Gilmar Carvalho e as Fundações de Saúde

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Durante reunião com a cúpula de campanha do candidato Eduardo Amorim, o deputado Gilmar Carvalho exortou o mesmo a dizer no respectivo programa eleitoral que se for eleito Governador vai acabar com as Fundações de Saúde.

Como diria Almeida Lima: “- alto lá!”. É que o nobre deputado, antes de propor uma solução aparentemente simplória, precisa dizer a Eduardo Amorim como vai ficar a situação funcional dos mais de 5 mil empregados das três Fundações. Sim, porque ao propor extinguir as Fundações, naturalmente que os vínculos empregatícios seguem a mesma sorte, ou seja, também se extinguem.

Noutras palavras, os empregados não poderão ser aproveitados em outras entidades ou órgãos do Estado, o que somente poderia ocorrer mediante a prestação de um novo concurso público.

Aliás, a solução proposta por Gilmar foi a mesma adotada por João Alves Filho no seu último governo, em que se transformou empresas públicas em autarquias,  colocando em risco milhares de empregos e o ajuizamento de diversas ações judiciais por parte do Ministério Público do Trabalho, fato esse que somente foi equacionado por Marcelo Déda em 2007.

O blog é favor que haja mudanças nas fundações, sobretudo para melhorar a qualidade da saúde pública no nosso Estado, mas tais mudanças não podem comprometer o emprego de milhares de empregados.

Não custa voltar a lembrar
Este espaço opinativo tem posição ideológica clara. O que não se admite é a dissimulação, em que se pretende passar para a sociedade uma aparente imparcialidade.

Gilmar Carvalho e a Promoção Automática da PM
Sobre a promoção automática dos policiais militares, vira e mexe o deputado Gilmar Carvalho cobra uma postura da Assembleia Legislativa quanto à tramitação de um Projeto de Lei de sua autoria tratando sobre o assunto. Gilmar só não explica aos militares que se tal projeto for aprovado, muito provavelmente será declarado inconstitucional até pela própria CCJ da ALESE.

Projeto inconstitucional
É que pelo art. 61, inciso IV, da Constituição Estadual só quem tem competência para legislar sobre servidor público é o governador do Estado. O deputado, como bacharel em direito e já há muito tempo exercendo mandatos eletivos, deveria saber disso. O blog prefere acreditar que seja desconhecimento do deputado (o que também é injustificável), do que propriamente uma medida populista e eleitoreira.

Salgado: SSP diz que tomou providências
A SSP informa que providências já foram tomadas com relação ao município de Salgado. A cidade recebeu reforço no efetivo da Polícia Militar por conta do Programa Sergipe Mais Seguro após determinação do secretário João Eloy.Na noite da terça-feira, 9, policiais civis e militares de Salgado prenderam em flagrante um assaltante e apreenderam um menor após o registro do roubo a mão armada de celulares e uma motocicleta no centro do município.

Salgado: SSP diz que tomou providências II
A dupla fugiu e foi perseguida até a cidade de Boquim, onde aconteceu uma troca de tiros. O maior foi atingido no braço e caiu da motocicleta subtraída. O adolescente, que vinha atrás em uma outra moto utilizada no crime, acabou perdendo o controle e caindo também. O maior fugiu através de uma região de mata e foi preso instantes depois após buscar atendimento no hospital de Boquim. Já o menor foi apreendido e levado para atendimento na cidade de Lagarto. O veículo roubado foi recuperado juntamente com dois aparelhos celulares.

Surpresa
Diante do pronunciamento do vereador Iran Barbosa, que questionou as informações do IDEB ontem na Câmara de Vereadores, o secretário Carlos Batalha manifestou surpresa. Para o secretário de Comunicação, é estranho que alguém da área de educação questione os números divulgados pelo IDEB, que apontou Aracaju como a segunda capital que mais cresceu no desenvolvimento da educação. Segundo Batalha, Iran deveria retomar o caminho ao Planalto Central, o qual frequentou enquanto deputado federal, e avaliar os dados junto ao Ministério da Educação.

Blog tinha outra imagem do empresário Ricardo Franco
O empresário Ricardo Franco mostrou ontem total despreparo ao ser recebido no programa de George Magalhães, na 103 FM, por conta de um pedido de direito de resposta numa matéria onde foi citado o pai dele, Albano Franco. De forma desrespeitosa, Ricardo chamou o radialista de mentiroso e quis pautar a entrevista. Parecia que ele estava na rede Cabaú dele onde só sai o que ele deseja sem falar no tratamento profissional.

Prejudicou Maria do Carmo. Alguns sugeriram mudança na suplência
O estrago foi tão grande que ontem, um membro do DEM, com mandato, disse que não iria se pronunciar publicamente para não prejudicar a senadora Maria do Carmo, mas a atitude arrogante de Ricardo Franco repercutiu muito negativamente. Para ele, o PSDB, tem nomes bem melhores para ocupar a primeira suplência. Seria melhor Ricardo Franco pedir para sair.

Sindicato dos Radialistas
Aliás, o blog ainda espera uma nota pública do Sindicato dos Radialistas sobre a atitude do empresário Ricardo Franco. Ele agrediu toda categoria demonstrando que não está preparando para viver num regime democrático.

André Moura: o único moicano do PSC que pede votos para pastor Everaldo
Sem duvida, após as eleições deste ano, o deputado federal André Moura, não vai apenas se consolidar como presidente estadual do PSC, mas também realizar uma limpeza no partido. Percebe-se no horário eleitoral que apenas ele defende a candidatura do pastor Everaldo a presidente da República. E ainda falam em fidelidade partidária.

Falta de pagamento
Ontem, 10, à noite circulou pelas redes sociais que por falta de pagamento os trabalhadores que seguram bandeiras para a coligação de Amorim entraram em greve. Segundo a informação  seriam demitidos e outros contratados no lugar. E que a denúncia já chegou a justiça eleitoral.

Engenheiro Luciano Barreto  homenageado pelo TCE
Dentro da programação do Seminário comemorativo aos 50 anos da lei nº 4320/64, foi entregue na tarde de ontem, 10, o Colar do Mérito 'Gumercindo Bessa' ao empresário e engenheiro Luciano Franco Barreto, diretor do Instituto Luciano Barreto Júnior. Ele participará da Segunda Mesa de debates “O Controle da Qualidade na Educação Pública e Privada”, às 14h30.

Comenda
Esta é a comenda de mais alta relevância da Corte de Contas de Sergipe e sua entrega foi aprovada na sessão plenária realizada em 19 de dezembro de 2013, numa propositura do conselheiro Carlos Alberto Sobral, então presidente do Tribunal de Contas do Estado, e a homenagem foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.

ILBJ
O conselheiro enfatizou que o homenageado administra o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsável por capacitar anualmente centenas de jovens de baixa renda em áreas como Informática e Língua Portuguesa, além de ser um destacado empreiteiro de obras em Sergipe.

Trabalho
Ailton Rocha (Superintendente de Recursos Hídricos) e Genival Nunes (Secretário da SEMARH), no próximo dia 17 de setembro, estarão apresentando o trabalho intitulado “Estudo de Caso do Projeto de Gestão Integrada de Águas Urbanas do Município de Aracaju/SE” no X Encontro Nacional de Água Urbanas promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, em São Paulo/SP."

Saúde
“Eles são todos iguais, não estão interessados em resolver o problema da Saúde. Criticar as fundações de direito privado na saúde e se calar quanto às Organizações Sociais em Aracaju soa como o mais tacanho oportunismo eleitoreiro”. Com essas duras palavras, Vera, presidente estadual do PSTU e candidata a deputada federal, caracterizou a campanha da oposição liderada pelo PSC contra a gestão da saúde do atual governo.

Insatisfação
Segundo pesquisas realizadas antes do período eleitoral a Saúde Pública é a área com a qual os sergipanos estão mais insatisfeitos. E como era de se esperar, essa é a ferida do governo Jackson Barreto (PMDB) mais atacada pelos grupos de oposição. Mais ainda depois dos problemas enfrentados pelas fundações estatais de direito privado que gerenciam o funcionamento de unidades no Estado.

Autoridade para criticar os dois lados
“Nós temos autoridade para criticar os dois lados. Sempre fomos contra qualquer forma de inserção da lógica privada nos serviços públicos. Denunciamos na imprensa, fizemos mobilizações de rua junto com os trabalhadores da área, realizamos palestras sobre os malefícios das fundações. Mas a oposição de direita (PSC/DEM) age com oportunismo. Criticam as fundações só porque é conveniente, mas defendem a mesma lógica ao aprovarem as Organizações Sociais em Aracaju”, ataca Vera.

Correio Braziliense atesta liderança de Jackson
Deu no Correio Braziliense (8/9): “Na primeira eleição sem a presença de Marcelo Déda (PT), ex-governador que morreu no ano passado em decorrência de um câncer, o quadro sucessório em Sergipe é favorável a Jackson Barreto (PMDB), o governador e ex-prefeito da capital. Ele subiu oito pontos percentuais nas últimas duas pesquisas Ibope. No levantamento feito entre 30 de agosto e 1º de setembro, Barreto tinha 41% das intenções de voto. Na pesquisa feita entre 8 e 10 de agosto, tinha 33%, quando estava empatado com o senador Eduardo Amorim (PSC). Ex-secretário de Saúde, Amorim manteve em setembro o mesmo percentual alcançado no início do mês passado”.

Campanha Eduardo Amorim
campanha do candidato ao governo do Estado, Eduardo Amorim, esteve presente na noite da terça-feira, 9, no Conjunto Bugio e no Bairro América, localizados em Aracaju. “Não adianta passar para a população em programa eleitoral que está tudo nos conformes com a Saúde e Segurança. O que ouvimos do povo é uma realidade triste. Nós vamos trabalhar para mudar”, disse Eduardo.

Denúncias crimes eleitorais. Whatsapp: 8172-83-18
A Procuradoria regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) criou um novo canal para recebimento de denúncias da população, um perfil no aplicativo Whatsapp. Através do número (79)  8172-8318, a população poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Mensagens
As mensagens e denúncias recebidas via aplicativo serão analisadas e, se efetivamente cadastradas, o número do protocolo será enviado ao denunciante também via Whatsapp. Caso o cidadão necessite de mais informações sobre o andamento da sua denúncia, poderá ser atendido na sede do MPF/SE (Av. Beira Mar, 1064, 13 de Julho, Aracaju) ou pela internet, no site da Transparência do MPF.

SMTT precisa viabilizar passarelas urgentemente
O blog por várias vezes defendeu a instalação de passarelas em alguns pontos de Aracaju. Um deles é em frente ao Parque dos Cajueiros, que foi fruto de uma indicação do vereador Max Prejuízo. O local tem condições de implantação da passarela por conta dos espaços nos dois lados da avenida.Antes que mais mortes acontecem como da idosa ontem, 10.

Lucas Aribé realiza o 2º Aracaju Acessível
Entre os dias 14 e 21 de setembro, será realizado o 2º Aracaju Acessível, projeto de autoria do vereador Lucas Aribé que visa fomentar a discussão sobre acessibilidade, assim como disseminar ações que contemplem espaços e atitudes acessíveis por parte de toda a sociedade.  "Trata-se de um projeto de vida. Estamos na segunda edição, faremos até o final deste mandato e queremos continuar. Fazer o Aracaju Acessível vai além do que cumprir um papel como parlamentar, nos coloca como atores sociais para a defesa da acessibilidade em todas as esferas desta comunidade", enfatizou Lucas Aribé. O Aracaju Acessível será realizado na semana em que se comemora do Dia Nacional, e o Municipal, de Luta da Pessoa com Deficiência.

Lucas Aribé realiza o 2º Aracaju Acessível II
"O dia 21 de setembro é especial por essa comemoração dupla. A data nacional já existe há muito tempo e resolvemos, através da Lei nº 4444/2013, instituir o municipal também para fortalecimento da luta dessas pessoas. É um momento de reflexo, manifestação, reivindicações. É mais um hora de falar sobre igualdade de direito e respeito às pessoas com deficiência. É um grito da cidadania", destacou Aribé. Serão mais de 20 ações durante esta semana que começa com o passeio ciclístico 'Pedalando Sem Barreiras', no domingo, 14, a partir das 8h, com a bicicleta acessível ODKV.

Lucas realiza o 2º Aracaju Acessível III
O seminário que irá discutir a educação inclusiva com a presença de uma conferencista da Unicamp, Teresa Mantoan, que é referência no tema, Tribuna Livre sobre o Pronatec, Sessão Especial, Café com debate com a Guarda Municipal, campanha Esta Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto, em parceria com a SMTT, Jogos Cidadãos com esportes e atletas paralímpicos, em parceria com o Ciep e o projeto Estrelas do Mar, Bike Anjo acessível, Rodas de Leituras acessíveis, entre outros. "São muitas atividades que queremos a participação de todos", completou.  A programação completa pode ser acessada no site http://www.lucasaribe.com.br, página para inscrições no seminário sobre educação inclusiva. "Todas as informações estão no nosso site, a programação completa, e através do email http://comunicacao@lucasaribe.com.br   ou pelo telefone 3222-0852", disse.

Emília Corrêa apoia Laércio Oliveira
A vereadora Emília Corrêa (DEM), manifestou seu posicionamento em favor da candidatura do deputado federal Laércio Oliveira (SDD). Segundo ela, o trabalho de Laércio é marcado pela sua credibilidade e coerência com o povo sergipano. Emília valorizou a ficha limpa e o desempenho do deputado.

Seriedade
"Sergipe precisa de homens sérios, de ficha limpa e que tenham trabalho comprovado em favor do povo de verdade. Sergipe precisa de mais homens como Laércio Oliveira. Eu acredito em seu trabalho em favor do povo de Sergipe"

‘Dia de Combate à Cegueira’ em Areia Branca
Ontem, 10, a Prefeitura de Areia Branca em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE) realizou o ‘Dia de Combate à Cegueira’. Uma iniciativa voltada para o diagnóstico precoce da doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento visual.

Tratamento
“Segundo os especialistas, se essa doença não for tratada adequadamente, pode até levar à cegueira. Por isso, estamos focados na busca ativa para identificar aqueles moradores da nossa cidade que apresentem o glaucoma,” disse a prefeita Acácia Sousa.

Serviço
O ‘Dia de Combate à Cegueira’ contou com uma equipe de 12 profissionais entre recepcionistas, auxiliares de enfermagem e oftalmologistas. Estrutura capaz de oferecer acolhimento às 193 pessoas que compareceram ao ginásio. Deste total, 54 foram diagnosticadas com o glaucoma.

Denúncia contra AlmaViva
“Nós aprovamos na Câmara uma lei que isenta dos impostos a empresa de telemarketing AlmaViva, foi uma troca, a gente isentava dos impostos e ela se instalava aqui. Mas não aprovamos que ela não desse qualidade de vida aos seus trabalhadores. Agradeço a Jackson Barreto, a Marcelo Déda e todos que trabalharam para trazer a empresa para cá; mas temos que lutar para que os trabalhadores tenham condições de trabalho”. A afirmação é do vereador Emmanuel Nascimento (PT) na Câmara de Aracaju.

Semiescravo
Emmanuel destacou  que não se pode fechar os olhos para um trabalho semiescravo, de perseguir os trabalhadores. “As pessoas não suportam ficar naquela empresa, a rotatividade é grande por causa da pressão e das perseguições. Quando eu digo que AlmaViva é uma máquina de moer gente, quero dizer que ela não cuida dos seus trabalhadores”.

Campanha em prol do professor Lúcio
Um profissional dedicado aos alunos, com três filhos pequenos e que sempre colocou em primeiro plano a luta pela educação

 de qualidade, encara uma dura fase na sua vida:  a luta pela sobrevivência. A necessidade de um transplante renal ocasionada pela falência dos seus rins no final de 2013. Amigos, alunos e ex-alunos estão mobilizados para ajudá-lo. Devido a alguns obstáculos em seu tratamento, ele recorreu ao Hospital das Clínicas em Sp, que , já tendo o exame de compatibilidade de 50% com seu irmão, começará os trâmites para a cirurgia.

Ajuda para os custos da viagem e hospedagem. Feijoada dos ex-alunos
Os amigos e ex-alunos se mobilizaram para realizar uma feijoada para arrecadar recursos para custear a viagem e a hospedagem. Será dia 21 de setembro (domingo) na sede da Associação dos Moradores do Bairro Ignácio Barbosa (vizinho ao colégio Monteiro Lobato) a partir das 12h. O ingresso é R$ 30,00 com direito a feijoada, música, bingo e bazar, além do principal: a solidariedade humana. Os ingressos estão a venda na Beach Stop Riomar. Informações: 9922-8903 (Clara).

Campanha é séria e o professor um profissional ético
O blog entrou na campanha porque conhece um pouco a história do professor Lúcio. Um profissional que sempre se dedicou a educação e aos alunos. Por isso, até o dia da feijoada, o blog vai publicar em dias alternados a campanha em prol do professor.

Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-SE em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), UNCME-BA, UNCME-AL realizará no dia 26 de setembro de 2014 às 9h, a abertura da 1ª edição do CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (Pró-Conseho) no auditório do SEBRAE, localizado na Av. Tancredo Neves/Aracaju.

Iniciativa do MEC
O Curso de Extensão FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO é uma iniciativa do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), e será desenvolvido na MODALIDADE A DISTÂNCIA, por meio de uma versão para a internet, com utilização da Plataforma MOODLE e com carga horária total de 180h (na modalidade a distância 164 horas e em quatro (4) encontros presenciais totalizando 16 horas). O curso está estruturado em cinco (5) módulos que serão ofertados de 26 de setembro de 2014 a 30 de abril de 2015.

NOTA DE ESCLARECIMENTO  – DNIT/Sergipe

O DNIT, desde o dia em que ocorreu o rompimento do aterro no km 94 da BR-101/SE, vem tomando as providências técnicas e administrativas para mitigar os transtornos trazidos pelo o ocorrido. Os esforços estão sendo feitos em duas linhas principais. A primeira, é manter a trafegabilidade e a segurança do segmento para os usuários da rodovia. A segunda, é o estudo das causas e consequente definição da solução de recuperação.
No tocante a trafegabilidade e a segurança, o DNIT/SE, com o apoio da PRF, liberou o tráfego no mesmo dia do ocorrido e, por meio de suas equipes, vem monitorando a estabilidade da pista antiga, no qual, visa assegurar que o tráfego pode ocorrer com toda a segurança necessária aos usuários da rodovia.
Quanto à apuração das causas, o DNIT/SE tem uma grande preocupação em determinar de maneira clara e precisa o que motivou o acidente. A apuração das causas serve tanto para a identificação de eventuais falhas e seus responsáveis, bem como, a determinação da solução adequada para o local. Assim, é prudente que esse processo seja feito com todo o cuidado que a matéria requer, a fim de garantir a melhor aplicação dos recursos públicos.
O DNIT/SE terminou na última semana os levantamentos de campo e definirá de maneira segura as causas e a solução de recomposição do aterro. Desta maneira, são infundadas quaisquer afirmações que traga dúvidas sobre a atuação proativa do DNIT/SE.
Atenciosamente,
José Otávio Soares
Superintendente Regional – DNIT/SE
Aracaju, 10 de Setembro de 2014.

Agenda
11 de setembro, quarta-feira. Dia nacional do cerrado.
Nesta data, em 2001, ocorre o maior atentado terrorista da história. Duas aeronaves colidem com as torres gêmeas do World Trade Center, que desabam. Uma terceira cai sobre o Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington. O quarto avião cai no campo antes de atingir o alvo. Os ataques deixam 3 mil mortos. O presidente George W. Bush acusa o saudita Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al Qaeda, de ser o mandante dos atentados e exige que o governo do Afeganistão, que lhe dá abrigo, entregue Bin Laden. A milícia fundamentalista islâmica Taliban, que desde 1996 governava o país, nega-se a atender a exigência.Campanhas prosseguem sem motivação em todo o país. Desinteresse pela eleição é o maior de todos os tempos. Presidente titular da Assembleia Legislativa pretende renovar licença. Tribunal Regional Eleitoral intensifica providências relativas ao pleito. Lideranças do movimento espírita participam, no dia 13, do Sétimo Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier. Cesta básica custa R$ 230,52, segundo o DIEESE.

Curtas

ANA BOTIN, FILHA DO PRESIDENTE DO SANTANDER, VAI ASSUMIR O COMANDO DO BANCO ESPANHOL. /// EXECUTIVA VAI OCUPAR O POSTO DO PAI, EMILIO, QUE MORREU DE INFARTO, AOS 79 ANOS. /// PAULO ROBERTO COSTA VAI DEPOR NA CPI NO DIA 17. /// ATAQUE MATA 13 EM BAGDÁ DURANTE VISITA DE SECRETÁRIO AMERICANO. /// TAXA DE DESMATAMENTO SOBE 29 POR CENTO EM UM ANO, NA AMAZÔNIA LEGAL. /// RÚSSIA FAZ TESTES COM MÍSSEIS NUCLEARES EM SEU TERRITÓRIO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Ovos de ouro
A seleção brasileira continua sendo uma verdadeira galinha dos ovos de ouro para a CBF. Observemos um detalhe: um mês e meio depois da Copa do Mundo, a equipe nacional já entrava em ação, realizando dois amistosos em gramados dos Estados Unidos. Claro que, contratados há muito tempo, os dirigentes da entidade “mater” (ou será melhor madrasta?) viam nas partidas contra a Colômbia e o Equador mais uma chance para adicionar uma nota às receitas da entidade. Eles devem ter pensado que os dois amistosos seriam disputados num cenário favorável, após a conquista do hexa, ou, pelo menos, depois de uma campanha positiva na Copa. No afã de faturar, os dirigentes nem se preocuparam com a qualidade do gramado em que iria acontecer a segunda partida, disputada em New Jersey. Sem dúvida, um dos piores já utilizados pela seleção. E tem mais. No dia 11 de outubro, vai acontecer mais uma edição do super-clássico das Américas. Que será realizado, pasmem, na China, em Pequim. Será mais um negócio da China.

CBF  censura trabalho de jornalistas

Talvez para comemorar o dia da Imprensa, os dirigentes da CBF reuniram-se com representantes de entidades que representam a categoria, com o objetivo de que seja colocada em prática a proibição de repórteres esportivos transmitirem informações aos jogadores, técnicos etc. sobre lances duvidosos dos jogos. Vamos ver o que vai acontecer. Será que estão pensando em estender a proibição aos torcedores? – Só faltava essa.

Preocupação
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está muito preocupado com a paralisia das obras da Olimpíada Rio/2016. A campanha eleitoral está travando o desenvolvimento dos trabalhos.

Basquete dá adeus
A seleção brasileira masculina de basquetebol, que vinha realizando ótima campanha no mundial da Espanha, foi eliminada pela Sérvia. O placar foi 84 X 56.

Andres Sanches
O ex-presidente do Corinthians, Andres Sanches, está na mira da Receita Federal. Cobra do dirigente a soma de 13 milhões de reais.

Primeira dama
Katherine Fontenele, 23 anos, é a futura primeira dama da CBF. O presidente da entidade que comanda o futebol brasileiro, Marco Polo Del Nero, que atualmente preside a FPF (Federação Paulista), rompeu, recentemente, o seu namoro com Carol Galan. Capa de revista, Katherine declarou que a diferença de idade não é problema. Marco Polo tem 73 anos, ou seja, 50 a mais do que sua nova companheira.

Marco Polo
O atual presidente da Federação Paulista de Futebol é presidente eleito por antecipação da CBF. Mas ainda não tomou posse. Interessante é que José Maria Marin, o atual titular do cargo, também já foi eleito vice-presidente da entidade.

Visto de trabalho
Ronaldinho Gaúcho aguarda a concessão de visto de trabalho para estrear na equipe do Querétaro, do México. Uma grande festa vai marcar a primeira exibição de Ronaldinho em gramados mexicanos.
Líder
O Corinthians fechou o primeiro turno do Brasileirão em primeiro lugar nos quesitos público e arrecadação.

Voleibol
A equipe masculina do Brasil conquistou mais uma vitória, desta feita diante da Bulgária. O placar foi 3 X 0, com parciais de 25/15, 25/21 e 25/21. O mundial de voleibol realiza-se em Katowice, na Polônia.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Marcelo_Efron  A dica do dia é: não desista dos seus sonhos. Acredite no seu potencial.

www.twitter.com/braynerr     As pessoas quando morrem ficam "santos". Com Eduardo foi diferente: os adversários querem transformá-lo em bandido,

www.twitter.com/WilliamFonseca  Amar é uma droga… altamente viciante. Muito cuidado pra não ficar dependente, porque está a cada dia mais difícil de se achar.

www.twitter.com/eduardoamorimse Sobre a segurança,  vamos aumentar o efetivo da polícia militar e da polícia civil. #NovoSergipe

www.twitter.com/jacksonbarreto_  O povo me conhece e sabe o quanto trabalho, principalmente pelos mais pobres. É por isso que Sergipe quer a continuidade do projeto.

www.twitter.com/joserobertoSE  Ver a cara dos apresentadores da globo anunciando o crescimento de Dilma no JN nao tem preco.Essa tal de "margem de erro" e a salvacao…

ARTIGO

A Campanha de Jack o estripador por Ribeiro Filho*

A medida que a campanha avança o candidato Adelson Barreto se supera na exploração da miséria alheia em benefício próprio e do seu suposto filho. Está se tornando insuportável ver a capacidade desse candidato em mostrar as vísceras dos seus eleitores para tentar se promover.  No artigo anterior que escrevi analisei a atitude dele como uma tentativa de se comparar com a história de vida de Irmã Dulce e Madre Tereza de Calcutá, mas agora vejo que o rapaz tem uma forte tendência e semelhança com Jack o Estripador, pseudônimo do assassino em série, não identificado, que agiu em Londres na segunda metade de 1888. Outro personagem que ele pode ser comparado é Elize Ramos Kitano, esposa do executivo dono da Yoki, que esquartejou Marcos Kitano Matsunaga, em junho de 2012.

Quando aparece a propaganda política desse rapaz no horário político próximo ao horário do almoço e do jantar, o telespectador tem que correr para desligar o aparelho de TV, pois não adianta mudar de canal, ou temos que rapidamente  tirar as crianças da sala. Não é possível que nenhum órgão de regulamentação ou fiscalização possa fazer alguma coisa para proibir, que esse rapaz continue explorando a doença e a miséria de pessoas que não têm nenhuma noção dos seus direitos.

É impressionante como ele planejou com antecedência toda sua campanha eleitoral, localizando pessoas com problemas de saúde, de preferência com tumores enormes, que pudessem ser usados covardemente como seus modelos nos programas de TV. Tudo foi pesquisado e pensado com minunciosamente, ou poderíamos dizer, com precisão cirúrgica. Localizado o paciente, o candidato jornalista e sua equipe de filmagem preparavam o roteiro assistencialista macabro.

Na pauta jornalística tudo foi pensado com precisão de um corte de bisturi, nada podia ficar fora, tudo deve ser bem explorado: a doença, o sofrimento da família e do paciente. No final a cura e a gratidão da pessoa curada, dos seus familiares e parentes. Todos ingênuos atores que não sabem do valor que essas imagens terão nas mãos do candidato, que deve ter vibrado com cada caso que filmou pensando unicamente em sua campanha eleitoral macabra.

O uso das imagens é acintoso, criminoso e não tem nenhum critério de quais partes do corpo ele vai exibir na televisão em todos os horários liberados para a campanha. Será que quando criou esse tal de Horário Reservado para a Campanha Eleitoral dos Partidos Políticos o TSE não pensou em estabelecer regras para o que vai ser apresentado à população? Então, estamos reféns do critério e gosto desses políticos ridículos, que para ganhar o voto são capazes de qualquer barbaridade.

Pelo andar da campanha desse rapaz, até o final dos programas eleitorais teremos imagens da sala de cirurgia mostrando os procedimentos médicos e o candidato com as vísceras e tumores extirpados nas mãos exibindo para seus eleitores… Alguém precisa parar esse nosso Jack, ou seria a versão mais atualizada de Elize Kitano… Que Horror…

*Graduado em Comunicação Social
Mestre em Sociologia

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"A inteligência é uma categoria moral." Theodor Adorno, filósofo alemão, nasceu em 11 de Setembro de 1903 e morreu em  1969.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários