Festival de promessas

0

Até as eleições de outubro, os sergipanos vão assistir um verdadeiro festival de promessas vazias feitas pelos candidatos aos diversos cargos eletivos. Além dos comícios, corpo a corpo e carros de propaganda, eles terão uma hora por dia no rádio e na televisão para prometer o céu e a terra. Vão acabar com a violência, fome, desemprego, analfabetismo, congestionamentos, resolver o déficit habitacional, oferecer ônibus com ar refrigerado, salários justos aos servidores, etc. e tal. Ao eleitor que deseja eleger representantes comprometidos com Sergipe, cabe identificar aqueles que apresentarão propostas concretas e ter consciência que a maioria dos candidatos vai aproveitar a campanha para, como diz o poeta Jessier Quirino, cerca-se de “meia dúzia de corrupto/ E acunhar na promessa/E a pisadinha é essa:/Três promessas por minuto”.

Tá nas ruas

E quem ganhou a liberdade ontem foi o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Santos, vulgo “Sukita” (PSB). Ele foi preso há cerca de um mês pela Polícia Federal sob a acusação de lavagem de dinheiro público e outras ‘cositas más’. O juiz da 9ª Vara Federal em Sergipe, Carlos Rebelo Júnior, concedeu o habeas corpus por entender que o político capelense não oferece risco às investigações. Ontem à noite, “Sukita” postou no Facebook: “voltei a sorrir! Estou em casa, sendo recebido por minhas filhas e enteada”.

Não é bem assim

O PDT emitiu nota desmentindo que tenha negado legenda para o deputado estadual Zé Franco disputar a reeleição. “Mesmo procurado pelo advogado Fausto Leite, ele não aceitou assinar a ata da convenção”, diz o comunicado, acrescentando que o parlamentar está inelegível por ter sido condenado pelo colegiado do Tribunal de Contas da União. Comenta-se nos bastidores que Zé Franco apoiará Padre Inaldo (PCdoB) a deputado estadual, visando rivalizar com a também candidata a uma cadeira na Assembleia, Silvia Fontes (PDT), esposa do prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT).

Mais barato

Os beneficiários do Ipesaúde terão descontos de até 90% nos preços dos remédios comprados nas Farmácias Souza espalhadas por Aracaju. Os descontos são variados. Para os medicamentos Éticos, ou seja, aqueles de tarja vermelha ou preta, os beneficiários pagarão menos 5% a 22%. Os genéricos e similares terão descontos de 50%, e os do Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM) de 20% a 70%. Os remédios do Programa Farmácia Popular terão os preços reduzidos em até 90%.

Frente nas ruas

A Frente de Esquerda, composta pelos PSOL, PSTU e PCB, coloca hoje nas ruas sua campanha eleitoral, que tem como slogan ‘Lutar Para Transformar Sergipe’. Será a partir das 15h, na praça dos mercados centrais de Aracaju. Dalí, os militantes partidários, tendo à frente a candidata à governadora Sônia Meire, percorrerão as ruas do centro de Aracaju para apresentar ao eleitorado suas principais bandeiras políticas.

Tapetão

Passado o período para registro das candidaturas, os partidos iniciaram a fase do ‘tapetão’, quando todos querem impugnar todos. Até agora a Justiça Eleitoral já recebeu mais de uma dezena de pedidos de impugnações formuladas pelas legendas e pelo Ministério Público Eleitoral. Entre os que tiveram os registros questionados pelos mais diversos motivos estão André Moura (PSC), Gilmar Carvalho (Solidariedade), Augusto Franco Neto (PSDB), Edvan Amorim (PR), Bosco Costa (PROS) e Luciano Bispo (PMDB).

Mais cimento

O governador Jackson Barreto (PMDB) recebe hoje o Grupo pernambucano Brennan visando tratar sobre a implantação em Sergipe de mais uma fábrica de cimento. Avaliado em cerca R$ 746 milhões, o investimento vai gerar já fase de construção 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Quando começar a operar, a fábrica deve gerar 500 empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos. O grupo pretende produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de cimento.

Saúde falida

Vejam o que disse ao Jornal do Dia o deputado federal e candidato a senador Rogério Carvalho (PT) sobre o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM): “Quando ele era governador de Sergipe fechou 10 hospitais no interior e agora vai fechar as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), deixando os aracajuanos sem atendimento. Ou seja, João Alves nunca mostrou compromisso com a saúde do povo de Sergipe e agora faz o mesmo em relação a Aracaju”. Misericórdia!

Agora vai!

Procurada pelo blog para falar sobre o pedido de renovação da licença de operação para atividade de Teste Piloto para aproveitamento de Carnalita, a assessoria da Vale Fertilizantes informou o seguinte: “A Vale considera positiva a evolução do tema, com a proposta do governo de Sergipe para divisão dos recursos do ICMS tendo sido aprovada pelas Prefeituras de Capela e Japaratuba. A empresa agora irá seguir com as etapas de conclusão da engenharia detalhada e do licenciamento, que antecedem o envio do projeto para aprovação no Conselho de Administração da Vale”. Muito bom!

Voto em trânsito

Eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral no dia 5 de outubro, mas mesmo assim queiram votar, poderão solicitar, a partir de amanhã e até 21 de agosto, habilitação para o voto em trânsito. Na eleição deste ano, será possível votar em trânsito nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Este tipo de voto é permitido apenas para presidente da República e possibilita que um eleitor que esteja fora da cidade onde tem o título vote em outro município, mesmo sem ter solicitado a transferência do documento.

Recorte de jornal

Publicado no Jornal de Notícias em 18 de fevereiro de 1932

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais