Fim do blá, blá, blá

Os candidatos a cargos eletivos nas eleições de domingo encerram nesta quinta-feira as participações no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Neste último dia, vão agradecer à população pela paciência de tê-los assistido e garantir que, se eleitos, cumprirão todas as promessas feitas durante a campanha. Não existe pesquisa para medir a aceitação pelo eleitor das propostas apresentadas no horário eleitoral, mas é certo que boa parte dos votantes não levou em conta as aparições dos candidatos para definir o voto. Todos sabem que as ideias apresentadas fazem parte de um jogo de marketing dos publicitários e que os eleitos não as levarão em conta no decorrer de seus mandatos. Portanto, praticamente tudo que foi dito no horário eleitoral não passou de um enfadonho blá, blá, blá.

Coronelzinho

E o prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), não engoliu a acusação feita pelo senador Kaká Andrade (PDT) de que está pressionando comissionados e prestadores de serviço a votarem em seus candidatos. “Isso é desespero deste coronelzinho porque estão lhe cobrando a vitória de Eduardo Amorim (PSC) no sertão, coisa que não acontecerá”, reagiu Heleno. Misericórdia!

Justificando

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não votar domingo próximo deve justificar a ausência ao pleito. Quem se encontra nessa situação tem até 60 dias para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral, mas o ideal é que o formulário seja devidamente preenchido e entregue no próprio dia da votação, nos postos de justificativa.

Bico calado

A rádio 103 FM está fora do ar desde a meia noite de hoje, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral. A emissora, que só retomará a programação normal amanhã, foi acusada de desrespeitar a legislação eleitoral para beneficiar candidatos simpáticos aos comunicadores. A cada 15 minutos, a rádio veicula gravação informando que "estamos fora do ar por desobediência à legislação eleitoral".

Desautorizado

A direção nacional do PMN desmentiu ter retirado o apoio ao candidato a governador Eduardo Amorim (PSC). A debandada foi anunciada pelo próprio presidente estadual da legenda e candidato a deputado federal Antônio Luiz. Em nota, a presidente nacional do PMN, Telma Ribeiro, afirma que a legenda não admite certas decisões e reafirma o apoio ao candidato cristão. Também revela ter “exigido do presidente estadual Antônio Luiz cópia da ata dessa reunião para que possa tomar as devidas providências”.

Voto acompanhado

Mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento de votar. Nesse caso, uma segunda pessoa será autorizada a ingressar na cabine e poderá, inclusive, digitar os números na urna. Vale ressaltar que esta pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de partido político.

Mais caras

Os novos multiplicadores usados para calcular os tributos sobre as bebidas frias – cerveja, refrigerante, refresco, isotônicos e energéticos – terão impacto mínimo sobre os preços finais. Segundo a Receita Federal, os preços subirão no máximo 0,25% com o aumento da base de cálculo dos IPI, PIS e Cofins. Os refrigerantes em lata subirão até 0,17%, e os em garrafas de vidro aumentarão até 0,2%. Para as cervejas, o impacto variará entre 0,23% e 0,25%.

Aulas suspensas

As atividades pedagógicas das 258 escolas da rede estadual de ensino que servirão como seções eleitorais nas eleições de domingo, estarão suspensas a partir das 13h desta quinta-feira. Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as aulas destes estabelecimentos de ensino só serão retomadas a partir das 13h da próxima segunda-feira.

O que pode

Hoje é o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa. Esta quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos. Amanhã é o último dia para publicar propaganda eleitoral paga nos jornais. No sábado, termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até às 22h do próximo sábado.

Pé na estrada

Os dois principais candidatos a governador seguem com as agendas cheias nestes últimos dias de campanha. Hoje, Jackson Barreto (PMDB) faz campanha à tarde em Propriá, e à noite participa de uma carreata pelos bairros da zona norte de Aracaju. Eduardo Amorim (PSC) começou o dia visitando os mercados centrais de Aracaju. Em seguida, participa de uma caminhada em Socorro. No finalzinho da tardem estará no conjunto Augusto Franco e à noite participará de um comício em Simão Dias. Haja sola de sapatos!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano a Notícia em 3 de dezembro de 1896

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais