Estudo revela grau de consciência ecológica na América Latina

A “onda verde” está atingindo todo o mundo e a consultoria Kantar Worldpanel realizou uma pesquisa para verificar o “Grau de Consciência Verde dos Consumidores” da América Latina. O estudo foi realizado em 2010 nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras grandes cidades de 15 países de América Latina.

Os resultados da pesquisa divulgados no mês passado (pelo diretor geral da Kantar Worldpanel, Carlos Cotos durante o debate Sustentabilidade na Era do Consumo, no encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em São Paulo) revelaram informações bem interessantes.

36% dos brasileiros

não confia na efetividade dos resultados das ações de sustentabilidade anunciadas pelas empresas

29% dos brasileiros

entrevistados disseram sequer saber da existência de empresas que realizem práticas de responsabilidade sócio-ambiental

O estudo perguntou quem é o responsável por liderar as mudanças?

A pesquisa também revela um salto na consciência ecológica do consumidor. (Acompanhe mais detalhes ampliando as imagens)

77% dos entrevistados sabiam algo sobre aquecimento global em 2009

O número subiu para 92% em 2010

O conhecimento do tema cresceu ainda mais na população de nível social econômico baixo:

de 59% em 2009 para 83% em 2010

Segundo o levantamento, os entrevistados brasileiros priorizam questões relacionadas ao aquecimento global em detrimento de questões relacionadas à saúde:

53% contra 49%, respectivamente.

Mas o estudo também conclui que existe ainda um longo caminho a percorrer para transformar a consciência em ações. E dá alguns atalhos:

(Com informações da Revista Sustentabilidade)

Decidi publicar o estudo aqui, porque como diz minha colega jornalista e blogueira Silvia Dias, “quando o assunto é Sustentabilidade, comunicação não é mera ferramenta de divulgação: ela é instrumento de educação e formação de práticas e percepções que ainda estão sendo construídos pela sociedade!”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais