Golpe nunca mais

O Brasil recorda hoje, com tristeza, do famigerado golpe militar de 31 de março de 1964. Há 52 anos, as Forças Armadas receberam o apoio dos Estados Unidos para colocar o país num tenebroso e longo período de escuridão. Durante duas décadas, brasileiros foram presos, torturados e mortos nos imundos porões da ditadura. Aqui mesmo em Sergipe, dezenas de cidadãos sofreram o diabo nas mãos de militares covardes encastelados no quartel do 28º Batalhão de Caçadores. Uma dessas vítimas e hoje governador Jackson Barreto (PMDB), lembra de um coronel que, ao chegar à sala de interrogatório, gritava com o dedo em riste: “Aqui a pessoa fala o que quer e o que não quer”. Portanto, o aniversário do 31 de março de 64 também serve para lembrar aos ressentidos, aos grandes e pequenos ditadores que, a despeito das acirradas disputas partidárias, há no país um sólido sentimento de repulsa à arbitrariedade e à tirania. Esta convergência ou consenso precisa aflorar, materializar-se como vontade coletiva. Golpe nunca mais!

Nas ruas

Uma concorrida solenidade no Palácio de Despachos marcou a desincompatibilização de Zezinho Sobral (PMDB) da Secretaria Estadual da Saúde. A partir de agora, ele vai gastar as solas dos sapatos pelas ruas e vielas de Aracaju, objetivando viabilizar sua candidatura a prefeito da capital. Para tanto, conta com o irrestrito apoio do governador Jackson Barreto e demais lideranças do PMDB. Boa sorte!

Primo pobre

Sem festa nem barulho na imprensa, Edvaldo Nogueira (PCdoB) deixou ontem a presidência da Agência Reguladora de Serviços de Sergipe. Desincompatibilizado, o comunista terá mais tempo para seu projeto de retornar à Prefeitura de Aracaju. Um dos sonhos de Edvaldo é ter em sua chapa como candidata a vice Eliane Aquino (PT), viúva do ex-governador Marcelo Déda.

JB com Dilma

Perde tempo quem tentar convencer o governador Jackson Barreto (PMDB) a romper politicamente com a presidente Dilma Rousseff (PT). “Não fica bem sair do governo a 15 dias da votação do impeachment”, diz o experiente JB. Crítico da forma teatral como seu partido rompeu com o PT, o governador resumiu: “Aquilo foi uma acomodação para que chegasse à opinião pública a falsa impressão que não existe divisão no PMDB”. Homem, será?

Desperdício

A Assembleia promoveu ontem, em Estância, mais uma das inúteis sessões itinerantes. Como nas anteriores, a “excursão” de alguns deputados – apenas 13 dos 24 compareceram – não deve ter qualquer resultado positivo para o povo. Os parlamentares ouviram pessoas escolhidas para elogiá-los, prometeram providências às poucas cobranças, que nem sempre estão ao alcance deles, e curvaram-se aos aplausos dos aduladores. Depois, como ninguém é de ferro, participaram de um suculento rega-bofe. Homem, isso é que é vidão!

Vai feder

Para desespero do prefeito João Alves Filho (DEM), o Ministério Público de Sergipe pediu ao Judiciário a anulação do contrato emergencial de 180 dias para a coleta do lixo em Aracaju. Os promotores Henrique Cardoso e Mônica Hardman entendem que o instrumento firmado entre a Prefeitura e a empresa Cavo está eivado de irregularidades. Aliás, o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, já havia descoberto isso faz tempo.

Jogo duro

O presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), é mentiroso e caluniador. Calma, quem disse isso foi o secretário de Comunicação da Prefeitura de Itabaiana, jornalista Carlos Ferreira. Segundo ele, Bispo pretende gastar recursos públicos para tentar eleger o irmão Roberto Bispo (PMDB) prefeito do município serrano. O secretário também lembrou que Luciano foi condenado judicialmente por malversação de recursos públicos na época em que era prefeito de Itabaiana. Misericórdia!

TV Golpe

Para lembrar ao povo o fatídico 31 de março de 1964, o PT e entidades como a CUT e sindicatos, promovem hoje um ato em defesa da democracia. Marcada para à tarde, no centro de Aracaju, a manifestação também visa condenar setores da OAB, do Judiciário e da mídia, principalmente a Rede Globo, por defenderem o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Batizada pelos petistas de TV Golpe, a Vênus Platinada é acusada de expor “em seus noticiários o caráter antidemocrático e nazifascista, sua obstinação em golpear a democracia  brasileira, mais uma vez”. Aff Maria!

Alô debutantes

Os jovens debutantes, que completam 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano, já podem tirar o título eleitoral. Mas lembrem-se: o prazo final é o dia 4 de maio próximo, quando o cadastro nacional de eleitores será fechado. Em Aracaju, os futuros votantes devem comparecer ao fórum localizado na rua Itabaiana ou aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral instalados no Centro de Atendimento ao Cidadão.

Mar de lama

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Trecho de discurso feito no Senado por Rui Barbosa.

Desconfiado

De um torcedor do Confiança ao ver o clube ser goleado pelo Boca Junior por 4 a 2: “Esse timeco não merece mais a minha confiança”. Cruz credo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 2 de abril de 1931

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais