Estado do Inbound Marketing 2016

Recentemente, a HubSpot – maior referência mundial em Inbound Marketing e ninguém menos que a cunhadora do próprio termo – disponibilizou a sua famosa pesquisa “Estado do Inbound”, com foco na América Latina. A intenção do relatório é prover dados confiáveis e de qualidade, para que os profissionais de Marketing e Vendas da região possam aumentar sua eficiência tanto na resolução dos principais problemas de suas rotinas, como também contar com um importante auxílio na definição de estratégias.

A análise está, realmente, bem completa e interessante. Ao todo, foram entrevistados quase 1.250 profissionais, de 19 países, no segundo semestre de 2015. Mais da metade dos participantes vêm de empresas B2B – que vendem produtos ou serviços a outras companhias, ao invés de ter foco direto no consumidor final – e 25% são agências de Marketing. A divisão das considerações é feita em cinco capítulos: 1) Crescimento do Inbound; 2) Novas tendências; 3) As melhores práticas de Marketing; 4) Como implementar o Inbound Marketing de maneira bem-sucedida; 5) A posição da América Latina em comparação com outras regiões.

Para antecipar alguns indicadores relevantes, o próprio estudo traz, em sua página 9, aquelas que aponta como as “7 conclusões principais deste relatório”. No nosso post de hoje, então, vamos citar estas importantes vertentes, de forma bastante visual e objetiva: através do conjunto de gráficos abaixo.

Caso tenha interesse em conferir a íntegra da pesquisa, você também pode fazer o download, clicando aqui. Boa leitura… E resultados digitais ainda melhores!

1. Três em cada quatro profissionais de marketing priorizam a utilização de uma aproximação Inbound na sua estratégia de Marketing

2. Tanto os profissionais de Inbound Marketing como os de Outbound qualificam a publicidade paga como a tática mais superestimada

3. O Marketing que prova o Retorno do Investimento (ROI) desencadeia o orçamento. Porém, deve ser constantemente monitorado, uma coisa que nem todo mundo faz

4. Os líderes do Marketing reconhecem que o Inbound é um jogo em longo prazo. Tanto o êxito como o fracasso que eles obtiveram, no passado com o Inbound Marketing se correlacionam com um aumento do orçamento

5. A estratégia preferida das equipes de Marketing é o Inbound, independentemente do tipo de empresa: B2B ou B2C – todos implementam táticas Inbound

6. As campanhas de Inbound Marketing obtêm maior ROI do que as de Outbound. Isto é válido para empresas de todos os tamanhos e orçamentos

7. Caso se estabeleça um acordo de nível de serviços (SLA) entre Vendas e Marketing, será obtido um maior ROI. A existência de um SLA também se relaciona com um aumento de orçamento e de pessoal

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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