Enfim, a refinaria

Sergipe deverá ganhar uma refinaria de petróleo. O blog foi informado que, diante da descoberta de um mega campo petrolífero no litoral sergipano, a Petrobras decidiu viabilizar a implantação de uma mini-refinaria em Carmópolis, onde está o maior campo terrestre de petróleo do Brasil. A fonte revelou ainda que o governador Jackson Barreto (PMDB) participou ontem à tarde de uma reunião justamente para discutir sobre mais este investimento da Petrobras. Vamos, portanto, aguardar mais informações sobre esta notícia da maior importância para a economia sergipana.

Concurso da PM

O desejo do governo é poder homologar até junho de 2014 o concurso para soldados da Polícia Militar. Segundo Zezinho Sobral, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, a data tem a ver com o início da campanha eleitoral, quando passa a vigorar uma série de exigências sobre contratação de pessoal. A ideia do governo é selecionar neste concurso cerca de 600 novos PM’s.

Homenagem

Emocionante a homenagem prestada ontem ao falecido governador Marcelo Déda (PT) pela Associação das Empresas de Obras Públicas e Privadas de Sergipe (Asseopp). Muitos foram às lágrimas com a exibição de fragmentos de um discurso feito por Déda na formatura dos alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior. Entre os presentes, a viúva Eliane Aquino, o governador Jackson Barreto, o empresário Luciano Barreto, presidente da Asseopp, e o bispo auxiliar de Aracaju, dom Henrique Soares da Costa.

Correios

As agências dos Correios vão funcionar em horário diferenciado por causa das festas de fim de ano. Nos próximos dias 23, 26 e 30, o funcionamento será normal, das 8h às 17h. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências vão ficar abertas até o meio-dia. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, nenhuma agência abrirá, inclusive, as que fazem plantão. A partir do dia 2 de janeiro, o horário de funcionamento voltará ao normal.

Dará posse

O governador Jackson Barreto (PMDB) vai nomear a deputada estadual Susana Azevedo (PSC) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Segundo o peemedebista, como o Supremo ainda não se manifestou sobre a ação movida pelo governo contra o prazo de 20 dias para nomear a conselheira, não lhe resta outra alternativa que não seja cumprir a lei. Para o lugar de Susana na Assembleia vai o radialista Gilmar Carvalho (PR). Isso é que é presente de Natal!

Grana no bolso

Os servidores estaduais vão receber esta semana o 13º salário. O pagamento começa hoje para o pessoal da Educação. Amanhã será a vez dos demais servidores e na quinta-feira receberão o benefício os aposentados, pensionistas, servidores das autarquias e fundações. A Secretaria da Fazenda informou que o pagamento das folhas de novembro, dezembro e do 13º representam quase R$ 1 bilhão. Boa grana, né?

Condenada

A Prime Plus Locação de Veículos e Transportes Turísticos foi condenada a pagar indenização de R$ 130 mil aos empregados por dano moral coletivo. Conforme a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju, a empresa descumpriu a legislação que disciplina a duração do trabalho, prejudicando a saúde e a segurança dos motoristas. Em Sergipe, a Prime Plus presta serviços de transporte de passageiros para a Petrobras e a Vale.

Festa chinfrim

Aracaju terá o pior Réveillon dos últimos anos. Em vez dos tradicionais shows com artistas nacionais, a Prefeitura resolveu organizar uma ‘meia sola’ para a data não passar em brancas nuvens. Contratou meia dúzia de artistas locais, que vão se apresentar em quatro palcos montados na Orla de Atalaia. A programação é tão chinfrim que o prefeito João Alves Filho (DEM) não quis anunciá-la, deixando o ‘mico’ para o secretário de Cultura, Josenito Vitale, o ‘Nitinho’. Uma lástima!

Dia normal

Os dias destinados às eleições não são feriado nacional. Foi o que decidiu a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Sendo assim, as empresas não estão obrigadas a pagarem em dobro a quem trabalha nos dias de pleito. Para tomar a decisão, os ministros do TST se fundamentam na lei 10.607 de 2002, que estabelece quais são os sete feriados nacionais.

Não é bobo

Veja o que postou no twitter o senador Antônio Carlos Valadares (PSB): “Os poderosos irmãos Amorim querem me fazer de bobo: mandam a Rede Ilha de Comunicação propagar mentiras contra mim e agora remetem o problema para o prefeito João Alves Filho. Não tenho culpa se os Amorim estão preocupados com João. Para aumentar a ansiedade deles, pretendo conversar com João Alves sobre a sucessão estadual”.

Do baú político

Durante mais de um século falou-se na necessidade de se dragar a problemática barra do rio Sergipe para permitir a passagem de navios de grande porte. Segundo o jornalista Luiz Eduardo Costa, fazer a dragagem era promessa repetida pelos políticos em todas as campanhas eleitorais. Em 1957, o então governador Leandro Maciel (UDN) trouxe, sob o espocar festivo de foguetes, a draga holandesa Antuérpia. A barra foi dragada e, logo depois, atravessada por um navio de passageiros e carga, também recebido com alarido de festa. Durou pouco a euforia. A barra voltou a ficar assoreada. Com dificuldade, alguns navios com capacidade não superior a cinco mil toneladas continuavam freqüentando o porto de Aracaju. Eram o Capela, barco de passageiros, os cargueiros Brasiluzo e Luzobrasil e alguns outros. Os navios ancoravam num cais de madeira em Frente ao Trapiche do Lima, na Rua da Frente, entre as ruas de Laranjeiras e São Cristóvão. As cargas chegavam e saíam transportadas em tróleis sobre trilhos que cruzavam a avenida. Bebia-se chope em Aracaju somente no bar do Capela, quando o navio estava no ‘porto’. Em 1964, o Capela fez a sua última viagem.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais