Guia de Bolso – Roteiros mais lidos de 2009

A coluna “Guia de Bolso” traz uma retrospectiva do primeiro ano de vida do nosso blog e desde a virada do ano vem trazendo um formato novo de se comunicar com o leitor: a primeira pessoa do plural. Nesta edição não poderia ser diferente. Trouxemos os quatro roteiros mais lidos de 2009 e, para a nossa surpresa, as quatro publicações falam sobre destinos de Sergipe, o que realça a ideia de que o internauta quer conhecer mais o Estado. Não vamos decepcioná-lo.

Foram 46 quintas-feiras do ano, sempre trazendo um roteiro, um destino, um lugar e dicas de viagem, além das sessões “Na Bagagem” e “Passaporte”; a primeira, com a proposta de trazer notícias sobre o trade; e a segunda, informando uma curiosidade, um fato ou foto internacional, como a restauração das colunas da Praça de São Pedro, no Vaticano, uma séria de fotos em homenagem ao Ano da França no Brasil, além de Buenos Aires, Roma, Veneza, Madrid,…

Os destinos de Sergipe prevaleceram, mas não deixamos de trazer roteiros interestaduais, além da matéria “Torre Eifel- Jovem Senhora Faz Aniversário”, em homenagem aos 120 anos da Torre, um dos principais cartões-postais do mundo, e viajamos por Gramado, Bonito, Brasília, Praia da Pipa, Paraty, Rio de Janeiro e várias cidades da Bahia, como o roteiro especial da prática do rafting nas corredeiras do Rio das Contas, em Itacaré, desbravamos João Pessoa com sua Praia do Jacaré e fizemos matérias especiais direto do São João de Caruaru.

Falamos sobre novos roteiros e descobertas, além de feiras, workshops, encontros e eventos voltados para o turismo, sempre acreditando que Sergipe deve está no destaque. Desbravamos também as dunas de Pirambu, percorremos quase que toda a extensão do Baixo São Francisco com roteiros que foram desde a Foz do São Francisco, passando por Propriá, pelas lavadeiras do Brejo Grande, a Ilha de São Pedro e seus índios Xokós, até o Cânion de Xingó. Observamos o pôr-do-sol do Mosqueiro e da Caueira e percorremos as ruas seculares de São Cristóvão e Laranjeiras, mas foi o Parque Nacional da Serra de Itabaiana que despertou o maior interesse do internauta.

Trouxemos duas matérias sobre o roteiro. A primeira que escrevemos “Parque Nacional Serra de Itabaiana. Um Paraíso Pouco Divulgado” está registrada pela equipe da Infonet como a mais lida de 2009. A segunda foi “Laranjeiras – Cultura e História em Sergipe” e ”Dunas de Pirambu (SE) – Muito Mais que Praia”, terceira mais lida e mais comentada pelos leitores. “Mosqueiro (SE) se Revela Turisticamente” ficou em quarto lugar.

Por conta deste ranking, as quatro matérias mais lidas de 2009 estão publicadas nesta edição. Na próxima semana a coluna “Guia de Bolso” traz mais novidades com roteiros especiais de férias e em comemoração ao aniversário de um ano do blog, com destinos “quentinhos” diretamente do frio da Europa.

Clique no título para ter acesso a publicação por inteiro.

Parque Nacional Serra de Itabaiana (SE) – Um paraíso pouco divulgado

Laranjeiras (SE) – Cultura e História em Sergipe

Dunas de Pirambu (SE) – Muito mais que praia

Mosqueiro (SE) se revela turisticamente

 

Na Bagagem 

ü  Deficientes visuais que visitarem os principais restaurantes do Recife (PE) já poderão escolher suas comidas e bebidas, através de cardápios em Braile. A Secretaria de Turismo de Pernambuco, Abrasel e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec) traduziram em braile os cardápios de 45 restaurantes. E viva qualidade de vida.

 

ü  Circula na internet um abaixo-assinado virtual em apoio à candidatura da Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), como Patrimônio Histórico da Humanidade. Vale a pena assinar e participar da comunidade. A candidatura será julgada durante a 34° Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a ser realizada em junho deste ano, em Brasília. Caso seja aprovada, Sergipe terá visibilidade internacional e poderá ocorrer melhorias para São Cristóvão. Clique aqui para assinar

 

ü  Nesta quinta-feira (14)acontece a primeira edição de 2010 do Café com o Trade, a ser realizado no Hotel Celi, às 8h. Na oportunidade, técnicos da Emsetur apresentarão o novo portal do turismo sergipano.

 

ü  Ponto positivo para o turismo de Sergipe a realização do Encontro Cultural de Laranjeiras e a Festa de Reis de Japaratuba. A integração e parcerias entre setores do governo, órgãos públicos municipais e comunidade sempre geram bons frutos, quando tratado com profissionalismo.

 

ü  Um levantamento realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo está constatando que o setor aéreo perdeu cerca de US$ 11 bilhões em 2009. Os preços das passagens de avião também caíram entre 10% e 15% em relação ao ano anterior, apesar de que o preço médio da passagem subiu no terceiro trimestre a um ritmo próximo a 10% em taxa sem as variações sazonais se comparado com o mesmo período de 2008.

 

Passaporte

 

Na temporada de frio europeu, capitais como Lisboa e Madrid são boas pedidas para quem quer curtir o frio sem “congelar”. Apesar de Madrid apresentar temperaturas abaixo de zero na última semana, a tendência é aquecer mais um pouco, variando entre 10 a 14 graus, tornando assim o passeio bastante agradável, quando agasalhado. Quem prefere as temperaturas mais frias nesta temporada do ano, Paris e Londres devem constar no roteiro. A dica é utilizar um bom casaco para o frio europeu e não perder de vista as belas paisagens do inverno, quer seja em Londres, Paris, Bruxelas ou Lisboa e Madrid.

 

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais