Guia de Bolso – Dever de férias com roteiro especial

Passaporte na mão, press card na outra, mapas, guias de bolso e o destino completinho decorado na mente. É temporada de férias e o frio da Europa nos espera. Somos um grupo de aventureiros, desta vez, o Velho Mundo nos aguarda e o frio também. Portugal, Itália, Inglaterra, França, Bélgica e Espanha estarão no roteiro a partir de domingo (24), mas agora a viagem terá um gostinho diferente e um companheiro a mais: o notebook e o compromisso em trazer um bom roteiro da Europa para você.

Mostrarei um pouquinho de cada cidade e tentarei responder a todos os comentários e e-mails, como já venho fazendo desde o início do blog. Trazer a melhor forma de viajar, com dicas e fatos reais, diretamente do local de viagem, como um diário de bordo é cumprir o meu dever de férias. Malas prontas. É hora de esperar chegar à madrugada do domingo do Pré-caju para embarcarmos rumo à Lisboa, nosso primeiro destino. Roma, Florença, Assis e Veneza serão percorridas de trem. Encontrarei uma velha amiga jornalista em Treviso, região do Veneto, na Itália, e mostrarei também um pouquinho da capital inglesa, Londres, até chegarmos à Paris por meio do Eurostar, onde passaremos o maior tempo da viagem. Da capital francesa faremos um bate e volta à cidade de Brugges, já no país vizinho, Bélgica.

A ida a Brugges será inevitável, pois é rota de turistas que querem conhecer uma cidade medieval, cortada por canais, até porque, como somos um grupo, o roteiro nunca foi unanimidade em nossos encontros para resolvermos a viagem: “Será que é melhor ir para Amsterdam ou percorrer o sul da França?” “Tenho vontade de visitar Barcelona?” “Eu queria ir para o Marrocos”. “Ah acho que deveria ir de trem”, “Vou voltar para à Itália”.

Roteiro consensuado, só tínhamos a certeza que não gostaríamos de viajar por pacotes fechados de agências de viagens, que dar direito ao guia acompanhante falando em diversas línguas, menos o português, e que sempre leva você para um lugar que não quer ir.

Por último, passaremos por Madrid e seus arredores, a começar por Toledo. Enviarei diretamente de lá as melhores fotos, dicas de restaurantes, museus, monumentos, programação cultural, curiosidades, imprevistos, embarques e desembarques, sugerindo a você, leitor, dicas do seu próximo destino de férias, mas já começo a sugerir: quer viajar? Conheça bem o roteiro com antecedência através de blogs, sites especializados e publicações e tire todas as suas dúvidas com seu agente de viajem.

Para se ter uma ideia, sou adepto de conhecer o local de destino antes de chegar lá, quer seja pelas velhas tecnologias: mapas, guias de bolso, revistas especializadas; quer pelas novas: blogs, sites e mapas virtuais. Antes de chegar lá já passeei pelas ruas de Paris, pela frente do hotel que iremos ficar em Roma e dei uma espiadinha nas margens do Sena através de mapas virtuais e blogs, até mesmo pelo compromisso de trazer informações precisas e reais. Junte-se a nós e acompanhe. Vale a pena viajar e deixar aqui seu comentário. Vemos-nos em Lisboa na próxima quinta-feira.

 

Na Bagagem

ü  A Anvisa/ Aeroporto de Aracaju tem registrado um aumento de baianos internacionalizando o cartão de vacina da febre amarela para embarcarem à trabalho para a Angola. A principal cidade emissora é Paulo Afonso. Poucos sergipanos fazem o mesmo, porém o principal motivo da internacionalização continua sendo viajem à Europa.

 

ü  Ponto positivo para o turismo de Sergipe a divulgação dos festejos juninos no Verão Sergipe 2010. Por falar em Verão Sergipe, comenta-se a boa infraestrutura dos palcos e a organização do evento na Atalaia Nova, além da programação de qualidade em Aracaju.

 

ü  A Emsetur divulgou o calendário 2010 de feiras nacionais. A primeira do ano, que terá participação de Sergipe, é o Workshop CVC, que acontecerá nos dias 03 e 04 de fevereiro, no Centro de Exposições Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Sergipe montará uma grande rua calçada de pedras portuguesas como a Orla de Atalaia e criará um ambiente tipicamente praieiro.

 

ü  O primeiro Café com o Trade do ano, ocorrido na última semana, no hotel Celi, teve programação especial com o lançamento do novo portal do turismo de Sergipe, que deverá está disponível para o grande público em fevereiro. O endereço é www.turismosergipe.net.

 

ü  Circula na internet um abaixo-assinado virtual em apoio à candidatura da Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), como Patrimônio Histórico da Humanidade. Vale a pena assinar e participar da comunidade. Clique aqui para assinar.

 

ü   Mais uma da Emsetur. A Empresa promoveu na segunda-feira (18) uma ação de treinamento e promoção voltado para aproximadamente 100 operadores da empresa TAM Viagens, em São Paulo.  A iniciativa aconteceu na sede da operadora e consistiu num workshop para apresentar os principais roteiros e infraestrutura turística de Sergipe.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais