Gama disputará a prefeitura?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem tem se destacado na atual equipe do governador Jackson Barreto é o Secretário de Planejamento João Gama. Apesar de não ser um técnico, tem conduzido muito bem uma das mais complexas Secretarias de Estado, no caso a Seplag.

Gama mostrou desenvoltura ao tratar sobre assuntos relacionados ao servidor público estadual na negociação sobre o PCCV, foi um dos artífices da reforma administrativa e agora parece entusiasmado com a ideia de finalmente o Governo implementar obras através do modelo de Parcerias Público Privadas – PPP´s.

João Alves fará PPP – Alguns membros da oposição começaram a criticar a ideia, mas terão uma surpresa quando o prefeito João Alves anunciar que a PMA fará PPP em algumas áreas, inclusive na educação. No ano passado João Alves participou de um evento no exterior sobre o assunto e voltou entusiasmado. Em várias cidades a PPP na educação virou realidade.

Para quem não lembra Gama foi eleito prefeito de Aracaju em 1996 enfrentando Maria do Carmo e Ismael Silva (PT). Foi para o segundo turno com Ismael e venceu. Gama foi um bom prefeito e entre as realizações o novo mercado de Aracaju que ele  teve a coragem de passar o “trator” nas velhas barracas para iniciar a obra de revitalização.

É um nome de confiança de Jackson, mas será que pretende concorrer em 2016? Se o nome dele começar a ser inserido nas pesquisas encomendadas pela situação é o primeiro sinal.

José Franco e os últimos dias de Pompéia
Ontem um aliado de Luciano Bispo entrou em contato para se contrapor aos textos deste espaço e disse: você não sabe tudo da ALESE, então porque não desnuda os últimos dias de José Franco na presidência? O blog está procurando. Será os últimos dias de Pompéia?

Lideranças governo e oposição na ALESE: trabalho não reconhecido
Uma justiça do blog. Nos últimos anos os embates do líder do governo Gualberto e o líder da oposição, Venâncio Fonseca foram semanais. Os dois, como lideres, defenderam as opiniões e projetos dos seus grupos como leões e com responsabilidade.

Lideranças governo e oposição na ALESE: trabalho não reconhecido II
No primeiro governo Déda, Gualberto deu a “cara para bater”, e por muito pouco não se elege em 2010. Em 2014, também foi trabalhoso. Venâncio foi líder da oposição por oito anos e em 2014  teve uma votação que ninguém esperava. Ou seja, na hora de querer um líder capaz todos querem. Na hora do reconhecimento todos somem.

Insegurança: Após reunião com lideranças, Mendonça Prado irá a Itabaiana
A reunião realizada ontem, 03, entre o governador Jackson Barreto, o secretário Mendonça Prado, a deputada Maria Mendonça, o prefeito Valmir de Francisquinho, o padre José Carlos, vereadores e lideranças do comércio, ficou definido que Mendonça Prado irá na próxima semana a cidade para verificar de perto os problemas elencados.  A deputada Maria Mendonça fez o relato da insegurança e sugeriu ações que podem ser realizadas para reduzir o problema.

Batistão: terceirização é solução para mantê-lo funcionando plenamente
O governador Jackson Barreto inaugura hoje o Batistão, que passa a ser chamado de Arena, com muitas novidades e uma nova estrutura nos padrões internacionais. Porém, se não for terceirizado dificilmente ficará intacto. A máquina pública não tem como mantê-lo. É a pura verdade! É preciso fazer uma licitação urgente para a terceirização do Batistão. Obs: Por falar em Batistão o blog está esperando uma foto onde uma figura importante nomeada agora fez campanha ao lado do candidato Eduardo Amorim. Se verdade, é um tapa na cara dos eleitores de Jackson.

E o caso do piloto que abortou a decolagem em Aracaju? Foi uma ação correta ou irresponsabilidade?
A imprensa de Sergipe aguarda o relatório da Infraero sobre o caso do piloto da Azul Linhas Aéreas que abortou a decolagem do voo que seguia para Maceió alegando que iria bater num helicóptero que estava na rota. O que deu? A Infraero já sabe se o piloto estava errado ou correto? O caso foi em 14 de Maio de 2014.

Helicópteros agora seguem cone aéreo
O certo é que os moradores da região percebem agora que os helicópteros que levam trabalhadores para as plataformas em alto mar seguem o cone aéreo tanto na ida  com na volta. Antes voltavam na contramão do cone. Agora fazem a volta pelas bandas do Petroclube para descerem corretamente.

Residencial Mar de Aruana I: cão que late dia  e noite não é do condomínio
O sindico do residencial Mar de Aruana I, Genilson de Almeida, enviou e-mail ao espaço informando que tomou como surpresa a publicação no espaço do leitor sobre maus tratos de um cachorro no local, que late dia e noite. Ele disse que não existe nenhuma denúncia de morador e que a denúncia não procede.

Posse Mendonça
O grande número de autoridades e amigos presentes ontem na posse de Mendonça Prado na SSP mostrou que ele tem tudo para acertar na pasta. Tem trânsito livre nas duas policias e deseja uma integração total no trabalho. O blog torce para que o trabalho dê certo e reduza os índices alarmantes de criminalidade em Sergipe.

APAE é  beneficiada com recursos
Graças às emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis (PMDB), a Prefeitura de Lagarto celebrou convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lagarto (APAE). O objetivo da proposta é estruturar a rede de serviços de proteção social da Associação. “Foram destinados R$ 150 mil para a APAE, para que a Associação possa realizar um trabalho ainda melhor e oferecer excelentes condições a todos os usuários”, frisou o parlamentar.

Beneficiários
O convênio atenderá cerca de 160 cidadãos, sendo 80 deles usuários matriculados na APAE de Lagarto, pessoas com deficiência e 80 familiares e/ou responsáveis. A faixa etária atendida varia entre 12 e 65 anos, de ambos os sexos e em situação de vulnerabilidade social e em fragilidade de vínculos afetivos.

Liderança do PSC
Por maioria absoluta, o deputado André Moura foi reeleito para comandar a liderança da bancada do PSC, pela quarta vez consecutiva. A reunião que homologou a decisão ocorreu ontem , 03, no gabinete da representação da sigla na Câmara do Deputados.

Areia Branca paga o piso do magistério
A Câmara de Vereadores de Areia Branca aprovou por unanimidade projeto encaminhado pelo executivo municipal que dispõe sobre o piso salarial do magistério. A matéria amparada por dispositivos previstos na Legislação Federal estabelece nova remuneração no valor de R$ 1.917,78.O pagamento dos professores da rede de ensino já começou a ser feito ontem, 03, de forma retroativa ao mês de janeiro.

Conquista
De acordo com a prefeita Acácia Sousa essa é uma conquista que entra para a história do município. " Temos uma arrecadação pequena, mas mesmo assim, não poupamos esforços para a valorização efetiva desses profissionais. Afinal, eles são responsáveis pela formação cultural e cidadã das novas gerações," destacou.

iniciativa
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (SINTESE) Ângela Maria, elogiou a iniciativa da prefeitura de Areia Branca. " É muito bom saber que neste município, os professores são valorizados em sua remuneração. Esperamos que esta ação estimule outros gestores do nosso Estado," concluiu.

Ambarco
A Associação dos Municípios da Barra do Contiguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) possui novo presidente. O prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, foi escolhido para a gestão 2015/2016 e passará a ocupar o cargo a amanhã, 05, quando será empossado. A solenidade acontece às 15h, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), onde também assumem toda diretoria.

ASEOPP: Produtos de energia e automoção são apresentados
Os diretores da EAUT – Soluções em Energia e Automoção, empresa sergipana que atua no mercado desde o ano 2000,  Diego Macedo Sousa e Márcia Gomes Carvalho, participaram da reunião almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP para apresentar os produtos diferenciados da empresa. O fundador, Edson Nunes Oliveira tem experiência de 40 anos no mercado e hoje atua como consultor da empresa.

Produtos
Diego Macedo Sousa, diretor de Novos Negócios, fez uma exposição mostrando os principais produtos da EAUT dando ênfase na qualidade, na inovação e no trabalho diferenciado. Ele apresentou um histórico dos itens projetados e fornecidos pela empresa.  Um exemplo, foi o retificador de proteção catódica, que ganhou no ano 2010 o Prêmio de Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia. Diego Macedo destacou os trabalhos realizados na área da construção civil, principalmente os quadros fabricados em chapas de aço galvanizado. Entre os clientes da EAUT, A Jotanunes, a Norcon Rossi, a FFB e a Constren.

Reconhecimento
Após tirar duvidas dos associados, o trabalho da EAUT foi referendado Carlos Eduardo, da Constren. “Realmente é um trabalho diferenciado e altamente credenciado”, disse. A associada, Noemi Lima, da empresa Planeta Limpo, também referendou o trabalho da empresa que já conhece através da Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energias de Sergipe.- PENSE. “É um empresa que trabalha com seriedade e preço justo”, disse.

Energisa
Ao encerrar a reunião o vice-presidente, Francisco Costa, aproveitou para convidar os diretores da EAUT para participarem da próxima reunião, na segunda-feira, 09, quando estarão presentes representantes da Energisa para tirar duvidas sobre novas regras que estão sendo exigidas na área em Sergipe.

Mais comodidade
Cuidar da saúde e bem-estar dos seus usuários é um compromisso do Hapvida Saúde. Por isso, em Sergipe, a operadora está realizando a ampliação do Hospital Gabriel Soares (HGS) e da Hapclínica Aracaju. Em breve, o HGS terá serviços de hemodinâmica, novos leitos e um tomógrafo de última geração, proporcionando aos pacientes um atendimento melhor e ainda mais completo.

Mais comodidade II
Já na Hapclínica Aracaju, está sendo construído um novo espaço para o Vida & Imagem, com novas salas de ultrassom, novos box de coleta no posto laboratorial, sala para eletrocardiograma e salas de raio-x. Com a ampliação, a unidade terá mais consultórios para atendimento e os pacientes, mais comodidade.

Ecocine Frutos da Ilha
As sessões de cinema se transformaram em uma excelente ferramenta de debates e reflexões junto à comunidade da Ilha Grande, em São Cristóvão. Na última sexta, dia 30, a exibição do filme brasileiro “Narradores de Javé” foi essencial para debater a importância da água e os cuidados necessários para a melhoria de sua qualidade para consumo. Promovido pela ONG Sahude (Sociedade Para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico), o Ecocine Frutos da Ilha é uma das atividades integrantes do projeto “Frutos da Ilha”, contemplado pelo edital Petrobrás Integração Comunidades 2013.

Ecocine Frutos da Ilha II
Apesar do potencial produtivo da região, a ausência de um sistema público de abastecimento de água e saneamento básico adequados tem comprometido as atividades pesqueiras e agrícolas. Por isso, o projeto “Frutos da Ilha” prevê, entre outras atividades, cursos de capacitação e da implementação de Tecnologias Sociais para a garantia à segurança hídrica e à soberania alimentar da população local.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lukinhasdj  Xuxa não renovou o pacto e agora vai trabalhar pro Edir Macedo.

www.twitter.com/revinhogama Quebra galho na rádio ? Verdade isso ? Aguardem!! Tem novidade pintando na área…

www.twitter.com/ThalesBrandao  Nem sempre temos capacidade financeira p fazer tudo que queremos. É preciso ajustar os projetos de acordo com o tamanho da sua necessidade.

www.twitter.com/soutojuliano  Como podemos ter uma das maiores cargas tributárias do mundo e ter problema de deficit?"

www.twitter.com/braynerr  A direita está afiada e de metralhadora na mão. Ditadura nunca mais. Dilma tem que ser derrotada nas urnas.

DO LEITOR

São Domingos: sem repasse para o Fundo da Criança e do Adolescente
E-mail recebido: “O Prefeito Municipal de Telha, o Sr. Domingos dos Santos Neto, a 02 (dois) anos, não faz o repasse de 1% ( um por cento) da receita liquida do município, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao qual o mesmo tem direito e é obrigatório por Lei Federal.”

Estado faz a população do Povoado Segredo, em Aquidabã, sofrer dia a dia
Do leitor Carlos Alexandre: “Todos nós sabemos da importância da água na vida do ser humano. Nos últimos dias assistimos aos telejornais e uma das matérias principais destaca a falta dela em alguns estados do nosso imenso Brasil. Aqui em nosso pequeno estado, SERGIPE, temos uma reserva que visivelmente anda controlada, mas mesmo assim comunidades de alguns municípios sergipanos andam padecendo por falta dela como é o caso da comunidade do Povoado Segredo no município de Aquidabã. Essa comunidade sofre incansavelmente com a pouca quantidade de água que é liberada para a rede que abastece as residências dos moradores, estimada em mais de 150 famílias. Por que a água não é liberada diariamente? Por que há esse controle? O impressionante e de difícil compreensão é perceber que na última gestão do então prefeito, Eurico de Souza, foi construída uma caixa d'água na localidade e até o momento ela não tem nenhuma utilidade, pois nunca funcionou, serve apenas como figura decorativa, chamada elefante branco. Enquanto ela não tem serventia à comunidade sofre. Por que nenhum gestor tenta resolver o problema? Seria interessante que o estado juntamente com a gestão municipal resolvesse o problema e assim sanaria o maior problema enfrentado pelos habitantes do pequeno-grande povoado. Além disso, é necessário que o município faça uma limpeza no açude da comunidade para receber as águas das chuvas de verão e inverno. Como todos os donos de casa têm o dever de quitar a fatura que chega mensalmente, mesmo sem terem usufruído do produto, é direito de recebê-lo em suas torneiras. A Água é necessidade humana e não luxo.”

ARTIGO

A ALESE entregue a um Ficha Suja   Ribeiro Filho*

Depois do envolvimento de 23 deputados no processo das verbas de subvenção, que rendeu matéria de manchete no Fantástico da Rede Globo, a Assembleia Legislativa de Sergipe é mais uma vez motivo de vergonha para o povo sergipano. O cinismo e o corporativismo tomou conta da classe de tal maneira, que eles não escondem mais nada da sociedade. As barganhas pela divisão dos altos cargos públicos e posições políticas de poder são feitas as claras. Os interesses particulares de quem foi eleito para ser representante dos interesses de todos, aparece como manchete positiva na imprensa.

Cada passo das articulações dos subterrâneos dessa seara lodosa ganha espaço na imprensa local.  Tudo é devidamente divulgado na impressa nanica, que noticia as formações de quadrilha com requintes de furo jornalístico, nenhuma análise ponderada sobre o desenrolar dos fatos é feita. Os tais jornalistas que se dizem analistas da política não passam de escrevinhadores, que por terem uma rede de informações dos bastidores, funcionam como oráculo, que apenas preveem os próximos atos dessa grande ópera bufa. Eles também não conseguem fazer nenhuma análise abalizada dos fatos, que possam esclarecer para a sociedade as implicações desses ajuntamentos políticos. Eles não passam de copiadores de uma realidade cheia de interesses pessoais de grupos, que se movimentam sorrateiramente com o objetivo de ganhos pessoais, seguem fazendo um Ctrl C e Ctrl V do submundo dessa política nodosa. Por lançarem com antecedência e acertarem quase sempre as previsões de como deverão se formar as composições asquerosas se acham o suprassumo do jornalismo.

Assim, senhora e senhores ontem foi alardeado mais um furo jornalístico, que na verdade já tinha sido previsto nos oráculos do mundinho medonho da política. A imprensa engalanada mobilizou todas suas equipes para anunciar a posse do Deputado Luciano Bispo, para a Presidência da Assembleia Legislativa. A escolha se deu por composição de chapa única. O poder legislativo que deveria ter sua independência do Poder Executivo para garantir ao sergipanos lisura na votação de projetos e leis que possam beneficiar a sociedade, caiu de quatro mostrando os fundilhos apontados para o Palácio de Despachos do Governo. A chapa única foi resultado da indicação do governador eleito Jackson Barreto.

O presidente foi escolhido a dedo (sem vaselina) com o apoio de 23 dos 24 deputados, que numa leitura rasa, deixa claro que Jackson Barreto vai comandar as ações desse que deveria ser um poder independente, para garantir o exercício da democracia. A eleição de Luciano Bispo aconteceu mesmo que o deputado esteja respondendo a diversos processos por atos de improbidade administrativa, além de denúncias oficiais de má gestão à frente da Prefeitura Municipal de Itabaiana. E responder também a um processo de compras de votos. Com todo esse currículo, o presidente da Alese e aliado de Jackson Barreto, já deve estar preparando seu discurso de posse.

O outro poder que pela Constituição Federal deveria ter independência e que deveria julgar as atitudes e ações desses políticos nodosos, o Poder Judiciário, deve ainda estar dormindo sobre os processos desse e dos outros meliantes, que respondem a processo por uso indevido das verbas de subvenção.  Pelo que temos acompanhado nos últimos anos, termina o mandato e os processos não serão julgados e sentenciados. Os magistrados de todas as instâncias quase todos cegos ou com a visão embaçada, seguem fazendo sua leitura míope dos autos a serem julgados.

Assim, os Três Poderes da democracia se irmanam num único poder, o do ordenador de despesas, o Poder Executivo. Cabe a nós eleitores apenas a indignação ou o ônus de pagar as contas dessa falsa democracia, que fica prevaricando e se locupletando nos corredores dos palácios construídos e refrigerados com  dinheiro dos nosso impostos. Fica o pavor dessa democracia unificada e da fossa séptica que se abre já no primeiro mês de governo… Fede e muito…

*Bel. em Comunicação Social pela UFS/ Mestre em Sociologia pela UFS

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Não se deve deixar os intelectuais brincarem com os fósforos.” Jacques Prévert, poeta e roteirista francês, nasceu em 04 de Fevereiro de 1900 e morreu em 1977.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais