Especulações sobre secretariado

E até dezembro as especulações sobre as mudanças no primeiro escalão do governo vão repercutir na imprensa. O governador disse na reunião que deseja manter a força política com o PT, PMDB e PSB.

O PSD vai conquistar cargos no primeiro escalão, mas tem gente querendo passar por cima dos aliados antigos. Vai acabar sobrando, até porque o PSD conquistou mais prefeituras, mas não tem representante no Congresso. O PT tem dois, o PSB tem dois e o PMDB terá Fábio Reis a partir de janeiro.

Tem aliado do governador que não assimilou bem a derrota para vereador e já vem atuando como um verdadeiro “trator” para disputar a Câmara dos Deputados. E para conquistar lideranças vem criando sérios problemas dentro da base aliada.

Pelo que se comenta nos bastidores o governador Marcelo Déda vai nomear nesta reforma políticos e técnicos que não desejam disputar cargos em 2014. Quer um compromisso com os dois últimos anos de governo. Sorte de quem hoje é secretário e tem objetivo políticos porque não terá problema para continuar até o prazo da desincompatibilização.

Quem é o governador?
Como todo Sergipe sabe o governador Marcelo Déda encontra-se em São Paulo onde submete-se a mais uma sessão de quimioterapia. Ontem, 27, o governador em exercício Jackson Barreto viajou para Brasília e só deve retornar na sexta-feira. Quem está respondendo pelo governo? Com a palavra a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães.

CPI da Saúde será estendida
E a CPI da Saúde não deve apenas investigar as fundações, mas todas administrações da área nos últimos 10 anos. E tem uma emenda também pedindo que sejam investigadas também as unidades hospitalares do interior, administradas por entidades filantropicas que recebem recursos das subvenções dos deputados. Tem gente que não gostou…

Tratamento
Após concluir o quarto ciclo de quimioterapia para tratamento do câncer, o governador Marcelo Déda submeteu-se a exames de controle no Hospital Sírio Libanês, objetivando avaliar os resultados do tratamento. Segundo a equipe médica liderada pelo Dr. Paulo Hoff, os exames mostraram a estabilização da doença.

Mudança
O governador continuará o tratamento quimioterápico,  quinzenalmente, com uma mudança do protocolo que reduzirá o período da quimioterapia de três dias para um  dia.

Agradecimento
No incío da noiter Marcelo Déda interagiu com os seguidores do twitter e postou:“Dezenas de posts na minha time line e nas citações desejando-me saúde e sorte. Gente de Sergipe e de outros estados. Obrigado a todos. Que os braços da minha gratidão, imensa e incomensurável, alcance todos vocês num abraço coletivo de emoção e fé. Obrigado!”

Apitaço no Shopping Riomar contra cobrança do estacionamento
Diversas entidades representativas da população sergipana estão organizando para amanhã, 29, a partir das 19h30 um grande apitaço em frente ao Shopping Riomar contra a cobrança do estacionamento nos dois shoppings da capital. As entidades entendem que a cobrança é ilegal e abusiva. O ato será realizado pelo DCE Fanese, CTB (Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil),Sindicato dos Bancários de Sergipe, SINDGRÁFICO/SE, Sindicato dos enfermeiros, SINTRASE, Sindicato dos Radialistas  e a sociedade civil organizada. Será uma manifestação pacífica de acordo com o estado de direito.

Juiz Anselmo Oliveira é o novo titular da Jefaz
O Juiz de Direito José Anselmo de Oliveira após dezesseis anos como titular da 3a. Vara Criminal de Aracaju pediu e foi removido para o Juizado Especial da Fazenda Pública – JEFAZ, conforme o Ato 44/2012-GP2 da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe, publicado no Diário de Justiça de 22 de novembro último e assumiu as novas funções no último dia 23 de novembro.

“Mãos Amigas” – Centro Integrado Raio de Sol. Equipe Verde
E o projeto “Mãos Amigas” realizado anualmente pela TV Sergipe este ano ajudará a 10 entidades. O projeto solidário

 Contas p/ ajudar o Centro Integrado Raio de Sol.

envolve várias equipes com a participação ativa do empresariado sergipano.  Entre as entidades que serão beneficiadas este ano está o Centro Integrado Raio de Sol – CIRA, que conta com o apoio da Equipe Verde. Quem desejar fazer uma doação para entidade é só depositar em uma das contas ao lado. Não precisa ser cliente do banco. É importante que você do interior também participe!

Magistrado tem que morar na comarca que atua. CNJ reafirmou obrigatoriedade ontem
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reafirmou, nesta terça-feira (27/11), ser obrigatório que o magistrado more na comarca em que atua. As autorizações para que juízes residam em outras comarcas são excepcionais e devem ser regulamentadas pelos tribunais, de forma fundamentada. A decisão foi tomada na 159ª sessão plenária, em resposta à consulta formulada pela Associação dos Magistrados de Alagoas ao CNJ.

Regra prevista
Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a resposta formulada pelo relator da consulta, conselheiro José Guilherme Vasi Werner, que confirmou a obrigatoriedade de juízes morarem nas comarcas onde atuam. A regra, segundo o conselheiro, está prevista tanto na Lei Orgânica da Magistratura (Loman), quanto na própria Constituição Federal. “Não há direito subjetivo do magistrado residir fora da comarca, compete aos tribunais regulamentar a matéria e decidir os pedidos sempre de forma fundamentada, cabendo ao CNJ o controle da legalidade”,  afirmou o relator.

Regulamentação
Nesse sentido, lembrou Werner em seu voto, a própria Resolução 37/2007 do CNJ determina aos tribunais que editem atos normativos para regulamentar as autorizações em casos excepcionais, segundo critérios de conveniência e oportunidade. Na análise dos casos concretos, as Cortes devem ainda analisar se a autorização para o magistrado residir em outra comarca não prejudicará a prestação jurisdicional, conforme reforçou o conselheiro. (Agência CNJ de Notícias)

Justiça acata pedido de suspensão de limitar ajuizado pelo TCE
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), através do seu desembargador-presidente, Osório de Araújo Ramos, deferiu o pedido de suspensão de execução da recente decisão liminar proferida pelo juiz de Direito Raphael Silva Reis com base em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

Pedido
Ajuizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o pedido de suspensão argumenta que o comando judicial atinge a ordem administrativa ao exigir a imediata nomeação dos aprovados dentro do número de vagas previsto no edital no prazo de 30 dias, bem como daqueles aprovados acima do número de vagas no prazo de 120 dias. "Há o poder-dever de nomear, porém dentro do período de validade do concurso, sendo que a imediata convocação de todos os candidatos conspurca a ordem pública e financeira", observa o recurso do TCE.

Da forma do edital
Acatando a posição do TCE, a fundamentação do desembargador diz que a redução do prazo para nomeação dos candidatos cria dificuldade para o administrador quanto ao planejamento dos gastos orçamentários: "Não fosse esse o raciocínio, não se teria prazo de validade e sim, apenas convocação imediata"."Neste toar, de modo algum se apresenta lesão inversa a atingir os candidatos premiado pelo esforço, com sua classificação nos limites das vagas publicadas em edital, se projete a convocação para momento oportuno, contudo que se faça dentro do limite previsto no edital", acrescenta.

Cartão telefônico Museu da Gente Sergipana
A empresa de telecomunicações Oi está lançando neste final de ano um cartão telefônico que estampa uma imagem da fachada principal do Museu da Gente Sergipana, captada pelo fotógrafo Márcio Garcez, e traz em seu verso um pouco da história do novo espaço cultural sergipano, que vem se destacando como um dos mais modernos do Brasil. Com tiragem de 50 mil exemplares, os cartões são válidos para todos os orelhões em território nacional e circularão nos meses de novembro e dezembro por todo o Brasil, contribuindo para a divulgação do Museu.

Bazar beneficente
No próximo sábado, (01.12), a partir das 14 horas, vai acontecer um interessante Bazar, em que serão oferecidos vários produtos: roupas, sapatos, bolsas, artesanato, comidas e bebidas. Haverá, também, apresentação de Osman do acordeon, como atração musical. O valor arrecadado será destinado às obras sociais do SAME, instituição filantrópica que fica situada na rua Tales Ferraz, 261, Bairro Industrial.

Maracanã privatizado
Figuras de destaque unem-se para lutar contra a privatização do Maracanã. O mais novo reforço é o compositor, cantor e escritor Chico Buarque. Chico é torcedor do Fluminense e promete lutar na linha de frente contra a privatização do histórico estádio inaugurado em 1950 e que passa por ampla reforma para receber jogos da copa 2014. Quem também está na bronca é a torcida carioca que só verá a seleção brasileira no Maracanã se ela chegar à final do campeonato mundial.

Prêmio
A jornalista Isabelle Araujo recebeu na noite da última segunda-feira o Prêmio de Jornalismo do Instituto de Oncologia San Giovanni por uma reportagem sobre o Câncer publicada no caderno Bem Estar do Jornal da Cidade. Ela recebeu  o troféu das mãos dos oncologistas William Giovanni e William Eduardo que na ocasião comemoravam os 15 anos do Instituto em evento realizado na Somese.

1º Happy Hour Security in Sergipe
No próximo dia 14 de dezembro, a partir das 12h, será realizado em Aracaju, na churrascaria Labareda Grill, o 1º Happy Hour

Security in Sergipe destinado a profissionais de segurança privada. O objetivo do encontro é ampliar o networking e discutir sobre o plano de ações para o ano de 2013 e ao final uma confraternização com um almoço. A organização é da Blackgoat Consultoria em Segurança, da CES (Consultoria Estratégica em Segurança) e a Security. O evento tem o apoio da ABSEG e CEAS-BRASIL. Mais informações pelo telefone 9941-7717 ou no e-mail:evento@blackgoat.com.br.

Musical “O Corcunda de Notre Dame”
Os ingressos para o musical “ O Corcunda de Notre Dame”, que tem estréia nacional dia 11/12 e apresentação dia 16/12, já estão disponíveis para a compra na bilheteria do Teatro Tobias Barreto. Até o dia 1 de dezembro, as entradas serão vendidas a 35 reais, a inteira e R$ 17,50 a meia-entrada. Já a partir do dia 02 de dezembro, o preço fixado será de 40 reais, o ingresso, e 20 reais a meia-entrada.  A bilheteria está aberta a partir do meio dia. Que preferir, pode adquirir o ingresso no Diplomata Centro de Beleza, ao lado da lotérica, no Shopping Jardins.

Oportunidade única
Ainda é possível adquirir um apartamento Celi no Garcia, um dos melhores bairros para se viver em Aracaju. A Construtora Celi está disponibilizando para venda suas últimas unidades do Varandas do Garcia e do Reserva Garcia. Para quem não está com muita pressa para fazer um excelente upgrade no endereço, a Celi já anuncia que estará lançando em
breve um novo empreendimento no local.

Corrida e caminhada dos engenheiros de Sergipe – Edição 2012
No próximo dia 09 de dezembro, um domingo, a Nordeste Aventura estará realizando a Corrida e Caminhada dos Engenheiros de Sergipe – Edição 2012, com o apoio Institucional do  Sindicato dos Engenheiros /SENGE-SE, CREA-SE e Clube de Engenharia de Sergipe.A largada acontecerá no Clube de Engenharia de Sergipe, às 07h30 e o participante poderá escolher entre: Caminhar 4km, correr 4 km, Correr (ou correr e caminhar) 4 km ou 8 km.

Percurso
O percurso será Clube de Engenharia (Largada), Praça dos Arcos de Atalaia (km 02), retornando para o Clube de Engenharia, totalizando 4 km. Quem desejar correr os 8 km fará 02 (duas) voltas no percurso. A Caminhada completará o percurso em uma volta.Trata-se de uma corrida inédita no Estado de Sergipe, de repente na região Nordeste.A inscrição poderá ser realizada de forma Individual ou em Dupla. No caso de Dupla, cada atleta correrá 04 (quatro) km.

Inscrições
Mais informações: SENGE-SE: Rua Siriri, 1145, Centro; Clube de Engenharia de Sergipe: Rua Prof. Jugurta F. Franco, 170 – Atalaia; Lojas Ecociiclo: Av. Saneamento, 2439, Loja 07 Galeria Auta Porto (próximo à Pizzaria Paulistinha);No website www.nordesteaventura.com.br ou ainda pelos telefones (79) 8811 5361 (OI) e (79) 9136 3075 (TIM) como também pelos e-mails querosaber@nordesteaventura.com.br e inscricao@nordesteaventura.com.br.Taxas de inscrição: Caminhada: R$ 5,00 mais 01 (um) Kg de alimento Não-Perecível. Corrida:  R$ 30,00 por atleta (até 26/11, com desconto = R$ 25,00). A entrega do Kit do atleta acontecerá no dia 08/12, um sábado, das 09 h às 17 h, no Clube de Engenharia, ocasião que a Organização da prova estará recolhendo pilhas e baterias inservíveis para o correto descarte (através de empresa credenciada).

Corrida
Será uma "Corrida", ou seja, com coletores de lixo espalhados ao longo do percurso. Após o posto de hidratação, posto de entrega de água aos atletas, o atleta deverá jogar o copinho vazio em direção ao coletor de lixo. Fiscais ao longo do percurso observarão se o atleta descartou o copinho na via pública. Acontecendo tal ação, e registrado pelo fiscal, o atleta receberá um tempo adicional de 05 (cinco) minutos no seu tempo total de prova como uma advertência de que é imprescindível preservar o meio ambiente.

Futebol
Decisão da série A-2 – Ao contrário do que noticiamos ontem, uma vitória do Estanciano por um gol de diferença forçará a cobrança de penalidades para que se conheça o campeão. Já um empate fará do América o vencedor da competição, cujo troféu leva o nome do desportista Marcos Prado. /// Andrés Sanchez poderá assumir a secretaria de esportes do município de São Paulo. /// O tricolor paulista prossegue em sua luta para conquistar a Copa Sul-Americana. /// FULECO, o nome do mascote da Copa, resulta da fusão dos termos Futebol mais Ecologia. /// Primeiro de dezembro é a data do sorteio dos grupos da Copa das Confederações. /// O ano esportivo apresentará, em dezembro, sua última atração: o campeonato mundial de clubes, a ser realizado no Japão. /// Quando tudo parecia resolvido, com Fabinho Cambalhota assinando contrato com o Sergipe, a situação foi revertida. /// Fabinho agora vai para o Baraúnas, do Rio Grande do Norte. /// Gilson Dória, diretor-técnico da FSF e presidente do CREFI de Sergipe, não aceita a medida aprovada no conselho arbitral. Os clubes da série A liberaram a exigência de os treinadores serem registrados no Conselho Regional de Educação Física. /// Joaquim Feitosa é, ao mesmo tempo, presidente do América e diretor de futebol do Sergipe. /// Situação absolutamente inusitada.

Curtas
Tribunal de Justiça acolhe recurso do TCE e suspende liminar versando sobre nomeação de concursados. /// Presidente Osório Ramos é o autor da decisão. /// Empréstimo 727 continua empacado. /// Para João Andrade, secretário da Fazenda, se passar do dia 15 as coisas complicam-se. /// Oposição na Assembléia Legislativa desafia não só o governo, mas também a sociedade sergipana. /// Operação Porto Seguro causa apreensão ao governo federal. /// Depois de Joaquim Barbosa, mais um negro assumirá posto de destaque no Judiciário, em 2013. Carlos Alberto Reis de Paula vai assumir a presidência do STJ. /// Operação Porto Seguro complica a indicação de Luiz Inácio Adams para o STF. /// JB e RL já preparam seus cachimbos… da PAZ. /// BANESE confirma colocação de portas metálicas em todas as suas agências. /// Jorge Alberto poderá assumir o escritório de Sergipe em Brasília. /// Com a queda na arrecadação do FPM a maioria das prefeituras de Sergipe está em crise. /// Finalmente Ângelo Antoniolli assumiu a reitoria da UFS. /// Caixa Econômica Federal deverá completar 550 novas agências até o final de 2012. /// Estado vai voltar a assumir os serviços hoje prestados pelas fundações hospitalares. /// Fim do fator previdenciário na pauta da Câmara dos Deputados. /// Visitando a velha terra o advogado Francisco Augusto Ramos, atualmente trabalhando no Poder Judiciário do Estado de Tocantins. /// Ponte Gilberto Amado será inaugurada em dezembro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Algumas coisas na vida são termináveis. Conforme-se!

www.twitter.com/marcos_rm  GENTE, avisa aos políticos de Twitter – e apenas dele – que seguidor é diferente de eleitor e que discusso online dá espaço, não voto.

www.twitter.com/betocego  E hora da prefeitura mostrar que é a rua é do povo, vamos liberar as ruas próximas aos shoopings pra que as pessoas possam estacionarem.

www.twitter.com/maxnoblog  Tem político querendo aproveitar todo esse ôba-ôba sobre os estacionamentos para faturar eleitoralmente com o tema…

www.twitter.com/marcospovoas a cobranca de estacionamento nos shoppings pode caracterizar reducao salarial indireta para os empregados das lojas e CEAC.

www.twitter.com/EvandroGaldino As emendas parlamentares precisam acabar, para o bem do Brasil. É preciso dizer que se transformaram em um balcão de negócios.

www.twitter.com/rosangeladoria  'As mulheres não discutem. Elas apenas explicam porque estão certas'

www.twitter.com/cpinnajr  Onde nada acontece, tudo é possível.

www.twitter.com/clovis_silveira  Quem quer, arruma um jeito corre atras . Quem não quer, arruma uma desculpa!

DO LEITOR

Desrespeito ao cidadão, usuário de plano de saúde
Da leitora Maria José Silva Costa: “Prezado jornalista, peço que você publique esse meu desabafo, para que outras pessoas não passem a agonia que presenciei na tarde do último sábado, dia 24, ao procurar assistência médica para minha irmã, que apresentava um quadro clínico de engasgo. Ela, uma senhora de 52 anos, sofre de estreitamento do Esôfago, e nesse dia, após o almoço, demonstrou dificuldade grave em respirar. Foi aí que começou nosso drama e peregrinação pelos hospitais de Aracaju. Em todos eles (Primavera, Hospital da Unimed, São Lucas e Renascença, nessa sequência) fomos informadas de que não havia médico gastroenterologista no plantão. Diante de nossa agonia, com uma pessoa que a todo instante ameaçava desfalecer, e já na penúltima tentativa (no hospital São Lucas) recebemos a informação de que os funcionários estavam orientados a, nesses casos, encaminhar os pacientes para o Hospital João Alves Filho. Ora, minha irmã paga mensalmente para ser assistida pela Unimed e na hora que precisa ter que se submeter a essa situação? Aí foi que o nosso desespero aumentou! Aos prantos ela pedia para que a ajudasse, mas não a levasse para aquela unidade de saúde. Mas não teve jeito, após nossa última tentativa, na Clínica Renascença, onde também não tinha médico para atendê-la, nossa única alternativa foi levá-la mesmo para o Hospital João Alves. Por volta das 15h demos entrada no pronto-socorro e após passarmos por um cirurgião, um clínico geral ? que encaminhou para um Raio X – e um otorrino, ficou constatado que o caso dependia mesmo de um médico gastro, que também não se encontrava no plantão… estava de ?sobreaviso?.  No hospital fomos orientadas a ficar esperando até as 21h, quando poderia ser feito um exame de endoscopia. Por ?sorte?, às 21h15 ela entrou na sala para realizar o procedimento, que realmente constatou o engasgo com porções do almoço e finalmente minha irmã pôde voltar a respirar normalmente.   Diante do exposto, fica a pergunta do que fazer nessas horas? pedir sorte a Deus, para salvar a pessoa que a gente está tentando socorrer e não consegue, pois a situação de descaso é comum em todos os hospitais de Aracaju? Deixo aí minha indignação! Obrigada!”  

Cobrança e Rejeição
Do leitor Antônio Edilson Cardoso: “Nobre Jornalista, me permito ter uma visão tão fantasiosa da realidade que até consigo enxergar um paralelismo entre a cobrança nos estacionamentos dos shoppings e a parcial rejeição do ‘PROINVEST’ pelos índios da tribo dos irmãos Amorim na assembleia legislativa. Se não, vejamos: na cobrança pelos estacionamentos, perde o público frequentador, que gastará mais para ter o que tinha antes e, na medida do possível,  evitará frequentar àqueles centro comerciais. Perdem também os lojistas, que já pagam caro pelo aluguel, e verão o movimento cair, justamente quando pretendiam alavancar as vendas com as festas de fim de ano. Sem falar nos comerciários, pois, ao que se sabe, também terão que pagar para usarem o estacionamento, além de terem seus empregos ameaçados pela queda das vendas. Já no caso do PROINVEST, perde o povo, que não terá as obras de infraestrutura e os empregos delas decorrentes. Perdem também os empresários do setor da construção civil e de material de construção, que não serão contratados para realizar tais obras nem venderão insumos. Perde também o comercio em geral, pois sem os empregos que seriam gerados, haverá menos massa salarial destinada ao consumo no comércio. Sem falar dos governos estadual e  municipais, que ficarão sem a parte do dinheiro que retornaria na forma de impostos, estaduais e municipais. Uma lástima. Os donos dos shoppings, obviamente, já previam que a reação seria extremamente negativa e, mesmo assim, seguiram em frente, o que demonstra que, em seus cálculos, a rentabilidade estimada pela cobrança nos estacionamentos compensa, com sobejo, o desgaste de sua implantação.  No caso do PROINVEST, os dois caciques da oposição também já avaliaram que, com a rejeição, podem desgastar mais o atual governo do que se desgastarem com a não aprovação do empréstimo, e apostam no “quanto pior melhor”.  O mais engraçado é que tem índio daquela tribo ANTIPROINVEST, se dizendo “contra a cobrança nos estacionamentos dos shoppings”. Talvez porque o Morubixaba   “IRMÃO EMPRESÁRIO”, não é dono ou sócio de nenhum shopping. Mas no dia em que houver um ‘SHOPPING ILHA’ a conversa,  será outra. Alguém duvida? Um abraço!

Sobre General Maynard. Resposta do prefeito João Evangelista Filho
Do prefeito de General Maynard, José Evangelista Filho: 1.    GENERAL NÃO ESTÁ, NEM NUNCA VIVEU UM CAOS: Temos viajado bastante para Brasília, no sentido de liberar, novas Emendas Parlamentares, já empenhadas e parcelas contingenciadas de antigas emendas, cujas obras se encontram com atraso em seu cronograma, face à lei eleitoral, burocracia do sistema, dentre outros motivos. Esse é o papel de gestor responsável, sabedor dos prazos que se avizinham e cujos maiores beneficiados serão povo e prefeito eleito, que certamente será o pai da criança. Aqui cito: conclusão da reforma do Clube Social e da Praça Juarez Vitorino, cujas parcelas encontravam-se contingenciadas (apesar de haver medição) e prorrogação do prazo de vigência do contrato de calçamento dos Povoados Pedro Gonçalves e Leite Neto, onde as empresas responsáveis não honraram seus compromissos e tivemos que buscar o longo caminho da justiça para solução da lide. Das Emendas novas, destaco a aquisição de uma retroescavadeira, um trator com implementos e um caminhão de 4 toneladas. Assinamos com a FUNASA compromisso para realização de obras de esgotamento sanitário, já para 2013. Com o senador Amorim conseguimos recursos para a construção de uma academia com todos os equipamentos necessários. Para a saúde conseguimos uma Pick-up diesel. Se o prefeito eleito administrar tudo que conseguimos em emendas parlamentares, levará os quatro anos para concluí-las. Se for a Brasília, será a passeio.
Desde quando os serviços de uma cidade ficam prejudicados com a ausência necessária do gestor? E o que tem a ver essa dita ausência e o sucateamento dos veículos? Se o Sr ou o denunciante, tem conhecimento que algum servidor está furtando dos carros da Prefeitura "pneus, baterias e toca-cd's (que nunca tivemos em nenhum de nossos carros), passe para o Prefeito poxa. Teremos o maior prazer de colocar o larápio na cadeia. Pergunto mais uma vez: o quê isso tem a ver com uma possível ausência do gestor?
2.    PÉSSIMO EXEMPLO: Que fato bizarro a ser narrado num blog do grande Cláudio Nunes. Um Secretário Municipal que trabalhava em pleno domingo, por descuido, já que se presume não foi propositadamente, bateu um carro no alicerce de uma casa…sinceramente Sr Cláudio, que falta de assunto!!
Os salários de General Maynard encontram-se em dia, sendo pagos até o dia 30 de cada mês. Em setembro, pouco antes das eleições, pagamos a folha no dia 26. O que ocorre é o seguinte: dois professores que não trabalharam em outubro, não receberam os seus salários. Terão que repor as aulas, e dispõem de pouco tempo para fazê-lo, até as férias de final de ano, para que possam recebê-los. É a moralidade do serviço público sendo posta em prática. Péssimo exemplo mesmo foi o fato de o prefeito eleito, em sua primeira gestão, ter deixado 3 meses de salários dos servidores atrasados, além do 13º. Ah sim, ia esquecendo, pagava aos mesmos, apenas meio salário mínimo. Quê péssimo exemplo, né?
           O repasse da Câmara de Vereadores, vinha sendo feito A MAIOR, mês a mês, o que foi detectado pelo setor financeiro desta prefeitura, o que gerou um crédito em         nosso favor , exigindo seja acerto de contas, para que em 31.12.12, a diferença seja zerada. Tudo muito simples, né?
           Quanto ao vice…ah deixa o vice pra lá.
           A limpeza pública em General Maynard, comparando-se com outros municípios de mesmo porte é boa. Convido-o para visitar-nos e comprovar, Caro Cláudio.
SEM TRANSIÇÃO: Quem lhe falou que não haverá transição em General Maynard? Haverá sim. Ocorre que o prefeito eleito protocolou   sim pedido de transição, solicitando que, quando de seu início, fossem fornecidos dados específicos que estamos levantando, junto com minha equipe. Aguardo o mesmo, ou algum membro dessa equipe de transição, para tratarmos de detalhes. Tudo civilizadamente. 
3.    BLOQUEIO DE CONTAS: Qual o argumento para bloquear as contas de uma gestão como a nossa? Os acima rebatidos? Bloquear as contas de um prefeito que reformou as três escolas existentes no município, uma das quais é considerada a mais bonita de toda a região.
Sr Cláudio, sabemos que, enquanto a derrota é órfã, a vitória tem vários pais. Há gestores e gestores; assim como há jornalistas e jornalistas. Crucificar governantes em final de mandato é muito comum, e deve ser até divertido. Cidade suja, salários atrasados, gestor refém de sua derrota. Fragilizado e abatido. Não, não é o nosso caso. Há de se saber ganhar e, principalmente, perder. Mas venhamos e convenhamos, um município com uma arrecadação líquida, que beira os R$ 400.000,00 (quatrocentros mil reais), chegar aonde chegou, inteiro, apesar de todas as dificuldades, pagando precatórios de ex-prefeitos e parcelamentos diversos de dívidas de outras gestões, inclusive a do prefeito eleito, é gratificante. Não sou político profissional, sou médico e brevemente advogado. Sou um vitorioso, pois finalizo o meu mandato sem que nunca tivesse nomeado um parente ou afim para qualquer cargo na prefeitura. Meus bens, os adquiri antes de ser prefeito, inclusive a honra. Meus filhos, criados (uma médica e dois engenheiros), uma esposa sensacional. Sou vitorioso Cícero, digo Cláudio.Um repórter é um historiador por natureza, desde que narre os fatos. E os fatos têm que ser verdadeiros. Um pensador, filósofo até. Cícero, orador e pensador político, que viveu antes de Cristo, já nos ensinava: "Que o historiador não ouse dizer uma mentira nem esconder uma virtude". Esse Cícero é o do bem, o de lá. Os Cíceros de cá, são do mal. Caolhos, não têm visão da dignidade e do respeito ao outro. Caminham com seu passo manco rumo ao nada. Freelancer de plantão faz bem o seu papel de algoz da verdade, já que ganha para isso”.

ARTIGO

Nossa Justiça Cega   por Ribeiro Filho*

Nessa segunda-feira compareci no 3º Juizado Especial Cível: Fóruns Integrados I, no bairro Santos Dumont para uma audiência de uma ação judicial que movi em face da prestadora de serviço público, OI (Telemar). Na minha residência tinha o serviço Velox, cujo plano OI Conta Total Light que custava R$ 129,00 (cento e vinte nove reais), para internet  de 1 MB  + telefonia fixa. Contudo, desde setembro tenho visto a campanha publicitária onde a OI oferece Velox com telefonia fixa nas seguintes tarifas: Velox 1 MB + telefone por 69,90, Velox 2 MB + telefone por 79,90, Velox 5 MB + telefone por 89,90 e Velox 10 MB + telefone por 99,90. Pelos valores da campanha eu estava pagando quase o dobro para ter o serviço da Velox de 1MB.

Liguei para OI e pedi a migração para um desses novos Planos mas a atendente da prestadora explicou que esses Planos eram apenas para novos contratos, e que não poderia, portanto, atender a minha solicitação. Imediatamente pedi o cancelamento do Plano que estava no nome de minha irmã e no dia seguinte solicitei um dos novos Planos no meu nome. Para ter certeza de que não sofreria nenhuma retaliação por parte da Prestadora, iniciei todos os trâmites para fazer o contrato com o endereço da casa em frente, somente passei o endereço correto no final da transação. Durante todo o processo a atendente garantia que havia disponibilidade para a linha de telefone e Velox, contudo, quando passei finalmente o endereço da minha residência, ela falou que para aquele endereço não havia disponibilidade da Velox.

Depois de varias ligações, acabei aceitando ligar apenas o telefone e fiz uma reclamação na Anatel. Depois de muitos aborrecimentos e transtornos resolvi entrar no Juizado Especial para fazer valer o meu direito de obter os tais serviços que a OI estava anunciando em vários veículos de comunicação.

O susto maior mesmo aconteceu durante a Audiência de Instrução, quando reivindiquei que a OI fornecesse o Serviço Velox com 10 MB, como estava sendo anunciado em sua campanha publicitária. A Juíza para justificar a posição da Prestadora, retirando seus óculos, passou o seguinte exemplo: “Esses óculos me pertencem, eu posso colocá-los a venda, mas eu posso não querer vender ele para você, eu vendo para quem eu quiser”. Ora! Quero crer que a Magistrada tem conhecimento de que a OI é uma prestadora de serviço público por concessão e que obedece às normas e regulamentos da Anatel, tendo o dever de prestar o serviço a todos os indivíduos da sociedade, não podendo escolher da forma que melhor lhe aprouver para quem quer vender os serviços.

Esse foi apenas um dos absurdos ocorridos na audiência. Em nenhum momento, e isso está gravado nos sistemas daquele Juízo, fui questionado sobre quais os transtornos e danos que a Prestadora me causou em razão de ter ficado 15 dias sem internet. Sou professor de um curso de Pós-Graduação em Educação à Distância e tenho a internet como principal ferramenta de trabalho, onde oriento seis alunos para elaboração de monografia.

Cabe aqui uma reflexão. Pagamos através dos impostos altíssimos salários aos Juízes e quando precisamos da justiça, nos deparamos com esse tipo de atendimento. Tenho formação acadêmica e consigo argumentar e fazer razoavelmente minha própria defesa, mas imagine um cidadão sem formação diante desse quadro?

Importante registrar, ainda, que por não ter constituído Advogado, dependia de um Defensor Público, que não compareceu na audiência, segundo a Juíza, porque estava de férias. É admissível que o cidadão fique sem defesa pelo simples fato de ter o funcionário público saído de férias e que não tenha sido designado alguém para substituí-lo?

Ficamos empolgados e gratos com a postura do Ministro do STF Joaquim Barbosa, mas ao mesmo tempo frustrados ao constatarmos que essa ainda é uma realidade bem particular. No geral ainda falta muito para que essas pessoas se conscientizem de que são pagos, e muito bem pagos, para julgarem com imparcialidade.

*Bel. Comunicação Social UFS/Mestre em Sociologia UFS

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Um grama de ação vale uma tonelada de teoria”. Friedrich Engels, intelectual alemão, que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais