Emagrecendo com adoçantes artificiais

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para “chegar” perto de você. Drumonnd de Andrade

A substituição com adoçantes artificiais em bebidas açucaradas e em outros alimentos tem sido por um longo tempo um método básico para diminuir o consumo de calorias, mas houve discussões sobre os riscos e benefícios reais, mesmo quando se discute o equilíbrio energético, obesidade e complicações relacionadas à obesidade.

Quase dois anos atrás, uma meta-análise publicada no International Journal of Obesity procurou decifrar o corpo de evidências olhando para “edulcorantes de baixa energia” (LES) e consumo de energia mais peso corporal.

Os resultados da análise surpreenderam alguns, concluindo que o uso de LES no lugar de açúcar resulta em efeitos benéficos, possivelmente mesmo em comparação com a água. Revisamos esses dados naquela época, mas publicações recentes e um resumo apresentado solicitaram essa atualização.

Tradicionalmente, parecia óbvio que se a ingestão de energia pudesse ser diminuída pela substituição de bebidas açucaradas como refrigerante, suco e outras por aquelas que utilizam adoçantes artificiais, haveria benefícios, incluindo perda de peso e controle glicêmico.

Sabemos que as bebidas açucaradas promovem ganho de peso e estão associadas à obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2, substituí-las por alternativas hipocalóricas parece legítimo e tem sido recomendada pela AHA e ADA.

No Health Professionals Follow-Up Study, as bebidas adoçadas com açúcar também estavam associadas a doença coronariana, enquanto as bebidas artificialmente adoçadas não estavam.  Os edulcorantes de baixa / sem caloria também foram reconhecidos no National Weight Control Registry como um componente importante da manutenção da perda de peso.

Estudos observacionais, no entanto, têm gerado preocupação de que talvez haja uma associação entre o consumo desses produtos e o aumento do apetite, peso corporal e complicações como a diabetes tipo 2. Os potenciais efeitos metabólicos adversos nos sistemas de apetite / saciedade / hedônico / recompensa foram explorados, mas são inconclusivos.

Algumas pesquisas têm implicado o microbioma intestinal como um fator nessa associação. Além disso, no mês passado, um estudo observacional de uma coorte da Framingham Heart Study Offspring publicado no jornal da American Heart Association, Stroke, sugeriu um risco aumentado de acidente vascular cerebral e demência associado à ingestão de bebidas dietéticas. Há dois anos, um estudo randomizado nos surpreendeu ao mostrar que as bebidas com adoçante apresentaram melhor desempenho em relação à perda de peso do que a água, apesar da água ser o “champanhe dos atletas”.

Uma metanálise anterior publicada em 2014 também apoiou os potenciais benefícios da substituição de bebidas açucaradas com edulcorantes não calóricos, de acordo com os ensaios clínicos randomizados, para a perda de peso. Pouco depois de analisarmos esses dados há dois anos, foi publicado um ensaio comparando água com bebidas dietéticas mostrando uma ligeira vantagem para a água.

Este mês, novos dados foram apresentados no Congresso Europeu sobre Obesidade novamente apoiando a segurança para o equilíbrio energético (durante um simpósio patrocinado pela International Sweeteners Association). Marc Fantino, MD, do Centro de Pesquisas CreaBio Rhone-Alpes, Centro Hospitalar Lyon-Givors, França, apresentou um estudo randomizado controlado, incluindo indivíduos que tomaram bebidas dietéticas em comparação com aqueles que beberam água. 80 mulheres e 86 homens que nunca haviam consumido bebidas dietéticas foram randomizados para bebidas adoçadas com baixas calorias (660ml) ou água e depois foram autorizados a comer o quanto quiserem sem uma diferença na ingestão calórica ou preferências doces.

Charlotte A Hardman, PhD, da Universidade de Liverpool, também apresentou alguns dados que bebidas artificialmente adoçadas podem realmente ajudar a mitigar os desejos por açúcar apesar das preocupações com isto. A meta-análise de 2015 incluiu estudos em animais, além de coortes prospectivas e ensaios clínicos randomizados. Eles realizaram uma revisão sistemática de estudos em animais e estudos com seres humanos consumindo “edulcorantes de baixa energia” (LES) com acesso ad libitum à energia alimentar.

Eles relataram que na maioria dos estudos em animais, a exposição a LES diminuiu o peso corporal ou teve um efeito insignificante. Eles analisaram 12 coortes humanas em potencial que relataram associações inconsistentes, mas a meta-análise de estudos controlados randomizados de curto e longo prazo (4 semanas a 40 meses) mostrou algum benefício.  Em nove comparações, LES versus açúcar levou a peso relativamente reduzido (-1,35 kg) e em 3 comparações versus água houve uma redução semelhante de -1,24 kg. A revisão não vai para os detalhes de cada adoçante de baixa energia, que pode não fazer uma diferença em termos de mudanças de peso, mas pode fazer a diferença em termos de outros efeitos metabólicos.

Por exemplo, a estévia pode ter efeitos metabólicos benéficos, enquanto outros podem ter efeitos neutros ou mesmo deletérios. Também neste mês, um estudo foi publicado mostrando nenhum efeito metabólico glicêmico adverso de sucralose mais de 12 semanas em um ensaio randomizado que é reconfortante.  Pode haver outros efeitos não metabólicos além do escopo desta revisão e até mesmo inclui intolerâncias simples.

Na sequência de um estudo de roedores sugerindo preocupação de leucemia com sucralose, foi encomendado à Comissão Europeia um “Painel sobre Aditivos Alimentares e Fontes de Nutrientes Adicionadas aos Alimentos” para fornecer uma declaração sobre a validade dessas conclusões e eles consideraram que no geral os dados não corroboraram essa evidência.

O Centro de Ciência do Interesse Público permanece cético, mas concorda que “os riscos que o consumo excessivo de açúcar e sobretudo de bebidas açucaradas, trazem como: diabetes, doenças cardíacas e obesidade superam largamente o risco de câncer dos adoçantes artificiais”.

Conclusões e Recomendações

Apesar das preocupações com mudanças na flora intestinal e outros efeitos adversos potenciais, o corpo de evidências mostra que os substitutos do açúcar levam a menos ganho de peso ou até mesmo perda de peso em comparação com o seu semelhante açúcar muito calórico.

Com isso em mente, não promovemos seu uso em grandes quantidades – apenas quando a escolha é entre uma bebida açucarada e sua contrapartida dietética. Mesmo que haja uma possibilidade de que estes edulcorantes de baixa energia sejam neutros ou mesmo benéficos em termos de perda de peso em relação à água, ainda recomendamos água como a bebida de escolha número um

No entanto, edulcorantes de baixa energia podem ser usados da mesma forma que um patch de nicotina é usado para fumantes, assim como trocar de açúcar para substitutos do açúcar é provavelmente a sua melhor opção para controle de peso / perda.

Então, talvez aqueles pacientes que lutam com o consumo de refrigerante, suco, chá doce ou cafés especiais de alta caloria poderiam fazer grandes progressos ao mudar para opções semelhantes que utilizam uma variedade de edulcorantes de baixa energia.

Uma Saudável e Agradável Semana…

Paz, Luz e Muitas Alegrias!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais