Governo: “limpeza” para a “sujeira”

0

Em entrevista publicada ontem, 24, no Jornal do Dia o vice-governador eleito, Jackson Barreto (PMDB) voltou a afirmar que continuará denunciando “os traíras”, que estão no governo estadual e votaram contra Marcelo Déda e pregou a necessidade de uma “limpeza” na máquina estatal.

 

É preciso analisar esta afirmação de Jackson Barreto não só no campo político, mas também administrativo. Quando ele diz “que é preciso abrir os olhos com relação a todos aqueles que nos cercam. Não cercam a nós, enquanto pessoas, cercam o poder. São aqueles viciados que já vêm ocupando cargos comissionados desde 20 a 30 anos passados”, disse. E Jackson foi mais longe, disse que os secretários do futuro governo Déda precisam “ter os olhos bem abertos, porque pessoas competentes nós temos em todas as matrizes da sociedade, mas tem um grupo aqui que sai governo e entra governo e eles continuam mandando nas mesmas posições”.

 

A afirmação de Jackson é um verdadeiro xeque mate no atual governo. Porque além destas pessoas terem trabalhado para João Alves, deixa em aberto que boa parte da máquina administrativa está nas mãos de pessoas, que por serem consideradas “competentes”, continuam quebrando os “galhos” em todos os sentidos. Muitos destes cargos comissionados usam da seguinte estratégia: votam em João Alves, mas para a Câmara Federal e a Assembleia votam em algum aliado do governo. E aí se seguram nestes “padrinhos” para se manterem nos cargos.

 

Déda já deu sinal que vai mudar  e já tem conhecimento dos traíras. A verdade é que muitos cargos não foram mudados por comodismo. Ninguém é insubstituível, seja em qual profissão, principalmente numa máquina estatal, onde um gestor qualificado, sabe colocar as peças chaves nos lugares certos em pouco tempo de trabalho.

 

Vindo do vice-governador eleito, a necessidade de uma “limpeza” nos cargos comissionados do Estado, é preciso que o governador acenda o alerta para a “sujeira” que pode está sendo jogada por baixo do tapete. Resta saber se o governador vai colocar em primeiro plano a gestão pública, e realmente fazer uma “faxina” no governo estadual, em detrimento aos pedidos de vários políticos.

 

Déda e o bom senso em alta dose I

O governador reeleito Marcelo Déda demonstrou possuir alta dose de bom senso, ao afirmar, em entrevista concedida logo após o encerramento da apuração das últimas eleições, que o fato de ter sido derrotado na capital pelo candidato de oposição representava, para ele, uma lição. O povo de Aracaju deu-me um recado, disse Déda.

 

Déda e o bom senso em alta dose II

 Na vida, é preciso acolher, de forma positiva, as manifestações criticas ao  trabalho desenvolvido. Quem conhece o governador sabe que ele estava sendo sincero, naquela oportunidade. E agora, montando as peças de seu segundo período à frente dos destinos de Sergipe, o líder máximo de todos os sergipanos deve estar refletindo, bastante, sobre as influências que terá de enfrentar, na criação do novo arcabouço administrativo e, também, nos métodos que empregou para comunicar-se com os seus aliados, mesmo os mais próximos.

 

Déda e o bom senso em alta dose III

Uma revisão, nesse particular, será altamente benéfica para o êxito de sua segunda gestão. A reaglutinação de lideranças históricas do Partido dos Trabalhadores em torno de seu governo é outra tarefa hercúlea que Marcelo Déda tem pela frente.

 

Déda e o bom senso em alta dose IV

Claro que a gama de aliados é, agora, bem maior. E foi essa miscigenação política que lhe garantiu a vitória. Prestigiar novos aliados é necessário. E mais indispensável, ainda, é contar, outra vez, com a aguerrida militância do PT que, em vários momentos, levou Déda a grandes vitórias, o mesmo podendo ser dito com relação ao presidente Lula. Nas mais difíceis situações, o Bom senso sempre é o melhor caminho. E como foi ressaltado no início, esse predicado o governador parece que absolveu em alta dose após o resultado eleitoral de 3 de outubro.

 

Carros desviados

Na sexta-feira,22, a coluna Periscópio publicou duas notas, sobre o flagrante de três viaturas da PM dando cobertura a um carro-forte da Nordeste Segurança. As viaturas estava no aeroporto de Aracaju e seguiram ao BB da praça General Valadão e depois os militares retornaram a sede da Nordeste onde ficaram por cerca de uma hora aguardando novos malotes que foram para o aeroporto de Aracaju. O JC perguntou de quem partiu a ordem que a PM ficasse à disposição de uma empresa privada? O comando deve uma resposta.

 

Omissão e sem resposta

Porém, nas duas edições seguintes do JC, nada da resposta do comando. Será omissão ou conivência? Ou já estão achando normal a PM trabalhar para uma empresa privada que já ganha para dá segurança aos bancos? É correto? Quem não lembra no governo anterior as denúncias que o helicóptero estava fazendo esse serviço? Será que o governo vai voltar ao passado e achar normal confundir o público com o privado?

 

E o que o governador acha?

E será que o governador Marcelo Déda, que tem como discurso a ética e o respeito ao dinheiro público, acha normal a PM fazer escolta para uma empresa privada de segurança? É preciso investigar e punir quem deu a ordem. Se não responderam ao JC é porque tem algo errado, caro governador. Depois não diga que não sabe. E para usar o helicóptero, falta pouco, isto é, se já não usaram…

 

Abstenção

É esperado um índice acentuado de abstenções no pleito do próximo domingo, correspondente ao segundo turno para a presidência da República. O feriado prolongado é a principal causa. Em 2006, a abstenção chegou a 20 por cento, no segundo turno.

 

Aliados de Serra intensificam campanha em SE

Lideranças do Democratas, PPS e PSDB realizaram, no último final de semana, manifestações em defesa da candidatura presidencial de Serra em Aracaju, Simão Dias, Poço Verde e Estância. Em Aracaju, foram realizadas carreatas, caminhadas pelo Centro e na Praia de Atalaia. Em Simão Dias e Poço Verde, João Alves e Nílson Lima, ao lado de lideranças locais, agradeceram pelas expressivas votações obtidas nas eleições para governador e presidente no primeiro turno e pediram o apoio para Serra no segundo turno.

 

Transporte intermunicipal: SMTT aguarda informações I

 A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aguarda as informações necessárias da Secretaria de infraestrutura do Estado (Seinfra), para iniciar os estudos sobre as providências a serem tomadas com o deslocamento dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal do Terminal Rodoviário Luiz Garcia (rodoviária velha ) para o Terminal Rodoviário José Rolemberg Leite (rodoviária nova).  Com essas informações, a SMTT terá condições de iniciar uma avaliação preliminar sobre os efeitos dessa mudança. Os técnicos da Diretoria de Transportes Públicos farão uma avaliação dessas informações que são importantíssimas para o início de estudos sobre qual procedimento adotar.

 

Transporte intermunicipal: SMTT aguarda informações II

A SMTT, com as informações aguardadas da Seinfra, irá inicialmente verificar o impacto da demanda de passageiros que essa mudança causará no Sistema Integrado de Transportes (SIT) e no Sistema Integrado Metropolitana(SIM), o que vão orientar sobre as providências cabíveis a serem tomadas. A SMTT, segundo o seu Superintendente Osvaldo Nascimento, quer ouvir a todos que mantém comércio na área e a própria comunidade que se utiliza do ônibus, para depois elaborar um projeto que abranja a concordância  da maioria. 

 

140 Anos

O Colégio Estadual Atrheneu Sergipense está completando, hoje, 140 anos de fundação. Uma intensa programação comemorativa será desenvolvida, dela constando missa em ação de graças e várias atividades culturais e artísticas. Professores, funcionários e ex-alunos deverão participar do evento.

 

Ex-alunos

Idealizada e organizada pelo ex-aluno João Quintino Moura Filho, terá lugar, no próximo dia 11 de dezembro, mais uma edição da festa criada por um grupo de ex-alunos, que obtém grande sucesso, ano após ano. A partir da segunda quinzena de novembro, o ingresso e a camisa para o referido encontro estarão à venda, no Atheneu, custando, ambos, apenas 15 reais.

 

Seminário Internacional de Adestramento

Será realizado aqui em Aracaju, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2010, o !º 

Seminário Internacional de Adestramento” com a presença de Edgardo Jeffersson Eckhardt,, adestrador argentino, com larga experiência internacional. No seu currículo, consta diversos atividades como na Unidade Canina da polícia de Buenos Aires 2, Facultad de Ciências Veterinárias, Zoologico de La Cuidad de Buenos Aires. O referido seminário será aberto para as pessoas interessadas em aprender e aprimorar os seus conhecimentos quanto as questões de adestramentos, independente de raça canina. O seminário será realizado no povoado Areia Branca, no Mosqueiro. Aos interessados, maiores informações poderão ser obtidas através dos senhores Erisvaldo (32149800) ou Raphael (99883394).   

 

PELO BRASIL

 

“O JB que nós amávamos”

Este foi o título de um seminário realizado nos dias 20 e 21 do corrente mês, que contou com a participação de grande número de jornalistas de várias gerações e de estudantes de jornalismo. O tema das discussões foi o Jornal do Brasil, tradicional órgão da imprensa carioca e brasileira, cuja edição impressa deixou de circular, recentemente. A coordenação foi da A.B.I. e a realização, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

 

Violência contra jornalistas

Em menos de uma semana, dois jornalistas foram assassinados no Brasil. No dia 16, Wanderlei dos Reis, dono do jornal “Popular News”, foi morto dentro de casa, com um tiro, na cidade paulista de Ibitinga. No dia 18, foi a vez de Francisco Gomes Medeiros, assassinado em Caicó, no Rio Grande do Norte. A violência contra jornalistas é uma preocupação cada vez maior da categoria dos jornalistas profissionais.

 

Reforma

Em reunião que será aberta às 9 horas de hoje, o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB estará instalando comissão especial que tratará da reforma do sistema eleitoral brasileiro.

 

Substituto de Eros Grau

O presidente Lula deverá ouvir o novo titular da presidência da República, que será eleito no próximo domingo, para a indicação do novo ministro do STF – Supremo Tribunal Federal. Dentre os nomes cogitados, estão o advogado e deputado federal José Eduardo Cardozo e César Asfor Rocha, do STJ – Superior Tribunal de Justiça.

 

ABL

Na Academia Brasileira de Letras, já há um candidato em campanha pela presidência. Trata-se do Senador José Sarney.

 

Saramago – biografia

A primeira biografia de um dos mais importantes escritores da história da literatura. O autor, João Marques Lopes, desenvolve, atualmente, trabalho de doutorado na área de Literatura Brasileira, pela Faculdade de Letras de Lisboa e em colaboração com a Universidade de Utrecht, na Holanda. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em outubro de 1998, Saramago ganha o Prêmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter  tal distinção. Editora LEYA, 2010., São Paulo.

 

Ranking da cultura

O Ministério da Cultura acaba de divulgar um ranking que destaca as empresas que mais investem em arte, através de incentivos fiscais proporcionados pela Lei Rouanet. A primeira colocada é a PETROBRAS, com 80,9 milhões. Em segundo, está o Banco do Brasil, com 30,3 milhões de reais. Em terceiro, o BNDES, com 26 milhões. A empresa privada que mais investe no setor é a VALE, com 14,1 milhões.

 

Dia mundial das Missões

A Igreja Católica comemorou, ontem, domingo, o dia mundial consagrado às missões e aos missionários. Em todas as paróquias, nas missas dominicais foram feitas orações para que as obras missionárias não cessem por falta de recursos.

 

Ação em todo o mundo

A seguir, alguns números, que, embora relativos ao ano de 2004, comprovam a grande atuação das missões católicas, em todos os países, na assistência aos mais necessitados: 5.246 hospitais; 17.224 unidades de saúde; 648 leprosários; 14.927 asilos e casas para pessoas com deficiência e 10.932 jardins de infância.

 

Vale a pena

A última greve dos bancários apresentou resultados históricos, como aumento real (acima da inflação), valorização do piso e uma PLR – Participação nos Lucros e Resultados bem maior. Sem dúvida, conquistas importantes para a categoria. José Souza de Jesus, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e todos os demais dirigentes estão de parabéns pelo sucesso alcançado. E, é claro, todos os bancários de Sergipe e do Brasil.

 

Máximas do Benedito

 Benedito Valadares, grande filósofo mineiro, natural de Pará de Minas:

– Lá em Minas reflorestamento a gente faz com eucalipto, porque em dez anos já é uma árvore secular.

– Outra:

– Conversa de mais de dois é comício. Reunião, só depois do assunto resolvido.

Fonte: Sebastião Nery – Folclore Político.

 

Notinhas Sindicato dos Bancários consegue grande vitória na Justiça. /// Aposentados, os beneficiados com revisão dos valores pagos pelo INSS./// Justiça americana avança e permite acesso de gays às forças armadas. /// Dezenas de municípios amazonenses em estado de emergência. /// Campanha pacífica no Rio: Dilma e Serra. /// Faltando sete rodadas no Brasileirão, o Fluminense é o primeiro (54), o Cruzeiro é o segundo (54) e o Corinthians é o terceiro (53). /// Alonso lidera o mundial de fórmula 1.

 

DO LEITOR

 

Missa na Igreja Coração Sagrado Coração de Jesus

Do leitor José Bastos Cruz: “Desde o início da campanha eleitoral, principalmente neste segundo turno, surgiram várias denúncias a respeito da campanha declarada que alguns padres estão fazendo contra a candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Acompanhei todas essas denúncias e reportagens pela imprensa, achando um absurdo a Igreja Católica tomar partido de um candidato de forma tão escancarada e com métodos medievais. Porém, no último sábado, fui a uma missa em homenagem a um parente falecido na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Grageru, cujo celebrante foi o padre Gilvan José de Carvalho. A missa transcorria normalmente, até que, durante a homilia, que é aquela parte da celebração em que o padre comenta algo aos seus fiéis, ou seja, o chamado sermão, o padre Gilvan começou um ataque político ao PT sem precedentes. Mesmo sem citar nomes diretamente, o sacerdote criticou abertamente o governador Marcelo Deda, citando, segundo ele, “algumas pauladas” recebidas nessas eleições, criticou o presidente Lula, ao dizer que vibrou ao saber que haveria o segundo turno, pois “temos que acabar com essa unanimidade” e disse ainda que algumas pessoas não são tementes à Igreja, numa alusão clara à candidata Dilma. Tive vontade de me levantar e sair, pois ninguém vai a uma missa, ainda mais em sufrágio da morte de algum ente querido, para ouvir preferências políticas, seja para A ou B, por parte de quem está ali para apenas levar a palavra de Deus. Soube depois que, coincidentemente, o padre Gilvan é irmão do radialista e suplente de Deputado Estadual Gilmar Carvalho, “aliado de primeira hora” do governador Deda”.

 

Itinerário Campus/Atalaia e São Cristóvão/Rosa Elze

Do leitor Pitágoras M. de Andrade:Analisando as mudanças do itinerário Campus/Orlando Dantas para Campus/Padre Pedro vialo Conjunto Jornalista Orlando Dantas com 12 coletivos para amenizar o transporte a população local, foram acrescentados na semana passada mais 6 coletivos para o itinerário Campus/Santa Maria também servindo para os moradores do O. Dantas. Não sou contra as mudanças, porém faço ressalvas para ficar bem melhor, porque a SMTT/Aracaju não estudam a possibilidade de estende o trajeto com o itinerário Campus/Atalaia utilizando os 18 ônibus somados com os dois itinerários anunciados semana passada. Faço essa reivindicação para os estudantes da UFS como para a população do Grande Eduardo Gomes/Rosa Elze, respectivamente, muitos estudantes moram na zona de expansão e muitos trabalhadores têm atividades trabalhistas nos bairros litorâneos. Pois não implicaria dos coletivos passarem na Av. Gasoduto do Conjunto Jornalista Orlando Dantas e, nos domingos e feriados esse itinerário não ser desativado como ocorre com os atuais.E para finalizar, o itinerário 307-São Cristóvão/Rosa Elze vai de mal a pior, ônibus que quebram no meio do caminho, verdadeiras sucatas e espera de 40 a 40 minutos. Uma cidade que recebeste um dia desses de título de “Patrimônio da Humanidade” com a Praça São Francisco, ficamos à mercê de empresa do transporte coletivo que fazem o que querem. Um detalhe tem muitos turistas que vem de transporte público, já que o valor é irrisório de R$ 2,10 na passagem, seja no sistema de integração ou não, até porque os taxistas de Aracaju em média cobram R$ 80,00 para visitar a cidade histórica. Está na hora de rever a qualidade do serviço e também a quantidade de ônibus, além de ter concorrência entre as empresas para o itinerário 307- São Cristóvão/Rosa Elze (o que ocorre nesse itinerário é um monopólio)”.

 

Energisa

Do leitor Maximino Ribeiro: “Todos os dias na mídia sergipana a Deso é cobrada com justiça pelo maus serviços prestados aos consumidores.O que é indecente é o comportamento dos jornalistas em relação a Energisa, sou morador do bairro Aruana e qualquer chuvisco aparecem os apagões. Na última 4ª feira foi quase a noite toda.Além disso, naquela área da orla que está sendo construída há mais de 1 ano pela prefeitura até o Hotel Parque do Coqueiros, o apagão é no ano inteiro. Faça um teste hoje a noite e comprove.A Energisa só faz manutenção na área turística a partir da passarela do caranguejo até o farol, porque neste caso será cobrada pelos empresários donos de bares, restaurantes e Hotéis. Neste caso,ela respeita, pois sofrerá represálias efetivas. Quanto ao cidadão comum, a palavra de ordem desta empresa privada é o desrespeito.De qualquer maneira é estranho o comportamento da mídia, porque se cala, será que existe algum “super herói” na Energisa que “convence” a mídia e como consequência a população fica iludida.Qual seria o comportamento da mídia sergipana se a Energisa fosse Energipe”.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Não importa onde você parou…

em que momento da vida você cansou…

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…

é renovar as esperanças na vida e o mais importante…

acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?

foi aprendizado…

Chorou muito?

foi limpeza da alma…” (Faxina da Alma, Drummond)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários