Futuros “vizinhos” desagradam

Futuros “vizinhos” desagradam

 

Moradores das imediações do desativado hospital psiquiátrico Adauto Botelho, em Aracaju, promovem um protesto nesta segunda-feira (14) contra a transformação daquele espaço público em um “cadeião” para abrigar presos comuns. A decisão de aboletar suspeitos de crimes e até marginais perigosos no prédio do Adauto foi tomada pelo governo para desafogar as delegacias da grande Aracaju, que se transformaram em infectos depósitos de homens. Os moradores não querem ser vizinhos de um barril de pólvora. Segundo eles, assim como nas delegacias, os presos vão fugir do Adauto Botelho e colocar em perigo a vida de quem mora na vizinhança. Como se vê, a demora do governo em resolver o problema da superlotação das delegacias se transformou num pepino de digestão complicadíssima. Certamente, essa novela terá, ainda, vários outros capítulos. Aguardemos, portanto!

 

Troca de comando

 

A desembargadora Célia Pinheiro tomará posse hoje (14) como Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. Ela substitui ao também desembargador Artêmio Barreto, que se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos de idade amanhã (15). A solenidade de posse está marcada para as 17h30, no auditório do Palácio da Justiça Tobias Barreto, em Aracaju.

 

Comportamento

A elevação dos juros bancários provocou uma mudança de comportamento nas pessoas que procuram o Judiciário. Nos últimos 60 dias, cerca de 90% das ações civis comerciais impetradas na Justiça sergipana são referentes à revisão de financiamentos bancários (carros e cartões de crédito). Os compradores movem processos contra os juros elevados, enquanto os bancos recorrem à Justiça com pedidos de busca e apreensão dos bens.

 

A agonia dos bebuns

 

E a turma chegada a uma loirinha suada está agoniada com a chamada “lei seca”, que pune quem dirige após ingerir bebida alcoólica. É grande o número de pessoas que passou a beber em casa ou em bares muito próximos de suas residências para evitar a fiscalização. Como a polícia de trânsito promete fazer uso de bafômetros a partir de amanhã (14), o movimento dos bares e restaurantes deverá despencar ainda mais. Aliás, é bom mesmo ter cuidado, pois além da multa de quase R$ 1 mil, o motorista flagrado alcoolizado perde a carteira de habilitação e pode ser preso. Que tal ir beber de charrete?

 

Pontapé inicial

 

O candidato a prefeito de Aracaju, Almeida Lima (PMDB), abrirá a sua campanha oficialmente amanhã (15). Ele escolheu o dia para homenagear o número do partido. A campanha começará exatamente às 15 horas como o início de uma carreata que percorrerá 15 quilômetros. A saída será na avenida Visconde de Maracaju e o término na avenida Contorno. Ontem (13) foi a vez do candidato a reeleição Edvaldo Nogueira (PC do B) promover a sua primeira carreata. Organizadores informaram que mais de 1,5 mil carros participaram da manifestação política.

 

Quase pronta

 

Com investimentos de R$ 100 milhões, a Crown Embalagens deverá inaugurar em outubro próximo, em Estância, a sua uma fábrica de produção de latas de alumínio para bebidas. É a terceira unidade da companhia no país. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, as obras da fábrica estão bem adiantadas e dentro do cronograma. A capacidade de produção da futura indústria é de dois milhões de latas por dia.

 

Lista do Prouni

 

O Ministério da Educação divulga hoje (14) na internet a lista dos pré-selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O prazo para comprovação dos dados que asseguram a bolsa terminou na última terça-feira (08). Haverá ainda uma terceira chamada, marcada para o dia 24 de julho. Junto com a lista dos pré-selecionados o Ministério deverá divulgar hoje os prazos para a comprovação dos dados dos novos convocados. Mais informações pelo telefone 0800 61 61 61 ou na página do Prouni.

 

Estradas perigosas

 

E as rodovias brasileiras estão cada vez mais perigosas. Quando não são os enormes buracos ou as barbeiragens de alguns motoristas, são os bandidos. Na madrugada do último sábado (12), cerca de 30 passageiros de um ônibus que saiu de Aracaju com destino a Natal foram assaltados na BR-104, nas imediações de Caruaru (PE). Segundo a polícia, seis homens armados pararam o coletivo, com dois tiros. Ninguém ficou ferido. As vítimas contaram que os criminosos usaram violência para revistá-los e conseguiram levar dinheiro e celulares. Que lástima!

 

Gota em Sampa

 

Depois de se transformar em um sucesso de vendas no Norte e Nordeste do país, a pimenta Gota, produzida em Lagarto pelo grupo empresarial Maratá, chegou às mesas de São Paulo. Com a abertura desse novo mercado, a empresa pretende dobrar a produção, que já não é nada modesta. Hoje são processadas 30 toneladas/mês das pimentas malagueta e jalapenha, resultando em 1,2 milhão de fracos com 150 mililitros e outros 100 mil de 50 mililitros. Toda a pimenta comprada pela Maratá é produzida na região Centro-Sul de Sergipe, gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. Maravilha!

 

Produção em alta

Nos
últimos 12 meses, foram comercializadas em Sergipe 200.605 toneladas de cimento. Entre fevereiro e junho de 2007, a venda do produto chegou a 63.341 toneladas. No mesmo período de 2008, foram vendidas 79.491, representando um crescimento de 25%. Maior produtora de Sergipe, a Votorantim produz os cimentos Poty e Aratu, além de um tipo especial para exportação, atendendo principalmente os Estados Unidos. A empresa tem reservando a maior parte da produção para atender à demanda interna.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais