Em defesa dos royalties

 

 

 

 

O governador Marcelo Déda (PT), defende uma fatia maior dos royalties com a exploração de petróleo para os estados produtores. Apesar de reconhecer que as reservas na camada pré-sal necessitam de “um tratamento diferenciado”, o petista argumenta que os estados produtores devem receber mais por conta dos danos ambientais e volume de investimentos que necessitam para a exploração do óleo. “A lei como está hoje é justa. Se tem o petróleo em Sergipe e lá que se explora, tenho que receber royalties para usar o subsolo do meu estado. Na verdade, não vamos transformar um capricho da natureza em um capricho político”, disse o governador. Essa briga pelos royalties promete, pois tem muito dinheiro envolvido.

Tuberculose mata

 

O número de pessoas infectadas com tuberculose caiu 27,58% no Brasil entre os anos de 1999 e 2008. No período, o índice de contaminação diminuiu de 51,44 casos por 100 mil habitantes, em 1999, para 37,12, em 2008. Um agravante apontado pelo Ministério da Saúde é a infecção de tuberculose em pacientes com AIDS, o que agrava os efeitos da doença. A taxa de mortalidade no Brasil de pessoas com tuberculose é de 5%. Dos que tem a doença e AIDS, 20% morrem. Um dos motivos que aumentam a mortalidade é o abandono do tratamento por 8% dos pacientes.

 

Cigarro proibido

 

A Anvisa proibiu formalmente o comércio e a importação do cigarro eletrônico, dispositivo usado para simular o ato de fumar. O produto é invento da empresa chinesa Golden Dragon Group, como alternativa ao tabagismo. Formado por um inalador, um cartucho, um chip e uma bateria recarregável, tem aparência semelhante ao cigarro convencional e emite um vapor não prejudicial à saúde. Mas em análise realizada pela Organização Mundial da Saúde, descobriu-se diversas substâncias tóxicas envolvidas em sua fabricação o que levou a organização a aconselhar sua proibição.

 

Mais ônibus

 

As empresas de ônibus de Aracaju ratificaram ontem os compromissos assumidos anteriormente junto ao município no que diz respeito à melhoria dos serviços prestado à população. Os empresários prometem colocar em circulação 52 ônibus novos. Desse total, 10 já estão em operação. Os demais serão inseridos na frota gradativamente, a partir do dia 8 de setembro. A cada semana, oito novos veículos entrarão em circulação. Além desses 52 novos ônibus, outros 63 serão adquiridos em breve. O objetivo é reduzir a idade da frota para patamares aceitáveis pela legislação em vigor.

 

Rádio enlutado

 

O rádio sergipano perdeu ontem o brilhante profissional Dermeval Gomes. Ele morreu às 11 horas vítima de complicações no coração e cirrose hepática. O corpo do profissional de imprensa, que tinha 67 anos, está no Velatório Atalaia e será sepultado logo mais às 10 horas no Cemitério São João Batista. Dermeval estava afastado do rádio há 7 anos. Ele trabalhou nas TVs Sergipe, Aperipê e Atalaia, além das rádios Cultura, Aperipê, Delmar FM e 103 FM.

 

Computador barato

 

Os correios colocaram à disposição dos professores das redes pública e privada
computadores portáteis com preços e prazos especiais. O programa Computador Portátil para professores utilizará a rede de lojas dos correios para a captação dos pedidos, repasse aos fabricantes e entrega de notebooks aos compradores. Cada professor poderá comprar somente um computador, ao preço máximo de R$ 1.400,00, incluindo o frete.

Os pedidos devem ser feitos pessoalmente nas agências dos correios que operam com o Banco Postal ou nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil e Caixa).

Bancos lotados


Quem precisou ir aos bancos ontem em Aracaju enfrentou longas e demoradas filas. A
coincidência de o final de agosto ter ocorrido numa segunda-feira contribuiu para o
grande movimento das agências bancárias e postos de serviços. Até as casas lotéricas foram muito procuradas para pagamentos de tributos diversos. Nem precisa dizer que muita gente abandou as filas para retornar hoje, naturalmente, pagando juros sobre os tributos vencidos ontem.

Expectativas boas

A retomada do crédito para pessoa física, com alongamento dos prazos e queda nas taxas de juros, deverá possibilitar uma recuperação das vendas de motocicletas, embora
gradualmente. A previsão é da Tendência Consultoria. Mesmo assim, a estimativa é de que o setor registre queda de 17% nas vendas internas neste ano. A redução dos negócios no setor foi mais acentuada no início do ano, sendo que, nos últimos meses, houve estabilidade.

Empreendedorismo

Faz parte da programação do Líder Nordeste a palestra do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana. O evento acontecerá no próximo dia 11 no Hotel Parque dos Coqueiros. A palestra terá como tema Empreendedorismo e Inovação. Segundo o secretário, ‘Empreendedorismo e Inovação’ formam o binômio a partir do qual devem ser construídas as políticas de desenvolvimento econômico, sobretudo aquelas dirigidas às micro e pequenas empresas e aos Arranjos Produtivos Locais.

 

Saúde melhor

 

A Câmara Municipal de Aracaju assina hoje um convênio com o Ipesaúde para que os servidores do Legislativo possam contam com a assistência médico-hospitalar oferecida pelo Instituto. O presidente da Câmara, vereador Emmanuel Nascimento (PT), revela que pelo convênio todas as despesas com a saúde dos servidores será bancada pelo Parlamento aracajuano. Convênio igual já existiu no passado, mas foi rompido há 12 anos porque a Câmara deixou de cumprir a sua parte no acordo.

 

 

.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais