Elas são maioria

0

Das 2.068.031 pessoas residentes em Sergipe, 1.062.982 são do sexo feminino, ou seja, o Estado tem 57.933 mulheres a mais do que marmanjos. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento populacional de 1,49%. Do total de habitantes apurado pelo Censo Demográfico 2010 do IBGE em Sergipe, 1.520.243 moram nas cidades. Em Aracaju está concentrada a maior população: 570.937 pessoas. Já Amparo de São Francisco é o município com o menor número de moradores: apenas 2.275 suplicantes. Também na capital, elas são maioria. Dos 570.937 residentes em Aracaju, 305.616 são mulheres. Diferente dos demais 74 municípios, todos os aracajuanos moram na zona urbana. Estes são alguns dos dados preliminares do Censo 2010, divulgados ontem pelo IBGE.

 

Eleição vermelha

 

Hoje tem eleição para escolher a nova diretoria do Clube Sportivo Sergipe. Concorrem à presidência do ‘Mais Querido’ o advogado Genisson Silva e o médico Carlos Alberto Mendonça. 120 conselheiros têm direito a voto. Nos bastidores, comenta-se que Genisson leva uma ligeira vantagem para seu adversário, porém deverá vencer quem fizer um melhor trabalho de boca de urna. As eleições do Sergipe foram antecipadas visando devolver a normalidade ao clube, que está sob intervenção desde que Antônio Soares da Mota foi afastado da presidência.

 

De volta

 

O governador Marcelo Déda (PT) reassumiu ontem o governo, após 20 dias afastado para se recuperar de uma cirurgia de hérnia. Ontem cedo ele recebeu o cargo do vice Belivaldo Chagas (PSB), em ato simples que contou com a presença do deputado federal e vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB). Hoje, Déda já viajou para Brasília, onde se encontra com o presidente Lula (PT) e, possivelmente, com Dilma Rousseff (PT).

 

Inaugurando rua

 

O primeiro compromisso oficial do governador foi a inauguração, ontem à noite, da Rua do Turista, antiga Rua 24 horas, no centro de Aracaju. Segundo o governador, o objetivo do poder público estadual será manter a estrutura como uma “passarela de comunicação” do comércio aracajuano com o centro de artesanato e turismo presente na antiga Rua 24 Horas. O fato interessante é que na porta de saída do espaço comercial tem uma placa com a inscrição “seja bem vindo”. Ué, o certo não seria na entrada?

 

Esquecidos

 

Uma pesquisa encomendada pela Justiça Eleitoral revela que boa parte dos eleitores já não se lembra mais em quem votou nas eleições deste ano. O esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto. Em segundo lugar com maior grau de esquecimento foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que esqueceram em quem votaram. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados. A maioria dos entrevistados – 32% – declarou ter o ensino médio completo.

Casas Bahia

 

A Casas Bahia vai instalar outras duas lojas em Aracaju já no próximo ano. O anúncio foi feito ontem, pelo presidente do Conselho da Casas Bahia, Michael Klein, durante a abertura da primeira unidade do grupo na capital sergipana. Localizado no Shopping Riomar, num espaço com 750 metros quadrados e 30 colaboradores, o empreendimento oferece aos clientes ambientes que podem ser reproduzidos em suas próprias casas. Segundo Klein, a proposta é inaugurar, ano que vem, entre 12 a 15 novas lojas na Bahia, Sergipe e Alagoas.

 

Oferta de crédito

 

Pagamento de impostos, como IPVA e IPTU, os gastos com a matrícula e os materiais escolares, com os presentes e as viagens de fim de ano. Tudo isso faz muitos consumidores começarem um novo ano já no vermelho. Para evitar isso, os bancos oferecendo linhas de crédito pessoal como opção para o pagamento dessas despesas. Uma das vantagens de optar por um empréstimo é que os clientes podem utilizá-lo para pagar as contas de IPVA e IPTU à vista com o desconto oferecido pelo governo.

 

13º na poupança

 

Cerca de 38,2% dos consumidores devem aproveitar parte do 13º salário para poupar ou investir. De acordo com pesquisa da GfK, 20% do valor recebido deve ter esse destino, atrás apenas do montante destinado ao pagamento das dívidas, que ficará em torno de 42%. Segundo o levantamento, as pessoas das classes A/B devem poupar ou investir 27% do 13º salário, enquanto as pertencentes às classes C/D utilizarão 12% do montante com este objetivo.

 

Reeleito

O sindicalista Ronildo Almeida foi reconduzido ontem à presidência da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe. Após a apuração dos votos, o presidente destacou o trabalho realizado desde a fundação da entidade: “Os avanços ocorreram apesar do rolo compressor dos patrões contra a conscientização e a organização da classe trabalhadora, principalmente no interior de Sergipe”, frisou. Hoje, a Federação tem a sua base formada por sete sindicatos.


Do baú político

 

Não é de hoje que se comenta sobre possíveis minas de ouro na Serra de Itabaiana. A cidade ganha muito com o metal, mas todo ele é adquirido fora do Estado e ali transformado em anéis, alianças, brincos, etc, aumentando o faturamento do movimentado comércio local. Mas, de onde vem essa história sobre a existência de ouro no subsolo itabaianense? A coluna recorreu à filha da cidade, professora Maria Thetis Nunes. Em seu livro ‘História de Sergipe a partir de 1820’, ela conta que, já no início do século XIX, falava-se em ouro na Serra. Em 1826, atendendo portaria imperial, o presidente do Estado, José Vicente da Fonseca, determinou a realização de estudos sobre a existência de ouro em Itabaiana. Deles resultaram o envio, ao ministro José Feliciano Fernandes, de um caixote contendo uma pequeníssima amostra de precioso metal. De lá pra cá sempre se falou no assunto, mas as sonhadas minas de ouro jamais foram encontradas.  

Confira outras informações

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais