Futebol, Política e a Operação Condor

0

A emissora de TV ESPN, que é uma multinacional das comunicações, apresentou, na semana passada, e está reapresentando, com expressivo êxito, a série de reportagens intitulada “Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor.”

O tema focalizado de forma investigativa é a ligação direta entre a política e o futebol. Ou, mais propriamente, de que maneira os países do Cone Sul – Argentina, Chile, Uruguai e Brasil – articulados pelos Estados Unidos, utilizaram o futebol com objetivos políticos. Na década de 70 do século passado, os quatro países acima citados viviam dominados por regimes militares, por ditaduras.

O excepcional jornalista Lúcio de Castro, que é carioca e ganhador de vários prêmios, elaborou a reportagem e o roteiro. Um dos mais lúcidos jornalistas brasileiros, com atuação também no setor esportivo, Lúcio de Castro realizou mais uma obra fadada a conquistar novos lauréis.

A história das competições levadas a efeito no período abrangido pela reportagem-denúncia mostra, de forma inequívoca, com provas testemunhais e documentais, o jogo de interesses, as “jogadas” políticas, a submissão da CBD e das demais confederações dos países envolvidos na chamada “Operação Condor”.

São histórias contadas com detalhes, como a transformação do Estádio Nacional de Santiago em prisão, a ESMA, em Buenos Aires, a 700 metros do estádio do River Plate, onde presos eram torturados, os bastidores da Copa 70 no Brasil e mais: revelações inéditas, em que dedos-duros e outros “colaboradores” da ditadura no Brasil aparecem mostrando sua verdadeira face.

E para completar, depoimentos imperdíveis de Eduardo Galeano, Cazely, Lilian Celiberti, dentre outros, mas com um destaque especial para o primeiro, grande escritor uruguaio e um amante do futebol. Para quem gosta de política e adora o futebol, essa pérola do jornalismo brasileiro é, simplesmente, imperdível.

Este Blog recomenda. Em exibição na ESPN – Canal 70, na SKY. E 47 na SIM. Vale a pena, de verdade. No dia 25, o dia de Natal, toda a série foi reprisada. Mas as reapresentações continuam. Em tempo: a série oferece uma grande contribuição à Comissão da Verdade.

Futebol sergipano, CBF e política I
Este assunto já foi objeto de comentários por parte deste Blog em várias oportunidades. No caso específico do futebol sergipano, vale destacar a ligação umbilical da Federação Sergipana de Futebol com a CBF, seja qual for o seu presidente de plantão. Com a queda de Ricardo Teixeira, nada mudou. Aliás, mudou, sim. O “repasse” feito, mensalmente, pela entidade mater do futebol brasileiro às federações, à exceção da filiada do Rio Grande do Sul, aumentou de 30 para 50 mil reais.

Futebol sergipano, CBF e política II
No caso do “repasse” mensal da CBF às federações estaduais, a “troca” dá-se para viabilizar o custeio das despesas das federações menores, dentre os quais está a FSF. Assim, a federação fica comprometida com o apoio, através de seu voto, ao candidato da cúpula da CBF. Observe-se que as grandes federações também recebem o referido repasse. Mas é evidente que o comprometimento das menores é muito maior. Enquanto que no caso do “mensalão” o “din-din” ia direto para os deputados que participavam do esquema.

Futebol sergipano, CBF e política III
O que é absolutamente indispensável é a prestação de contas dos “repasses”. Para que não ocorra, por exemplo, o que se verifica, há muito tempo, no caso das chamadas emendas parlamentares, que destinam subvenções a diversas entidades. A CBF, agora sob o comando de José Maria Marin, o “Zé das Medalhas”, é uma entidade poderosíssima que, embora regida pelo direito privado, não pode ficar imune à fiscalização de suas contas.

Futebol sergipano, CBF e política IV
O mesmo ocorre com as federações estaduais. Para que uma nova era possa ser implantada no futebol sergipano, o que só poderá acontecer depois de 2014, será necessário quebrar os grilhões que prendem, de uma parte, a FSF à CBF, e, de outro, ao governo do Estado. Para tanto, torna-se mister a ser alcançado  desvincular a mentora sergipana da Secretaria de Esporte e Lazer, pois os atuais laços criam uma situação vigente há décadas, que é o exercício de cargos nas duas entidades de forma simultânea (na FSF e na SEEL).

Destaque em revista
O estado de Sergipe se firma como destino turístico histórico e cultural. A edição de dezembro da revista Lola Magazine traz o estado na seção 'favoritos': lugares, roteiros, descobertas e sabores. As opções de lazer sergipanas ficaram ao lado dos roteiros como Amesterdã, Nova York, Belém, Milão e a Catalunha.

Indicações
A publicação indica o Palácio Museu Olímpio Campos, a Grota do Angico, o teatro Tobias Barreto e os municípios de Laranjeiras e São Cristóvão como itinerários atraentes e competitivos. A combinação de investimentos do Governo em infraestrutura, incentivos a empreendimentos privados, belezas naturais e cidades históricas tem proporcionado à Sergipe espaços em periódicos nacionais e internacionais.

Especial
Em novembro, a edição especial da revista Folha do Turismo, que circula em Buenos Aires, trouxe Aracaju como matéria principal. Já no próximo mês, janeiro, a emissora de TV Record exibirá uma série especial de reportagens sobre o estado.

Aracaju: café da manhã vereadores e a imprensa
Será nesta quinta-feira, 27, o café da manhã dos vereadores com os profissionais da imprensa na sede da Aease a partir das 7h30. O encontro, que vem sendo realizado desde 2009, na gestão do presidente Emmanuel Nascimento (PT), é um momento dos parlamentares agradecerem a todos da imprensa, pela cobertura dos trabalhos da Casa Parlamentar e de cada um fazer também um balanço do mandato.

Eleições para Mesa Diretora da Câmara de Aracaju
A nova composição da Câmara Municipal de Aracaju apresenta: bancada governista – 13 vereadores. Oposição – 11. Como a eleição da mesa, em qualquer parlamento, no Brasil, é fortemente influenciada pelo Executivo, sairá da coligação vitoriosa no pleito de outubro passado o nome do novo presidente da Câmara.

Postulantes
Nos bastidores, porém, três postulantes são apontados como favoritos: Manoel Marcos, o pastor Jony e, correndo por fora, o atual presidente, Emmanuel Nascimento. Diga-se de passagem, Emmanuel, bastante experiente, deu uma nova feição à Casa, conferindo-lhe uma nova visibilidade. É experiente, mas apresenta um problema: pertence ao PT, inimigo histórico do DEM, o partido comandado por João Alves Filho.

Postulantes II
O pastor Jony saiu-se bem nas vezes em que substituiu Emanuel e vem recebendo apoios importantes. Mas Manoel Marcos, que já foi vereador, parece ser o preferido do prefeito João Alves que tomará posse na tarde do dia primeiro de janeiro. Muitos afoitos, que também anunciaram, contudo prematuramente, suas pretensões de presidir a CMA, estão praticamente fora do páreo.

Itabaiana: Valmir anuncia secretariado amanhã
O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, confirmou entrevista coletiva para esta sexta-feira, 28, quando anunciará o secretariado que comporá a sua gestão, a ser iniciada no primeiro dia de 2013. "Temos trabalhado muito nos últimos meses, com vistas a tomar pé da atual situação do município. E com isso iniciamos o convite para os que comporão nossa equipe", disse Valmir, ao definir a Câmara de Vereadores de Itabaiana como o local para a realização da entrevista, a partir das 7:30h.

CDL
Desde a sua eleição, no último dia 7 de outubro, Valmir vem montando sua equipe de trabalho, inclusive com algumas inovações e cumprindo compromissos assumidos durante a campanha. "É o caso da secretaria de Indústria e Comércio, pois firmamos um acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e o nome escolhido por mim foi a partir de sugestões do CDL de Itabaiana", ressaltou o novo prefeito do município.

Excelente escolha para a Secom
O jornalista Anderson Christian de Souza será o novo secretário de Comunicação Social de Itabaiana. Um excelente profissional que o titular deste blog teve a oportunidade de trabalhar diariamente por alguns meses na Câmara de Aracaju. Foi importante Valmir manter a Secom e indicar um nome que tem um excelente trânsito em toda imprensa sergipana.

Jackson mantém tradição natalina
Mantendo uma tradição natalina com mais de dez anos, na última segunda-feira, dia 24, o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) visitou a comunidade do Bonfim, na Soledade, onde distribuiu quase 500 cestas básicas. Jackson também participou da celebração de uma missa na Capela do Senhor do Bonfim, a mais humilde mantida pela Igreja Católica na capital – que integra a paróquia de Nossa Sra. da Soledade.

Benção
Durante a celebração o Padre Giovane lembrou que Jackson sempre comemora o natal no bairro, há vários anos – independentemente da realização de eleições. JB participou da missa, onde leu o evangelho, e após a celebração o Padre Giovane fez a benção dos alimentos que seriam distribuídos, cantando e orando com a comunidade.

Angélica recebe título de cidadania
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC) recebeu o título de Cidadão Ilha Florense, em cerimônia na Câmara Municipal do municipio de Ilha das Flores, a 139 quilometros da capital. A autora do projeto do requerimento foi a vereadora Silvaneide Inocencio Brito(PSDB), conhecida como Noca.

Sensibilidade social
Era um compromisso meu entregar este título à deputada Angélica Guimarães pelo trabalho social, através da medicina e da política, que ela desenvolve há muitos anos aqui na nossa região. Ela é uma mulher sensível as questões sociais e uma deputada dedicada ao social, precisa fazer esta justa homenagem ainda este ano”, colocou a vereadora Noca.

Atendimento
Em seu discurso, a deputada Angélica Guimarães disse que desde que se formou em medicina, há 30 anos, atende cidadãos de Ilha das Flores. “Atendi milhares de cidadãos de Ilha no hospital de Neopolis até o fechamento daquela unidade filantrópica. Mas, ainda hoje os cidadãos daqui são atendidos no Hospital de Japoatã, que possui médicos 24 horas para urgência, são realizados mais de 2 mil atendimentos e cerca de 60 cirurgia por mês. São mais de mil cidadãos de Ilha das Flores operados em Japoatã?”, observou.

Reconhecimento
O prefeito eleito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, também ressaltou o trabalho social e polítiico que a deputada Angélica desenvolve há anos na região do Baixo São Francisco. “Ela é filha de Japoatã, mas sempre olhou para os municípios vizinhos e serviu as pessoas que mais precisam como uma médica dedicada e como uma deputada que investe no social. Com certeza ela merece este titulo de cidadã Ilha Florence?”, afirmou Beltrão.

Morre o professor Genaro Dantas Silva, pioneiro do ensino da matemática moderna em SE
Morreu na noite do último dia 25, no CTI do Hospital São Lucas, o professor Genaro Dantas Silva, aos 80 anos. Ele lutava contra complicações renais e cardíacas. Natural da cidade de Maruim, Genaro Dantas Silva se especializou em matemática e era considerado o maior professor de matemática de Sergipe.

Pioneiro
Foi pioneiro na introdução do ensino da matemática moderna em Sergipe e integrante do Movimento da Matemática moderna no Nordeste. Profissional dedicado, ensinou no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, na antiga Escola Industrial, no Instituto de Química, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e na UNIT. Foi também responsável pela formação de vários professores de matemática.

Doutor Honoris Causa da UFS
Por sua trajetória profissional dedicada ao ensino da matemática, no dia 15 de maio deste ano, a UFS lhe conferiu o título de Doutor Honoris Causa. O corpo do professor Genaro Dantas Silva foi sepultado às 11 horas da quarta-feira, no cemitério Colina da Saudade. Ele deixa esposa, Arlete Araujo Silva e os filhos Alberto e Katia.

2º Aniversario do Cabaré de Quinta. A festa é hoje no bar do Bel, no Iate
Assim como foi em 2011, na festa do 1º Aniversario do Cabaré, o troféu recebeu o nome do Jornalista Cleomar Brandi, uma justa homenagem a quem fez tanto pelo nosso jornalismo, os organizadores do Cabaré de Quinta estarão homenageando este ano a jornalista Silvinha de Oliveira, que fez muito pelo turismo sergipano. O troféu será entregue a diversas autoridades. A festa acontece no bar do Bel, no Iate Clube de Aracaju, a partir das 20 horas e terá a animação do cantor Silvio Rocha

Museu da Gente Sergipana é tema de Monografia na UFRGS
O Museu da Gente Sergipana foi apresentado neste mês de dezembro como tema da monografia de Pós-Graduação de um pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho, intitulado ‘O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus: estudo de caso no Museu da Gente Sergipana’, teve como autor o professor Waldir Roque Maffei, que obteve nota 10 da banca examinadora.

Sucesso
O professor explica que na monografia apresenta os resultados da análise do impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Museu da Gente Sergipana. “Neste museu, o público tem a oportunidade de conhecer Sergipe através de diversas informações expostas em imagens, sons e objetos, fazendo uso dos mais variados recursos mediáticos. O impacto das tecnologias associadas ao museu segue o rumo de grande sucesso”, atesta Maffei.

Nova forma de fazer museologia
De acordo com ele, o que o fez colocar o Museu da Gente Sergipana na sua monografia está muito ligado à nova forma de se fazer museologia, “Este museu se preocupa em falar a linguagem da comunidade que o faz, que é protagonista e que ele educa através da cultura e do patrimônio. E aí está a importância da proposta do espaço. Aí, o sergipano pode se assumir como tal, reconhecer-se como sujeito da história, do seu tempo, de tempos passados e tempos futuros”, afirmou.

Museu além-fronteiras
Em mensagem encaminhada ao superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda, o pesquisador gaúcho agradece a atenção que teve de todo o pessoal do museu durante a semana que passou em Aracaju, em setembro último, observando o espaço cultural. “Quando o museu abre as portas para pesquisadores, que outrora não tinham ligação com a ‘Gente Sergipana’, demonstra a preocupação de ser um museu além-fronteiras”, disse ainda o professor.

Editora Diário Oficial lança Relicário poético de Epifânio Dória
A Editora Diário Oficial lança no dia 4 de janeiro, às 19h, na Biblioteca Epifânio Dória, o livro Relicário poético de Epifânio Dória – Da mocidade à velhice. Organizado por José Francisco Menezes, Gizelda Morais e Naná Garcez de Castro Dória, o livro apresenta os escritos, estudos, sonetos, quadras e as correspondências de Epifânio da Fonseca Dória. São mais de oitenta sonetos, dezenas de quadrinhas e de outras formas de versejar.

Elias Santos eterniza Gonzagão. Catálogo Bom Dia Gonzagão,amanhã,28
No último dia 13, data em que Luiz Gonzaga completaria cem anos de vida, o artista visual Elias Santos fez como milhares de pessoas e desembarcou em Exu, cidade natal do Rei do Baião, para render homenagens a um dos maiores valores que já brotou no solo árido do nordeste. Na ocasião, Elias distribuiu centenas de gravuras dedicadas ao Velho Lua. Ele conta que a experiência foi muito satisfatória e convida para o lançamento do catálogo Bom Dia Gonzagão, 28 de dezembro, no Palácio Museu Olímpio Campos. Na ocasião, ocorrerá apresentação do auto de natal "Menino Deus" e do grupo Peneirou Xerém.

Autoritários X Democracia
“Os autoritários de hoje, como seus pares do passado, têm aversão à vontade das maiorias. No fundo, acreditam que o povo não está preparado para a democracia.” – (Marcos Coimbra), em sua coluna semanal, na revista Carta Capital.

Paulo Maluf
Depois de apoiar o PT nas eleições municipais, agora está aliado ao PSDB, com Alckmin e Serra.

Livro
“Para uma ontologia do Ser Social I”, uma das maiores obras do filósofo e crítico literário húngaro Gyorgi Lukács. A editora é a Boitempo. Preço: 64 reais.

Futebol
Corinthians contrata Alexandre Pato. Negociações com o Milan foram concluídas. Números: 40 milhões de reais. /// São Paulo anuncia que fará jogos da Libertadores no Morumbi. /// Flamengo desiste de Robinho, que poderá defender o galo mineiro. /// Chelsea vence o Norwich e se mantém com 100 por cento de aproveitamento após o mundial de clubes. /// Vasco fecha contrato com Zé Love, ex-Santos e que estava no exterior. /// Hoje é o dia D para o Sergipe. /// Importante reunião poderá debelar crise administrativa no Mais Querido.  /// Contrato do Flamengo com a ADIDAS é o maior da espécie em toda a América Latina. /// Guerra das estatísticas continua. Quem tem mais torcedores: FLAMENGO ou CORINTHIANS? /// Campeão mundial de clubes desiste do zagueiro Dedé, que é muito caro, segundo os dirigentes do clube do Parque São Jorge.

Curtas
Governo de Sergipe convoca mais 120 professores concursados. /// No início de janeiro haverá novas nomeações. É o que garante a Secretaria de Educação. /// João Alves anuncia secretariado nesta sexta-feira. /// Esquenta a eleição na Câmara Municipal. /// Emmanuel Nascimento, atual presidente, lança seu nome à reeleição. /// Oposição conta com 11 vereadores. Mas a maioria pertence ao bloco da situação. /// Álvaro Dias apresenta proposta de primárias na eleição de 2014. /// Partidos teriam até 30 de abril para fazer suas escolhas. /// Convenções seriam mesmo até 30 de junho. /// Henrique Alves (RN) e Renan Calheiros (AL) são os favoritos para a Câmara e o Senado. /// Ordem Social e Meio-Ambiente: novas secretarias nos planos do novo prefeito de Aracaju. /// Jackson confirma liderança no PMDB e tem agora José Augusto Gama como seu vice. /// Congresso adia votação do orçamento de 2013 para fevereiro. /// Levantamento comprova que o Brasil tem mais de 1 milhão de casas sem energia elétrica.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE A vida não pode ser regada por amarguras e inseguranças, o amor deve prevalecer sempre. Um 2013 repleto de esperanças e vitórias para todos

www.twitter.com/diegodacosta Bom dia! Olhando pela janela da minha casa e hoje parece feriado. Movimento zero. Só volta depois do carnaval? É isso mesmo? Eita Brasil!

www.twitter.com/Edson_Bomfim Bom dia a tod@s! Retomar atividades com ferrugem espalhado pelo corpo.

www.twitter.com/PrChinelato Não perca tempo falando de perdas, tristeza ou de dor, se prepare para o novo ano falando de alegria, de ação, de fé e de amor.

www.twitter.com/elder31 Ao ligar o rádio e ouvir programação diferente da habitual em nossas manhãs sinto-me aliviado.Livre das verborragias e demagogias

www.twitter.com/LucianaGois13 “Pai, eu te peço forças para mudar em mim o que me faz mal e esquecer o que precisa ser esquecido…Limpa o meu coração!”Bom Dia

DO LEITOR

Princípio de Auto Preservação
Do leitor Thiago Reis  (thiago.reis44@hotmail.com): “Você vale o que você tem! Seu " status social " é o fator que determina o seu caráter; tente não duvidar disso e terás uma garantia de vida sem stress.   Mas, felizmente, minha mãe me criou sob outra doutrina. Messo o caráter de quem me cerca tomando como parâmetro o princípio da reciprocidade. Procuro sempre considerar que a honra de um homem deve ser inviolável, sob qualquer circunstância, pelo simples fato de que não existem verdades absolutas.  Emitir opniões com base no " ouvir dizer quê… ", é o reflexo da falta de personalidade, e há quem assim se comporte por conveniência e que ainda é capaz de se julgar JORNALISTA. O pré-julgamento, sem o devido conhecimento dos fatos, revela uma conduta tendenciosa, amoral e antiética.E o que de fato interessa? A verdade dos fatos ou a conveniente subserviência ao " statos social " que aparece disfarçada de solidariedade?  Aí depende…no ponto de vista dos " provisoriamente descapitalizados ", a verdade dos fatos é o que preserva a honra e o caráter dos homens de bem. Por que quem tem a verdade como princípio, não é capaz de emitir opniões, sobre quem quer que seja, com base no " ouvir dizer quê…" para atender a conveniências.  Agora, há quem prefira pré-julgar tomando como lastro o status social e o princípio de que você vale o que você tem. Mas, até mesmo os homens honestos precisam de patífes à sua volta, pois existem coisas que não se pode pedir à pessoas honestas pra fazerem.  A " verdade " que florece da conveniência é  irreal; só o que é fato pode traduzir a verdade.  

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana”.Louis Pasteur, químico francês, nasceu em 27 de Dezembro de 1822 e morreu em  1895.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários