Ficha Limpa e o dramalhão mexicano

A análise por parte do Supremo Tribunal Federal acerca da aplicabilidade da Lei de Ficha Limpa para as eleições que se avizinham parece tomar ares de um verdadeiro dramalhão mexicano.

 

 É que após dois dias consecutivos de julgamento não se sabe ao certo qual será o desfecho da questão, já que o julgamento foi interrompido na madrugada da última sexta-feira, quando o placar estava empatado em 5 x 5, fixando para a próxima quarta-feira  a apreciação da matéria.

 

Todavia, seja qual for o resultado, é possível que o STF volte a se debater novamente sobre o tema.

 

 É que o Pretório Excelso houve por bem não deliberar quanto a uma questão de ordem argüida pelo Presidente da Corte, César Peluso, no que diz respeito a um suposto vício de origem no projeto de lei da ficha limpa, que consiste no fato de o Senado Federal ter alterado o tempo verbal da expressão “tenham sido [condenados]” para “forem [condenados]”, sem que o texto modificado tenha retornado à Câmara dos Deputados para nova aprovação.

 

 Pelo visto, os candidatos que foram alcançados pela Lei de Ficha Limpa, a essa altura do campeonato, devem estar à base de Lexotan. É por isso que Roriz, de Brasília, preferiu não esperar e renunciou, sendo substituído pela esposa.

 

Os ministros do STF estão entre a cruz e a espada. Por conta da grande divulgação na mídia a sociedade brasileira nutre uma grande esperança que a lei comece a valer ainda nesta eleição. Com isso, muitos políticos, podem disputar, vencer, mas não serem diplomados e muito menos empossados. Seria uma grande vitória para a democracia no Brasil.

 

Ainda o julgamento

A nove dias das eleições e com o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, o candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) decidiu retirar sua candidatura e lançou sua mulher, Weslian, na disputa.Mais do que afetar a eleição no DF, a decisão compromete o julgamento da lei no STF, que durou mais de 15 horas, teve discussões acaloradas e rachou o Supremo Tribunal Federal em torno da validade da Lei da Ficha Limpa para este ano.Como Roriz saiu da disputa, o processo será extinto no tribunal, como confirmaram pelo menos quatro ministros ouvidos pela Folha.

 

Outro recurso

O Supremo terá agora que aguardar um recurso de outro candidato para retomar a discussão se o Ficha Limpa vale ou não para este ano. O tribunal volta a se reunir na próxima quarta-feira.Os ministros terão de decidir se precisarão começar todo o debate do zero, ou poderão utilizar aquilo que já foi discutido quando o novo caso chegar à corte.  (FSP).

 

Salada de frutas

Deu na coluna Painel na FSP: Frase colhida ontem no Twitter: “Nesta eleição já tinha a Mulher Pêra, a Mulher Melancia e a Mulher Melão. Agora o Roriz acaba de inventar a Mulher Laranja”. E em Sergipe, tem gente dizendo que também há candidato “laranja”. Arrepare, Osmário!

 

Justiça Eleitoral

E em Sergipe parece que a esperança virou realidade. A Justiça Eleitoral, juntamente com a PF, já têm uma gravação comprovando a compra de voto nesta eleição. Tem gente que pode vencer e não levar. Seria outra vitória para a democracia contra o poder econômico.

 

Silêncio dos bons

Diga com quem andas que direi quem és. Não basta a mulher de César parecer honesta, tem que ser honesta. Se um político fala de ética e honestidade, mas ao seu lado fecha os olhos para o derrame de dinheiro de seus aliados. O que pensar? Até que ponto vai a ética de alguns? O blog vai jogar por terra o discurso de um importante político de Sergipe.

 

Desempenho da bancada de SE em Brasília

Recordar é viver. Para quem ainda está indeciso e não conhece  o trabalho da bancada de Sergipe, o levantamento publicado pelo blog há poucos dias. Vale a pena conferir os discursos de campanha e as promessas no horário eleitoral com o desempenho de alguns na Câmara dos Deputados e  no Senado Federal:

https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=103137&titulo=claudionunes

 

Manutenção de posse

Por conta da tentativa de invasão ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na tarde da última quinta-feira, 23, o Estado de Sergipe, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), ingressou com ação de manutenção de posse, com pedido de tutela antecipada, em desfavor do candidato João Alves Filho e de membros de sua coligação eleitoral “Em nome do povo”.Em resposta à ação do Estado, a juíza de Direito, Iracy Ribeiro Mangueira Marques, concedeu liminar e determinou que, em caso de reincidência, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 5.000, a ser revertida em benefício do Huse.

 

Roubo em Lagarto

Em Lagarto, a Prefeitura vem sendo sistematicamente roubada. Desta vez foi a sala do secretário Pedro de Balbino onde o computador desapareceu.

 

Obra importante em Socorro I

A partir da próxima semana, serão iniciadas importantes obras de pavimentação e drenagem na cidade de Nossa Senhora do Socorro. As ordens de serviços para pavimentação e drenagem das ruas Novo Horizonte, Central e Santo Antônio, todas no Loteamento Novo Horizonte, já foram assinadas pelo prefeito Fábio Henrique na última terça-feira, 21, e fazem parte de um conjunto de obras estruturantes realizadas pela prefeitura municipal, com recursos do Programa Pró-Município Médio e Grande Porte, do Ministério das Cidades.

 

Obra importante em Socorro II

De acordo com levantamento feito pelo município, a pavimentação das três vias vai compreender uma área de aproximadamente 5,8 mil metros quadrados de ruas pavimentadas em paralelepípedo. Também serão calçadas as Ruas Antônio Alves Pinto, 138, 140, 143, 144, e Avenida Boa Viagem, No loteamento Santa Cecília. No Loteamento Cajueiro serão calçadas as Ruas Canaã, Gericó, Galiléia e Rua José Augusto. No Povoado Estiva serão feitas ações na Rua da Frente (linha férrea). ?Essa é uma obra de grande importância social por atender uma antiga solicitação dos moradores e vai contribuir para urbanização e valorização da área?, disse o prefeito Fábio Henrique.

 

Estímulo ao turismo em São Cristóvão I

Buscando estimular o potencial turístico do sítio histórico da Praça São Francisco, em São Cristóvão, o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e da Cultura (Secult), promoveu nesta sexta-feira, 24, uma reunião com diversas entidades para apresentar um diagnóstico com os principais problemas e alternativas para gestão do destino, além de discutir a implantação do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Cultura de São Cristóvão. O encontro foi realizado no Museu Histórico de Sergipe.

 

Estímulo ao turismo em São Cristóvão II

O reconhecimento recente da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade obrigou o município a reformular a sua capacidade de gestão em relação ao turismo e a cultura. Assim, o diagnóstico teve como objetivo identificar os principais gargalos na operacionalização do produto turístico e no diálogo dos diversos atrativos, serviços e equipamentos existentes considerando a proximidade do período de alta estação do compreendido entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011.

 

Trânsito

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro encerrou na sexta-feira, 24, as ações educativas da Semana Nacional de Trânsito na cidade. Durante cinco dias, foram realizadas blitze educativas em vários pontos da cidade, com a distribuição de panfletos, adesivos e cartazes; apresentação de vídeos educativos nas escolas municipais; e demonstração de trânsito com uma mini pista para os alunos.

 

Fundação Renascer firma convênio com Ipesaúde

Um convênio entre a Fundação Renascer e o Ipesaúde vai beneficiar 175 servidores, sendo 135 agentes de segurança em medida socioeducativa e 40 técnicos [assistentes sociais e psicólogos]. A assinatura do contrato aconteceu na sexta-feira, 24, no gabinete do presidente do Instituto, Vinícius Barbosa, e representa um impacto mensal na folha de pessoal da Fundação da ordem de R$ 12.630,61.

 

Candidatura de José Américo

O leitor Alberto Lima discorda da coluna no tocante aos candidatos que estão na disputada para a Câmara dos Deputados. Ele quer incluir na lista o candidato José Américo (PSC), conhecido como JÁ. Segundo Alberto, na pesquisa realizada pelo Instituto SOMA, divulgada no dia 14 de setembro de 2010, José Américo (JA) recebeu 12 indicações e está na 12ª colocação. O 11º colocado teve 14 indicações e foi incluído entre os prováveis eleitos. Uma diferença insignificante em termos percentuais. ”Portanto, José Américo (JA) está na competição”, disse, lembrando que José Américo é vice-prefeito de Propriá desde 2004, e é bastante conhecido na Região do baixo São Francisco e também nasceu em Itabaiana onde tem vários familiares que estão engajados na sua campanha.

 

Memória Política I

Em 1946, Eurico Gaspar Dutra é empossado na presidência do Brasil. Seu governo apresenta poucos destaques. É decretada a ilegalidade do PCB – Partido Comunista Brasileiro. O governo dobra-se diante do poderio dos Estados Unidos e rompe relações com a URSS. Instala-se a Assembléia Nacional Constituinte. Ainda em 1946, em setembro, é promulgada a quinta Constituição brasileira. Em 1948, lei aprovada pelo Congresso Nacional  cassa o mandato de parlamentares – deputados, senadores e vereadores – eleitos pelo PCB.

 

Memória Política II

Encerrado o mandato de Dutra, realiza-se novo pleito, em 1950, que consagra a volta de Getúlio Vargas ao poder, dessa feita legitimada pelo voto direto dos eleitores brasileiros. O ex-presidente Dutra apóia  Cristiano Machado, do Partido Social Democrático. Enquanto isso, Getúlio, candidato pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, consegue a adesão do PSP – Partido Social Progressista, liderado pelo político paulista Adhemar de Barros. Já a UDN – União Democratica Nacional – repete a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes, que houvera sido derrotado na eleição presidencial anterior. Em 1951, Getúlio Vargas toma posse e comanda os destinos do país até 1954.

 

Fundo Soberano

Parte das reservas internacionais de um país, os excedentes da  arrecadação e o lucro de empresas estatais são os componentes do que se denomina fundo soberano. O Fundo brasileiro foi criado em 2008. Para sua criação, o governo valeu-se da economia fiscal daquele ano, equivalente a R$ 14,2 bilhões ou 0,5 por cento do PIB – Produto Interno Bruto.

 

 

Saúde e segurança

 De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, são esses os dois principais problemas que afligem a população do país. Em São Paulo, o Estado mais rico, os mais abastados preocupam-se mais com a falta de segurança. Os mais pobres, com saúde. De um modo geral, a pesquisa apontou um empate técnico entre saúde e segurança. Educação, desemprego, transporte coletivo e corrupção aparecem, pela ordem, como outros temas que afligem a população brasileira.

 

Dia do Idoso

Nessa segunda-feira, 27, é comemorado o Dia do Idoso. E para não deixar passar a data em branco a Fisioform, que é uma empresa voltada a desenvolver saúde, bem-estar físico e mental de seus clientes, vai estar no calçadão da 13 de Julho, das 6h ás 9h, promovendo um  café da manhã recheado com atividades voltadas para o Idoso.

 

Gilmelândia e Vixe Mainnha agitam a FM Sergipe

Os ouvintes que estavam ligados no programa Linha Direta da FM Sergipe na sexta feira, 24, tiveram uma grata surpresa. A exuberante e estonteante cantora Gilmelândia, ex vocalista da Banda Beijo e atual líder da Vixe Mainha fez uma visita aos nossos estúdios e bateu papo com o locutor Edilson Vieira. Ela cantou ao vivo antigos sucessos e a música de trabalho em homenagem aos 60 anos do trio elétrico, além de uma versão axé do hino Nacional. A cantora de apresenta nessa sexta feira na Boate F1 Clube.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

 

Emurb e a regularização da rua “Clóvis Rollemberg”

Da leitora Aniko Klara Ilona Vrubel: “Sou uma da meia dúzia de pessoas que acompanha sua coluna diariamente e venho solicitar sua ajuda para solucionar um problema que atinge vários moradores da rua dep. Clóvis Rollemberg na atalaia.Através da lei municipal n.1213 de 13 de outubro de 1986, a antiga rua G, recebeu esta denominação. Com certeza devido a enorme desorganização da prefeitura e câmara de vereadores, a mesma rua G (ao invés de Clóvis Rollemberg, através da lei municipal n. 1628 de 18 de setembro de 1990, faz a sua denominação para Anísio da Silva Tavares. Note-se que nenhum morador sabia disso, as placas com a denominação de Clóvis Rollemberg, continuaram afixadas até que o tempo se encarregasse de destruí-las! No site da prefeitura há um mapa de Aracaju onde consta o nome Clóvis Rollemberg ,o mesmo ocorrendo em todos os equipamentos de GPS e no Google Earth e Google maps, que acredito seja bastante utilizado por turistas que aqui chegam, mesmo porque vários hotéis estão em seu entorno! neste ano, a Emurb resolveu trocar todas as placas por Anísio da Silva Tavares gerando a insatisfação e todos os tipos de problemas para os moradores, que conseguiram reverter a errada denominação, sendo que tenho em mãos a lei minicipal n. 3909 de 02 de junho de 2010, assinada pelo prefeito, pela secretária municipal e pelo procurador geral do município REGULARIZANDO a denominação da rua dep. Clóvis Rollemberg. Todos ficamos satisfeitos com a medida, pensando que não mais perderíamos encomendas de delivery, pedidos de taxi que nunca chegam e a gente se atrasa para compromissos….etc…., apenas pensamos, pois a Emurb, apesar de notificada por e-mail de vários moradores está se fazendo de completamente “surda”, nem sequer qualquer e-mail foi respondido, como se isso tudo não fosse com ela!!!! Quanto descaso!!!! Não podemos sequer comprar algo maior em lojas pois se necessitar de entrega, essa jamais chega pois não encontra o endereço!!!! Por favor, quem sabe através da imprensa seja possível sensibilizar a Emurb para que apenas cumpra com a sua obrigação, afinal, estamos ou não na capital da qualidade de vida?”

 

 

Imprensa: Qual o seu papel?

Do leitor Messias Gonçalves:“A grande maioria dos que fazem a imprensa brasileira guardam para si, alguns resquícios do tempo em que vivemos a ditadura militar. Com a abertura política e o pleno exercício da democracia, alguns integrantes isoladamente ou mesmo integrados a grupos de comunicação, exageram quando pregam a tal de “liberdade de imprensa”. Alguns poucos praticam na verdade é a “libertinagem” e não liberdade. No mundo cotidiano, seja em qualquer meio ou ramo, sempre haverá interesses escondidos por trás de determinadas ações. É natural do ser humano.  Porém, quando o assunto é o compromisso de informar para a sociedade, os fatos como eles são, é dever supremo da imprensa, e ela desvirtua, nega-se ao seu principal papel. O pior é quando se trata de emissoras de rádio e televisão, cujas concessões são públicas e o seu principal dever é a informação. Na questão dos jornais impressos e hoje mais ainda pela internet, como as revistas, que são meramente “negócios” econômicos, podemos até aceitar tomadas de lado A ou B, quando expressados dentro dos editoriais. Mas jamais nas reportagens tratadas pelos profissionais do jornalismo. Contanto que seja abertamente declarado, tipo, ?esta revista ou este jornalista, defende Lula, Dilma, ou defende FHC ou Serra. Não é através de artigos camuflados de jornalismo com paixão, distorção que eles tenham o direito de utilizarem desses artifícios. Por mais que concordemos com o conteúdo, essa semana a uma emissora de televisão local emitiu em um dos seus telejornais, um  “editorial”, contra uma candidatura, um grupo, porque esse mesmo grupo e o candidato podem tirar uma vaga para outra determinada candidatura, meramente por questões sanguíneas. O pior é que neste caso, a vitrine em muitas das vezes faz o papel de estilingue, só que no rádio.  Até o ano de 2004, segunda feira pra mim sem ler um semanário local, era como se fosse até Roma e não visse o Papa, como dizemos. Pois bem, na eleição de Toinho de Dorinha para prefeito de Poço Verde, fora realizada uma pesquisa final naquele município. Quando chegou a última segunda feira antes da eleição, fomos comprar o jornal e para nossa surpresa, não constava a pesquisa. Tinha era uma entrevista com o candidato da oposição, financiado pelo governo, maior patrocinador do jornal à época. Tem um programa de rádio que todas as manhãs os ouvintes são obrigados a ouvirem as mesmas pessoas falando de certos assuntos, na maioria requentados sobre a polícia militar, dando uma clara demonstração de se tratar de orquestração ou compra de espaços. O que falta ao apresentador é dizer se houve a compra do espaço ou não por partes de entidades que se dizem representativas. O ouvinte deveria ter o direito de saber quando a noticia é jornalismo ou jabá (jabá para os inocentes é a prática que cantores e até personalidades públicas pagam para aparecer na imprensa). Vejam que não somos contra as certas posições adotadas por determinados profissionais ou até mesmo grupos empresariais, mas a população merece e deve ser respeitada. Finalizando, reporto-me ao caso do dossiê contra familiares do candidato José Serra. A imprensa que todo santo dia bate em Lula e agora em Dilma atribui ao palácio à elaboração dessa ilegalidade que afronta a nossa democracia. Por outro lado, parte da imprensa diz que esse dossiê partiu do ex-governador de Minas Gerais, Aércio Neves, quando ainda pleiteava a condição de candidato tucano à presidência do Brasil, quando soube que José Serra também preparava um contra ele, para desqualificá-lo na disputa interna do PSDB. Ou seja, se em qualquer período já é complicado sair destilando venenos ainda antes mesmos dos fatos terem sido apurados, imaginem num processo eleitoral, quando interesses diversos estão em jogo. Principalmente os interesses dos cidadãos, que devido a essas irresponsabilidades, hão de pagar com administrações corruptas”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Não importa o quanto você foi longe no caminho errado. Volte para trás”. Ditado turco. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais