Festival de Artes Começa nesta sexta-feira

Depois de um intervalo de doze anos, a antiga capital de Sergipe prepara-se para abrigar mais uma edição do Festival de Artes de São Cristóvão, o FASC. De  sexta-feira a domingo desta semana as atenções do povo sergipano estarão voltadas para a 34º edição do FASC, um festival que, ao seu tempo, movimentava a economia e o turismo sergipano. Era o FASC que encerrava o movimento artístico de cada ano de sua realização, atraindo para a antiga capital um volume formidável de pessoas ávidas em consumir exposições artísticas de fotos, pinturas, trabalhos manuais, teatro, música, lançamentos de livros, etc. O FASC foi, no período que existiu, sem dúvida a grande manifestação artística do povo e dos artistas sergipanos. Atraia espectadores de todos os Estados do Brasil. A decadência do FASC seu deu pelo seu alto custo e a fuga dos patrocinadores que sempre o sustentaram. Como será a reação popular ao retorno do FASC? Primeiro, porém, seria preciso fazer uma avaliação do FASC nos dias de hoje. Se for o sucesso que a Administração de São Cristóvão espera estará aberto o caminho para novos festivais. Do contrário, ele será enterrado de vez, permanecendo apenas na memória de quem participou de suas mais de 30 edições ao longo do tempo, a partir de 1972.

           ***

Para manter a tradição, a programação do FASC contempla o primeiro dia como o melhor dos três. Sempre foi assim nos festivais anteriores. E este ano parece que não aia ser diferente. Tomemos como exemplo, a programação da Praça São Francisco, onde está instalado o Palco João Bebe Água. Começa as 16h, com um encontro de grupos folclóricos. Às 18h se apresentar o Imbuaça. Às 19h, solenidade de entrega das Medalhas do Mérito Cultural e às 20h, apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe. As 22h, Mestrinho. As 23h30, Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Finalmente, a uma hora da manhã o show do cantor Otto. No Salão de Literatura José Augusto Garcez, que vai funcionar na biblioteca Lourival Baptista, das 14 às 18h, funciona a Feira do Livro de Sergipe. Na Igreja N. Sra. da Vitória, na praça da Matriz, apresentações de Corais, enquanto na Igreja Nossa Senhor do Amparo, na rua Mwessias Prado, as 19h, uma imperdível Camerata de Violões. No Cine Trianon, na praça da Matriz, mostra de curtas-metragens. Na Casa Paroquial da Praça da Matriz, apresentação de artistas como Fábio Sampaio, Márcio Garcez, Crec Leão e Anderson Camillo. 

Como a programação é muito extensa – e por isso neste espaço aqui não dá para publicar tudo -, sugerimos aos interessados que, antes de ir a São Cristóvão selecionem as atrações do dia para não ficar batendo perna subindo e descendo as íngremes ladeiras de São Cristóvão.
E não se fala mais nisso…

Parece que foi apenas um balão de ensaio – tomara que tenha sido tão somente isso. Mas, o fato é que não se falou mais da estatização do Hospital de Cirurgia, proposta pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, antes mesmo de se fazer uma auditória nas contas do Hospital filantrópico e da Secretaria de Saúde do Estado.  Como começou, a crise entre os dois entes está refluindo. Ainda bem…
Aposentados do Ministério Público

É bem possível que a Assembleia Legislativa esteja aprovando hoje projeto de lei complementar que insere o parágrafo único ao artigo 84 a Lei Complementar Estadual número 2, de 12 de novembro de 1980. Na aparência uma bobagem, mas o fato é que vai favorecer os aposentados do Ministério Público. Diz o texto a ser aprovado: “Os proventos dos membros do Ministério Público aposentados serão pagos na mesma ocasião em que forem os vencimentos dos membros do Ministério Público em atividade, figurando em folha de pagamento expedida pelo Ministério Público”. Trocando em miúdos isso quer dizer que os aposentados do MP não vão ter que esperar a boa vontade do governo para receber seu s salários. Te dinheiro em caixa os salários dos aposentados serão pagos imediatamente…

Movimentação de Candidaturas

Enquanto o homem de televisão Luciano Hulk desiste da sua pretensão de ser candidato a Presidente da República, em Aracaju, o Dr. Emerson – ex-vereador de Aracaju, foi indicado pré-candidato a Governador do Estado pelo partido Rede Sustentabilidade. O lançamento oficial será no dia 5 de dezembro próximo, juntamente com outros pré-candidatos ao Senado, Deputados Federais e Deputados Estadual. A solenidade está marcada para  a Associação dos Engenheiros Agrônomos  de Sergipe. A Convenção do partido para a sagração dos nomes dos candidatos vai ocorrer em junho do próximo ano. Já o PSDB, o partido dos tucanos, vai ficar sob a responsabilidade do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que continua sendo a aposta do partido para as eleições de Presidente…

           …e para encerrar…

Livro – Está marcado para 5 de dezembro, as 18h, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado, o lançamento do novo livro do desembargador Edson Ulisses de Melo, intitulado “Sabedoria PopularII – Máxima reflexão, outros saberes e amenidades no Zap-zap”.  Parte da refenda será revertida para o GAACC e para a Creche Almir do Picolé.

Telefone – Se depender do deputado Adelson Filho, a Assembleia aprova hoje ou amanhã a criação da Central de Atendimento Telefônico às Pessoas Idosas no Estado de Sergipe. Mas também pode não aprovar porque afinal esse projeto cria despesas para o Estado de Sergipe.

Pé diabético– É da autoria do deputado Luciano Bispo, presidente do Legislativo Estadual, projeto de lei que cria o Programa Estadual de Saúde do Pé Diabético

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais