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“CAMPOS MORFOGÊNICOS: Embora acreditemos que sabemos muito sobre a maneira como os campos afetam o mundo tal como os percebemos, a verdade é que ninguém sabe de fato o que é um campo. O mais perto que podemos chegar da descrição daquilo que eles são consiste em dizer que constituem estruturas espaciais existentes no tecido do próprio espaço”.

Michel Talbot

 

Muitas organizações, grandes ou pequenas, possuem uma energia fantástica e inexplicável transitando por elas. Quando entramos nessas organizações sentimos um clima diferente, um misto de cordialidade, qualidade no atendimento, postura; mas nada programado, decorado, cristalizado ou formal; trata-se de um clima de cordialidade e alegria verdadeiro.

 

Existe um conceito muito interessante definido na biologia com base em experiências no campo da física por Sheldrake (1), conceito esse que, embora seja ainda muito criticado já aceito por muitos cientistas e que pode explicar muitos fenômenos da ambiência organizacional. Sheldrake postulou um conceito que definido como “campos morfogênicos” que influenciam o comportamento das espécies. Esse tipo de campo é dotado de muito pouca energia própria, mas é capaz de moldar energia de outra fonte. Assim sendo, segundo ele, os campos morfogênicos, são construídos por meio de capacidades que se acumulam à medida que os membros de uma mesma espécie aprenderam um determinado tipo de comportamento. Por exemplo, um determinado grupo de indivíduos aprendeu a andar de bicicleta, os componentes da mesma espécie ou grupo, cada vez mais aprenderão mais facilmente a andar de bicicleta. Segundo Sheldrake o comportamento fica gravado no campo morfogênico e, quando a energia de um indivíduo se combina com ele, o campo padroniza o comportamento desse indivíduo.

 

Bem sabemos que é impossível ver um campo morfogênico ou qualquer outro, todavia é muito fácil perceber a sua influência apenas examinando o comportamento das pessoas como um todo. E, para saber o que está contido neste campo basta observar o que as pessoas estão fazendo, ao captarem as mensagens e discernirem o que está sendo realmente valorizado elas conseguem moldar o seu comportamento a partir disto. E tanto esses campos têm ações altamente enriquecedoras, como podem atuar destrutivamente, pois quando só perturbações estão presentes no clima organizacional o comportamento dos indivíduos contidos nesse campo também serão perturbados. As pessoas dizem uma coisa e fazem outra, pensam numa coisa e querem outra, ninguém confia em ninguém e, como resultado a organização vai gradativamente mudando de direção e posteriormente não consegue encontrar o seu caminho de volta.

 

Não tem nada de “espiritual” ou “espiritualização” com esse conceito, apenas são situações que estão regidas por leis físicas e, como era de se esperar, evidentemente, invisíveis.

 

Portanto, quanto mais conhecemos e compreendemos o poder dos campos, mais entendemos como é importante trabalhar e fazer entender muito bem por todos a missão, a visão e os valores da organização. Geralmente percebemos a visão de maneira linear, ou seja, uma frase que exprime a criação de um destino para a organização; a partir do entendimento desse conceito poderemos acreditar que quanto mais clara estiver essa imagem, muito maior será a força que impelirá em direção ao futuro desejado.

 

Em resumo quando um grupo de indivíduos se une com pensamentos próativos buscando atingir um objetivo comum a todos, e com um nível energético de pensamento bastante elevado positivamente, tudo leva a crer que a construção desse futuro desejado, comum a todos, será resultante de uma força impelida por todos conjuntamente.

 

Portanto, segundo a teoria dos campos morfogênicos é de se esperar que essa construção seja mais fácil de acontecer do que se imagina.

 

Agora, você deve estar se perguntando: “Será que essas organizações existem?” Sim, elas existem de verdade!

 

(1)  Sheldrake, Rupert. The presence of the Past, Nova York: Vintage Books, 1988.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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