Eleições unificadas se reforma passar

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Eleições unificadas de cinco em cinco anos. Ou seja, fim do alto custo financeiro de dois em dois anos, além da paralisação dos parlamentos, e dos próprios governos, nos anos eleitorais.  E o fim da reeleição com mandatos de cinco anos.  O atual quadro político e econômico do país parece que levará a classe política a realizar a tão sonhada reforma política.

Pela proposta, os eleitos em 2016 teria um mandato de apenas dois anos. Porém, no caso dos prefeitos, se não foi reeleito, poderá ser candidato em 2018. Após 2018 a reeleição acabará. Outros defendem que a unificação das eleições seja feita em 2022.

Outro ponto importante é acabar com as coligações e os eleitos serão os candidatos mais votados em ordem decrescente até atingir o número total de vagas. É a forma mais justa e garantirá até mesmo o fortalecimento dos partidos e o fim das legendas de aluguel.

A polêmica maior fica por conta do financiamento privado das campanhas. Uns defendem a adoção do financiamento público. O certo é que no Brasil de hoje fica difícil saber a diferença do público e do privado. Eles se confundem em tudo, até mesmo em recursos para campanhas.

É certo também que do jeito que o sistema eleitoral precisa de uma mudança. E essa reforma pode ser o início para a adoção do voto facultativo em breve.

“Confusão” proposital ou não com cotas zeradas de combustível para PC
O Blog vem alertando ao secretário Mendonça Prado para agir com firmeza. A situação de descontrole é tanta que todas as viaturas da polícia civil do interior estavam com suas cotas zeradas na tarde de ontem, prejudicando as atividades de polícia judiciária. Chamaram as pressas policiais militares para contornarem a situação.

Mendonça tem que agir com firmeza abrindo inquéritos administrativos
Correta a decisão da nova gestão da SSP em mexer no sistema de abastecimento para verificar o uso de combustíveis, mas é preciso firmeza. Mendonça Prado tem que começar a agir com firmeza, abrindo inquéritos administrativos e colocando para fora por justa causa meia dúzia, com o apoio do governador do Judiciário.

Justa homenagem do movimento de revitalização do Velho Chico
Uma justa homenagem do Movimento de Mobilização da Sociedade Civil pela Revitalização do Velho Chico – com o apoio da

Familiares dos homenageados recebendo as placas entregues pelo movimento pela revitalização do Velho Chico.

 coordenação do Aracaju de Tototó – foi feita na última terça-feira. Foram entregues três placas “Espaço Verde”, aos famikliares de três cidadãos já falecidos – Odyr Vaz da Costa, Antônio Afonso Garcez Menezes e Anizio Prudente Filho – que foram os responsáveis pela arborização do conjunto Inácio Barbosa que é um exemplo em Aracaju que o cidadão pode fazer a sua parte na defesa da natureza. Um dos coordenadores do movimento, Goisinho, prepara outra ação para domingo. O blog informa amanhã, todos os detalhes.

Educação: secretário apresenta dados ao TCE
Na manhã desta quarta-feira, 18, membros do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) receberam o secretário estadual de Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, e sua equipe para reunião a respeito dos rumos a serem tomados para melhoria da educação no Estado.

Índices
O secretário apresentou ao membros presentes da Corte de Contas, entre eles o presidente Carlos Pinna, conselheiros, procuradores e diretores, material baseado em estatística sobre a evolução de alguns índices qualitativos na educação. As conclusões dos estudos não foram positivas, alguns números indicaram Sergipe com um dos piores estados em questão de qualidade nos ensinos fundamental e médio.

Luta
De acordo com Jorge Carvalho, o material apresentado fornece dados imprescindíveis para o engajamento da secretaria na luta por uma educação de qualidade, direito este previsto na Constituição Federal. “Viemos aqui apresentar a realidade da educação em Sergipe, atendendo prontamente ao chamado do Tribunal e observando o dever de todo o gestor. Apresento aqui um quadro difícil, mas que tem solução”, explicou.

Grupo de verificação
O presidente Carlos Pinna salientou que o gesto do secretário é um gesto de coragem e ambicioso. “Coloco o Tribunal de Contas à disposição da Secretaria de Educação em tudo que for possível para ajudar na elevação da qualidade desse setor tão importante para a nossa sociedade. É um verdadeiro ato de coragem enfrentar a realidade da educação em Sergipe e buscar solução para os seus problemas”, disse, afirmando que vai propor a criação de um grupo de verificação de alto nível.

Lamentável
O senador Eduardo Amorim (PSC) fez um discurso no Senado lamentando o momento critico que passa a educação em Sergipe. “Vai de mal a pior”, disse lembrando da frase “bem vindo ao inferno”, dita pelo atual secretário de Estado da Educação ao empossar o diretor regional da DRE-5 há duas semanas. “Este diagnóstico, feito por um integrante do atual governo, reflete a péssima avaliação do ensino fundamental e ensino médio no nosso Estado, confirmados pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, disse o senador.

Oito anos
Eduardo não poupou críticas à pasta, ao afirmar que “mesmo depois de mais de oito anos à frente do comando do governo de Sergipe, o atual grupo político assume que fez uma política educacional pífia”. Para ele, não há valorização dos servidores, professores e alunos.

Assuntos Sociais
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi eleita vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), uma das mais importantes do Senado da República. Além disso, a democrata é titular das Comissões de Direitos Humanos; Educação e Conselho da Comenda Dom Helder Câmara. Na condição de suplente, a senadora por Sergipe, ainda compõe, as Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo; Justiça e Cidadania, e Comissão do Senado Futuro.

Audiência de custódia
O senador Valadares (PSB) defendeu ontem um projeto de lei de sua autoria que determina o prazo de 24 horas para a apresentação do preso à autoridade judicial, depois de efetivada sua prisão em flagrante. “Trata-se da chamada “audiência de custódia”, que vem adequar nossa legislação ao que está estabelecido em tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo Brasil”, explicou.

Parâmetro
A lei processual penal já determina o envio do auto de prisão em flagrante em até 24 horas depois de efetivada a prisão. A ideia é adotar como parâmetro o mesmo lapso temporal para apresentação pessoal do preso perante a autoridade judiciária. “Essa definição de tempo é necessária para que o preso tenha a sua integridade física e psíquica resguardadas, bem como para prevenir atos de tortura de qualquer natureza possibilitando o controle efetivo da legalidade da prisão pelo Poder Judiciário”, explicou Valadares.

Moção de apoio a Evaldo Campos
O vereador Emmanuel Nascimento (PT) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para manifestar apoio ao advogado Evaldo Campos. O parlamentar informou que participou de um ato e assinou um manifesto fortalecendo sua contribuição a favor de Campos. “Evaldo é o baluarte do Direito sergipano, sempre foi um homem respeitado e admirado na sua profissão. Tive a honra de ser seu aluno na faculdade de Direito. Um homem de caráter e que merece o apoio de todos os seus colegas de advocacia”, afirmou.

Importância
Nascimento informou que apresentou uma moção de apoio e que todo o Legislativo Municipal também reconhece o trabalho e importância deste cidadão, prova disso, é que todos os vereadores fizeram questão de assinar a moção de apoio que foi aprovada hoje por unanimidade.  “Defender Campos é defender a advocacia sergipana, é defender aquele que sempre esteve ao lado dos mais humildes e mais pobres, é defender aquele que se dedicou a Justiça do Estado. Mais uma vez manifesto esse apoio em nome do Legislativo Municipal, este não é apenas o apoio de um único vereador, mas de todos os vereadores”, frisou.

Saúde
Ainda inspira muito cuidado e acompanhamento especial o estado de saúde da senhora Maria Azevedo Pimentel, 92 anos, mãe do deputado estadual Luciano Pimentel. Ela encontra-se internada numa UTI em Vitória da Conquista, Bahia, vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC – no final da semana passada. Luciano acompanha pessoalmente a situação, esteve em Aracaju nesta terça, mas retornou à Bahia.

Rede de esgoto do Parque dos Faróis
A deputada Silvia Fontes participou ontem de uma audiência com o diretor-presidente e diretor técnico da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Fernandes Melo e Edson Barreto, respectivamente. O encontro tem como objetivo tratar sobre as obras da rede de esgoto do Conjunto Parque dos Faróis.

Vistoria
O secretário de planejamento de Nossa Senhora do Socorro, Gledson Oliveira, e os líderes comunitários, também participaram da reunião.Todos cobraram uma solução para os problemas causados pelas obras da rede de esgoto no conjunto. Ficou acordado que na próxima quarta-feira, 25, a equipe da Deso, juntamente com a deputada, prefeitura e lideranças farão uma vistoria no local.

Dia do Artesão é comemorado
“Todos os artesãos sergipanos estão de parabéns. Nosso Estado se destaca pela beleza e qualidade do artesanato, são peças feitas em cerâmica, palhas, madeira, bordados, que encantam turistas e sergipanos. O Sebrae montou uma programação especial para comemorar 19 de março, dia do artesão”, destaca Julia Vasconcelos, gerente do Sebrae.

Dia do Artesão é comemorado II
A data será comemorada com a realização do “IV Workshop do Artesanato”, que acontecerá nessa quinta feira, das 9h às 17h no Clube dos Empregados da Petrobras. A ação é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, do Trabalho e dos Direitos Humanos.Informações na Unidade de Atendimento Coletivo do SEBRAE, com a analista Wania Alzira, telefones (79) 2106-7720 e 2106-7728, email http:// wania.alzira@se.sebrae.com.br

Comerciários abrem Campanha Salarial
Comerciários de Sergipe estarão reunidos no próximo sábado ,21, sob a coordenação da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse) e sindicatos filiados, para discutir reajuste salarial e condições de trabalho.

Cláusulas
As cláusulas serão elencadas na pauta de reivindicação da categoria para a campanha salarial 2015/2016 que tem como data base 1º de maio. A assembleia será, às 13h, no auditório da sede do sindicato dos Comerciários, localizado na avenida Dr. Carlos Firpo, 284, Centro. Na oportunidade será oferecido um almoço aos comerciários

Construção
De acordo com o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, além da diretoria, é substancial a participação de todos os trabalhadores na construção da campanha. “Precisamos ampliar as conquistas até porque as empresas estão se consolidando, aumentando seus lucros ano a ano. Alguns setores, inclusive, com investimentos governamentais”, explica Ronildo.

Dívida
Ainda de acordo o presidente da Fecomse, há uma dívida do setor patronal com o trabalhador. “Esperamos que o setor patronal tenha mais respeito e sensibilidade com os colegas trabalhadores até porque já existe uma dívida do setor patronal do índice do INPC. Temos novas cláusulas para transformar em conquistas no campo social”, ressalta Ronildo.

Técnica de negócios é tema de treinamento no Banese
Funcionários do Banese estão sendo treinados no “BMG – Business Model Generation”, também conhecido como “Business Model Canvas”, técnica internacional que visa oferecer aos gestores uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes de forma ágil, simplificada e completa. O treinamento teve início nesta quarta-feira, 18, e vai até a próxima terça-feira, 24, dentro do Programa de Formação dos Gestores de Área e Coordenadores de Projetos que está sendo realizado pelo banco desde fevereiro último e será concluído em julho.

Técnicas e ferramentas
Segundo o superintendente da Área de Gestão Estratégica do Banco, Luciano Cerqueira Passos, que é também quem está ministrando o treinamento sobre o “BMG”, o Programa de Formação do Banese visa oferecer aos gestores técnicas e ferramentas para que possam conduzir o novo modelo organizacional que está sendo desenvolvido pela instituição, através das melhores práticas de mercado.

Público-alvo
Gerentes de Área e coordenadores de Projetos constituem o principal público-alvo do Programa de Formação do Banese. No entanto, conforme Luciano Passos, também estão sendo abertas vagas para outros integrantes do corpo funcional do Centro Administrativo do banco para que tenha a oportunidade de participar desta formação, e com isto apoiar na condução das estratégias definidas para a empresa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/olhosdosertao Cid apenas colocou o dedo na ferida e os deputados vestiram a carapuça com a indignação hipócrita. Dilma está nas mãos dessa cambada.

www.twitter.com/LGustavoCosta13   Cid Gomes falou tudo que todos têm vontade de dizer ..

www.twitter.com/rod_rocha  Cunha comunica: "Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes" Coisa mais linda, essa construção.

www.twitter.com/palmeriodoria  Eu sou do tempo em que presidente da Câmara — entrutado ou não — não anunciava demissão de ministro,

www.twitter.com/Berdantorres  Brasil. Lugar onde um ministro é demitido por falar verdades sobre os deputados.

www.twitter.com/eniodesouza  Cid Gomes morreu de sincericídio

www.twitter.com/pablovillaca Temos um dos piores congressos de nossa história. O mais conservador desde 64. Cheio de parlamentar com ficha suja. E se fazem de vítimas.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
“Eu irei não importa aonde, contanto que seja para a frente.” 1813 – David Livingstone, missionário e explorador britânico, nasceu em 19 de Março de 1813 e morreu em 1873)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais