Governo, servidores e perspectivas sombrias para 2018

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog torce para que apareça um milagre, mas de acordo com a atual realidade, a perspectiva é sombria para 2018 quando o assunto é salário 

Fonte: http://www.tribunadainternet.com.br  

para os servidores do Estado.

A verdade dura é que quanto mais aumentos o governo estadual concede aos servidores neste momento de crise, mais inviável se torna o Estado. Cada vez mais o atraso no pagamento vai se alongando. A continuar assim, em breve Sergipe vai estar igual ao Rio de Janeiro, parcelando o pagamento de servidores públicos ativos e inativos para três ou quatro vezes. A diferença é que o RJ, apesar do momento crítico atual, tem indústrias e um turismo forte que com o saneamento do Estado, em médio prazo, podem alavancar a sua economia. E Sergipe, cuja principal fonte de receita é o FPE, como vai conseguir sobreviver? Será que os servidores ativos e inativos estão atentos a isso? 2018 será um ano de muitas dificuldades. Mais que 2017. É bom os servidores colocarem as barbas de molho. O exemplo do RJ está aí.

Não vai adiantar greve, quebra-quebra e outras ações congêneres, pois sem dinheiro em caixa, o jeito será chorar no travesseiro e orar para que a economia volte a crescer e a crise política se dilua.

O blog não é vidente e nem torce pelo pior, pelo contrário, mas anotem essa previsão e depois cobrem se o blog errar.

Para reforçar, STF desobriga governos pagarem dentro do mês –  Decisão da semana passada, do STF, através da presidente Cármen Lúcia, concedeu liminar suspendendo decisão do TJRN que determinam o pagamento dos vencimentos dos servidores até o último dia de cada mês.

Jurisprudência para outros Estados –  O entendimento adotado pela ministra é que “a gravidade exponencial da situação financeira e fiscal do estado justifica a adoção de medidas transitórias e excepcionais, como o fracionamento do pagamento dos servidores públicos.” (Agência STF).

"Farinha pouca, meu pirão primeiro" –   O mais lamentável nisso tudo é que sempre quem recebe os maiores aumentos são as carreiras melhores remuneradas. Não se discute aqui a importância de nenhuma categoria, pois no frigir dos ovos cada uma está interessada tão somente na sua parte do bolo. É o famoso

Barnabés sem mobilização  – Enquanto isso, os barnabés, que formam a base da pirâmide vencimental, e que são a grande maioria de servidores, ficam a ver navios. É que, mesmo em ampla maioria numérica, não tem poder de mobilização de massas.

“Pinimba” combinada – Já algumas categorias, embora em número menor, e talvez até por isso, formam a elite do serviço público estadual. Para essas, o céu é o limite. E haverá sempre uma pinimba entre uma e outra, algo que parece combinado, meio do tipo: se deu aumento para você tem que dar para mim.

Um país de contradições – O Brasil, apesar de ser um país subdesenvolvido, paga um dos melhores salários do mundo para algumas áreas do serviço público, mas que também presta um dos piores serviços públicos essenciais.            

Abismo entre a base e o topo – o Blog não condena o esforço sindical de nenhuma categoria por melhoria vencimental, apenas aponta que falta equidade na utilização dos recursos públicos. O abismo entre a base e o topo da pirâmide aumenta irremediavelmente a cada dia. O Governador, seja ele quem for, é quem deve corrigir isso.

Cerca de 15 PMS escoltando um comandante –  Nem o governador Jackson Barreto  tem tanto segurança. O comandante da PMSE tem uma escolta com cerca de 15 PMS. São três caminhonetes (com a dele). Sinceramente? Um exagero e uma falta de sensibilidade do comandante  num Estado que necessita de policiais militares no policiamento ostensivo.

PMA diz que reduziu custo comissionados, mas não revela quantidade e faz comparação errada – Um técnico da secretaria da fazenda de Aracaju, enviou dados para o blog alertando que a PMA diz que reduziu em  35% o custo dos comissionados, mas não mostrou a quantidade.

Comparação errada – Segundo o técnico, a PMA não mostra a quantidade porque é grande se comparada com o que recebeu em dezembro de 2016. A PMA fez a comparação com o início de 2016, antes do prefeito João Alves cortar vários cargos até outubro.

Desafiou a PMA a divulgar a quantidade – O técnico de finanças da PMA disse que alguns cargos foram transformados no cargo de “assessor extraordinário para assuntos técnicos administrativos” no valor de R$ 8. 230,32. Ou seja, os valores dos cargos transformados foram para um só. Não ocorreu redução de despesa.

Sefaz e o “motorista” na contramão – Carro da Sefaz na contramão na Avenida Rotary, na Atalaia Placa Q (ou O) KS 0138, da Secretaria de 

Para chegar neste retorno, motorista da Sefaz transitou com o veículo na contramão.

Estado da Fazenda na contramão no trecho do ponto de táxi em frente aos Arcos da Orla, na Avenida Rotary, até o posto de gasolina da esquina com a Avenida Niceu Dantas. O carro era dirigido por um jovem usando um boné e não parecia ser um motorista em serviço. Na foto ele já tinha saído da contramão e pegava o retorno sentindo Atalaia/Centro.

Coisas interessantes da palestra no TCE – "Carlos Ayres de Britto é um diamante nessa terra, daqui de Propriá." Do jurista Luiz Flávio Gomes, na palestra realizada na sexta-feira no TCE.

Conselheiros não assistem palestra – Quantos conselheiros no auditório? Só Clóvis Barbosa, auditores e procuradores. No prédio, salvo engano da “fonte” do blog: Carlos Pina, Angélica e Luiz Augusto. Uma vergonha, como diz Boris Casoy!

De um empresário sergipano – “Não é justo o setor empresarial  crucificar o nobre senador Eduardo Amorim.Ele é digno e honra a república brasileira.”

SMTT ajudando nas críticas a Edvaldo – Sabedoria do prefeito Edvaldo Nogueira, através da SMTT. Deixar pra trocar as coberturas de ponto de

Reformar coberturas pontos de ônibus no período chuvoso é realmente uma ação abestada…

 ônibus justamente no período chuvoso, a exemplo da rua da Frente na foto ao lado. A gestão da SMTT deveria ganhar o prêmio “O abestado” do mês…

Investigação policial –  A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), realiza até terça-feira, 27, inscrições para o segundo ciclo do projeto "Investigação Policial: estudos de caso". O tema desse segundo ciclo é latrocínio. Leia mais em: http://bit.ly/2s834vY

Bancários(as) de SE decidem pela adesão à Greve Geral, do dia 30 – Seguindo as orientações das centrais sindicais e do Comando Nacional dos Bancários, a assembleia dos bancários e bancárias do Estado de Sergipe deliberou pela adesão da categoria à Greve Geral, do dia 30, contra as reformas trabalhista e previdenciária.

Ivânia Pereira reconhece a importância do voto do senador Amorim – Na abertura da assembleia, a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira ressaltou a derrota do presidente Michel Temer na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de tentativa de supressão dos direitos trabalhistas. Ivânia parabenizou o voto determinante do senador sergipano Eduardo Amorim, para a derrota do governo na votação da reforma trabalhista, no último dia 20.

Resistência – “Aqui em Sergipe, estamos reconhecendo publicamente a importância do voto do senador Eduardo Amorim. Vamos reforçar nossa resistência e denunciar aqueles parlamentares que continuam ajudando a usurpar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Quem votar contra os nossos direitos consagrados não deverá ser eleito, a nenhum outro mandato”, disse Ivânia Pereira.

Greve geral – A Greve Geral do Dia 30 é organizada pelas centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Juntos, o País se agita com ações do Junho de Lutas, jornada de manifestações, panfletagens e assembleias para informar a classe trabalhadora sobre os riscos de perda de direitos sociais, previdenciários e trabalhista.

Recado de Flávio José para quem não acredita no autêntico forró. Sucesso em vários municípios nestes festejos juninos. Veja a declaração:

https://youtube.com/watch?v=OVS3lNoRC-Q

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1   Aracaju não tem acento… Mas tem buraco virado no cabrunco!

www.twitter.com/joaocorrrea   Não é possível mudar o passado , mas é possível viver o presente . Faça o seu presente feliz . Ame cada dia é cada pessoa q lhe ama.

www.twitter.com/JoseRollemberg   Discutir com certos Fulanos é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.

www.twitter.com/anterogreco   Comprovado: a gente sempre perde em discussão com quem tem baixo nível. Não há como vencer a mediocridade aguda…

www.twitter.com/austin_andrade7  A ditadura militar provocou um dano no sistema educacional brasileiro que  vai levar décadas para ser sanada.
                      

ARTIGO

Aliados das gestões desastrosas que levaram São Cristovão ao caos, querem o município perfeito em menos de seis meses   por Mário Santos*

Vários atuais opositores passaram mais de quatro anos caladinhos, observando todo o desastre das gestões de Alex Rocha, Rivanda e Jorjão. Enquanto São Cristóvão se acabava, tinha suas políticas públicas destruídas e a imagem apresentada ao resto do estado como um município desorganizado, surrupiado e sem direção, aqueles que hoje se arvoram em vozes do povo assistiam tudo de braços cruzados, aliados que eram do desastre.

Mas o dia 1º de janeiro de 2017 chegou, o novo prefeito assumiu e, cinicamente, estes silenciosos aliados da esculhambação do passado descobriram de forma mágica os problemas do município.

Em todo espaço de oposição razoável, é aceita a premissa de que o primeiro ano de governo é um ano dedicado a arrumar a casa, reformar bases administrativas, promover reorganização e estabelecer novas linhas gerenciais. No fundo, sabem que a atual gestão está se saindo melhor do que esperavam. Muitas das situações absurdas deixadas pelas gestões passadas estão sendo superadas. A questão fiscal é só uma delas. A quitação de débitos e atrasos salariais, outra, a melhora no fornecimento de água na sede do município é outra, ainda que deficitário funciona com maior regularidade, restando a melhoria na qualidade da água e uma solução definitiva para essa questão. Algumas ordens de serviço de calçamento já começam a ser assinadas.

Apesar daqueles problemas estruturais de organização estarem sendo combatidos com eficácia, preparando o município para um segundo semestre e um segundo ano de governo muito melhores, a oposição prefere fazer barulho, seja lá sobre o que for.

Ora, o problema não é só de buracos nas ruas ou a demora na reabertura da urgência do Eduardo Gomes (que devemos continuar exigindo do prefeito que resolva com a maior celeridade), para citar alguns exemplos. Os problemas são de estrutura, para os quais os atuais senhores da razão simplesmente fechavam os olhos. São coisas que necessitam de planejamento, economia e tempo para serem corretamente corrigidos e não apenas receberem emendas frágeis.

O desespero tem relação exatamente com isto. Este é o período de ouro para a oposição, quando ela pode falar cinicamente de problemas que se desenvolveram ao longo de anos como se eles tivessem começado em janeiro de 2017. Quando podem criar factoides, fazer barulho em rede social e nas ondas sonoras. Esquecem, porém, que para a atual administração ainda há três anos e meio pela frente, e que a melhora efetiva na vida real, no dia a dia da população, tem poder para superar críticas apressadas.

O problema deste tipo de oposição é que as críticas vão se transformando em caricaturas, perdendo a credibilidade e se apresentando como expressão de ressentimento e mera insatisfação e inconformidade com o resultado das urnas.

O atual prefeito precisa ter cuidado. Não é porque a sua oposição é fraca, debatendo-se sobre ninharias pontuais e sobre problemas criados por ela mesma nos últimos anos, que ele deve descuidar. Deve se manter alerta, prosseguir na execução do seu planejamento, sem desviar o foco para barulhos que em nada contribuem, a não ser para a instabilidade política e para a difusão das atitudes beligerantes entre “torcedores” de ambos os lados.

É uma pena que esta seja a realidade. Uma oposição inteligente, estratégica e compromissada com as questões de real importância, faz muita falta a São Cristóvão.

*morador do conjunto Rosa Elze (em tempo, não tem cargo comissionado na Prefeitura)

ARTIGO

Aracaju 2050: a cidade planejada pela cidadania por Ailton Rocha*

Localizada entre a foz dos rios Sergipe e Vaza Barris e banhada pelo Oceano Atlântico, entrecortadas pelos rios Poxim, Sal e Pitanga, com formação aquífera do Marituba (nossa grande reserva de água subterrânea), o município de Aracaju é um banquete flutuante ofertado pela natureza, portanto se faz necessário discutir a “Gestão Integrada das Águas Urbanas de Aracaju” com o intuito de se promover um Plano Diretor de Drenagem Sustentável.

Ao mesmo tempo proponho um projeto que deverá produzir um plano de desenvolvimento para a cidade de Aracaju com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo denominado "Aracaju 2050: A Cidade Planejada pela Cidadania”. O Plano Aracaju 2050 será uma nova forma de planejar a cidade com cidadania. A prefeitura e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a cidade e, juntos, apontam as soluções, que farão de Aracaju uma cidade boa de morar para todos. O que for planejado será considerado pelo prefeito e por seus sucessores, na hora de decidir o que fazer com o dinheiro público, para esta e para as futuras gerações.

Na elaboração do Plano Aracaju 2050 serão consideradas as questões ambientais, sociais e econômicas da cidade, de forma integrada. A cada quatro anos, um ciclo de debates definirá as ações e os projetos que vão melhorar a cidade. O primeiro ciclo começa em 2017. Depois virão mais sete ciclos, para adaptar o Plano às novas necessidades de uma Aracaju em transformação.

Os eixos urbanístico, social, ambiental, econômico e de mobilidade serão desenvolvidos de forma totalmente integrada, contando sempre com ampla participação da sociedade, pautados na visão complexa da Cidade e Região Metropolitana expandida.

O plano será organizado em seis módulos de quatro anos, coincidindo com o cronograma das oito gestões do Executivo Municipal.

*Engenheiro Agrônomo/Advogado

DO LEITOR

DORES: Vereadores aprovam projeto de lei que aumenta tributos de forma exorbitante
E-mail recebido de algumas lideranças: “Na noite de ontem, 21/06, a Câmara Municipal de Vereadores de Dores aprovou o Projeto de Lei Complementar número 006/2017 que dispõe da alteração do Código Tributário, que engloba Alvarás, IPTU, CIP, ISSQN e demais Impostos Municipais e entrará em vigor em 2018.A CDL analisou as alterações e constatou um absurdo no aumento de tarifas a exemplo da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) que tem aumentos nas faixas de maior consumo de energia que chegam a 800%. As faixas de consumo comercial acima de 150kwh, por exemplo, a tributação atual que é de 3% vai para 100% UM ABSURDO. Sobre os Alvarás, o texto está totalmente confuso e não dá para saber sequer se haverá reajuste.Na expectativa de não aprovar esse projeto, os vereadores Fabrício e Isaac ainda clamou aos colegas que não prejudicasse a população aprovando algo que vai dificultar ainda mais a população Dorense. Mas apesar de tudo que foi explicado e pedido, nada foi suficiente para o aumento de impostos.Confira como votou os vereadores nessa alteração. Contra:  Fabrício da Netto Cred e Isaac Medeiros. Abstenção: Pajau e Sabido de Bal. Favorável: professor Vado, Catatu, Macambira, Abner Melo, Braço do Jornal e Gilson de Valdemar. O presidente Helio das Cruzes não tem voto computado por causa do regimento, ele só votaria em caso de empate.”                      

O fascismo e a atitude antidemocrática do Vereador Thiaguinho Batalha
Rogério Alves, ex-presidente da USES: Ontem (22) a noite o nobre vereador postou em seu istagram (onde era seu seguidor), que estava feliz por conta de seu projeto para colocar Internet gratuita e com velocidade nos pontos turísticos da nossa cidade.  Analisando a pastagem decidi fazer o seguinte comentário, " caro amigo Thiaguinho, com todo respeito, acho que os turistas em sua maioria já tem bons pacotes de dados de Internet, seria interessante colocar Internet nos bairros mais carentes pois aí sim a  juventude  menos favorecida é que precisa do poder público. #FICAADICA." Ou seja a intenção seria ajudar o mandado do Vereador com uma sugestão, mais para minha surpresa fui bloqueado do Istagram do nobre Vereador.   Quero dizer a Tiaguinho que quando nos tornamos pessoas públicas deixamos de ser " filhinho de Papai" e enfrentamos as críticas com argumentos, e não bloqueado pessoas que discordam de pensamentos e projetos com atitudes fascistas e antidemocráticas.”

RIACHÃO DO DANTAS – Ao encerrar a sessão, os universitários e populares indignados ficaram na porta da câmara esperando a saída dos vereadores que foram retirados do local aos gritos de “vergonha”. 
E-mail enviado por universitários: Para os integrantes da comissão de representantes dos estudantes universitários, “a atitude dos vereadores

 que decidiram manter um decreto, considerado inclusive pelo procurador da casa (Eduardo Souza Santos – irmão do vereador Genaro de Bodó) como inconstitucional mancha o poder legislativo. Concluímos que os vereadores acharam melhor proteger um erro da prefeita do que fazer o seu papel de legislador e fiscal. Para nós e para sociedade riachãoense ficou evidente que esses vereadores representam os seus interesses pessoais e não o povo. Temos grande preocupação com o que mais esses parlamentares serão capazes de aprovar. Ficamos muito preocupados, porque esses vereadores irão votar as contas da prefeita. Se houver irregulares, será que eles vão aprovar também?”, disse a comissão.

Mesmo, que o decreto não tenha sido revogado os membros da comissão afirmam que o movimento saiu vitorioso. “O que nós queríamos era a garantia de que todos universitários iriam poder usar o transporte público gratuito e que ele será mantido. Apesar do vereador Genaro de Bodó – PSB não demonstrar ser um pessoa que mantem sua palavra, iremos confiar mais uma vez nele, pois poderemos dispor do salário do vereador. Como nosso objetivo parece ter sido alcançado, decidimos em conjunto suspender as atividades de manifestação nas ruas e nos concentraremos e garantir que as promessas da prefeita Gerana Costa e do vereador Genaro de Bodó sejam efetivadas”, alega os integrantes da comissão.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault, filósofo francês, morreu em 26 de Junho de 1984(n. 1926).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais