FIFA punirá ‘comemoração religiosa’

A FIFA pediu aos jogadores de futebol moderação na expressão de fé durante a Copa da África do Sul, que começa em 10 dias. Um comunicado já foi enviado às federações de futebol dos países que disputarão a competição na tentativa de impedir que seus atletas festejem gols e vitórias com mensagens religiosas. E o Brasil é um dos que mais preocupam a FIFA quando se trata de manter religião e futebol separados. O uso de mensagens escritas em camisetas por baixo do uniforme já é proibido. Mas, em várias ocasiões, atletas têm esperado o final da partida para rezar e exibir mensagens.


A primeira grande polêmica surgiu quando o Brasil ganhou da Alemanha em 2002 e conquistou o penta. Há um ano, o tema voltou a fazer parte de debates da FIFA na conquista da Copa das Confederações, na África do Sul.


As autoridades esportivas insistem que não querem transformar a Copa em evento político ou religioso. Mas vivem situação delicada, já que a aplicação de multas pode dar a polêmica impressão de cerceamento religioso.


Jérome Valcke, secretário-geral da entidade, acredita que a solução é pedir o compromisso das seleções para evitar as mensagens religiosas. A assessoria de imprensa da FIFA disse ao Estado que, ainda nesta semana, cada seleção receberá a visita de um representante da entidade para falar sobre temas relacionados com a Copa e o comportamento dos jogadores. A questão religiosa fará parte dos debates.
A FIFA insiste que não há problema em incluir religiosos na comitiva, mas proíbe a promoção de qualquer religião.


 “Fomos comunicados sobre essa questão e todos os jogadores estão alertados”, disse o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. Ele acrescentou que no grupo há católicos, evangélicos e espíritas. “Todos têm sido discretos nas manifestações aqui dentro da concentração.” De acordo com Paiva, no entanto, é difícil controlar algum ato espontâneo de atletas no momento de comemoração. “Não falo só do Brasil. É algo delicado também para outras seleções.”

Islã


E não é só a seleção brasileira que preocupa. A FIFA vem enfrentando críticas por parte das seleções muçulmanas que querem que seus costumes sejam respeitados. Durante as Eliminatórias, alguns países tiveram de jogar durante o período de jejum da religião do profeta Maomé. Uma partida entre Gana e Sudão foi alvo de polêmica, depois que a equipe sudanesa, derrotada, disse que seus 11 jogadores estavam em jejum pelo Ramadã. Um estudo da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, revelou que partidas e treinos no período de jejum podem ser prejudiciais à saúde. Mas, no ano passado, a instituição religiosa egípcia Dar al-Ifta, emitiu uma fatwa (decreto) indicando que os jogadores poderiam desobedecer o jejum para garantir vitórias.

NADA ALÉM DE FUTEBOL

Camisas: os jogadores estão proibidos de levantar a camisa para mostrar mensagens religiosas escritas em camisetas usadas por baixo do uniforme
Faixas: não poderão entrar em campo nem ser estendidas para comemorar gols ou vitórias em partidas da Copa
Jejum: jogadores islâmicos tiveram de jogar as Eliminatórias mesmo durante o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos
Pastores e padres: são permitidos nas comitivas e nas concentrações, mas não devem participar de atividades ligadas às partidas oficiais da Copa do Mundo

Fonte: AE

#NOTAS#

Família MK Music – Após perder marido e irmão, nova tragédia atinge família de Marina de Oliveira

O publicitário Nelson Osório de Castro Neto, genro de Yvelise de Oliveira, a presidente da gravadora Mk Music, faleceu neste domingo, 30, após um acidente de moto. Nelson era marido de Luiza Gerk, filha da cantora Marina de Oliveira, neta do deputado federal Arolde de Oliveira

No site oficial da gravadora, foi publicada uma nota de falecimento: “Pedimos orações pela família Oliveira, por mais este momento de dor. E também pelos familiares do nosso querido Nelson – seus pais Nelson Osório de Castro Filho e Sônia, e sua irmã Adriana”.

“Agradecemos as várias manifestações de carinho e consternação em mais este momento. Certamente, Deus está no controle”, continua a nota.

Em fevereiro desse ano, Yvelise de Oliveira perdeu o seu filho, Benoni Assis Vieira de Oliveira, 45, e seu genro, Sergio Ribeiro de Menezes, 43, num acidente de ultraleve na Lagoa de Jacarepaguá (RJ).

“Dona Morte entrou pela porta da minha casa e se instalou confortavelmente em algum dos meus sofás”, disse Yvelise na época.

Marina Silva, candidata a presidente, afirma: “O mesmo Deus que me ama, ama Dilma, ama Serra”

A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, participou ontem do culto da Assembleia de Deus em Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo, e pediu que os crentes não “satanizem” os adversários nas eleições. “O mesmo Deus que me ama, ama Dilma, ama Serra e ama Plínio (de Arruda Sampaio, do PSOL)”, disse.

Marina, que é evangélica, chegou pouco antes das 9 horas e foi homenageada em ato com pastores que representavam cerca de 20 municípios. Ela ouviu a pregação e depois ocupou o púlpito por 40 minutos.

Quando afirmou que a fé lhe ajudou a restabelecer a saúde, as 300 pessoas no templo, incluindo o prefeito Paulo Eduardo de Barros (PV), repetiram “glória” e “aleluia”. Ela abriu a Bíblia e leu passagens dos profetas Jeremias e Isaías. “Marina está em uma luta difícil”, disse o pastor Gesse Ribeiro. “O Brasil e nós temos orgulho da senhora e ainda iremos ter muito mais.”

Questionada se temia ser apontado por usar o púlpito como palanque, Marina negou. “Não temo por questões de princípios, a minha fé é publica, todos me conhecem. Nós somos um estado laico e isso é muito positivo tanto para quem crê como para quem não crê, ou é evangélico, como para espírita, como para católico ou qualquer pessoa.”

Missionário R. R. Soares planeja lançar jornal impresso de notícias

Segundo coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta quarta-feira, 26 de maio, o missionário RR Soares prevê uma novidade.

“Recebido anteontem por Lula em Brasília, Missionário R. R.Soares vai lançar um jornal de notícias em formato tablóide, diário, para ser distribuído gratuitamente em capitais do país. Ele já edita o ‘Show da Fé‘, jornal cristão e mensal com tiragem de mais de 1 milhão”.

Edir Macedo, cunhado do fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, também possui um jornal impresso. A Folha Universal é distribuída gratuitamente a cada sete dias.

Ex atriz pornô, Júlia Paes agora é convertida

A atriz e cantora Júlia Paes teve um mal estar depois de assistir a uma matéria do TV Fama sobre o seu casamento, que aconteceu na última sexta-feira. Além de mostrar imagens da família, o programa exibiu uma retrospectiva da carreira de Júlia, que inclui sua participação em filmes pornográficos, o namoro com Thammy Gretchen, e o grupo Sexy Dolls, em que ela cantava.

Com poucos anos de carreira artística, Júlia Paes nunca deixou de estampar as páginas das revistas e sites de celebridades. O relacionamento dela com Thammy Gretchen rendeu um ensaio nu para uma revista erótica e muita polêmica.

Após o fim do grupo Sexy Dolls, Júlia Paes se converteu, passou a frequentar uma Igreja Evangélica e se casou, grávida de seis meses, com Gabriel Ribeiro. “Ela acreditava que o programa ia mostrar a nova fase da vida dela. Ela não gostou de ver a imagem da família misturada a dos filmes e dos ensaios com a Thammy”, contou uma amiga da noiva.

Copa do Mundo 2010 – Ap. Estevam Hernandes manda recado para os evangélicos Kaká e Luis Fabiano

“Luiz, Deus te abençoe ricamente e te dê a cura em vitória em nome de Jesus. Estamos orando por você”, disse Estevam. Como resposta, Luís Fabiano escreveu: “Amém, Apóstolo Estevam… muito obrigado pelas orações…”. O atacante garantiu que está bem: “Graças a Deus estou muito bem”.

Para Kaká, o apóstolo mandou um recado. “Semana de demonstração do poder da fé”. Ontem pela manhã, o jogador escreveu: “Para cada manhã há um milagre de Deus. Andando com Jesus não há perdas”. Depois, usou a mesma expressão em inglês. A troca de mensagens aconteceu pelo Twitter oficial dos jogadores e de Estevam. A CBF liberou o uso da rede social, mas com restrições.

Fervoroso, Kaká, que costuma usar uma camisa com a inscrição ‘I belong to Jesus’ (‘Eu pertenço a Jesus’), é muito ligado à Igreja Renascer, onde casou e para a qual faz doações em dinheiro, além de ser amigo de Estevam Hernandes. O jogador entregou à Igreja o troféu de melhor jogador do mundo em 2007 e já admitiu que pretende virar pastor quando encerrar a carreira. Na África, ele usará uma chuteira com a inscrição ‘Jesus em primeiro lugar’.

A Seleção tem forte cunho evangélico, já que Jorginho é convertido e comanda rodas de orações na Seleção. Kléberson, inclusive, frequenta a mesma igreja do auxiliar de Dunga. Lúcio é amigo do apóstolo Estevam, com quem já fez viagens. “A Bíblia para mim é um manual. Você tem instruções ali que Deus deixou bem claras para você usar no dia a dia”, afirmou o zagueiro, recentemente. Já Felipe Melo revelou que seu maior sonho é ser diácono de sua igreja no Brasil.

Presidente Lula se encontra com Missionário R. R. Soares para conseguir votos evangélicos para Dilma

O presidente Lula conversou com o bispo Romildo Ribeiro Soares, conhecido como Missionário R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. É um momento de campanha, embora em horário de expediente, com vistas a reforçar a candidata Dilma junto ao público evangélico.

Tenta recuperar terreno onde o adversário, José Serra, já ciscou, nessa etapa da campanha disfarçada de “pré-campanha”. Fora do palanque do Dia do Trabalhador, que Lula dividiu com Dilma, Serra procurou os evangélicos, no dia 1º de maio. Em Balneário Camboriú (SC), participou do 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora.

Promovido pela Assembléia de Deus, o encontro reuniu milhares de fieis, sob a liderança do pastor Everaldo Pereira, do Partido Social Cristão (PSDC), que apóia Serra desde 2002.

Líder religioso que arrebata audiências na televisão, RR Soares apresenta o popular “Show da Fé”, transmitido pelas redes Bandeirantes e CNT. Ainda neste mês, ele estréia novo programa na Bandeirantes, agora em formato de talk show, no horário nobre que aluga desde 2003, a preços milionários.

RR Soares só perde em horas de aparição na tevê para o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, apóstolo Valdemiro Santiago, que, por sua vez, arrebanhou fieis do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. RR Soares foi co-fundador da Universal e casou-se com a irmã de Macedo. Mas ambos romperam e ele fundou sua própria igreja.

Lula sabe que o voto evangélico tem participação expressiva na eleição e preocupa-se em aproximar a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, do segmento.

Para se ter uma idéia do alcance desse eleitorado, o Serviço de Evangelização para a América Latina (Sepal), organização protestante de estudos teológicos, estima que a metade dos brasileiros será evangélica em 2020. A conta parte da premissa de que a taxa de crescimento dos evangélicos na próxima década continuará a mesma dos últimos 40 anos. Em 1960, os evangélicos eram 4% da população brasileira. Hoje calcula-se que sejam 24%.

Pastor é arma secreta da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Pastor Anselmo Alves, 51 anos, não tem o peso de Dunga na seleção brasileira. Não se trata também de um ilustre desconhecido. Evangélico da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Anselmo é o guardião de um grupo influente de jogadores no elenco de Dunga. E já tem encontro marcado com os atletas em Johannesburgo assim que a seleção desembarcar na África.

O pastor ministra na Igreja Batista em Curitiba, um enorme templo encravado no bairro Batel, no centro da cidade. E não foi possível encontrar os jogadores de Dunga no CT do Atlético-PR, quartel da seleção. O motivo: Anselmo Alves está na Itália e de lá parte na próxima semana para Johannesburgo.

A missão do pastor Anselmo é orar e encorajar os jogadores evangélicos, apontados como o núcleo forte da seleção. Entre os 23 convocados por Dunga, sete deles comungam da mesma fé: os zagueiros Lúcio e Luisão, os volantes Gilberto Silva e Felipe Melo, o lateral Daniel Alves, o atacante Luís Fabiano e Kaká.

Pastor Anselmo revelou que orou pela recuperação plena de Kaká e deve continuar com as orações durante da Copa. Desde o Mundial de 2002, o religioso acompanha a seleção. Naquele Mundial, ele foi decisivo na recuperação emocional de Lúcio, declarou o zagueiro.

“Lembro que ele estava arrasado com a falha que cometeu no gol de Owen no jogo contra a Inglaterra (o Brasil depois virou e venceu por 2 a 1, gols de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, em confronto válido pelas quartas de final). O Lúcio chorou muito. Reunimos-nos e oramos e ele se recuperou para os jogos finais”, contou o pastor em sua página na internet.

De 2002, passando pela Copa de 2006, a presença do pastor Anselmo tem sido constante nas andanças da seleção, em Eliminatórias e outros eventos. ”Sempre que a seleção está reunida em algum lugar do mundo, ele viaja até o local e ministra aconselhamento, faz um encontro diário, para estudar a Bíblia”, conta o pastor Rogério Leite em seu blog da Igreja Batista Passo D”areia. “Alguns céticos e perseguidores do cristianismo falam contra, e até especulam que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) paga as despesas de viagem e hotéis para o pastor Anselmo, mas todas essas despesas são pagas segundo ele, por amigos, irmãos da igreja e também jogadores de dentro e fora da seleção.”

Futebol no sangue. Anselmo, antes de se tornar pastor, era jogador de futebol. Nos anos 1980 atuou como ponta-direita do Atlético-PR, mas não teve sucesso como atleta profissional e abandonou a carreira.

Chuteira especial de Kaká para a Copa do Mundo terá a inscrição “Jesus em primeiro lugar”

Kaká e Grafite já receberam as chuteiras personalizadas que vão usar na Copa do Mundo de 2010. Os calçados foram feitos exclusivamente para os dois jogadores com as medidas e o material de preferência de cada um. As chuteiras foram produzidas na Holanda e trazem as bandeiras da seleção brasileira.

A chuteira de Kaká vem com a mensagem “Jesus in first place” (Jesus em primeiro lugar). Já no calçado de Grafite vem com a escrita “Graffa 23″, uma marca do atacante.

U2 toca hino cristão “Amazing Grace” em nova turnê
 

A banda irlandesa U2 já é bastante conhecida por ter músicas com citações bíblicas e letras com mensagens positivas. Em sua nova turnê, 360°, mais uma vez Bono Vox surpreendeu aos fãs ao cantar o famoso hino cristão “Amazing Grace”.

Tocando guitarra, Bono canta o hino até a primeira estrofe (Maravilhosa graça/ quão doce é o som/ que salvou um miserável como eu/ Uma vez estive perdido, agora me achei/ Eu estava cego, mas agora enxergo). Depois a banda acompanha tocando a introdução da música “Where the streets have no name”.

O hino, composto no século XVIII pelo inglês John Newton, é uma das músicas mais famosas dos Estados Unidos, sendo tocadas até em eventos do governo. O fato de a banda mesclar o hino com “Where the streets have no name” se refere ao sentimento de Bono em relação a essa música.

Em uma entrevista concedida em 2005, Bono explicou que “Where the streets…” é a música que eles “chamam” a Deus. “Esta é a música em que podemos ter certeza que, assim que tocarmos, Deus entra pela porta”, disse Bono.

Em 2005 a banda recusou ceder a música para um comercial de TV. Foi oferecido à banda 12 milhões de libras, porém Bono afirmou que o dinheiro seria bem vindo, pois ele iria doá-lo a uma de suas instituições na África, mas ele não teria ter associada a sua música a um comercial. Para a banda, esta é uma música “especial”, pois clama a Deus a Sua Presença.

Músicos de Michael W. Smith marcam presença no Labareda

Depois de um show repleto de emoção e louvor em sintonia com o público, os músicos do cantor Michael W. Smith se deslocaram para o restaurante Labareda Grill, onde junto com os organizadores da apresentação, se deliciaram e aprovaram a comida do restaurante logo após o evento. Os integrantes da banda do maior cantor gospel da atualidade, provaram os melhores cortes de carnes e as mais saborosas sobremesas do lugar, além disso, o clima aconchegante e sofisticado que o Labareda Grill possui, fechou a noite com chave de ouro para os visitantes internacionais.

Há! W. Smith não conseguiu chegar ao restaurante devido a quantidade de fãs na porta do local. O sushi é um dos pratos prediletos do cantor. Falar nele, o show foi perfeito e vamos considerar um dos melhores shows que Aracaju sediou nesse século. Parabéns a Igreja do Evangelho Quadrangular!

Jornalista evangélico na Copa

O jornalista evangélico Kleber Santos, editor de esportes do Jornal da Cidade, segue amanhã, 8, rumo à África do Sul fazendo a cobertura da Copa do Mundo, feito inédito no estado. Nunca um jornal impresso de Sergipe enviou um correspondente para um Mundial. E melhor: além dele, o repórter-fotográfico Jorge Henrique também faz a cobertura. Ambos ficam até o dia 14 de julho no continente africano, quando depois passam quatro dias em Portugal e no dia 18 de julho retornam ao Brasil. Deus abençoe vocês!

Marcha para Jesus em Aracaju

Mais de 30 mil pessoas compareceram a 17ª edição da Marcha para Jesus. A abertura do evento foi comandada pela cantora Myla Karvalho e banda (ex-Cia Calypso). O evento foi  encerrado com o show de David Quilan. Os setes trios fizeram a festa. Próximo ano tem mais.

gleicequeiroz@infonet.com.br     www.twitter.com/gleicequeiroz

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais