Grupo Amorim e a eleição de Aracaju

Talvez, todas  as análises políticas feitas até hoje caiam por terra quando forem definidos os candidatos e as alianças para disputar a prefeitura de Aracaju este ano. Após o racha do grupo comandado por Marcelo Déda com o grupo comandado pelos irmãos Amorim, vários cenários podem ser surgir até o último dia do prazo eleitoral.

Todas as principais lideranças políticas de Sergipe definirão seus candidatos e suas alianças em Aracaju pensando não apenas na Prefeitura, mas principalmente nas eleições de 2014. Pelo menos isso não é especulação, é fato.

Até o episódio da eleição da Mesa Diretora da AL, que culminou com o racha no relacionamento que nunca teve confiança (de ambas as partes) entre o grupo de Déda e o de Edvan, estava bastante claro que o grupo dos irmãos Amorim caminhava para uma composição com o PSB, comandado pelo senador Valadares em Aracaju.

Após o racha e a decisão do PSB em continuar no governo Déda o quadro mudou. Se por um lado o grupo dos irmãos Amorim deixou o grupo governista, por outro lado ele passou agora a ser uma peça chave na composição da oposição para disputar a Prefeitura de Aracaju.

O falante Almeida Lima sonhava com o apoio, mas sabe que seu sonho virou pesadelo. Hoje o grupo dos irmãos Amorim tem dois caminhos claros em Aracaju: ou lançar candidato próprio ou apoiar a candidatura do ex-governador João Alves Filho.

E, não pense caro leitor, que os problemas familiares serão empecilhos para esta composição. Mesmo com as negativas da senadora Maria do Carmo e do deputado Mendonça Prado, João Alves já acenou para esta composição. O ex-deputado José Carlos Machado não iria conversar com Amorim sem o aval de João Alves. Mesmo que fosse apenas para ouvir.

O problema para uma composição entre o grupo de Amorim e João Alves é o grande peso que será levado para 2014. Amorim indicaria o vice, que poderia ser o deputado Zeca da Silva, mas teria que assumir o compromisso de apoiar a reeleição de Maria do Carmo para o Senado ou outro nome indicado por João. Ou seja, deixaria fechada, ainda em 2012, quase toda chapa majoritária, faltando apenas o candidato a vice-governador. Sem falar que o projeto político do grupo Amorim se confunde hoje com o desejo de João Alves.

Por isso dentro do grupo cresce a cada dia a defesa da candidatura do PSC a Prefeito de Aracaju. Neste caso seria o deputado Zeca da Silva, que tem base eleitoral em Aracaju e com trânsito livre na classe média e na juventude. Na retaguarda uma equipe de marketing do primeiro time do país e o apoio de cerca 150 candidatos a vereador pela coligação.

Uma certeza: todas as peças do tabuleiro do xadrez de Edvan Amorim serão movidas apenas com direção ao futuro, a 2014. E para chegar lá poderá sacrificar  até mesmo a rainha, quanto mais a Prefeitura de Aracaju.

Machado desmente Almeida Lima em programa de rádio
E o deputado federal Almeida Lima não engoliu direito a decisão do grupo dos irmãos Amorim de não apoiá-lo na candidatura a prefeito de Aracaju. Ele não agrega, é o político do “eu” sozinho e por isso as lideranças não acreditam no que Almeida fala. Postura essa que a imprensa do Brasil conheceu bem quando ele foi senador.

O que Almeida disse
Ontem, 11, no programa de Gilmar Carvalho, Almeida Lima afirmou que José Carlos Machado ofereceu a candidatura de vice-prefeito na chapa de João Alves ao grupo de Amorim em troca da vaga do Tribunal de Contas e da vaga de senador em 2014 para a reeleição de Maria do Carmo.

Machado: faço política de forma transparente
O ex-deputado José Carlos Machado entrou no ar e disse que sempre fez política de forma transparente desmentindo Almeida Lima e explicou que esteve com Edvan Amorim na rede Ilha, na companhia de Augusto Bezerra e falou mais do passado e do presente do que do futuro. “Não é verdade que ofereci a vice em troca do cargo de conselheiro”, disse afirmando que defende que João esteja aberto para conversar com todos.

Situação unida em Canindé
O prefeito de Canindé, Orlandinho Andrade, realizou um almoço ontem com a presença do vice-prefeito Marcondes Marinho, do deputado estadual, Jeferson Andrade, do candidato do grupo, Ednaldo da Farmácia e do suplente de senador, Kaká Andrade. O clima foi de otimismo e a e a certeza que o grupo vai seguir unido para garantir a vitória nas eleições municipais e a continuidade em favor do desenvolvimento de Canindé.

Cadê a PRE? Como andam as ações contra infidelidade?
A Procuradoria Regional Eleitoral precisa informar a imprensa como andas as diversas ações impetradas para cassar os mandatos dos político que trocaram de partido. Fica a sensação de impunidade para a imprensa e a sociedade. Parece que ninguém perderá o mandato.

Funerays: Falácia e demagogia
São poucos os meios de comunicação de Sergipe que estão preocupados em inserir na pauta diária o grave problema de saúde pública que é a falta de licenciamento e emplacamento dos ciclomotores no Estado e principalmente em Aracaju.

“Novas sugestões
A cada dia vereadores criam “novas sugestões” para emperrar a votação da proposta que foi aprovada em 1ª discussão e garantirá a regulamentação por parte do Detran. E o proprietário dos ciclomotores pagarão apenas de IPVA, 2% do valor do veículo.

George lembra argumento pífio
Mais uma vez ontem o radialista George Magalhães, na Liberdade FM fez a sua parte. Lembrou que é um argumento é pífio de dizer que os proprietários das “funerays” não tem dinheiro. No programa o major Paiva foi claro sobre a responsabilidade do Código de Trânsito para emissão da CNH e da ACC pelos Detran´s como também do seguro Dpvat. Este assunto não precisa de mais debate. Precisa apenas de determinação e coragem por parte da maioria dos vereadores.

Vereadores sabem o que é legal ou não
Nenhum vereador é burro para não saber a está altura do campeonato o que é legal ou não. Estão apenas protelando através de uma falácia com o interesse politiqueiro. Os condutores de ciclomotores que andam corretamente defende a regulamentação. Quem diz que querem votar o projeto do “dia para a noite” tem por trás os interesses eleitoreiros e muito mais.

O que é mais caro: licenciamento ou o funeral?
O caso é de saúde pública. São diversas mortes e pessoas tetraplégicas e paraplégicas. Falta sensibilidade a maioria dos vereadores. Como bem disse George Magalhães: o que é mais caro pagar o licenciamento ou pagar o funeral?

Entidades médicas querem aprovação de projeto
O vereador Danilo Segundo, do PSB, será homenageado durante o tradicional almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), nesta quinta-feira, 12. O parlamentar receberá o apoio oficial da Associação Médica Brasileira (AMB), da Somese e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e sua regional sergipana, que solicitam a rápida tramitação e aprovação imediata do projeto de lei que regulamenta o uso dos c ciclomotores na cidade de Aracaju.

Obras na rua Firmino Fontes. Serviço de gato e rato
Parece brincadeira de gato e rato a obra da Deso na rua Firmino Fontes, próxima ao Palácio de Veraneio no bairro Farolândia. Uma empresa vem e abre, coloca canos, outra fecha. Depois vem outra e abre. Ontem, 11, a empresa MRM estava tapando novamente o “grande serviço”. Enquanto isso os pequenos empresários amargam grandes prejuízos. Sem falar no fechamento da rua. Um panfleto dizia que a obra acabaria no dia 9 de março. Hoje são, 12 de abril e a rua continua fechada.

PDT realiza convenção hoje na AL
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) fará convenção estadual hoje,12, às 14h, na Assembléia Legislativa de Sergipe. A convenção contará com os delegados e presidentes dos 75 diretórios municipais e da direção nacional do partido.

Diretrizes
"Tenham certeza que faremos a festa da democracia. O novo PDT é um partido que cresceu muito nos últimos anos e que tem uma história belíssima. Lá iremos debater as diretrizes a serem tomadas para as eleições municipais do mês de outubro", disse o presidente estadual do PDT e prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique.

Orientação nacional
De acordo com Fábio Henrique, orientação nacional é que possam ser lançados pré-candidatos majoritários na maioria dos municípios e principalmente nas capitais. "A determinação é para termos candidato em Aracaju, mas também nos preocuparemos em montar chapas fortes em todos os municípios. Nós teremos a participação de companheiros de todos os movimentos do nosso partido: do PDT Negro, do PDT Mulher, do PDT Sindical, da Juventude do PDT; além de aliados de outros partidos que estarão nos prestigiando", ressaltou o presidente estadual

Audiência Pública sobre Revalidação de Diplomas de estrangeiros
A ANPGIE (Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior) e da Associação Brasileira dos Pós-graduados no Mercosul (ABPÓS) estarão realizando nesta quinta-feira, 12, às 9 horas, no Auditório da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Audiência Pública sobre Revalidação de Diplomas de Pós-Graduação, que objetiva discutir o Projeto de Lei do Senado nº 399 / 2011 de Autoria do Ilustre Senador Roberto Requião, com Relatoria do Ilustre Senador Cristovam Buarque.

PV e PMN marcharão juntos em Aracaju
Estiveram reunidos na tarde de ontem, 11, os membros dos Diretórios Municipais do Partido Verde e do PMN em Aracaju . Após a articulação os presidentes Casé Mecenas (PV) e Antônio Luiz (PMN) bateram o martelo: PV e PMN caminharão juntos nas eleições 2012.

Medalha do educador
O projeto visa, sobretudo, criar procedimentos claros e simplificar o processo de revalidação de diplomas, acabando com o corporativismo de alguns órgãos e de algumas universidades brasileiras.Na oportunidade a deputada Maria Mendonça estará recebendo a Medalha Educador Paulo Freire em reconhecimento a sua luta a causa da Revalidação dos diplomas.

Eduardo Amorim registra pesar a sergipanos
O senador Eduardo Amorim (PSC) registrou em Plenário pesar pelo falecimento de dois sergipanos. O senhor José Augusto Azevedo e o médico Luciano Alves dos Santos. "Meus profundos sentimentos pela passagem do senhor José Augusto, sogro do senador Lauro Antônio e pai de Hulda Menezes e meu pesar pelo colega médico Luciano, que me acompanhou em inúmeros plantões na Maternidade São José, em Itabaiana. A saudade é um fato, mas as boas lembranças nos confortam", disse Amorim ao discursa pela primeira vez após retorno.

Almoço com Negócios
O deputado Federal Laércio Oliveira participará da segunda edição do Almoço com Negócios promovido pela ACESE. Durante o tradicional encontro dos empresários, o deputado fará palestra sobre o Código de Defesa do Contribuinte, cujo projeto para criação do Código federal  é de sua autoria. O Almoço com Negócios será nesta sexta-feira, 13, a partir das 12h no Mercure Hotel Aracaju.

Rogério no cabaré
E o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Aracaju Rogério Carvalho será entrevistado desta quinta-feira no Cabaré. Segundo o jornalista Chico Freire, um dos organizadores do evento, Rogério tem muito que responder. “Será que no Cabaré Rogério vai desmistificar todas as acusações do deputado Augusto Bezerra?”, questiona Chico.

Obras de modalidade urbada
O deputado Valadares Filho (PSB) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) informações sobre o andamento das obras de construção da infraestrutura de mobilidade urbana para os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. A solicitação inclui também os resultados das auditorias realizadas pelo TCU nessas obras.  A Comissão de Desenvolvimento Urbano, que aprovou hoje (11/04) o requerimento com o pedido de informação, fará o encaminhamento da solicitação ao Tribunal de Contas da União.

Infraestrutura
Valadares Filho destacou a necessidade dessas informações para o trabalho da Subcomissão. “Esses dados são da maior importância para subsidiar o trabalho da Subcomissão Especial”, argumentou o deputado, que  presidirá a Subcomissão Especial destinada a acompanhar o andamento das obras de construção e adequação da infraestrutura de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, criada em 21 de março.

Servidor Público: você não é obrigado a ficar no Banese
A Caixa e o Banco do Brasil baixaram pra valer as taxas de juros do cheque especial, do empréstimo consignado, para financiamento de veículos entre outros. Agora o Banese precisa fazer a sua parte. Aliás, o servidor público precisa saber que não é obrigado mais a ter conta no Banese para receber seu salário.

Portabilidade é uma realidade
A Portabilidade bancária é uma realidade. É só ir em seu gerente e pedir a mudança da conta. Procure um banco que lhe dê atenção e taxas mais baixas. Essa história de ser o banco dos sergipanos e precisa ser prestigiado é balela. E a contrapartida? Só com juros altos? O banco tem que anunciar ações efetivas de redução das taxas de juros. Governador! Determine antes que os servidores mudem de banco.

Governador, um alerta: o baneseano está numa luta sem arma!
Basta o governador determinar que a diretoria reduza a taxa de juros. Até os bancos particulares vão baixar. Os baneseanos não podem ser prejudicados. O blog não defende o enfraquecimento do Banese, mas o cliente precisa ser respeitado. Se tiver de cortar, corte dos patrocínios das festas e eventos.

Abortos anencefálos
Para não dizer que o blog não se posicionou sobre a votação pelo STF (foi suspensa ontem com 5 voto a favor e um contra) da descriminalização do aborto em casos de gestação de fetos anencéfalos (com ausência parcial ou total de cérebro não têm vida): a decisão não obrigará nenhuma mulher a fazer um aborto, apenas garantirá o direito a mulher que desejar não passar por este sofrimento.

Déda no BID
O segundo dia da visita do governador Marcelo Déda a Washington foi dedicado a tratativas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para acelerar o processo de obtenção de operações de crédito para o estado. Ontem, 11, Déda foi recebido pelo presidente da instituição, Luis Alberto Moreno, para discutir a agenda do estado de Sergipe perante o Banco. Déda e Moreno se concentraram em três projetos específicos: Promofaz/Profisco, Prodetur II e Novo.

Objetivos
São projetos que visam melhoria na arrecadação do Estado e atendimento ao cidadão, na área de turismo sustentável e em saúde, direcionado para atendimento no câncer, com equipamentos e serviços implementados ao Hospital do Câncer, e a implantação do Centro de Atenção a Pessoas com Deficiências, além do combate e prevenção de doenças negligenciadas, como dengue, tuberculose e esquistossomose, que são comumente encontradas em municípios com alto índice de pobreza extrema.

Criação de fundo
Déda defendeu a criação de um fundo para financiar projetos. Ele explica que,  atualmente,  um dos grandes gargalos para avançar nas questões das PPPs [Parcerias Público Privadas] é a falta de projetos concluídos para serem debatidos com os possíveis financiadores. “Nosso objetivo é criar um fundo para viabilizar o financiamento de projetos para facilitar a realização de investimentos futuros”, afirmou Déda. Do encontro também ficou definido que haver que todos governadores do Nordeste estarão reunidos em Fortaleza, no dia 18 de maio, com o BID e banco do Nordeste.

Lei Seca: Câmara aprova multa mais alta e ampliação de provas válidas
Governo do Rio cancela multa dada a deficiente durante blitz da Lei Seca  Lei Seca não pode se perder no falso dilema da 'prova contra si mesmo'  STJ delimita provas para embriaguez e enfraquece Lei Seca A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica na noite desta quarta-feira (11), a ampliação das provas válidas pela Lei Seca que comprovam a embriaguez de motoristas. O projeto segue para análise no Senado. A nova proposta também dobra a multa para o condutor flagrado sob a influência de álcool ou de substância psicoativa que determine dependência. Ela passaria de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor seria dobrado em caso de reincidência no período de 12 meses. (UOL).

Stella Maris na saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju já está sob novo comando. Assume a secretaria, interinamente, a economista e especialista em Planejamento em Saúde Stella Maris Dornelas. O convite foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira nesta quarta-feira, 11, no Centro Administrativo Aloísio Campos, e prontamente aceito. "Nós convidamos Stella Maris para assumir a secretaria, ela aceitou e o decreto já foi assinado. Ela já é secretaria interina da Saúde e será empossada na próxima semana, assim que eu retornar de viagem", comunicou Edvaldo.

Desde 2002
Stella trabalha na gestão pública de Aracaju desde 2002, sendo que desde 2006 ocupa o cargo de coordenadora Financeira da SMS. A escolha do seu nome para ocupar o posto mais alto da secretaria mostra a política de valorização do servidor adotada pela Prefeitura. "Essa é uma característica muito positiva do prefeito, que mostra a importância de se valorizar o servidor e ainda destinar a esse cargo uma profissional técnica", comenta a secretária.

Eleições: Partidos da "Frente de Esquerda" realizam seminário em Aracaju
Na manhã do próximo sábado, 14, os partidos que compõem a "Frente de Esquerda" na capital sergipana – PSOL, PCB e PSTU – realizarão um seminário de organização e formação política. O evento  ocorrerá no auditório do Sindsprev-SE , localizado na Rua Vila Cristina, bairro São José,  e estará aberto a todos os interessados  em construir um programa popular para Aracaju, contando com a presença de  dezenas de militantes situados nas diversas  áreas de atuação.

Luta contra atual modelo
O objetivo do evento é atingir a todos os setores que lutam diariamente contra o modelo de cidade implantado na capital sergipana: Juventude, militantes sindicais, ambientalistas, ativistas da cena cultural, lideranças comunitárias, dentre outros.

Construção de um novo projeto
O seminário contará com a presença de militantes históricos de Aracaju, tais como o ex-vereador AntônIo José de Góis (o Goisinho) a professora e ex-secretária adjunta da Seides, Sônia Meire de Jesus,  e da professora Alexandrina Luz, do departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. De acordo com o professor Leonardo Dias, do PCB, o histórico da formação do campo popular de Aracaju é fundamental para a apresentação de uma proposta madura e consequente para o pleito de 2012. "Estamos falando de companheiros importantes, imprescindíveis, e não abrimos mão da presença deles na construção deste projeto para 2012", declara o  secretário geral do PCB em Aracaju

TJSE está entre os quatro Tribunais que cumpriram as metas do CNJ para 2011
O Conselheiro José Guilherme Vasi Werner, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgou ontem, 11, os resultados das metas prioritárias do Poder Judiciário relativas a 2011. Segundo o levantamento, apenas quatro Tribunais de Justiça – Sergipe, Amazonas, Roraima e Paraná – conseguiram cumprir integralmente as metas gerais estabelecidas pelo CNJ.

Comprometimento
Conforme a Corregedoria de Justiça do TJSE, o resultado positivo é a soma do comprometimento dos servidores e magistrados, investimentos em qualificação de pessoal e equipamentos tecnológicos e aprimoramento, cada vez mais, de sistemas de controle informatizados. A Corregedoria lembrou, ainda, que todo esse trabalho vem sendo realizado há cerca de 12 anos ininterruptos e que, dessa forma, Sergipe consegue ser referência de boas práticas.

Esforço
“A gente se sente reconhecido mais uma vez pelo esforço, apesar de todas dificuldades orçamentárias que enfrentamos, driblando-as com trabalho e criatividade. É mais um coroamento do trabalho do ano de 2011. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar os servidores e magistrados que se empenharam, como também os gestores de cada uma das metas que foram votadas e eleitas para ano de 2011”, elogiou Suyene Barreto, Juíza e gestora das metas para 2011 representando a Presidência do TJSE.

Inscrições para o Projovem Urbano seguem até dia 30
Prossegue até o final deste mês, o período de inscrição para os estudantes que desejam participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. O programa, que é coordenado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo principal levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

Como se inscrever
O Projovem Urbano já está no sexto ano de implementação e nesta edição estão sendo disponibilizadas 1.050 vagas. Para se inscrever, o aluno deve ter entre 18 e 29 anos e ser alfabetizado. Os documentos necessários são Carteira de Identidade (original e cópia), do CPF e do comprovante de residência, além do histórico escolar. As inscrições podem ser feitas, no horário comercial, nas unidades de ensino que recebem o programa.

Benefícios
Ao se inscrever o aluno receberá gratuitamente a camisa do curso, livros e agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente as atividades, o estudante também receberá um auxílio mensal no valor de R$ 100,00 e ao final do curso, para estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente é disponibilizado um certificado de formação inicial.

Oportunidade
De acordo com o coordenador executivo municipal do Projovem Urbano, Júnior Trindade, o programa tem como finalidade proporcionar ao jovem a oportunidade de concluir a formação básica e obter uma qualificação profissional com certificação. “O Projovem, além de promover a conscientização dos alunos, proporciona que estes tenham a oportunidade de obter uma qualificação profissional, permitindo que, futuramente, eles tenham a capacidade para concorrer às vagas que o mercado de trabalho oferece”, conta.

MPF abre inscrições para consulta pública nacional
O Ministério Público Federal (MPF) realizará, no final de abril, consulta pública em 20 capitais do país. Em Sergipe, evento será realizado no dia 20 de abril, às 8h, na sede da OAB/SE. Inscrições já estão abertas. O evento quer reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não-governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar. As inscrições começam dia 11 de abril, no site da Procuradoria Geral da República (www.pgr.mpf.gov.br) ou no site da Procuradoria da República em Sergipe (www.prse.mpf.gov.br ).

Congresso Tributário
Unanimidade entre advogados e magistrados, Paulo de Barros Carvalho já foi consultado inúmeras vezes sobre o projeto de reforma tributária que corre no Congresso Nacional. Para ele, o sistema tributário nacional funciona bem, o problema está em quem o maneja e nos próprios contribuintes. O tributarista e professor da USP vai proferir a palestra magna do 11º Congresso Tributário do Nordeste, evento realizado pelo ISET que acontecerá entre os dias 9 a 11 de maio.  Estão confirmadas, também, as presenças dos ministros do STF, Eliana Calmon, Marco Aurélio Buzzi e José de Castro Meira, além de juristas e tributaristas do Estado e de outros cantos do país. As inscrições estão abertas.

Apoio artístico internacional
A Construtora Celi reforça sua política de incentivo à cultura sergipana ao apoiar a artística plástica Hortência Barreto, que terá sua obra exibida em Nova York entre os dias 24 de abril e 15 de maio. A exposição será na renomada galeria ‘Agora’, onde Hortência fará uma ponte entre Sergipe e o mundo para levar a arte local cada vez mais longe. Inspiradas nas formas e texturas dos bordados que viu e produziu desde a infância, as pinturas da artista são uma nova forma de expressar memórias por meio do que ela define como poemas visuais, permeando as telas com linhas, rendas e retalhos.

Esclarecimento – Federação Sergipana de Tênis – FST I
Alguns esclarecimentos a respeito das notas publicadas por terceiros, na sua coluna, sobre a FST: apesar dos poucos recursos arrecadados, neste ano já foram efetuadas reformas em todas as quadras de saibro, com troca de redes, fitas e linhas, bem como a manutenção da parte elétrica dos postes de iluminação e início da pintura dos alambrados e postes das quadras. Foi efetuada também, a limpeza de toda a área da Federação porém, a Empresa Torre ainda não compareceu para retirada do lixo.O valor mensal pago pelos associados para uso das quadras corresponde a 1/3 do valor cobrado pelos clubes privados, cujo montante é insuficiente para cobrir as despesas com pagamento de empregados, encargos trabalhistas, energia, material de limpeza, manutenção e outras.

Esclarecimento – Federação Sergipana de Tênis – FST II
O valor apresentado para reforma dos alambrados foi de R$ 75.000,00, abrangendo uma área de 18 mil metros quadrados. A FST não possui recursos suficientes para arcar com tal despesa.Anteriormente, o Governo do Estado através da Secretaria de Turismo arcava com as despesas de energia e manutenção das quadras e postes, cujo custo é elevado e constante, porém, desde 2010, estas despesas passaram a ser de responsabilidade exclusiva da FST.
Em reunião com a Confederação Brasileira de Tênis  fomos informados que vão ser construídos no Brasil 14 a 19 Centros de Excelência no Tênis. Esta FST solicitou a inclusão de Sergipe, com a disponibilização de recursos para transformar as quadras da orla em um destes Centros.Ao que me parece, as informações fornecidas a esta coluna de forma distorcida, possuem o intuito de denegrir a imagem da atual direção da FST, com vistas às eleições que ocorrerão neste exercício para o quadro diretivo da respectiva federação.Gonçalo Sobral – Presidente da FST

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  Começar o dia ouvindo Almeida Limbo balbuciar no rádio não é de Deus. Bom dia.

www.twitter.com/tiagoamelo  Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes. (SADE, Marquês de)

www.twitter.com/sergioalves1  Tem Deputado que virou rato de rádio, aí eu pergunto: não existem projetos importantes a serem votados na câmara?

www.twitter.com/ricardomarques1  Peça a Deus sabedoria para estabelecer prioridades na família, no trabalho e na vida em geral.

www.twitter.com/Machu_Veio  A polêmica agora é pra ver se nasce sem cérebro ou se legaliza o aborto. Quem tem cérebro e não usa já é outro problema.

DO LEITOR

Atenção pais de alunos das escolas públicas
Do leitor Messias Gonçalves: “Infelizmente mais uma vez o SINTESE, reúne meia dúzia de professores desinteressados com a profissão que um dia abraçaram e com a educação dos seus alunos, e anunciam para a próxima segunda feira, mais uma paralisação, chamada de greve. Será um bom motivo para irem à praia.
O que mais chateia é a desculpa. A insistência para que o governador dê os 22,22% de reajuste para toda categoria como efeito cascata, tendo como embasamento segundo eles, a Lei de nº 11.738 de 16 de julho de 2008, que instituiu o Piso Nacional do Magistério público da educação básica.
Por diversas vezes escrevi no blog do Cláudio Nunes as minhas colocações sobre este tema, sempre baseado no que expressa à lei. Essa foi à vontade do poder executivo, como também a dos legisladores.  Em momento algum, fora expresso na lei que após a aplicação do piso pelos administradores, seriam concedidos as demais categorias da brilhante carreira do magistério. As de nível superior.
E por diversas vezes também tenho me posicionado a favor que o governador Marcelo Déda implantasse as carreiras de estado (educação, saúde e segurança). Isso vem demonstrar o meu respeito e carinho para com essa categoria. Mas neste caso, a forma de conquista está equivocada. Os alunos não podem ser penalizados, por pura vaidade de quatro líderes do sindicato.
Sendo assim, sugiro aos pais de alunos que serão prejudicados com essa paralisação, que se antecipem, busquem um advogado, ou mesmo um defensor público, podendo ser também provocado o Ministério Público, para arguir imediatamente a ilegalidade deste movimento. Digo isso porque eu também já sofri quando precisei matricular o meu filho numa escola pública.
Não existe respeito para com os alunos. Se não há, busquem a justiça. Lembro que todos tem o direito de reivindicar as suas melhorias, porém com responsabilidades, e não pensando em manipular uma categoria, com interesses políticos. Outubro vem aí”.

Aracaju  e seu Patrimônio Histórico
Do professor Francisco Diemerson de S. Pereira: “A Curadoria do Patrimônio Histórico do Ministério Público Estadual precisa urgentemente convocar audiência pública para se discutir a destruição dos prédios que integram o Patrimônio Histórico da cidade de Aracaju. Só na rua Itabaiana foram demolidas três casas que representavam importantes momentos do desenvolvimento arquitetônico e urbanístico da cidade. Outra coisa muito séria: este silêncio estranho dos organismos que estão, teoricamente, ligados à esta questão. Temos no Estado 3 Cursos de Graduação em História, 2 em Arquitetura, 1 em Museologia, existe a secção estadual da Associação Nacional de História, existe o Conselho Estadual de Cultura, existe a Sub-Secretaria de Patrimônio Histórico, existe o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e o que estamos vendo de movimentação? Nada. Ou se chama a Prefeitura de Aracaju para assumir suas responsabilidade por conceder os alvarás de obras aos donos destes espaços que foram destruídos ou logo logo seremos conhecidos como a capital nordestina com maior número de estacionamentos privados”.

Cartel dos postos de combustíveis
Do leitor Kleber: “Gostaria de saber para que existem diversas 'BANDEIRAS' de postos de combustíveis em Aracaju, pois as redes de postos que atuam em SERGIPE mantém o preço tabelado, principalmente GASOLINA. No último DOMINGO, 05 postos de combustíveis de redes diferentes, estavam cobrando R$ 2,47 por litro. Ontem esses mesmos 05 postos estavam cobrando R$ 2,67 exatamente, ou seja, reajustaram no mesmo dia para o mesmo valor, coincidência?
Como é que redes diferentes, teoricamente concorrentes mantém o mesmo preço do combustível, até a fração do preço.É uma vergonha, cadê os órgãos competentes como o PROCON, MINISTÉRIO PÚBLICO…Que país é esse, que estado vergonhoso, tudo é feito em benefício dos grandes, o povo sempre sofrendo…”

ARTIGO

Acidentes com ciclomotores   – Sydnei Ulisses*

Temos visto números assustadores a respeito deste tema. O vereador Danilo Segundo afirma que em Aracaju, das 63 vitimas de acidentes em janeiro e das 65 vitimas de fevereiro, 66 estavam associados a veículos de duas rodas. Indica a SMTT que 51% dos acidentes da Capital envolvem motonetas e ciclomotores e para o HUSE, de janeiro a março, foram 721 vitimas de acidentes associados aos ciclomotores.

Concordo rigorosamente com todas as medidas que culminem com a regulamentação do uso dos veículos ciclomotores. Penso que é absurdo o que acontece em Aracaju, onde se discute "o custo" da regulamentação em detrimento da preservação da vida. Parece que estamos mais próximos do bom senso.

Para mim nunca foi claro o que levou a Prefeitura a esperar uma iniciativa de vereador para regulamentar o que determina o CTB, desconheço que a iniciativa de legislar neste caso fosse prerrogativa exclusiva do legislativo, enfim, se o caminho for um vereador então que receba os bônus e ônus da coragem de enfrentar a demagogia que tira vidas.

Mas os números alarmantes não podem ser analisados apenas em função da falta de regulamentação dos ciclomotores, temos outros agravantes que esta regulamentação não vai resolver: O ímpeto dos motociclistas em transitar em excesso de velocidade e nos corredores das vias, só será minimizado com muita educação para o trânsito e fiscalização já que 60% das motocicletas emplacadas são conduzidas por pessoas não habilitadas.

A marginalização e o desrespeito aos veículos de duas rodas também são fatos, basta ver o que os veículos fazem com os motociclistas que andam corretamente nas faixas e são literalmente empurrados, buzinados e incomodados de todas as formas por motoristas alucinados que não reconhecem os motociclistas como usuários legítimos das vias.

Tomara Deus que a regulamentação seja efetivada, que a fiscalização aconteça com a seriedade necessária, mas, sobretudo que os cidadãos entendam a importância de respeitar os limites e valorizar a vida das pessoas, de outra forma os números continuarão crescentes e alarmantes.

*instrutor de trânsito – sydneiulisses@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frases do Dia

"Tenham paciência: o futuro é hoje”. Chico Anysio, se vivo, comemoraria hoje, 12/04, 81 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais