Floro, de doente a fugitivo

0

Alegando sérios problemas de saúde, o presidiário Floro Calheiros foi levado, às pressas, na quarta-feira passada, para o Hospital Governador João Alves Filho. Seus familiares afirmaram que aquela unidade de saúde não tinha condições para atendê-lo e conseguiram removê-lo para o Hospital São Lucas. Ontem à noite, vestido de médico e usando peruca, Floro “bateu as asas”, saindo calmamente pela rua Alcides Leite. A fuga só foi descoberta uma hora depois, quando o “passarinho” já estava bem longe. Esta é a segunda fuga espetacular de Floro. A primeira aconteceu no dia 2 de julho de 2003, quando ele evadiu-se pela porta da frente da 1ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, só sendo recapturado em janeiro deste ano. A fuga de ontem nos leva a fazer algumas indagações: por que atenderam ao apelo para transferi-lo do hospital João Alves? Por que era tão frágil a segurança de um detento que já havia fugido anteriormente de forma espetacular? Por fim, se era tão sério o seu quadro de saúde, como ele conseguiu sair do hospital caminhando normalmente? Vamos aguardar as explicações das autoridades.

 

Surra no DEM

 

Ao ser eleita ontem prefeita de Malhador (SE) com 71,33% dos votos, Sarina de Jadinho (PRB) aplicou uma sonora surra no candidato à reeleição Élan Araújo. Nem mesmo a presença do ex-governador João Alves Filho (DEM) na cidade conseguiu reduzir o percentual de derrota. Alegando que Malhador sempre foi um importante reduto dos democratas, Alves Filho arregaçou as mangas para tentar reeleger Élan Araújo, mas nada pode fazer pelo protegido. E olha que a candidatura de Sarina foi registrada na véspera da eleição de ontem, porque o seu marido Jadinho teve o registro de candidato cassado pela Justiça.

 

Boa notícia

 

Para minimizar o impacto da crise econômica e garantir a meta de crescimento de 4% em 2009, a Caixa Econômica Federal anuncia hoje um pacote de redução de juros em diversas modalidades de crédito às pessoas físicas e jurídicas. A maior queda será nas operações de penhor, que ficarão 24,7% mais baratas. As taxas de empréstimos consignados, cheque especial, cartão de crédito e financiamentos de capital de giro também serão reduzidas. Outra medida para manter a economia aquecida é aumentar em pelo menos 20% o montante de recursos destinados á habitação. Legal!

 

Riomar deslancha

Desde que foi iniciado o processo de revitalização do Shopping Riomar, o movimento diário de consumidores naquele centro de compras cresceu mais de 300%. “Queremos aumentar esse percentual ainda mais”, afirma o superintendente do Riomar, Artur Rebelo. Segundo ele, a chegada constante de novas empresas no shopping comprova o sucesso do projeto de revitalização elaborado pelo Grupo João Carlos Paes Mendonça. “Exemplo disso é a inauguração, na próxima terça-feira, do restaurante McDonald´s, âncora mundial em sua área de atuação”, festeja Rebelo.

Retomada de obras

Serão retomadas nesta semana as obras de pavimentação da rodovia ligando a sede da Barra dos Coqueiros às praias da Costa e Atalaia Nova, ambas naquele município. A informação é do presidente do DER, Ézio Faro. Segundo ele, uma construtora de Paulo Afonso já montou o canteiro de obras no local para reiniciar os serviços, paralisados há quase um ano. As duas construtoras que ganharam anteriormente as concorrências para fazer a rodovia desistiram por acharem baixo o valor da empreitada. Tomara que agora a coisa ande.

Atestado de óbito

Ao dizer que a situação da indústria têxtil Confiança é complicadíssima, o Secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia, praticamente assinou o atestado de óbito da fábrica. Quem vai se interessar em comprá-la e qual banco sinalizará com um financiamento, após o secretário afirmar que a empresa tem passivos de toda ordem e que são muitas as dívidas acumuladas, coisa que nem o patrimônio cobre? Os 430 empregados da Confiança estão em greve há 20 dias porque não recebem salários desde novembro.

Perdeu a confiança

A coluna soube que a direção da Fábrica Confiança ficou irritadíssima com as declarações do secretário Jorge Santana. O pessoal não esperava que, justamente na crise mais aguda vivida pela empresa, um representante do governo do Estado fosse a público dizer que não existe mais qualquer saída para a indústria. Para quem não sabe, a fábrica não está totalmente paralisada e a direção acredita piamente na possibilidade de soerguê-la. Aguardemos, portanto!

Pacote fiscal

O governo de Sergipe deverá anunciar nesta semana um pacote tributário para beneficiar as empresas com dificuldades em pagar impostos estaduais. O governador Marcelo Déda (PT) revelou que a proposta, em fase final de conclusão, prevê parcelamento dos débitos de ICMS e até renúncia fiscal para consumidores de baixa renda. “A idéia é oferecer alternativas para que as empresas se regularizem junto ao Estado e passem a ter acesso aos programas governamentais”, explica Déda.

Usados em queda

A decisão do governo federal de reduzir o IPI dos carros novos, que levou a uma queda no valor dos automóveis novos aos consumidores, está contribuindo para desvalorizar ainda mais o preço dos carros usados. Dados da Associação dos Revendedores Independentes de Veículos mostram que, em novembro, os usados, em média, já haviam diminuído de valor 0,59% em relação a outubro. Por conta da redução do imposto, as concessionárias de marca passaram a pagar até 40% menos por um carro dado como parte de pagamento na compra do novo.

 

Crescimento menor

 

Projeções indicam que a ascensão dos pobres à classe média perderá boa parte do fôlego em 2009. Desemprego e retração do crédito são alguns dos fatores que devem interromper o crescimento da chamada classe C. O jornal “O Estado de São Paulo” publica hoje um estudo feito pela Target Consultoria mostrando que a expansão no consumo das famílias com renda média mensal de R$ 1.180 deve crescer 3% em 2009. Nos últimos quatro anos, a expansão do consumo tem sido de 30% anuais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários