a todos os velejadores da classe, apesar de ser uma disputa de título regional. O evento vai acontecer no período de 12 a 15 de novembro deste ano, no estuário do Rio Vaza Barris, e contará com a presença, aproximada, de 40 duplas de quase todos os Estados das duas regiões. As inscrições estão sendo realizadas no Iate Clube, da Praia Treze de Julho. Mais informações pelo telefone 3211-9623.

Sergipe é líder
“Embora já tenhamos alcançado um número bastante expressivo de participantes, comparando a outros Estados do país que também receberam o evento, estamos na expectativa para novas inscrições”, disse entusiasmado Fernando Sobral, comodoro do ICAJU.  Detentor de vários títulos, o Estado de Sergipe conquistou 31 vitórias dos 48 campeonatos disputados. Grandes nomes marcaram essa trajetória, a exemplo de Walter Rezende Filho e Ricardo Vilas Boas Rezende, que conquistaram 12 títulos, cada; Carlos Morais com 3 títulos; Álvaro Bezerra, Eduardo Freire (Neguinho), Luciano Sobral Hagenbeck e Roberto Barbosa com 1 título, cada. Com isso, Sergipe detém a liderança, sendo seguido por Alagoas com 11 títulos e Bahia com 5. Os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro possuem 1 vitória.

Diretores da APESE visitam presidente do legislativo
A diretoria da Associação dos Procuradores de Estado de Sergipe, representada pelo presidente da entidade, Pedro Durão, e os diretores Augusto Melo e Túlio Cavalcante, visitaram a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, na última terça, dia 8. "O objetivo foi uma visita de cortesia à deputada que preside o legislativo sergipano, estreitando os laços entre as instituições", disse Durão, presidente da APESE, elogiando a simpatia e o profissionalismo da deputada.

Em Brasília
O presidente da ACESE Alexandre Porto, participa nesta quinta-feira, 10, no Palácio do Planalto, da solenidade em que a presidente Dilma Roussef sancionará o Projeto de Lei Complementar (PLC 77/11) que aperfeiçoa o Simples Nacional. Diversas entidades ligadas ao setor empresarial marcarão presença na solenidade. Esta é uma das bandeiras defendidas pelo presidente Alexandre Porto desde que assumiu a centenária entidade.  O PLC 77/11 que ajusta a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) foi aprovado por unanimidade no Senado no dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa.

Sergipe Previdência paralisa atividades por 24 horas
Servidores do Sergipe Previdência, juntamente com a direção do Sintrase e a Comissão de Negociação dos servidores, decidiram paralisar as atividades a partir das 7h da manhã desta quinta-feira, 10. Os servidores reivindicam o pagamento da Gratificação de Estímulos às Atividades Previdenciárias (GEAPREV).

Advertência
De acordo com o coordenador do sindicato, Waldir Rodrigues, esta será uma ”paralisação de advertência”. Segundo ele, a paralisação terá duração inicial de 24 horas, mas a possibilidade de estender por mais tempo ainda não foi descartada. “O Sintrase tem uma reunião marcada com o vice-governador, Jackson Barreto, na próxima segunda, dia 14 e, dependendo do que for decidido, poderemos decretar ou não greve por tempo indeterminado”, concluiu.

Leilão
A programação da 70ª Exposição Agropecuária de Sergipe  a Exposergipe 2011, será incrementada hoje e amanhã, (10 e 11) com a realização do Leilão Oficial da ASQM(Quarto de Milha)e do Leilão 5 Estrelas (Mangalarga Marchador, Guzerá e Girolando). Os leilões acontecem no Parque João Cleóphas, às 19h e 20h respectivamente.  Quem visitar o evento poderá admirar em torno de 700 animais bovinos das raças Inlua, Nelore e Guzerá, eqüinos, caprinos e ovinos.

Negócio superior a R$ 1 milhão
Esse ano a Exposergipe Aracaju deverá movimentar um volume de negócios superior a R$ 1 milhão durante esta semana. Com um modelo repaginado a Exposição Agropecuária reunirá criadores e produtores rurais, incluído grupos da agricultura familiar e animais do Pró-genética.

Orla: combate a comercialização e consumo de drogas
A Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), vem intensificando o policiamento na Orla de Atalaia no referente ao combate à comercialização e consumo de drogas na Orla de Atalaia. Para isso, o Ciclopatrulhamento tem atuado de maneira expressiva na localidade.

Ciclopatrulhamento
“O Ciclopatrulhamento é uma modalidade de policiamento que proporciona um contato mais direito entre o policial e os sergipanos/turistas. Todos os policiais que fazem parte do Grupamento do Ciclopatrulhamento têm curso específico na área e tiram serviço todos os dias da semana, das 17 às 22h”, destacou o aspirante Adiel Ribeiro, comandante do Ciclopatrulhamento da CPTur.

Ocorrências
Para o subcomandante da CPTur, tenente Cristiano Almeida, as principais ocorrências que recebem atendimento do Ciclo são apreensão de drogas, furtos e roubos. “É um trabalho de policiamento ostensivo com foco em toda a extensão da Orla de Atalaia. Os policiais circulam nas bicicletas e também ficam parados em pontos específicos considerados estratégicos pela Polícia Militar. É um tipo de policiamento importante e que tem reforçado nosso trabalho”, pontuou o oficial.

GETAM apreende 3 armas nas últimas 24 horas I
O GETAM (Grupamento especial tático de motos) nas últimas vinte quatro horas realizou a apreensão de três armas de fogo na região da grande Aracaju.  Por volta das 13 horas do dia de ontem, 09, no Distrito Industrial de Socorro foi preso o menor V.S. O, de dezessete anos, e o Humberto Teodoro dos Santos de 19 anos, os dois indivíduos foram presos com motoneta Bull e um revolver calibre 38 nº DY 723694. Esta arma já reconhecida  como sendo uma das armas roubadas dos  vigilantes.

GETAM apreende 3 armas nas últimas 24 horas II
O GETAM prendeu na manhã de  ontem, 09, um revolver calibre 38 dentro de uma residência abandonada na rua 56, bairro Parque dos Faróis.Através de denuncia feita ao disque denuncias a guarnição composta pelo Asp Guedes, Sgt Fabio, Cb Joeliton, Sd Ivaldo e o Sd Aquino, foram até a residência no local indicado e ao chegar ao local constatou-se que a casa estava aberta e não havia ninguém dentro da residência, como forma de respaldar a busca ao domicilio foram convocadas populares para que assistissem a entrada da polícia na residência como forma respaldar a entrada no domicilio, mesmo que o imóvel tivesse características de abandonado. Dentro do imóvel foi encontrado dentro de um dos cômodos da casa o revolver escondido dentro de moveis velhos. Em menos de 24 horas a polícia militar, através do GETAM já conseguiu retirar das ruas duas armas de fogo é uma forma de demonstra a dedicação e empenho dos policiais militares de Sergipe.

GETAM apreende 3 armas nas últimas 24 horas I
E por fim o GETAM prendeu na noite de terça-feira, 08/11, um revolver calibre 38 em posse do Sr. Tiago Santos Reis, de 19 anos.Através de operação feita no bairro Parque dos Faróis foi avistado o Sr. Tiago que tentou evadir-se com a chegada da polícia, mas logo foi interceptado pela guarnição do Cb Pm Hibison, do Sd Barrozo, SD Herlisson e pelo Sd Sena que conseguiu alcançar e através de busca pessoal constatou-se que o Sr. Tiago encontrava-se armado. Além disso, através de consulta dos dados do individuo constatou-se que o mesmo estava em liberdade condicional.

1º Encontro de Umbandistas de Sergipe acontece sábado
O Centro de Umbanda Caboclo Tupy, a Casa de Caridade Navegantes de Oxalá e a Aldeia Espiritual Raio de Sol promovem no próximo sábado, 12, o 1º Encontro de Umbandistas de Sergipe. A atividade, realizada em comemoração aos 103 anos da Umbanda, acontece às 18h, na Rodovia dos Náufragos, 604, no Robalo, ao lado do Sítio Jardins.

Reflexões
A iniciativa tem como objetivo reunir afro-umbandistas e estimulá-los a fazerem reflexões sobre a união e o respeito entre as religiões. O evento busca, também, sensibilizar a comunidade religiosa para o desenvolvimento de cursos voltados para o aperfeiçoamento dos adeptos, dentro de uma perspectiva teológica e filosófica do mundo. Mais informações: (79) 9984-7083.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RailsonSimoes @BlogClaudioNun Com tantos problemas que Aju vem passando e nossos vereadores aprovam uma lei absurda e ridícula! Seremos manchete nacional.

www.twitter.com/RailsonSimoes @BlogClaudioNun A quem interessa esta lei de Emanuel sobre os cinemas? Será que não é pra privilegiar aqueles que só chegam depois na sessão?

www.twitter.com/UsielRios No meu tempo fazíamos greve por redemocratização, liberdade de expressão – contra a ditadura. Hoje não é bem assim.

www.twitter.com/RivandoGois Enquanto a violência mata crianças, idosos, trabalhadores, jornalistas; um Ministro de Estado prega a intolerância: só saio na bala. Deus!!!

www.twitter.com/jsantana61 Gregos e italianos elegem governos populistas e gastadores, e agora não querem pagar a conta. Terão que pagar, sim. É o preço da democracia.

www.twitter.com/susanevidal Olá, pessoal, bom dia!!! Que a nebulosidade do tempo não interfira na constância de nosso comportamento humano.

www.twitter.com/veronnicamoura por glauco_vinicius Pq no twitter só tem pessoas reflexivas, justiceiras e prontas para salvarem o mundo? kkkkkkkkkkkkkkkk É quase um reduto de SUPER HERÓIS!

DO LEITOR

O que meus olhos viram
Do leitor Messias Gonçalves: “Na noite desta terça feira, devido, ao estado de saúde de uma tia da minha esposa, que por sinal veio a falecer, tive que passar cerca de três horas em frente a entrada da urgência do HUSE. Confesso que até aquela noite, não acreditava que tudo que eu já havia ouvido, eram mentiras. Mas infelizmente não são.
São dezenas de pessoas esperando o primeiro atendimento, esperando ambulâncias dos mais diversos municípios, quando recebem altas médicas, esperando outras ambulâncias para se locomoverem entre o HUSE, a maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a Hildete Falcão. São inúmeras situações.
Mas não conseguir entender, como numa entrada emergencial de um hospital, todos os pacientes que chegaram nestas três horas que lá estive, não houve nenhum caso em que foram recebidos ainda nas ambulâncias, como nos taxis e carros particulares  teve algum profissional de saúde para receber os que procuraram algum tipo de procedimento.
Na portaria, não há cadeiras e nem macas para recepcionarem. É preciso que os próprios acompanhantes adentrem nas instalações para quando necessário, pegarem macas e cadeiras.  Numa das vezes em que manifestei a minha indignação, ouvir de alguém acostumado com aquelas cenas, me dizer que devido ao número de paciente após uma porta à vista, faltavam esses equipamentos na entrada.
Segundo o acostumado informante, lá sim, é que estão inúmeras pessoas, nos corredores depois daquela porta, em macas, cadeiras e até no chão, aguardando atendimento mais digno ao ser humano.
O que me intrigou também é a grande quantidade de profissionais da saúde circulando, dando a impressão de que não venha a ser falta destes profissionais, as causas para a grave crise que se estalou no país. E sabemos que não é.
Os municípios não atendem vinte por cento do que tem como obrigação. Migrando para a capital praticamente toda demanda. Por outro lado, médicos não querem se deslocar para esses municípios, por diversos motivos, como distância dos grandes centros, estrutura nas unidades de saúde, como nos próprios locais de trabalho.
Na verdade a maioria dos casos poderia ser resolvida nas cidades, se não houvesse esses fatores e mais alguns, como em determinados casos, a própria falta de interesse e de vontade dos gestores municipais. Com certeza, a procura no HUSE, como nos outros hospitais de urgências espalhados pelo nosso Brasil, seria bem menor.
Mas as questões nas cidades perdurarão ainda por muitos anos. Estamos assistindo, insistirem ser pai de hospitais que ainda nem saíram do papel, enquanto não procuram defender a legalização dos diplomas de brasileiros e de até estrangeiros, que cursaram em Cuba, Chile, Venezuela, entre outros países, reconhecidamente no planeta, como os que melhores ensinam a chamada medicina básica.
O que não me confortará é saber que vi na terça feira e que outros  virão na quarta, quinta, sexta…………………………………….semana que vem, mês que vem, ano que vem, mais e mais também hão de ver”.

São Cristovão: Justa homenagem ao professor Luiz Alberto
Do leitor Gaspeu: “A Câmara de Vereadores da cidade de São Cristóvão, através do vereador Paulino do Correio, concederá o Título de cidadão Sancristovense ao professor Luiz Alberto. O professor é subsecretário de Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC) se notabilizou pela mobilização para a conquista do Título à Praça São Francisco Patrimônio da Humanidade.A princípio como Secretário de Estado da Cultura e depois como titular da SUBPAC. Uma subsecretaria vinculada a Casa Civil. O professor também foi homenageado pelo governador Marcelo Deda com a Medalha Aperipê, em reconhecimento ao trabalho na conquista desse Título.A SUBPAC foi criada há dois anos por meio da Lei 6.615, de 18 de junho de 2009. A subsecretaria surgiu para somar forças no processo de eleição da Praça São Francisco à Patrimônio da humanidade. Desde o 1º de agosto de 2009, quando tomou posse, o foco central do trabalho foi exatamente dedicado à questão da Praça São Francisco – Patrimônio da Humanidade. De imediato foi elaborado um plano de trabalho dividido em cinco itens: infra-estrutura, mobilização e marketing, turismo, cultura e educação, meio ambiente, segurança e outros agentes.Houve uma reunião ainda no mês de agosto com as lideranças da Câmara de Vereadores e da Igreja, num movimento pró Praça São Francisco. Foi colocado nessa mesma reunião, que até o início de fevereiro de 2010, para cumprir um conjunto de exigências da UNESCO e conseguimos. Conseguimos graças a mobilização de todos estes agentes tendo como referência um plano de trabalho que apontava com firmeza para a obtenção da chancela.Professor Luiz Alberto receberá o Título de cidadão Sancristovense merecidamente. A Câmara de Vereadores aprovou e o povo reconhece o seu trabalho na conquista do Título e na preocupação com o Patrimônio Histórico e Cultural da nossa cidade, que hoje não é mais de Sergipe e sim do Mundo e da humanidade”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"As duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”. Albert Einstein.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais