Entornou o caldo

Estão suspensas as negociações entre a Secretaria da Fazenda e os auditores I do Fisco estadual. O secretário João Andrade alega que os grevistas entornaram o caldo ao invadirem a ante-sala do gabinete dele durante uma reunião com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os auditores também teriam pressionado colegas a aderir ao movimento, enquanto os postos fiscais de Tobias Barreto e Curituba foram abandonados. A Justiça já considerou ilegal a greve do pessoal do Fisco, que cruzou os braços para pressionar o governo a incorporar uma gratificação aos salários. Segundo a Secretaria da Fazenda, o movimento paredista está causando graves prejuízos ao Estado.

 

Multa pesada

 

O “Leão” termina o ano de olho nos sonegadores. Para apertar o cerco contra essa turma, a Receita Federal instituiu uma multa para as pessoas físicas que utilizarem notas frias ou simplesmente não tiverem comprovante das despesas dedutíveis, nas declarações do Imposto de Renda (IR) para conseguir aumentar suas restituições. A partir de 2010, será cobrada uma multa de 75% sobre o valor que for sonegado.  E quando a Receita comprovar que houve má-fé do contribuinte, a multa pode chegar a 150%.

 

Relançamento

 

O jornalista Marcos Cardoso, atual secretário de Comunicação de Aracaju, relança nesta
quinta-feira, às 18h30, na Assembléia Legislativa, o livro “Sempre aos Domingos:
Antologia de textos jornalísticos”, um case de sucesso no mercado editorial local, tendo
vendido mais de 600 exemplares até agora. Lançada pela Editora UFS, a coletânea reúne 73 textos jornalísticos publicados em diversos veículos (Jornal da Cidade, Cinform, Jornal de Sergipe, revistas Veja e Agenda) ao longo de 15 anos. Os textos foram divididos em seis grandes temas: Política (que é o predominante), Personalidades, Sociedade, Cultura, Economia e Acontecimentos.

 

Modernidade

O Banese está entre as 100 empresas brasileiras que mais utilizam tecnologia da informação (TI) no país. De acordo com o estudo “As 100 mais inovadoras no uso de TI” realizado em 2009 pela revista InformationWeek Brasil, o Banese ficou em 9º lugar entre as empresas classificadas na categoria de finanças, bancos e seguradoras. No ranking geral das empresas avaliadas, o banco sergipano obteve o 98º lugar, uma posição abaixo da Coca-Cola Brasil, indústria de bens de consumo não-duráveis.

Medidas fiscais

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), sancionou ontem, um pacote de leis tributárias com o objetivo de reduzir a inadimplência e aquecer a economia de Aracaju, que tem reflexo direto na geração de emprego e renda e no crescimento dos investimentos públicos em obras e serviços. Entre as principais medidas, estão a nota fiscal eletrônica, as novas regras de parcelamento dos débitos tributários, o novo Refis municipal (programa de regularização fiscal) e a redução do ISS para as cooperativas de trabalhos, como a dos médicos e taxistas.

Menos gás

A produção total de gás natural em Sergipe registrou uma queda de -1,97% em outubro passado em comparação com o volume produzido em setembro último. A produção total do décimo mês de 2009 foi de 76,96 mil metros cúbicos, registrando-se uma queda de -11,75% em relação a setembro. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2008, a produção aumentou em 16,73%.

 

Contratos na CEF

 

A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Sergipe promove, na próxima terça-feira, solenidade de assinatura de contratos de financiamento para a construção de 16 empreendimentos habitacionais em Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, com investimentos da ordem de R$ 158 milhões. O evento está marcado para as nove horas, no auditório da Superintendência da CEF, na avenida Hermes Fontes, nº 2120 – Bairro Luzia.

Hora de pagar

O empregador tem até esta sexta-feira para recolher a contribuição do empregado doméstico, referente ao 13º salário. Quem não pagou terça-feira passada a competência de novembro poderá fazer o recolhimento junto com a do abono, gerando uma única Guia da Previdência Social (GPS). A partir da próxima segunda-feira, a Receita Federal cobrará multa. É que, neste caso específico, segundo o “Leão”, não se aplica a possibilidade de se pagar as contribuições previdenciárias do empregado doméstico no dia útil subseqüente.

Cheques honrados

O índice de cheques honrados pode chegar a 97,85% em dezembro – índice 0,19 ponto percentual maior que o registrado em novembro (97,66%). De acordo com a TeleCheque, os consumidores vão comprar mais com pré-datados neste Natal. Pesquisa revela que, com a retomada da economia e o retorno de melhores condições de crédito, os consumidores estão assumindo suas dívidas e respeitando seus limites na hora da compra.

 

Super safra

 

A safra de milho em Sergipe deverá chegar a 700 mil toneladas este ano, portanto bem maior do que a de 2006, que chegou a 200 mil toneladas. A previsão é do IBGE e da Companhia nacional de Abastecimento. Já a estimativa da produção de grãos (milho e feijão) indica que Sergipe passará das 284,9 mil toneladas computadas em 2006 para 728,3 mil toneladas em 2009. “Superamos estados de dimensões territoriais muito superiores ao nosso, como é o caso do Ceará”, festeja o secretário da Agricultura, Paulo Viana.

 

Flerte agrada

 

Pesquisa científica mostra que as mulheres ficam mais receptivas a flertes masculinos durante seu período mais fértil do mês. Para os estudiosos, o trabalho reforça evidências de que as preferências sexuais femininas podem mudar durante o ciclo menstrual. Os pesquisadores alertam, no entanto, que a ciência ainda está a um longo caminho de descobrir a fórmula mágica daquilo que atrai a atenção das mulheres em um homem.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais