Estado abandonado

0

Por conta de uma festa particular, a Polícia deixará praticamente todo o estado entregue aos marginais. Para garantir a tranquilidade aos foliões do Pré-Caju, a Segurança Pública vai disponibilizar 1.300 policiais, deixando desprotegidos o restante de Aracaju e os outros 74 municípios sergipanos. Tem cidade com quatro PMs que ficará com apenas dois durante a prévia carnavalesca. Nem precisa dizer que a bandidagem está se preparando para agir no interior, pois quanto os gatos saem de casa, os ratos tomam conta. É uma pena que o governo deixe a grande maioria da população entregue à sanha assassina dos marginais para garantir a segurança de um evento particular, que cobra caro dos sergipanos para encher os bolsos dos artistas baianos.

Crime ecológico

Finalmente, os Ministérios Públicos Federal e Estadual impetraram ação na Justiça Federal pedindo o embargo imediato do aterro do Rio Sergipe. Argumentam que a Prefeitura de Aracaju realiza alterações em uma área de preservação permanente, com destruição de manguezal e aterramento do corpo d’água sem qualquer estudo de impacto ambiental. Em outras palavras, está sendo praticado um grave crime ecológico em plena luz do dia. Uma lástima!

Refinaria

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, recebeu ofício do presidente da REF Brasil, Paulo Roberto Costa, informando sobre o desejo de implantar uma mini-refinaria em Carmópolis. Trata-se de um projeto orçado em R$ 130 milhões para refinar 10 mil litros de petróleo/dia. Segundo o secretário Saumíneo Nascimento, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Costa se encontra nos Estados Unidos visitando fabricantes de mini-refinarias.

Sonha alto

A cúpula do PC do B nacional esteve ontem em Aracaju para lançar a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira ao Senado nas eleições deste ano. Depois de conversarem com a imprensa sobre o projeto político, os comunistas almoçaram com o governador Jackson Barreto (PMDB). Experiente, o peemedebista ouviu o sonho de Nogueira e lhe desejou boa sorte nas negociações com os demais partidos aliados.

Estágio

Estudantes de jornalismo que querem colocar seus conhecimentos em prática podem enviar currículo para a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro. Os interessados no estágio devem cursar a partir do 5º período e ter disponibilidade de horário para os turnos da manhã e da tarde. O currículo e histórico acadêmico devem ser enviados para o email ascom@cohidro.se.gov.br.

Bateu o martelo

O advogado Francisco Dantas vai assumir a Secretaria da Agricultura. A indicação dele para o cargo faz parte do acordo político fechado entre o PRB e o governador Jackson Barreto (PMDB). Segundo o prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), o projeto de reeleição do peemedebista tem tudo para ser vitorioso. Além da Secretaria já definida, as lideranças do PRB querem participar da chapa majoritária encabeçada por Jackson.

Preocupados

Assessores do senador Eduardo Amorim (PSC) estão preocupados com as fortes críticas feitas a ele pelo governador Jackson Barreto (PMDB) e, principalmente, com o grande volume de obras inauguradas e ordens de serviço assinadas pelo peemedebista. Os assessores têm aconselhado o senador a ser mais contundente no ataque ao governo, mas ainda não encontraram uma estratégia para se contrapor aos investimentos anunciados quase diariamente por Jackson.

Despedida

Após sete anos como secretário estadual de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo se despende hoje da pasta para assumir a Secretaria de Governo. O último ato dele à frente da Justiça será daqui a pouco, na Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe, onde entregará medalhas e diplomas de honra ao ‘Mérito do Guarda Prisional’. O governador Jackson Barreto ainda não escolheu o novo secretário da Justiça.

Mobilidade

Para garantir o acesso à seção eleitoral de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Justiça Eleitoral implantou o Programa de Acessibilidade. Portanto, os eleitores com deficiência que desejarem votar em seções eleitorais especiais devem solicitar transferência do antigo local votação até 7 de maio deste ano.

Bom senso

E o deputado federal André Moura (PSC) defende que o bom senso prevaleça na briga entre Capela e Japaratuba pela usina de beneficiamento da carnalita a ser explorada pela Vale. Segundo ele, os dois prefeitos devem se entender sobre a divisão dos royalties a serem pagos pela extração do minério, pois essa disputa prejudica todo o estado, que pode perder um investimento superior a R$ 4 bilhões. André está certíssimo!

Do baú político

Por mais inacreditável que possa parecer, o PT e o PFL – hoje DEM – já estiveram de braços dados. Foi no 2º turno das eleições de 1996 para a Prefeitura de Aracaju. O candidato petista Ismael Silva pediu e obteve o apoio da pefelista Maria do Carmo Alves, derrotada no 1º turno do pleito. A Executiva do PFL chegou a revelar possuir afinidades com o programa do PT. A Revista IstoÉ qualificou de ‘neocompanheirismo a convivência do PT de Sergipe com as oligarquias’. Ressalte-se que tanto Marcelo Déda quando Zé Eduardo Dutra ficaram contra o esdrúxulo entendimento político: “Eu já estava engolindo muito sapo nesta campanha, mas este foi grande demais para eu engolir”, reagiu Dutra. Apoiado por Jackson Barreto, o candidato do PMDB, João Gama, era melhor no programa eleitoral, enquanto peemedebistas pichavam a cidade com frases como “até tu, Ismael?”, numa referência ao apoio pefelista. Abertas as urnas, Gama venceu com quase 7% de votos a mais do que o petista.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais